Pplware

SpaceX – A corrida a Marte deverá começar já em 2019

South by Southwest (SXSW) é um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia que acontece em Austin, Texas, todos os anos pelo mês de março e este ano contou com uma presença inusitada. Elon Musk marcou presença para responder a várias questões de temas como a colonização de Marte, os benefícios de um imposto sobre carbono e o futuro da inteligência artificial.

A corrida a Marte está prestes a começar e o primeiro semestre de 2019 é apontado pelo CEO da SpaceX para o início dos testes do seu sistema de foguetões BFR. Segundo Musk, o Homem deve ter como prioridade a colonização de Marte para preservação das espécies, caso ocorra uma catástrofe na Terra, nomeadamente, uma terceira Guerra Mundial.


Elon Musk, o homem das viagens espaciais, dos satélites, dos carros elétricos, dos transportes subterrâneos… E de tantos outros projetos futuristas e sonhadores, esteve ontem presente no SXSW, um festival antigo de Austin, para responder a algumas perguntas, de onde saíram algumas informações relevantes para o futuro da exploração espacial e algumas afirmações um tanto ou quanto perturbadoras.

 

Big Fucking Rocket da SpaceX em testes já no próximo ano

Foi em setembro passado que a SpaceX deu a conhecer o seu novo BFR, ou melhor, o Big Fucking Rocket, com o objetivo de lançar o Homem à conquista de Marte já em 2024. O projeto é ambicioso, mas também de uma empresa com Musk aos comandos não seria de esperar outra coisa.

Antes de colocar o Homem em Marte, a SpaceX quer enviar, em 2022, dois BFR apenas com alguma carga e para que isto seja possível de alcançar, os testes deste BFR deverão começar dentro de um ano, com voos rápidos e baixos.

As previsões de Musk são sempre muito otimistas e o mais provável é que estas datas venham a ser adiadas um pouco, tendo em conta a história da empresa, recorde-se que o Falcon Heavy deveria ter sido lançado em 2013 e tal lançamento só ocorreu há um mês. Ou o caso da Tesla com os sucessivos atrasos do lançamento do Tesla Model 3.

 

A urgência de Marte

Mais que levar o Homem para Marte, Elon Musk vê esta missão como uma forma de preservação de espécies essenciais à sobrevivência do Homem na Terra que podem estar em perigo de extinção com uma catástrofe eminente, a Terceira Guerra Mundial, dadas as tensões políticas e militares que o mundo está a assistir.

Se houver uma Terceira Guerra Mundial, queremos garantir que existe uma semente da civilização humana nalgum outro lugar para trazê-la de volta e encurtar a duração da era das trevas.

| Elon Musk

Mas para Musk, mais grave que as tensões entre países, é a Inteligência Artificial e a sua não regulamentação. Esta é, aliás, uma temática já anteriormente abordada por ele que voltou a reforçar na tarde de ontem:

Fixe as minhas palavras, a Inteligência Artificial é muito mais perigosa do que as armas nucleares. Então, por que não temos regulamentação?

Poderá ver aqui um resumo das principais declarações de Elon Musk no SXSW.

Exit mobile version