As criptomoedas são um assunto frequente nas notícias sobre tecnologia. Mas nem todas elas são abonatórias para os mineradores e investidores das moedas digitais.
Segundo as últimas informações, a Ucrânia fechou agora um sistema ilegal de mineração com 3.800 PlayStations 4 e 500 placas gráficas.
Ucrânia fecha sistema ilegal de mineração de criptomoedas
O Serviço de Segurança da Ucrânia (SSU) divulgou na sua página oficial que descobriu um sistema clandestino de mineração de criptomoedas. De acordo com as informações, para minerar as moedas digitais, o sistema usava 3.800 consolas PlayStation 4 da Sony.
Para além das consolas, as autoridades apreenderam também 50 processadores e 500 placas gráficas. Foram ainda levados vários equipamentos tecnológicos, como computadores portáteis, telefones e pens USB.
O sistema, por sua vez, era usado para minerar a criptomoeda Ethereum e estava localizado nas antigas instalações da JSC Vinnytsiaoblenerh, no parque industrial da cidade ucraniana de Vinnystsia. Este serviço funcionava clandestinamente pois encontrava-se a ser alimentado ilegalmente através de uma ligação à rede elétrica da cidade.
Contudo, os mineradores não foram muito perspicazes e não pensaram que o pico de consumo extra de eletricidade poderia levantar suspeitas. Mas foi isso mesmo que aconteceu. A empresa responsável pelo fornecimento de energia detetou um aumento anormal e focou-se em saber qual o destino dessa mesma energia.
De acordo com as autoridades, este foi, até ao momento, o maior sistema de mineração de criptomoedas subterrâneo descoberto pela polícia ucraniana. Desta descoberta resultou assim a apreensão de quase 5.000 equipamentos informáticos.
As autoridades assumiram que o sistema foi criado por residentes de Kiev e Vinnytsia. E para ocultarem a atividade ilícita, os mineradores recorriam a meios tradicionais de contabilização de consumo elétrico. Como meio de prova, toda essa documentação foi também apreendida.
Perdas energéticas até 216 mil euros
Segundo as conclusões preliminares de especialistas, estima-se que o valor mensal de perdas consequentes destas atividades varie entre 5 a 7 milhões de UAH, ou seja, entre 155 mil e 216 mil euros. Além disso, esta prática pode ainda ter um impacto mais global, nomeadamente ao deixar mesmo alguns bairros de Vinnytsia sem eletricidade.
Os criminosos violaram assim a parte 2 do artigo 188-1 do Código Penal ucraniano, que corresponde a roubo água, eletricidade ou calor através da utilização não autorizada.
Atualização: Anteriormente, vimos um relatório do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) onde era afirmado que apreenderam milhares de consolas PS4 Pro de um depósito. As consolas seriam parte de um sistema ilegal de mineração de criptografia. Contudo, um novo relatório surgiu alguns dias depois, onde eram atualizadas estas afirmação da agência.
Segundo as novas informações, em vez de ser uma operação de mineração de criptografia, as milhares de consolas foram usados num bot farm do FIFA Ultimate Team (FUT). Apesar disso, estas são ainda conclusões provisórias e o caso continua em investigação.