Apesar de todos os problemas no Planeta Terra, existem neste momento três missões a Marte. As missões são da China, Estados Unidos e, pela primeira vez, Emirados Árabes Unidos. As três missões tiveram início em julho de 2020, quando a distância entre a Terra e Marte era relativamente curta.
Neste domingo os Emirados Árabes Unidos divulgam a primeira foto de Marte capturada pela sonda Al Amal.
Sonda Al Amal deve começar a transmitir informação em setembro…
Al Amal (Hope em inglês), Tianwen-1 e Perseverance são as sondas em operação para a descoberta de Marte. A Amal (que significa esperança em árabe) é dos Emirados Árabes Unidos, a Tianwen-1 é a sonda chinesa e a Perseverance é a sonda dos Estados Unidos.
A sonda Tianwen-1 já tinha enviado uma foto da Marte para Terra e agora foi a vez da sonda Al Amal. A foto foi partilhada no Twitter por Mohammed ben Rached al-Maktoum, emir do Dubai e primeiro-ministro do país.
The transmission of the Hope Probe's first image of Mars is a defining moment in our history and marks the UAE joining advanced nations involved in space exploration. We hope this mission will lead to new discoveries about Mars which will benefit humanity. pic.twitter.com/TCM5yHTapH
— محمد بن زايد (@MohamedBinZayed) February 14, 2021
A transmissão da primeira imagem de Marte da sonda Al Amal é um momento decisivo na nossa história e marca a união dos Emirados Árabes Unidos com nações avançadas envolvidas na exploração espacial. Esperamos que esta missão leve a novas descobertas sobre Marte que beneficiem a humanidade.
Mensagem traduzida do tweet
De acordo com os especialistas, através da foto é possível ver o vulcão Olympus Mons, o maior do sistema solar. Podem ainda ver-se três vulcões do Tharsis Monte situados mais à direita, na zona do planeta onde existe mais luz.
Segundo a agência de notícias francesa AFP, a imagem foi conseguida na quarta-feira, um dia depois de os Emirados conseguirem colocar a sonda “Al Amal”, na órbita de Marte.
Aquela sonda foi concebida para fornecer uma imagem completa da dinâmica meteorológica do planeta Marte, “mas é acima de tudo um passo para um objetivo muito mais ambicioso: a criação de uma colónia humana em Marte dentro de 100 anos”.
As previsões apontam para que a sonda dos Emirados comece a transmitir informação em setembro, dados que estarão disponíveis para os cientistas de todo o mundo.