Foram várias as tentativas para conseguir aterrar com sucesso o foguetão da SpaceX. É verdade que tal já tinha acontecido no passado, mais concretamente em março, mas a nave acabou por explodir passados alguns minutos.
Após quatro explosões, o foguetão da SpaceX conseguiu finalmente realizar uma aterragem em segurança. Elon Musk já se pronunciou no twitter.
O objetivo principal dos protótipos do foguete Starship da SpaceX é a realização de testes dos movimentos controlados para colocar o foguete em posição vertical e pousar. Ou seja, a manobra de bellyflop na qual o foguete vai da posição horizontal para a vertical.
A Starship consiste em dois elementos: uma nave espacial de 165 pés de altura (50 metros) chamada Starship e um foguete gigante conhecido como Super Heavy, ambos projetados para serem total e rapidamente reutilizáveis. Ambos serão movidos pelos motores Raptor de próxima geração da SpaceX – seis para a Starship e cerca de 30 para Super Heavy, revelou Elon Musk.
Finalmente, foguetão da SpaceX não explodiu
No Twitter, Elon Musk escreveu “Aterragem da Starship nominal!” o que significa, em vocabulário espacial, que a manobra correu sem qualquer tipo de problemas.
Starship landing nominal!
— Elon Musk (@elonmusk) May 5, 2021
Apesar do foguetão ter libertado algumas chamas, estas foram extintas por canhões de água de imediato. John Insprucker da SpaceX, considera que esse fogo que “não é invulgar”, considerando a quantidade de combustível usada por esta enorme nave de 50 metros de altura.
De referir que este protótipo, que foi batizado com o nome SN15 – “Número de série 15” – descolou verticalmente usando os três motores colocando-se depois numa posição horizontal.
O objetivo da SpaceX era que o foguetão conseguisse atingir os 10 quilómetros de altitude, algo que ainda não foi confirmado. O foguetão desceu e pousou numa pista muito próxima do local da descolagem, em Bocca Chica, no Texas.
Leia também…