Durante um passeio pela Estação Espacial Internacional (em inglês, ISS), duas astronautas deixaram escapar um saco de ferramentas. Agora, está por lá, a flutuar…
Duas astronautas da NASA, Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara, passaram seis horas e 42 minutos fora da ISS a efetuar trabalhos de manutenção. Durante o processo, deixaram cair, por acidente, o saco de ferramentas de que se faziam acompanhar.
De acordo com a Sky News, o saco terá o tamanho de uma mochila e está, desde aí, a orbitar a Terra, a alguns minutos da estação espacial.
O momento também foi captado pela câmara do japonês Satoshi Furukawa, que acidentalmente fotografou o saco, enquanto flutuava pelo Monte Fuji.
Last seen by @Astro_Satoshi while floating over Mount Fuji 🗻 the ‘Orbital Police’ can confirm that the lost EVA gear is being tracked 🫡 https://t.co/wz4MITmAfM pic.twitter.com/eksfu9fPFw
— Dr Meganne Christian (@astro_meganne) November 5, 2023
Segundo adiantado pela NASA, as ferramentas que estavam dentro do saco não foram necessárias para o resto do passeio espacial.
O controlo da missão analisou a trajetória do saco e determinou que o risco de voltar a entrar em contacto com a ISS era baixo, e que a tripulação a bordo, bem como a estação espacial, estavam em segurança.
O saco de ferramentas foi classificado como lixo espacial e espera-se que reentre na órbita da Terra nos próximos meses. Contudo, é provável que se incendeie ao fazê-lo. Conforme partilhado pelo EarthSky algumas pessoas devem conseguir vê-lo a flutuar com apenas um par de binóculos.
Esta não é a primeira vez que um astronauta perde um saco de ferramentas no espaço. Afinal, em novembro de 2008, Heide Stefanyshyn-Piper efetuava uma reparação semelhante quando o mesmo aconteceu.
Mais do que isso, outros itens foram sendo largados por astronautas. Em 1965, o americano Ed White perdeu uma luva sobresselente quando saiu para o exterior pela primeira vez, e, em 2006, Piers Sellers relatou ter perdido uma espátula.