Opera One é a mais recente proposta com suporte para IA e totalmente modular
A Opera é conhecida por inovar e por trazer verdadeiras revoluções, como mostra agora com o Opera One. Este é um browser que quer romper com o passado e criar novas interfaces, mais simples e mais lógicas. A somar a isso, o Opera One traz também recursos de IA que vão ser muito úteis.
O Opera One é um browser completamente redesenhado que está a ser preparado para a mudança. A sua criadora quer revolucionar o mercado e prepara-o para ser o substituto do que tem hoje, tanto para Windows, MacOS e Linux. Esta mudança deve acontecer ainda este ano.
Com base num design modular, o Opera One oferece uma experiência de navegação líquida e que transforma a maneira como se interage com um browser. Além disso, tem integrado um compositor multithread que dá vida à interface do utilizador de forma totalmente nova, potencializando novos recursos inovadores, como os Tab Islands.
O novo recurso Tab Islands do Opera One oferece uma experiência suave e intuitiva que pode ajudar a permanecer nas tarefas sem forçar a mudar hábitos. Conforme se navega mais ilhas de separadores são criadas, e facilmente poderá distinguir os tópicos focados e alternar entre eles. Na nova versão reinventada do Opera, as ilhas de separadores são a primeira manifestação do seu design modular: são claramente distinguíveis na interface do browser, marcadas por cores separadas e bordas claras.
As ilhas de separadores são criadas automaticamente para os manter juntos no mesmo contexto de navegação. Sites abertos também podem ser reunidos numa ilha pressionando o botão CTRL/Command, clicando nos que se deseja agrupar e, em seguida, clicando com o botão direito do rato para criar uma ilha de separadores.
O Opera One vai adaptar-se às necessidades, trazendo apenas os principais recursos e módulos relevantes para primeiro plano quando e onde forem precisos. Será ajustado automaticamente com base no contexto, e o Modular Design fornecerá uma experiência de navegação mais fluida. O Opera One também vai aproveitar novos recursos baseados em IA, que chegam num futuro próximo.
Este novo browser está já disponível, numa primeira versão de testes, mas onde muito do que é novidade pode ser já testado. A Opera irá no futuro próximo trazer mais novidades, que assim vão reforçar esta nova proposta que será o padrão em breve.
Este artigo tem mais de um ano
Chromium-based, still…
Mais um browser/navegador,excelente.É o meu mundo. 🙂
Mas continua a ser de origem chinesa, certo?
Errado. A história do navegador Opera começa em 1994 como projeto de pesquisa na Telenor, a maior empresa de telecomunicações norueguesa.
Afinal este browser/navegador mais não é do que a versão do Opera Developer redesenhado.Só muda o ícone do browser/navegador.É um tipo de browser em tudo idêntico ao Opera GX e ao Opera Crypto Browser,que a Opera já tinha.É que é tal e qual.Quando o instalei pensava que ia ter um browser novo e afinal instalou por cima da versão que eu tinha do Opera Developer.Mas li no blogue da Opera que será este tipo de browser que será o escolhido pela empresa para ser o principal browser,mas isto só acontecerá lá para o fim deste ano de 2023.Até apetece dizer que a montanha pariu um rato.Eu à espera que ia ter um novo browser/navegador e afinal… 😐
Eu testei ele hoje. A ideia é boa mas ainda com toda essa tecnologia, as configurações continuam em inglês, excesso de links desnecessários na home e notícias vindo de fontes duvidosas.
Em resumo, ainda nao é uma opção para trocar pelo Edge.