Pplware

O dia chegou. O rover Perseverance da NASA pousa hoje em Marte, e seguimos aqui tudo….

A missão Perseverance foi anunciada em 2012. Contudo, só a 30 de junho de 2020 levantou para fazer uma viagem de quase 7 meses. Agora, após 480 milhões de quilómetros a missão Mars 2020 está quase a entrar nos derradeiros 7 minutos de puro terror.

Acompanhe aqui toda a aventura, pelas 20h55 (hora de Portugal continental) na chegada da mais ambiciosa missão ao planeta vermelho. A NASA irá transmitir ao vivo, com o respetivo atraso de 11 minutos, tudo o que vai passar a sonda Perseverance para pousar na cratera de Jezero, que já abrigou um lago que secou milhões de anos atrás.


A nave da NASA aproxima-se de Marte e irá entrar na atmosfera a cerca de 20.000 km por hora e em menos de sete minutos o veículo terá de desacelerar para menos de 3 km por hora quando chegar à superfície.

Posteriormente o conjunto de dispositivos que fazem parte de um custo de 3 mil milhões de dólares irão orquestrar uma série de procedimentos que envolvem paraquedas, gruas e retrofoguetes. Seguramente não vai faltar emoção e muito nervoso miudinho.

Vejam a partir daqui a transmissão da NASA:

 

Marte 2020: À procura de vida microbiana

A principal missão do rover Perseverance em Marte é procurar por sinais de vida microbiana antiga. Esta informação poderá alimentar a investigação da NASA sobre a habitabilidade passada do planeta vermelho. Como a agência espacial explica, esta pesquisa tem quatro objetivos específicos:

  1. Identificar os ambientes que no passado eram capazes de sustentar vida microbiana.
  2. Procurar por sinais de possível vida microbiana passada nestes locais habitáveis, especialmente nas rochas que são capazes de preservar sinais de vida ao longo do tempo.
  3. Recolher amostras de rocha e solo da superfície marciana para análise posterior.
  4. Testar a produção de oxigénio na atmosfera marciana para possível colonização humana futura.

Além disso, o objetivo é identificar outros recursos, como águas subterrâneas, melhorar as técnicas de pouso e monitorizar o clima, a poeira e outras condições ambientais que podem afetar os astronautas que viverão e trabalharão em Marte no futuro.

Assim se fez história…

Esta foi a primeira imagem enviada pelo robô Perseverance segundos depois de pousar em Marte:

“Aterragem bem sucedida! Perseverance está vivo em Marte”, anunciou a controladora de voo Swati Mohan a partir do centro de comando no Jet Propulsion Laboratory da NASA.

Exit mobile version