Conhece os Bajau? São os primeiros humanos geneticamente prontos para viverem na água
O ser humano é muito curioso e, conforme teorizou Charles Darwin, vamos conhecendo adaptações impressionantes. Hoje, falamos-lhe dos Bajau, um povo asiático que faz do mar casa e da água oxigénio (mais ou menos...). Conheça-o!
Apesar da maior ou menor capacidade de aguentar debaixo de água, a verdade é que os seres humanos, por natureza, não conseguem evitar a superfície durante muito tempo. No entanto, aparentemente, a evolução genética preparou um povo para conseguir fazê-lo.
Tradicionalmente nómadas do mar, os centenários Bajau vivem no sul das Filipinas, Indonésia e Malásia, tendo evoluído para conseguir fazer da água casa.
Apesar de ser naturalmente possível ao ser humano comum permanecer apenas cerca de dois minutos debaixo de água (em apneia), este povo aguenta muito mais tempo, cerca de 10 minutos. Afinal, os Bajau alimentam-se de crustáceos do fundo do mar e apanham-nos sem recorrer a qualquer equipamento de mergulho moderno.
Bajau evoluíram para fazer da água casa
Por não recorrer a equipamentos modernos, o povo depende exclusivamente do próprio fôlego. Curiosamente, equipas de investigadores descobriram que o baço dos Bajau é maior do que o habitual, servindo de "garrafa de mergulho biológica".
O baço é um reservatório de glóbulos vermelhos oxigenados e, por isso, quando é contraído, dá à pessoa um reforço de oxigénio.
Quando comparado a outros povos, cujo estilo de vida envolve, por exemplo, atividades agrícolas, o baço dos Bajau era em média 50% maior. Esta diferença de tamanho representa uma grande vantagem, pois assim consegue filtrar uma quantidade maior de sangue e, consequentemente, permite segurar o fôlego e mergulhar por mais tempo.
Há possivelmente milhares de anos, eles vivem em barcos-casa, viajando de um lugar para outro nas águas do sudeste asiático e parando em terra firme só de vez em quando. Então, tudo o que precisam, eles obtêm do mar.
Explicou Melissa Ilardo, líder de um estudo da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, à BBC.
Segundo a investigadora, os Bajau mergulham a uma profundidade de mais de 70 metros, por mais ou menos oito horas por dia. O povo passa cerca de 60% do seu tempo debaixo de água, em diversos mergulhos que podem durar entre 30 segundos e "vários minutos".
Curiosamente, dentro do povo, o baço dos membros que mergulham não é maior do que o dos restantes, levando a crer que o seu tamanho resulta de uma potencial evolução daquele grupo de seres humanos nesse sentido.
Este artigo tem mais de um ano
É interessante, mas o ser humano no mundo inteiro está adaptado a zona onde vive.
Nordicos, Orientais, Africanos, etc etc
Podiam usar essas pessoas para bater o record de mergulho em profundidade.
Concordo, mas não sei se batiam record de profundidade. Uma coisa é suster a respiração até 70m de profundidade. Outra é aguentar o mesmo tempo que eles aguentam, mas numa profundidade maior. A pressão é diferente, o desgaste maior, não sei se bateriam o record. Seria curioso, mas não se estariam preparados para profundidades maiores. Digo isto, sem ser físico ou algo do género.
É uma questão de treino, mas as probabilidades estão do lado deles, não sei é se têm motivação para uma coisa tão fútil, só se for pelo dinheiro que lhes pode trazer algo.
Qualquer free-diver profissional consegue estar 4p min + debaixo de água em movimento. Mesmo não profissional, adolescentes no sul da Índia que mergulharam por pérolas até início dos anos 70 faziam 8~9 minutos com facilidade. O recorde oficial e tanto quanto sei permanece nos 11 minutos e 30 segundos pelo francês Stephane Mifsud mas nem sempre está lá um cronómetro e pode haver bem melhor. Alguém devia confirmar como está o seu baço para comparar, bem como os de William Trubridge, Herbert Nitsch, Arnaud Gerald…e todo um restante bom número de anónimos.
Dêem as voltas que derem, uma coisa há que os Bajau jamais terão de forma natural: guelras. Agora, que possa chegar uma terapia genética que transforme pulmões em guelras, isso já é outro assunto.
“Dêem as voltas que derem, uma coisa há que os Bajau jamais terão de forma natural: guelras.”
eheh,dá-lhes tempo.
a vida não começou na agua?
A vida marinha. Mesmo aqueles marinhos que porventura nasçam fora de água sabem por natureza que têm de ir para o seu meio natural o quanto antes, ex de tartarugas, pinguins, focas, morsas…
Humanóides só se contares com os ascendentes do aquaman, da criatura da Forma da Água e por aí, não vejo porquê esse tipo de criaturas não possa ainda existir ou ter outrora existido. Mas não acredito que uns possam ter-se transformado nos outros duma forma natural nem em triliões de anos
Nao é preciso acreditar em nada. A evolução já foi mais que demonstrada, seja em laboratório ou em condições controladas na natureza. Diz antes, não queres aceitar um facto da realidade.
Na ontologia da ciência, a evolução das espécies, é uma explicação hipotética, bem fundamentada, e no limite até pode não ser considerado uma teoria. Já a Terra ser redonda, é um fato que pode ser observado.
correção: “facto” e não …”fato”.
Completamente errado, a evolução não é considerada como uma hipótese faz muito tempo, não é só considerada uma teoria, como é a base para a biologia moderna. Bem como é das teorias científicas mais bem suportadas, mais bem suportada que as teorias da relatividade de Einstein.
E a evolução também é observada, tal como disse em cima “seja em laboratório ou em condições controladas na natureza.”
E provavelmente também não acredita na vacina.
A ciência não é uma questão de credo… Mas as redes sociais e os seus analfabetos é o novo “normal”… “eu não acredito na evolução…. Eu não acredito que a terra seja redonda… Eu não acredito nas vacinas…” No entanto usam diariamente tudo aquilo que a ciência lhes deu… A ironia
Baleias, golfinhos entre outros também não possuem guelrras e não é por isso que estão menos adaptados a viver na água
Correcto, no entanto eles têm de vir à superfície respirar
Mas esses mamíferos também jamais terão pernas ou mãos. Tal como os bajau também nunca terão barbatanas ou membranas entre os dedos por muito tempo que passem dentro de água.
Não têm pernas e braços agora, no entanto os seus antepassados tinham.
Como é que sabes?! Viste-os?! :)))
Por acaso sim, vi os fósseis destes.
Fósseis de humanos com guelras?!
Tens de mostrar isso a nós.
Um humano não é sinónimo de baleia, tal como pernas e braços não são sinónimos de guelras. Os ignorantes confundem tudo.
Que
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2010/02/100216_recorde_pu
Mas uma coisa é ficarem quietinhos e terem uma ajuda da meditação, outra é estarem em movimento nadando no fundo…
Respirando O2 puro antes dessa performance. É como se fosse doping .. não é permitido em competição, apenas para o Guiness
Já estive com uma comunidade de Bajau em Palau e só me lembro de pensar que o waterworld é real, por isso deve existir algum elemento com guelras escondidas
E não duvido (ou descarto a hipótese) que tal seja possível…
Que eu saiba existem mamíferos, como os sirenídeos, cetáceos,… que vivem na água sem necessitarem de guelras.
Os Freedivers profissionais também tem o baço mais desenvolvido, além de respirarem melhor do que qualquer outro ser humano, entre muitas vantagens desta atividade. Façam uma pesquisa. Quem sabe descobrem uma atividade pro futuro. Apneia desportiva não é apenas profundidade, também se faz em piscina.
As voltas que se dá para tentar validar uma teoria sem valor algum.
Devem ser os mesmos que vêm com a teoria que geneticamente os africanos têm vantagem na corrida/atletismo
Isso é muito treino correndo atrás das gazelas enquanto fogem das leoas e dos leopardos 😀
Toni da Adega, eu não sei se as vantagens dos africanos no atletismo são genéticas ou outra coisa qualquer.
O que eu sei é que nas corridas dos 100 metros, em dez atletas nove são africanos e o pobre branco que lá está acaba sempre em último.
Entretanto, no powerlifting, ciclismo, natação, não vejo um africano.
Quem souber explicar isto que se chegue à frente…
também nunca tinhas visto no tenis…depois apareceram as irmas williams…
nunca tinhas visto no golf…apareceu o Tiger Woods….
No fisculturismo tens o Ronnie Coleman, Sergio Oliva entre muitos outros de top.
se nao investirem nessas modalidades é normal que nao o sejam…..
nao te esqueças que muito antes de serem norma veres africanos no topo do desporto mundial em atletismo….na segunda guerra mundial, o atleta que ganhou em frente ao Hitler era a excepcao nao era a regra…o Jesse Owens…que entrou pelas portas dos fundos na casa branca para ser cumprimentado pelo presidente enquanto os outros colegas brancos entraram pela da frente. Ele foi o primeiro atleta a ganhar 4 medalhas no mesmo evento dos jogos olimpicos.
Não vais encontrar muitos no sky nao…;)
Pois no ténis nunca vi nenhum porque não vejo disso.
Golf então….
Culturismo há de tudo, mas o maior foi o Arnoldo.
Não investem na natação ou ciclismo porquê?
Não são desportos top?
Natação então deve ser dos desportos mais notórios a nível mundial…
Isso do sky é o quê?
