Experiências virtuais e robôs na Maker Faire Lisbon
Chegámos aos segundo e último dia da Maker Faire, no Pavilhão do Conhecimento. Sem dúvida que esta edição já trouxe algumas novidades que não tinha até então.
O Pplware foi visitar mais alguns stands no dia de hoje.
Entre os makers, aparecem sempre algumas marcas que querem dar a conhecer os seus produtos ou apenas interagir ainda mais com o público. Este ano não foi excepção, o Centro de Ciência Viva de Tavira e a Cooler Master quiseram mostrar algumas brincadeiras aos visitantes da feira de inventores mais conhecida do país.
Cooler Master
Depois de uma breve experiência na edição anterior sem ser em nome próprio, a marca chegou para invadir a Maker Faire deste ano. O stand da Cooler Master não passa despercebido, com as suas famosas torres modulares. Mas o que chama mais a atenção é a experiência virtual com os Oculus Rift.
O Pplware foi ter a experiência de saltar de um avião militar e aterrar num estádio de futebol. Com a plataforma elevatória, esta torna-se bastante real e o objectivo, para além da interacção com o público visitante, é mostrar o nível de imersão na realidade virtual. Como poderão verificar, a equipa não conseguiu aterrar em segurança, no entanto a experiência é bastante divertida e não aconselhável a pessoas com vertigens.
Centro de Ciência Viva de Tavira
Esta simpática equipa deixou-nos experimentar os dois sistemas que funcionam com o nível de concentração. Com a utilização de um MindWave Mobile, os nível de concentração são medidos.
As apresentações são de utilização oposta. No robô, em formato de mão, era necessário manter os níveis de concentração elevados para que a mão feche os dedos. Cada dedo é equivalente a 20% de concentração e, como será possível ver no vídeo, não é fácil, qualquer distracção leva a que o robô abra.
No que toca ao carro, a equipa teve mais dificuldade pois o sistema é exactamente o oposto. E, apesar de não parecer, é muito mais fácil concentrar do que desconcentrar. O robô inicia com uma velocidade e caso o utilizador se desconcentre, o carro reduzirá a velocidade. Como poderão verificar pelo vídeo, só após muitas tentativas de desconcentração total é que obtivemos um bom resultado, com o veículo a parar. Para além disto, foram testados também os sensores de obstáculos.
Hoje é o último dia da Maiker Faire Lisbon, mas ainda poderá visitar estes e outros makers da edição deste ano. Se muitos já são conhecidos do público que marca presença anualmente, outros são novos e trazem uma interacção diferente com o público.
Lembramos que a feira é de entrada gratuita e terá o seu final pelas 18h00. No entanto, todos os visitantes estão convidados para o concerto e encerramento oficial.
Este artigo tem mais de um ano