Pplware

NASA: Asteroide voa em direção à Terra, vem pelas eleições nos EUA

A comunicação social norte-americana está a dar um foco grande a um pequeno asteroide que passará pelo nosso planeta na altura das eleições no país. Uma espécie de “um mal nunca vem só”. Contudo, o 2018 VP1 passará perto, mas não tão perto para “visitar” os humanos.

Apesar de ser uma pequena rocha de apenas 2 metros de diâmetro, este astro foi classificado como perigoso. Será que tem hipóteses de explodir na nossa atmosfera?


Asteroide da classe Apolo vem em direção à Terra

O asteroide 2018 VP1 é da classe de asteroides Apolo e está identificado na lista NEO. Apesar de apenas ter 2 metros de diâmetros, tem 0,41% de hipóteses de colidir com a Terra. Bom, na verdade, além de ser pequeno, as suas chances são de 1 em 240 possíveis.

Portanto, este astro irá passar à distância de 0.003 AU (450,000 km) da Terra no próximo dia 2 de novembro. Segundo a NASA, esta rocha foi descoberta no dia 3 de novembro de 2018 pelo Observatório Palomar, na Califórnia.

 

3 de novembro: Eleições presidenciais dos Estados Unidos, 2020

Tendo em conta esta passagem “próxima” do asteroide pela Terra, os meios de comunicação americanos lembraram que nessa altura haverá eleições presidenciais. Fica a ideia que “um mal nunca vem só” e que, além da pandemia, poderia haver outro incidente a causar “nuvens” no processo eleitoral.

Assim, o 2018VP1 é esperado a 2 de novembro, segundo o Centro de Estudos de Objetos Próximos do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. A agência espacial diz que pode haver três impactos potenciais “com base em 21 observações abrangendo 12.968 dias, com a chance de um impacto direto inferior a 1%”.

 

Leia também:

Exit mobile version