Cisco – tecnologia mudará a Internet para sempre
O que é possível quando as redes ganham um jacto de adrenalina?
A Cisco, lider mundial na área da Networking, promete lançar uma tecnologia dia 9 de Março de 2010, que segundo a empresa mudará a Internet para sempre. Até ao momento, a Cisco não desvendou qualquer detalhe do produto/serviço a apresentar, no entanto sabe-se que o objectivo consiste em criar uma Internet de alta velocidade.
Num momento em que a FCC (Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos) exige velocidades maiores de ligação como parte do Plano Nacional de Banda Larga (ver aqui),a anunciar dia 17 de Março, a Cisco parece ter a solução. A FCC pretende exigir uma velocidade mínima de 100 Mbps para o serviço de Internet que chegará a 100 milhões de lares norte-americanos.
No site oficial da empresa, a cisco deixa a mensagem “o que é possível quando as redes ganham um jacto de adrenalina?”
Lembramos que o Google também anunciou que pretende criar a sua própria rede de Internet de alta velocidade.
Artigos relacionados
Homepage: Cisco
Este artigo tem mais de um ano
estaremos ca para ver:D!
offtopic: tens duas vezes ‘velocidade’ no final do artigo.
cumps!
Era para reforçar a ideia 🙂
LOOL:P bem me pareceu:P
Parece-me interessante..e vindo da Cisco só pode ser coisa boa. 😀
Deve ser qualquer coisa na área do 4G WiMAX. A Sprint anunciou que até ao fim do ano quer disponibilizar a sua rede WiMax a 120 milhões de pessoas em 8 cidades dos Estado Unidos. A Cisco tem também que aparecer com qualquer novidade.
http://goo.gl/0WAj
A Cisco já tem soluções para o WiMax há bastante tempo. Simplesmente não tem as antenas, mas possui todas as outras soluções para o backbone, desde o ASN Gateway até ao Edge. Sinceramente não me parece que esteja relacionado com o WiMax, mas vamos esperar para ver.
Isto era bom aplicado em Portugal visto sermos só 10 milhões xD
Bem eu ainda fico à espera de net adsl Acima de 1 mbps pois aqui não dá mais que isso.
As empresas pensão primeiramente no lucro e na zona onde vive provavelmente tem poucos cliente e preferem investir noutros lugares. Pode não ser justo mas é assim que funciona, uns não tem 1 Mbps e outros tem 1 Gbps
Acho melhor um banco para se esperar,desgraçadamente não temos net acima de 4mb em maior parte do país fará com esta velocidade toda! lol
o problema é que os equipamentos que fornecem Internet até nossas casas não são Cisco….
Se calhar até são…
A quantidade de empresas que foram compradas pela Cisco nos últimos anos e as quais não fazemos ideia… só para citar os exemplos mais conhecidos, Linksys e Kiss (Meo boxes).
Sim até podiam ser, mas não são.
Eles são lideres é em LAN.
E quem lidera a WAN?
boas..
deus queira que não seja wimax, pois com a quantidade de radiação que essa treta emite la vão morrer mais uns quantos de cancro…
cumprimentos
Alcatel-Lucent, Nokia Siemens em wire.
Ericsson em 3G/GSM
Usa-se Cisco e outras marcas conhecidas é nas estruturas de suporte.
Vejam–>http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcatel-Lucent
Tou a ver que já vestes a camisola 🙂 Muito bem!
Não se trata de vestir a camisola.
Continuo a preferir a filosofia Cisco.
Mas, a realidade é esta..
Pelo que li há uns tempos, os DSLAMs que servem a linha de cobre da PT são desenvolvidos pela própria PT Inovação, algo com a designação NetB@nd.
Para que tanta velocidade, só ser for para IPTV em super hiper mega riper High definition porque para usar msn, ver o e-mail, redes sociais e ver as noticias não é preciso tanta velocidade, coisa de 3 Mbps chega.
Pergunto-me porque exigir um mínimo de 100 Mbps se depois o cliente não usufrui do serviço.
Conheces aquela personagem mítica que vivia ao pé do Restelo?
Não estou a dizer que vai tudo morrer, até porque vai sempre haver 1 génio(ou mais) que vai arranjar maneira de ultrapassar as medidas anti-pirataria e as paginas estão cada vez mais pesadas.
Outra coisa é antes de pensar em aumentar a velocidade de download é preciso aumentar a velocidade de upload dos servidores porque se tiver velocidade de 100 Mbps mas se os resultados forem iguais a de uma ligação de 3 Mbps é desmotivacional.
Velho do Restelo
Tem juizo pah… com 3 Mbps nem um video HD no youtube consegues ver sem pausas e se estiveres a fazer um download nem vale a pena falar.
