Um astrónomo húngaro descobriu um pequeno asteroide de aproximadamente três metros de largura duas horas antes de este atingir a superfície terrestre.
O apelidado 2022 EB5 é o 5.º asteroide descoberto antes do seu impacto com a Terra.
No dia 11 de março de 2022, pelas 21:22 UTC, o astrónomo húngaro Krisztián Sárneczky na Konkoly Observatory‘s Piszkésteto Station detetou um pequeno asteroide de aproximadamente três metros de largura. A descoberta foi feita apenas duas horas antes de ele entrar na atmosfera terrestre a norte da Islândia e ter chegado à Terra pelo Oceano Ártico.
O então denominado 2022 EB5, o 5.º asteroide descoberto antes do seu impacto na Terra, era de tal forma pequeno que se desintegrou à medida que foi entrando na atmosfera da Terra, a uma velocidade de 18.5 km/s.
Impact! When 2022 EB5 struck the Earth north of Iceland this morning, it became the 5th asteroid to be discovered prior to impacting Earth. pic.twitter.com/kYsQ40uuFq
— Tony Dunn (@tony873004) March 12, 2022
A International Meteor Organization está à procura de relatos de qualquer pessoa que tenha avistado a luz brilhante que o asteroide teria criado à medida que ardia. Para o efeito, a organização disponibilizou um link, por forma a garantir a partilha de testemunhos.
Algumas pessoas na Islândia relatam ter efetivamente visto um clarão de luz ou ouvido um estrondo.
A few hours ago, newly-discovered #asteroid 2022 EB5 collided with Earth near Iceland at a speed of 18.5 km/s. This asteroid was too small to cause damage.https://t.co/Z54nkNUL9D pic.twitter.com/EHzDsAnqkK
— Tony Dunn (@tony873004) March 12, 2022
Embora este fosse um asteroide pequeno e aparentemente inofensivo, muitos são aqueles potencialmente perigosos que passam perto da Terra. Conforme vimos aqui, as estimativas mostram que o “atual arsenal militar das nações é incapaz de evitar uma colisão com um grande asteroide”. Para já, a opção dada pelos especialistas passa por “afastar suavemente” os asteroides da sua trajetória em direção ao nosso planeta.
Leia também: