Pplware

COVID-19: Cientistas descobrem como evitar que se infetem outras células

O mundo continua em estado de pandemia por causa da COVID-19. Os estudos à escala mundial começaram desde o primeiro dia em que foi descoberto o vírus SARS-COV-2, e as descobertas têm sido interessantes.

Recentemente cientistas suíços descobriram como evitar que se infetem outras células quando se está infetado com a COVID-19.


Descoberta representa um enorme passo no tratamento da COVID-19

Os cientistas fazem parte da Escola Politécnica Federal de Lausana, situada na Suíça, e no seguimento da sua investigação, descobriram um método para evitar que o SARS-CoV-2, que origina a COVID-19, infete outras células do corpo humano.

Tal descoberta foi publicada esta segunda-feira na revista especializada “Developmental Cell” e representa um enorme passo no tratamento de doença.

Os especialistas descobriram como é que certas enzimas transformam ácidos gordos num dos componentes mais importantes do coronavírus SARS-CoV-2, a proteína spike, que é fundamental no processo de infeção de outras células, revela a Lusa.

Assim, os medicamentos que consigam modificar os ácidos gordos “evitam de forma eficaz que o SARS-CoV-2 infete outras células”, destaca a escola suíça, em comunicado, realçando que a descoberta também se pode aplicar a outros vírus, como os da gripe ou do herpes.

O estudo sobre a COVID-19 explica que a transformação dos ácidos gordos é levada a cabo por umas enzimas que os acrescentam a proteínas e aminoácidos, para otimizarem as suas funções, entre elas, no caso dos vírus, a sua capacidade de infetar células vizinhas.

SARS-CoV-2 é o nome do novo vírus e significa Severe Acute Respiratory Syndrome (Síndrome Respiratória Aguda Grave) – Coronavírus – 2. COVID-19 (Coronavirus Disease) é o nome da doença e significa Doença por Coronavírus, fazendo referência ao ano em que foi descoberta, em 2019.

Existe outro coronavírus que causa uma Síndrome Respiratória Aguda Grave, que foi identificado em 2002, este é chamado SARS-CoV por isso o Novo Coronavírus é designado por SARS-CoV-2.

 

Leia também…

 

Exit mobile version