Agora, lá por tu não precisares de tanta largura de banda achas bem que eu devo ficar prejudicado?
Se houver o serviço usa quem quer, se não houver ninguém pode usar.
E só lamento que aqui em Portugal o plano é ter só 1 Mbps em todo o país… é mesmo falta de visão.
tretas com 3 Mbps garantido consegue-se ver o video em HD sem pausa, o que acontece é que os servidores não são só para ti ou a linha esta congestionada.
Downloads sendo apenas legais diminuem quantidade deles diminuindo o tráfego da rede evitando congestionamentos fazendo com que a velocidade seja melhor aproveitada.
Que tretas, agora com tantos videos a serem comprimidos a 500kbps como vais com 3mb ter velocidades em condições? Tem juizo. Uma net aceitavel com 8mb. Tu com 3mb acredita no que te digo, não te safas a fazer streaming.
Cerca de 80% do tempo que passo na Internet é a ver series etc. em streaming e dependendo do servidor e do horario consigo ver sem pausa, agora se o servidor estiver sobre-lotado nem com Internet a 1 Gbps te safas.
Não digo que não haja Internet mais rápida(acho que é isso que pensas que estou a dizer), até porque se tiver varias pessoas na rede e IPTV já não chega.
Depois fiz o cometário por exigirem 100Mbps, deviam se preocupar 1º em levar os 3Mbps a todos, não faz sentido uns terem 1Gbps e outros praticamente Internet discada.
Outro problema é a velocidade de upload dos servidores, se não for suficiente para todos os clientes não adianta teres 100Mbps ou 3Mbps que não vais ter um serviço sem pausas.
Mas isso se te contentas com SD eu actualmente quase so vejo 720p para cima, a não ser que não esteja disponivel nesse formato e digo-te com 3mb não vais lá. Assim que os recursos aumentam tambem aumenta a qualidade dos recursos.
Vivo com 1 Mbps INSTAVEL. É triste =\
Ao menos na faculdade há 100 Mbps, q fica em 10 Mbps geralmente =)
Eu saco 2 filmes no tempo que demoro a ver um
Os aumentos brutais de velocidade começam a não fazer sentido….
O que podiam melhorar era ter upload á velocidade do download
Para se poder usar cameras de boa qualidade para falar online
ou para ter um server em casa
Mais de resto… I’m out
Se tivesses que pagar para sacar esses filmes já deixavas de ter esse problema.
Falas de barriga cheia pois se tivesses 1 Mbps pensavas de outra maneira.
No ADSL é impossível aumentar os uploads, com a fibra óptica já deve ser diferente.
Com fibra tens uploads a partir de de 2/3 Mbps garantidos
eu ja fiz uploads a 4,7 megabytes/s..
🙂
Queres dizer megabites/s, porque se for mesmo megabytes/s eu digo PQP.
hj ta fraquinha..
http://i46.tinypic.com/2ylqkgx.png
🙂
Onde é que tens esta velocidade?
o meu site de estatisticas do blog diz que é uma Backbone LAN, o que é que isso significa? é onde começa a internet? lol nao percebo muito de redes..
è na faculdade sim, mas não é a net da faculdade é dedicada para este laboratorio pois pertence a uma outra instituição.
Na faculdade faço-os a 11MB/s… Tenho de ver onde se arranja por lá uma ficha ethernet gigabit pra testar ^^
Com fibra vais ter upload de 1Gbps na ZON.
Quando?
Não me perguntes que tb não sei… mas que eles já a anunciam já.
Não sei se alguém tem esse pacote, deve ser bem limitado geograficamente e por 250€ não é para todos
a maior parte do ppl quando se fala em largura de banda so pensa na piratagem, e em quantos minutos menos vao conseguir sacar um filme dum site de torrents, ou dum forum qualquer de megaupload e afins.
Nao esquecer por exemplo que o 3D ta ai a rebentar e para fazer chegar por exemplo um filme a casa dum cliente nesse formato vai ser necessária muita largura de banda! É so um exemplo de uma futura utilizacao para a banda “hiper” larga!!
A verdade é que grande parte do tráfego da Internet é pela partilha de ficheiros e esse filmes alugados também vão ser partilhados na Internet.
Na minha opinião na medida que as tv HD e 3D estão a bombar no mercado e cada vez mais pessoas tem o seu mini cinema em casa era diminuírem o tempo de espera ente o cinema e o videoclub. Muita gente preferia ver um filme recente na sua TV HD com o home cinema HD que custou uma fortuna e que quase não se aproveita o seu potencial.
