Pplware

Cientistas da NASA observam o que acontece quando dois exoplanetas colidem

O Universo é uma escola constante que ensina e explica algumas realidades que damos como certas, de sempre e para todo o sempre. Assim, um vislumbre dramático das consequências de uma colisão entre dois exoplanetas está a possibilitar aos cientistas uma visão do que pode acontecer quando os planetas colidem uns com os outros. Nesse sentido, poderá ter sido um destes acontecimentos ocorridos no nosso próprio sistema solar que levou à formação da nossa Lua.

Acredita-se que na origem da Lua está uma colisão entre planetas do tamanho de Marte.


Dois exoplanetas estão a colidir

Conforme refere a NASA, os dois astros em colisão são conhecidos como BD +20 307. Este sistema de estrelas duplas está a mais de 300 anos-luz da Terra, com estrelas que têm pelo menos mil milhões de anos. No entanto, este sistema maduro tem mostrado sinais de rodopiar detritos empoeirados que não são frios. Na verdade, como seria de esperar em torno de estrelas desta idade. Em vez disso, os detritos são quentes, reforçando que foram feitos há relativamente pouco tempo resultante do impacto de dois corpos do tamanho de um planeta.

Há uma década, as observações deste sistema pelos observatórios terrestres e pelo Telescópio Espacial Spitzer da NASA deram os primeiros indícios desta colisão. Isto aconteceu quando os detritos quentes foram encontrados pela primeira vez. Agora, o Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha, SOFIA, revelou que o brilho infravermelho dos detritos aumentou em mais de 10%. Assim, este indício poderá ser um sinal de que agora há ainda mais poeira quente.

 

A nossa Lua poderá ter nascido de um encontro destes

Segundo o Astrophysical Journal, os resultados sustentam ainda mais que uma colisão extrema entre exoplanetas rochosos possa ter ocorrido há relativamente pouco tempo. Colisões como essas podem mudar os sistemas planetários. Acredita-se que uma colisão entre um corpo do tamanho de um Marte e a Terra há 4,5 mil milhões de anos criou detritos que eventualmente formaram a Lua.

A poeira quente em torno de BD +20 307 nos dá uma ideia de como seriam os impactos catastróficos entre exoplanetas rochosos. Queremos saber como esse sistema evolui depois do impacto extremo.

Referiu Maggie Thompson autora principal do artigo.

Os planetas formam-se quando as partículas de poeira ao redor de uma jovem estrela se juntam e crescem com o passar do tempo. Como resultado, os detritos remanescentes permanecem após a formação de um sistema planetário. Muitas vezes em regiões distantes e frias como o Cintura de Kuiper, localizado além de Neptuno.

 

Astrónomos esperam encontrar poeira quente em torno de sistemas solares jovens

À medida que evoluem, as partículas de poeira continuam a colidir. Eventualmente tornam-se pequenas o suficiente para serem sopradas para fora de um sistema ou puxadas para dentro da estrela. Assim, a poeira quente em torno de estrelas mais velhas, como o nosso Sol e os dois em BD +20 307, já deveria ter desaparecido há muito tempo.

Estudar os detritos empoeirados em torno das estrelas ajuda os astrónomos a aprender como os sistemas de exoplanetas evoluem. No entanto, também constrói um quadro mais completo da história do nosso próprio sistema solar.

Esta é uma rara oportunidade para estudar colisões catastróficas que ocorrem tardiamente na história de um sistema planetário. As observações da SOFIA mostram mudanças no disco empoeirado numa escala de tempo de apenas alguns anos.

Disse Alycia Weinberger, cientista da equipa do Departamento de Magnetismo Terrestre da Carnegie Institution for Science em Washington, e investigadora líder do projeto.

 

SOFIA da NASA tem sido fundamental nestas descobertas

Conforme refere a NASA, as observações infravermelhas são fundamentais para descobrir pistas escondidas na poeira cósmica. Neste caso, como as da câmara infravermelha da SOFIA, chamada FORCAST.

Quando observado com luz infravermelha, este sistema é muito mais brilhante do que o esperado somente das estrelas. A energia extra vem do brilho dos detritos empoeirados, que não podem ser vistos em outros comprimentos de onda.

Embora existam vários mecanismos que podem fazer com que a poeira brilhe mais intensamente – ela pode estar a absorver mais calor das estrelas ou a aproximar-se delas. Contudo, parece improvável que isto aconteça em apenas 10 anos, o que é um raio rápido para mudanças cósmicas.

No entanto, uma colisão planetária injetaria facilmente uma grande quantidade de poeira muito rapidamente. Isso fornece mais evidências de que dois exoplanetas a chocar um contra o outro. A equipa está a analisar dados de observações de acompanhamento para ver se há mais mudanças no sistema.

SOFIA, o Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha, é um jato Boeing 747SP. Este foi modificado para carregar um telescópio de 2,69 metros de diâmetro. É um projeto conjunto da NASA e do Centro Aeroespacial Alemão, DLR.

Exit mobile version