Pplware

Após 9 meses, astronautas da NASA regressam à Terra. Porque serão carregados em macas?

Mais de nove meses depois, uma dupla de astronautas da NASA está, finalmente, a regressar à Terra. Quando aterrarem, os dois membros da tripulação serão provavelmente transportados em macas. Sabe o motivo?


Esta terça-feira, os astronautas da NASA Sunita Williams e Butch Wilmore deverão chegar à Terra, numa cápsula da SpaceX. Esse momento marcará o fim de uma estadia de mais de nove meses no espaço, inicialmente prevista para durar apenas algumas semanas.

Quando a cápsula for aberta, os astronautas serão provavelmente transportados para fora e colocados em macas.

De facto, quando os astronautas regressam de uma visita prolongada ao espaço, são frequentemente transportados para fora das suas cápsulas e colocados em macas para serem submetidos a um exame médico.

 

Saúde dos astronautas na base deste protocolo

Conforme explicado ao Live Science por um especialista, o transporte feito por via de macas, após a chegada à Terra, é protocolar.

Quando os astronautas regressam à Terra vindos do espaço, não podem andar imediatamente, devido a mudanças temporárias no corpo. Aliás, a NASA impõe procedimentos de segurança rigorosos, devido a estas alterações.

Muitos deles não querem ser trazidos numa maca, mas é-lhes dito que têm de o fazer.

Explicou John DeWitt, diretor de ciências desportivas aplicadas na Universidade de Rice, no Texas, e antigo cientista sénior do Centro Espacial Johnson da NASA, ao Live Science.

Enquanto cientista, DeWitt desenvolveu métodos para melhorar a saúde dos astronautas durante os voos espaciais.

Segundo DeWitt, os astronautas poderão sentir tonturas e náuseas, aquando do regresso à Terra.

A sensação temporária ocorre, porque os corpos foram concebidos para tirar partido da gravidade. No entanto, o ambiente da Estação Espacial Internacional (em inglês, ISS), por exemplo, cria uma sensação de ausência de peso e motiva os seus corpos a adaptarem-se à mudança.

Uma alteração significativa ocorre no sistema vestibular sensorial dentro do ouvido interno, crucial para manter o equilíbrio, segundo DeWitt. No espaço, este sistema habitua-se a ignorar certos estímulos sensoriais à medida que o cérebro se adapta à ausência de peso.

Quando os astronautas regressam à Terra e a gravidade é reintroduzida, começam a reajustar-se mais uma vez, o que pode causar o chamado “enjoo espacial”, temporariamente.

Outra mudança que os astronautas experimentam, especialmente aqueles que passam longos períodos no espaço, como foi o caso de Sunita Williams e Butch Wilmore, é a perda gradual de ossos e músculos, sendo esta última conhecida como atrofia muscular.

Entretanto, os cientistas exploram, ativamente, os efeitos dos voos espaciais de longa duração no corpo humano.

Apesar dos contratempos, os dois astronautas da NASA “estão bem-dispostos e sentem-se muito confiantes de que não haverá problemas de maior devido ao facto de estarem na estação espacial há tanto tempo, do ponto de vista fisiológico”.

Segundo DeWitt, “estão a receber exatamente o que teriam recebido se a viagem tivesse sido planeada para nove meses”.

 

Exit mobile version