Esta e outras vantagens de determinados povos já está estudada. Relativamente aos africanos que referes são alguns povos que residem sobretudo no Quénia, etiópia que desenvolvem essa resistência devido ao local onde são criados e estilo de vida. A vantagem é em provas de meio fundo e fundo. Esta característica deste povo terá da mesma forma a ver com a forma como crescem e vivem, como refere a noticia.
Chamar á evolução uma “teoria sem valor”, quando esta é uma das teorias cientificas mais bem suportadas, demonstra ignorância crasa. Até porque esta têm aplicações práticas em vários outros campos científicos como a biologia, medicina,…
É assustador mesmo. Se alguém dissesse, até aos anos 90, que iríamos ter toda a informação do mundo no bolso, e algumas pessoas em vez de se instruirem se iam tornar idiotas, provavelmente ninguém acreditava, no entanto aqui estamos, qualquer tipo com a 4 classe acha que sabe mais que um médico, um engenheiro, um cientista etc…
No passado, a Universidade era um lugar para pessoas com cultura de aprendizagem elevada, bem preparadas filosoficamente, com sentido critico. Hoje, é um lugar para massas incultas, com a boca aberta,… crentes de qualquer coisa que lhes digam.
Se há os idiotas sem instrução, também existe os idiotas instruídos.
E quando é que deixou de ser “um lugar para pessoas com cultura de aprendizagem elevada”?
Pq não pega esse povo para quebrar recordes de mergulho?
Porque não quebram, além disso são um povo simples que vive do que pesca, nunca saíram dali e o único contacto que tiveram com gringos são os que os vão visitar ou estudar, não conseguirias convencer nenhum até porque não se movem por dinheiro ou bens materiais.
Exacto, estão-se nas tintas para recordes, só querem fazer a vida deles e que os deixem em paz.
Pena que agora vão receber mais turismo…
turismo? aquilo são literalmente barracas em cima de estacas, dá para ires até lá de speedboat mas não há nada que fazer lá além de falar (via interprete) com as pessoas, não tem atração turistica, uma visita a qualquer uma das comunidades não dura mais que 1h, são tribos muito pequenas.
Ignorância crasa é acreditar que descende de uma ameba, até porque nunca foi provada a evolução inter espécies, apenas a adaptação das espécies.
Incorreto, animal que deixa de se poder reproduzir com a “anterior espécie ” é mais que provado.
Só gostaria de saber onde, ou é mais uma teoria dessas que a malta papa aos montes nas Universidades?
Só vejo aqui iluminados que não apresentam um facto mas tem a cabeça a transbordar de teorias. A escola fez bem o seu papel.
Como por exemplo, existem algumas espécies de felinos que os gatos domésticos conseguem ter descendentes ferteis. No entanto essas mesmas espécies conseguem hibridizar com outras espécies de felinos, mas a última já não o consegue com o gato doméstico. Como por exemplo, o gato doméstico consegue hibridizar com o gato-maracajá, e o segundo consegue com o jaguatirica, no entanto o primeiro não consegue com o terceiro. O terceiro consegue hibridizar com o gato-do-mato-pequeno, no entanto tal já não é possível entre o segundo e o último.
E quem é que te disse que evolução afirma que descendemos de uma ameba? Foi o padre fundamentalista da tua congregação, ou foi alguém nalgum fórum online de teorias da conspiração?
A hipótese científica do último ancestral comum universal, tal como o nome indica é uma hipótese científica, tal como é, por exemplo, a abiogénese. E são uma hipótese porque embora tenham toneladas de factos que a suportem, ainda existem muitas lacunas. No entanto o último ancestral comum universal não é uma ameba, mas sim um simples organismo unicelular que não conhecemos. A ameba é um tipo especifico de organismo unicelular. Todas as amebas são unicelulares, mas nem todos os organismo unicelulares são amebas.
A macro evolução está mais do que documentada e “provada”. Seja usando os fósseis, genética, embriologia. Temos bem documentado a evolução de toneladas de taxas como cetacea, aves, primatas (humanos incluídos), carnivora,… e isto apenas no domino animalia, também temos milhares exemplos para os domínios plantae, prostista, fungi e monera.
Mas claro que a pessoa que nunca estudou nada sobre a matéria é que sabe.
A JS também já apresenta os primeiros humanos geneticamente prontos a roubar o povo.
Já percebi onde foram buscar a nova pequena sereia!
Quem bate o recorde debaixo de água sou eu, se alguém me mandar para lá.
Caio e nunca mais de lá saio…
Sou o pior nadador do mundo.
Basta perder o contacto com o chão e adeus que já fostes…
Nas poucas vezes que vou à praia a água não passa dos calções… e ás vezes nem os levo, mas isso são outros quinhentos…
Já tentei aprender e não consigo, pânico total.
Avatar
A História Dos Anunnaki: As 14 Tábuas de Enki