Pplware

Marte não está morto, registaram-se dois ‘terramotos consideráveis’

Marte ainda é um planeta imensamente desconhecido, apesar de já ser povoado há vários anos por máquinas humanas. O seu aspeto árido sugere um mundo acabado, outrora foi rico em recursos essenciais à vida. Contudo, a NASA anunciou que a InSight, que analisa a atividade geológica marciana, registou recentemente “dois terramotos fortes e claros”.

Estes eventos mostram que existe uma área sismicamente ativa em Marte – um lugar que parece seco e desprovido de vida na sua superfície, mas pode estar ativo no subsolo.


Marte não está morto

A NASA deu a conhecer na quinta-feira que a sua sonda InSight, registou “dois terramotos fortes e claros” na mesma região onde a sonda observou anteriormente dois terramotos consideráveis ​​em 2019.

Os tremores de magnitude 3,3 e 3,1 originaram-se numa região chamada Cerberus Fossae, apoiando ainda mais a ideia de que este local é sismicamente ativo.

Escreveu a NASA. Os novos terremotos aconteceram em 7 e 18 de março.

Segundo a agência especial, estes são considerados sismos relativamente leves na Terra, mas são definitivamente ruídos que as pessoas podem sentir, dependendo de quão perto estão e da profundidade do terramoto.

O sítio, Cerberus Fossae, é uma área em Marte com vales íngremes que cortam uma paisagem de planícies vulcânicas antigas. Há evidências de deslizamentos de terra aqui, com pedras talvez desalojadas pelos abalos recorrentes.

Estas trincheiras proeminentes foram formadas por falhas que separaram a superfície do planeta há menos de 10 milhões de anos.

 

Solo marciano treme bastante

O módulo de aterragem da InSight registou mais de 500 abalos até agora (a sonda pousou em novembro de 2018), sugerindo que pode realmente haver alguns lugares vulcanicamente ativos no subsolo marciano, talvez rocha derretida quente (magma) movendo-se e fluindo como faz na Terra.

Os cientistas planetários referem que o magma do subsolo pode até ter criado o lago subterrâneo sob o Polo Sul de Marte em 2018.

É preciso uma fonte de calor. Então, o que poderia causar esta fonte de calor? A única coisa que realmente conseguimos imaginar é uma câmara de magma subterrânea que esteve ativa recentemente.

Disse Ali Bramson, cientista do Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona.

Segundo os cientistas, esta é a altura para registar mais tremores de terra marcianos. Em Marte, a estação do inverno norte pode ser profundamente ventosa, o que agita o sismómetro InSight e pode impossibilitar a deteção de sismos. No entanto, estamos na altura de ventos calmos.

 

Leia também:

Exit mobile version