As questões de segurança e privacidade estão na ordem do dia e preocupam cada vez mais os utilizadores da Internet. Os sistemas operativos têm as ferramentas necessárias, mas por vezes precisam de alguma ajuda extra.
A Microsoft, que tem no Windows Defender a sua arma neste campo, resolveu agora dar uma ajuda ao Chrome, disponibilizando uma extensão para o browser da Google que protege os utilizadores.
Na prática, o que o Windows Defender Browser Protection traz para o Chrome é uma camada de proteção adicional, ao garantir que os sites acedidos são fidedignos e que não representam perigo para os utilizadores.
Como funciona o Windows Defender Browser Protection
Sempre que um desses sites é detetado, a extensão impede o acesso e mostra uma mensagem ao utilizador, alertando-o para os perigos e para os problemas que poderá ter.
As áreas de atuação do Windows Defender Browser Protection são os sites maliciosos, com uma lista de endereços bem conhecida, a filtragem de malware desses mesmos sites e a prevenção de ataques de phishing recebidos por email.
A Microsoft garante que o Windows Defender tem um grau de eficiência contra ataques de phishing de 99%, bem acima dos 87% que o Chrome da Google tem e os 70% do Firefox da Mozilla.
Na verdade, o que a Microsoft está a oferecer com o Windows Defender Browser Protection é algo que a Google já tem implementado no seu browser, através do Google Safe Browsing.
As normais preocupações de privacidade
Claro que assim que o Windows Defender Browser Protection foi conhecido surgiram de imediato questões de privacidade. A Microsoft, para avaliar os sites acedidos, envia para os seus serviços todos os endereços que são acedidos.
The extension sends your whole browsing history to Microsoft… Every link you open results in this request sent to Microsoft. And there is no way to disable this telemetry service. pic.twitter.com/Sn5XM8ngE3
— Nicolas Ramz (@warpdesign_) April 18, 2018
Claro que este é o funcionamento esperado deste tipo de ferramentas, algo normal e que seria expectável. A Microsoft tem de receber esses endereços para os avaliar.
Como podem ter o Windows Defender Browser Protection
Se quiserem testar o Windows Defender Browser Protection só precisam de aceder à loja do Chrome e instalar esta extensão. Pode ser usada tanto no Windows como no Linux ou no macOS.
O que o Windows Defender Browser Protection garante é um nível de proteção acrescido e complementar aos outros serviços de segurança, tanto do browser como do próprio sistema operativo. Se têm paranoia da segurança então esta é uma extensão obrigatória.