Pplware

Captada imagem de uma impressionante tempestade em Júpiter (vídeo)

A sonda da NASA, Juno, capturou esta imagem incrivelmente detalha de uma tempestade ciclónica na atmosfera de Júpiter. Este gigante gasoso é rico em eventos ciclónicos e a sonda, na sua 23.ª passagem pelo planeta, registou um vórtice massivo.

As imagens foram captadas no passado dia 3 de novembro. Posteriormente, o cientista Kevin M. Gill criou este vídeo da tempestade.


Juno capta tempestade em Júpiter

Segundo a publicação da NASA, a sonda Juno observou um vórtice numa região de Júpiter chamada “faixa temperada norte norte norte norte norte”, ou NNNNTB. Esta é uma das muitas bandas persistentes de nuvens do gigante planeta gasoso.

Conforme é sabido, estas bandas são formadas pelos ventos predominantes em diferentes latitudes. O vórtice visto aqui tem aproximadamente 2.000 quilómetros de largura.

De acordo com a agência espacial, as imagens foram conseguidas com a sonda a cerca de 8.500 quilómetros do topo das nuvens do planeta. Dessa forma é possível perceber que as cores das nuvens revelam a presença de gases que contêm enxofre e fósforo.

Estes gases vêm desde o interior do planeta, composto em grande parte por hidrogénio e hélio.

 

O gigante gasoso que tem uma vida incrível

Exit mobile version