Na minha humilde opinião isto poderá ter a ver com a velocidade de resposta dos nós das redes, dado que as velocidades que a fibra óptica disponibiliza são superiores à capacidade de “escoamento” dos nós como tal seria desejável que essa capacidade por parte dos nós aumentasse.
Não adianta ter velocidades de 1 Gbps quando os nós não têm “pedal” para isso.
Quanto ás necessidades, eu penso “Quanto mais melhor!”. Alias acho interessante a ideia de os utilizadores usarem apenas terminais de baixo custo (tipo um tv) com o processamento todo remoto. Olhemos para o conceito dos novos jogos on-line onde até mesmo o processamento gráfico é feito todo remotamente. Existem montes de utilidades que uma grande largura de banda oferece.
Por exemplo o Chorme OS acredito que foi feito a pensar nisso… tens um browser, tens tudo….
Voltando à cisco, penso que a surpresa terá a ver com a velocidade de resposta dos nós ou talvez alguma brincadeira interessante com o IPv6 (que tem tardado a tornar-se standard)
Discordo do termo “tens um browser, tens tudo….”, grande parte… dependo do utilizador, tudo…não.
Que jogos é que tem processamento gráfico todo feito remotamente?
O processamento todo remoto não mas tens os Games on demand onde os requisitos que necessitas são muito muito baixos….
http://www.onlive.com/
Quanto ao “tens um browser, tens tudo….”
–> cloud computing tens um browser tens um S.O. se tens um S.O. tens “quase” tudo….
Não quando o SO e o browser ou vice-versa(Chorme OS).
na minha opinião esse é o caminho…
Julgo que deve de ser algo relacionado com um satélite-router que a cisco andou a testar á uns tempos a traz, vi a noticia num site qualquer mas agora não me lembro qual.
http://newsroom.cisco.com/dlls/2010/prod_011910b.html
pode ser que seja algo relacionado com isto, pode ser que não
boas..
um satélite geostacionario resolve parte do problema mas mesmo assim tens que ter receptores e emissores em locais estratégicos.
a vodafone usa um sistema identico por feixes hertezianos, de x em x kilometros, quem ja não viu umas torres com umas entenas tipo parabolicas mas “tipo tubo” fechadas atras e a frente em forma de prato de uma parabolica, mas um bocadinho mais a baixo lol.
estou exaltado aqui, a novidade parece que “vibra” em minha mente, estou muito curioso, pena que terei que esperar até março para saber o que nos aguarda! 🙂
11 dias
Ora aí está um sistema que eu estou mesmo a precisar. É que a minha net, anda sempre a passo de caracol. É alentejana…:)
As velocidades do futuro irão certamente ser acompanhadas da internet do futuro, com aplicações e até terminais de acesso, dos quais, presentemente, apenas se conhecem, meros esboços ou nem isso.
Não duvido que a evolução daquilo a que hoje chamamos de internet, será, daqui a 10 anos, algo que hoje em dia, a maior parte de nós, nem lhe passa pela cabeça. É para essas evoluções que temos que ter grandes larguras de banda e não podemos somente pensar nelas para utilizar em tarefas que fazemos actualmente, como é o caso de sacar um filme ou um jogo pirateado em x minutos ou segundos.
É a minha opinião.
Vocês estão apenas a pensar em net ultra rápida aplicada à utilização de hoje em dia. Agora imaginem o que é ter a possibilidade de ter os ficheiros na Cloud e não se notar a diferença de velocidade a carregar esses ficheiros com a velocidade de um carregamento de um ficheiro que se encontra no HDD.
As possibilidades são infinitas, por exemplo a Google já está a implementar net a 1Gbps para estudar essas possibilidades.
Não venham dizer que ter os ficheiros na cloud é mau e que é pouco seguro, tudo depende do serviço e podem ter a certeza que vai ser o futuro.
“Think outside the box”
Bem… Eu vou levantar o véu sobre a tecnologia que a Cisco pretende implementar nos DC’s e afins… googlem “Cisco Nexus” 🙂
Só para que fiquem todos com boa impressão vejam também os backdoors que a Cisco deixa nos seus produtos: http://cryptome.org/isp-spy/cisco-spy.pdf podemos ficar mais descansados é só para as agências de segurança usarem 🙂
prefiro internet 3/3 Mbps simetrica
que 100/1 mbps
Então vai para a Bulgaria, um dos poucos países da Europa que tem esse tipo de oferta. Espero é que tenhas muito dinheiro contigo, não pelo preço do serviço mas sim devido aos salarios minimos de lá (125€).
Como diz o grande Reinaldo Baba: Raspas de fibra
https://www.youtube.com/watch?v=cthAkOBeRk0
Quem é ZON está OFF!
1,5Gb? What a fuck?
Eu penso cá para mim se isso não será campanha publicitária.