Já todos percebemos que esta quarentena vai demorar e que temos de trabalhar em casa, estudar em casa e criar entretenimentos até para os mais novos. Como tal, e recorrendo a muitos conteúdos lúdicos na Internet, podemos sair do trivial e ir ao Espaço. Bom, a ideia é da NASA que quer espoletar o interesse dos mais novos pela ciência. A agência espacial e a Estação Espacial Internacional (ISS) têm disponibilizado programas e atividades muito interessantes.
Se é um curioso pelo espaço, pela ação dos astronautas, então aprenda a construir um veículo espacial, lançar foguetes e fazer experiências, podendo os resultados ser comparados e enviados para a ISS.
NASA ensina a ser um astronauta
Para além dos conteúdos direcionados aos mais novos, foi também disponibilizado um guia para os pais. A ideia é que os progenitores sejam capazes de auxiliar as crianças a fazer as diferentes experiências. Da mesma forma que auxiliam, os pais têm o papel de despertar neles o interesse pelos vários ramos da ciência: saúde, robótica, matemática e física.
Os materiais são gratuitos, com o intuito de estar ao alcance do maior público possível.
Assim como nos treinos, as crianças podem participar em missões reais, adaptadas ao seu tamanho, claro. Desde ajudar biólogos a encontrar pinguins, através de dados de satélite, até procurar estrelas anãs e planetas, através de imagens. Podem até ajudar na decisão de qual a leguminosa os astronautas se vão fazer acompanhar na próxima missão da SpaceX, para a testar e ver crescer.
Este projeto está disponível na ExoLab Biological Design Challenge.
Os mais novos têm acesso a missões virtuais, assim como a imagens captadas pelos astronautas, aquando as missões. Para além da NASA, também o Planetário de Madrid, por exemplo, está a oferecer palestras gratuitas, através do seu canal de YouTube. Ali, ensinam sobre astronomia, astrofísica e cosmologia.