O Luna-25 é o protagonista da primeira viagem da Roscosmos à Lua desde 1976. Apesar de muito ansiada pelos russos, por aquilo que significa para a corrida espacial na qual estão a participar, foi revelado, agora, que a sonda falhou a órbita para aterrar no nosso satélite natural, na segunda-feira.
Há uns dias, falamos-lhe do Luna-25, o protagonista da primeira viagem da Roscosmos à Lua desde 1976. A agência russa anunciou que lançaria, na passada sexta-feira, dia 11 de agosto, uma missão, visando a recolha de dados científicos do nosso satélite natural.
Apesar da vontade da Rússia, a sonda Luna-25, cuja missão passa por ser a primeira nave espacial a aterrar no Polo Sul da Lua, não conseguiu entrar na órbita necessária, segundo informou a Roscosmos, este sábado.
Durante a operação na estação automática, ocorreu uma situação de emergência que impediu que a manobra fosse realizada de acordo com os parâmetros planeados.
Escreveu a agência espacial russa, num comunicado divulgado através do Telegram.
Segundo a agência espanhola de notícias, EFE, os problemas a bordo da nave espacial terão surgido quando os motores impulsionaram o Luna-25 para a órbita de aterragem pré-lunar, atrasando a sua entrada – que só aconteceu na quarta-feira, após uma viagem de cinco dias e quase dez horas.
A agência espacial russa assegurou, no mesmo comunicado, que a situação está “a ser analisada por especialistas do grupo de controlo”.