Pplware

Já está! Foguetão da SpaceX consegue aterrar sem explodir

Foram várias as tentativas para conseguir aterrar com sucesso o foguetão da SpaceX.  É verdade que tal já tinha acontecido no passado, mais concretamente em março, mas a nave acabou por explodir passados alguns minutos.

Após quatro explosões, o foguetão da SpaceX conseguiu finalmente realizar uma aterragem em segurança. Elon Musk já se pronunciou no twitter.


O objetivo principal dos protótipos do foguete Starship da SpaceX é a realização de testes dos movimentos controlados para colocar o foguete em posição vertical e pousar. Ou seja, a manobra de bellyflop na qual o foguete vai da posição horizontal para a vertical.

A Starship consiste em dois elementos: uma nave espacial de 165 pés de altura (50 metros) chamada Starship e um foguete gigante conhecido como Super Heavy, ambos projetados para serem total e rapidamente reutilizáveis. Ambos serão movidos pelos motores Raptor de próxima geração da SpaceX – seis para a Starship e cerca de 30 para Super Heavy, revelou Elon Musk.

Finalmente, foguetão da SpaceX não explodiu

No Twitter, Elon Musk escreveu “Aterragem da Starship nominal!” o que significa, em vocabulário espacial, que a manobra correu sem qualquer tipo de problemas.

Apesar do foguetão ter libertado algumas chamas, estas foram extintas por canhões de água de imediato. John Insprucker da SpaceX, considera que esse fogo que “não é invulgar”, considerando a quantidade de combustível usada por esta enorme nave de 50 metros de altura.

De referir que este protótipo, que foi batizado com o nome SN15 – “Número de série 15” – descolou verticalmente usando os três motores colocando-se depois numa posição horizontal.

O objetivo da SpaceX era que o foguetão conseguisse atingir os 10 quilómetros de altitude, algo que ainda não foi confirmado. O foguetão desceu e pousou numa pista muito próxima do local da descolagem, em Bocca Chica, no Texas.

Leia também…

Exit mobile version