Esta missão histórica poderá ajudar a perceber a origem da vida na Terra.
Dez anos depois da sonda Rosetta ter sido lançada e de ter chegado junto do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, a 6 de Agosto de 2014, o módulo robô Philae foi separado da Rosetta esta manhã e efectuou uma viagem de 7 horas até “aterrar” com sucesso no cometa.
O módulo Philae seguiu com a sonda Rosetta uma longa viagem espacial durante 10 longos anos e hoje, pelas 16h02, começou a ser escrito um novo parágrafo na História espacial: pela primeira vez uma sonda pousou na superfície de um cometa.
Este era um momento aguardado ansiosamente pela Agência Espacial Europeia que durante esta tarde anunciou que recebeu um alerta do módulo após ter pousado na superfície de gelo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.
WE HAVE LANDED ON A COMET! #cometlanding #RosettaMission #PhilaeLander pic.twitter.com/Va00VvTq7n
— Engineer Mum (@engineerMum) 12 novembro 2014
É a primeira vez na História que algum objecto construído na Terra pousa num cometa, sendo que o 67P/Churyumov-Gerasimenko se encontra a 500 milhões de quilómetros de distância do nosso planeta.
Esta missão, liderada pela Agência Espacial Europeia, cujo centro de controlo fica localizado em Darmstadt, na Alemanha, visa o aprofundamento do conhecimento sobre a composição de cometas e a forma como reagem quando se aproximam do Sol.
Na melhor das hipóteses, esta missão poderá ainda ajudar a perceber a origem da vida na Terra.
Fonte: Agência Espacial Europeia
Artigos relacionados: