Mozilla Firefox 3.0.4
O Firefox 3 está já numa nova etapa da sua vida. Depois do estrondoso lançamento, que levou a versão final ao recorde de downloads, a equipa da Mozilla prepara já novas alterações tendo em vista a estabilidade e correcção de alguns cenários derivados da fantástica utilização. Para isso lançou a versão Firefox 3.0.4
Com a guerra de browsers ao rubro, a Mozilla afirmou já que a versão final 3.1 será 28 % mais rápida que o Google Chrome em Windows XP e até 16 % em Windows Vista. Tal se deve à ferramenta javascript TraceMonkey desenvolvida pela empresa.
Enquanto isso, a Mozilla reforça a actual versão 3.0. Poderá consultar as alterações presentes nesta versão aqui.
Licença: MPL, Tri-licença MPL/GPL/LGPL Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download [win]: Mozilla Firefox 3.0.4 pt-pt | pt-br | en-us [7.17MB] Download [mac]: Mozilla Firefox 3.0.4 pt-pt | pt-br | en-us [17.23MB] Download [linux]: Mozilla Firefox 3.0.4 pt-pt | pt-br | en-us [8.64MB] Homepage: Firefox Europa
Este artigo tem mais de um ano
Vítor já ha data para a versão 3.1?
será possivel adiantares uma data aproximada? estou ansioso 🙂
@francisco
As previsões mais optimistas apontam para o início do próximo ano. Ainda este mês deverá surgir a 2ª versão beta do Firefox 3.1 😉
Já há nightlies do shiretoko b2, já com as funções novas.
para mim o melhor browser.llol
Faço das palavras do francisco as minhas. Mortinho por o 3.1, vamos a ver essa velocidade.
E k o 3.1 consuma menos RAM.
canelas, posso estar enganado, mas esse será sempre a pedra no sapato da Fundação Mozilla.
Ter um Firefox com capacidade de “encaixar” todos e mais alguns add-ons e mesmo assim ser rápido e leve para a RAM?
Tenho muitas dúvidas.
@Vítor M
E porque não incorporar certas extensões no próprio browser? É o que faz o opera no que respeita ao greasemonkey.
@ canelas e Vítor M.
O consumo mínimo do Firefox nunca foi nem nunca será o mais baixo de todos os browsers, pelo que, para aqueles que usam o browser para ver só duas ou três páginas de cada vez, o Firefox não é o browser mais leve. Mas para quem use o browser por mais de meia hora seguida e mais que 10/20 páginas, o Firefox é o mais leve de todos.
http://dotnetperls.com/Content/Browser-Memory.aspx
Se não se fiam nesses resultados (que não são dos mais fiáveis, é certo), façam vocês mesmos os testes. Eu fiz, e o Firefox 3 é o melhor de todos, mesmo melhor que o Opera. Ao início não, claro.
@Morbus:
Aconselho-te a desistir…
Uso o firefox desde a versão 1.5 e sempre ouvi a mesma treta: “ah e tal que o firefox só serve para mamar memória”.
Nem mesmo o lançamento da versão 3, em que a equipa de desenvolvimento reduziu o consumo de memória drasticamente, serviu para calar essas tretas.
Começo a achar que é moda dizer disparates acerca disto e daquilo…
Para aqueles que querem mesmo saber, instalem o Opera e o Firefox (sem extensões) e depois digam qualquer coisa.
No meu sistema o Firefox começa por consumir apenas 18 megs enquanto o Opera arranca logo com 27!
Com 9 extensões instaladas o Firefox passa a consumir 29 megs mas ao longo do tempo liberta mais memória para o sistema do que o Opera.
Não me levem a mal, admiro muito o Opera e é o browser que aconselho ao pessoal, mas o tempo ensinou-me que o Firefox é o browser por excelência.
Neste momento uso-o como plataforma de trabalho, com muitas extensões poderosas instaladas e aí sim é que ele consome memória! Chega a ser obscena a quantidade, mas sabem que mais? Estou-me nas tintas…
É uma ferramenta poderosa como poucas e nunca notei que o meu sistema se ressentisse por causa do seu uso.
De facto, e na fase em que nos encontramos, acho ridiculo as pessoas discutirem o consumo de memória de um browser. Meus caros, já lá vai o tempo em que um sistema se mantinha com 256 megs! Não me queiram fazer acreditar que o vosso sistema se arrasta por causa da memória que um browser consome!
Raio de discussões desnecessárias…
Só falta agora aparecer, como já ví em outros blogs, um utilizador de google chrome a barafustar que sim senhor, que o Firefox é que consome memória!
Aí sim, seria o culminar da ironia…
Desculpem lá o meu desabafo, mas começo a ficar farto de ver pessoas a alimentar estas guerrinhas que para nada servem e a ninguém ajudam.
Fiquem bem…
CáVai com calma, existem vários pontos de vista, a discussão traz a lume vários assuntos que podem ser importantes.
De facto, o que diz o morbus tem alguma lógica, eu por exemplo sou um utilizador do Firefox, estou horas a fio com ele carregado: abro e fecho sites que fazem o consumo de da memória disparar para mais de 200 megas. Dependendo da máquina, pode ou não tornar-se num tormento navegas e mesmo utilizar as restantes funções e aplicações do computador.
Agora os outros não me ajudam neste problema, pois já não passo sem algumas extensões e se tivesse que instalar aplicações terceiras para fazerem o mesmo se utilizasse outro browser sem add-ons, então provavelmente o consumo seria maior.
Dizes que lá vai o tempo em que um sistema se mantinha com 256 megs, mas não é bem assim. O meu PC de trabalho na empresa é um Pentium 4 a 2.4 com 1GB de ram, para a aplicação de gestão, mais o excel, mais o outlook, mais 2 ou 3 programas necessários para o meu trabalho… bom, quando o browser começa a trepar… a coisa torna-se lenta até para mandar imprimir 😉
Portanto cada caso é um caso…
Eu tenho acompanhado o desenvolvimento deste versão do Firefox 3 (e dos componentes que o vão suportar) e esta será sem dúvida a melhor versão que já saiu do Firefox. Se mantiverem as funcionalidades planeadas, acho que se justificava numerar esta versão de 4.0, embora saiba que não o vão fazer, pois estas eram as funcionalidades que estavam planeadas para a versão 3.0, mas que não foi possível completá-las a tempo. De qualquer modo na Mozilla já se pensa na versão 4.0, que terá funcionalidades que vão muito para além daquilo que os browsers fazem actualmente.
Quanto à questão do consumo de memória, sim, em determinadas situações excede aquilo que acreditamos ser o ideal. No entanto creio que esta nova versão valerá a pena, sobretudo pelo desempenho. Para terem uma ideia, num teste de desempenho (com o SunSpider JavaScript performance test), com um Inspiron 6400 Core 2 Duo 2GHz, 2GB, o Firefox 1.0 fazia 16ms, o Firefox 3.0.3 fez 4,5ms e um dos últimos nightlies do Firefox 3.1 fez 2.2ms. Pode parecer pouco, mas é o dobro do desempenho do Firefox 3.0.3, e sete vezes mais rápido do que a versão 1.0. Só para terem um registo de comparação, esta última versão testada é 15 vezes mais rápida do que o Internet Explorer 7 (35ms) a executar o mesmo teste. Não é por acaso que já se fala que o IE poderá vir a utilizar o WebKit…
É importante referir também que este excelente desempenho, aumenta a velocidade do Firefox como um todo, pois a maioria dos componentes do Firefox são criados utilizando o Javascript. Por outro lado existem situações onde o motor de javascript do Firefox consegue atingir desempenhos ainda maiores (e é por isso que não há consenso sobre qual o navegador mais rápido em cada situação).
É importante referir também que o consumo de memória, para além de alguns bugs na comunicação entre os diferentes componentes, advém não só das extensões que utilizam, mas também dos plugins que têm activos (e da respectiva utilização que lhe dão). Por exemplo, se visitarem um portal com alguns banners em flash, em condições normais o plugin é chamado para responder a esses pedidos, e o consumo de memória que fizer vai ficar associado ao Firefox, mas na realidade é do plugin. Por outro lado, mesmo ao fechar ou ao mudar o separador, o plugin pode ficar em memória, e não existe forma (por enquanto) do browser informar o plugin que já não está a ser utilizado, e assim libertar recursos. Sei que a Adobe andava a tentar resolver o problemas com as equipas de cada um dos browsers, mas este é apenas um exemplo.
Outra das coisas que podem fazer é criar perfis de utilizador com as extensões que utilizam em cada perfil. Por exemplo, eu tenho um perfil de navegação, com as extensões que utilizo para navegar, e um perfil para programação, com extensões mais especificas para este efeito. Não faz sentido eu ter um Firebug instalado no perfil onde vou apenas navegar na Net, por exemplo. Só esta opção reduziu o consumo de memória do meu Firefox para metade.
@Vítor M.:
Como disse, foi apenas um desabafo e não era minha intenção ofender ninguém…
É cansativo ouvir a mesma conversa uma vez e outra vez!
Talvez o facto de lidar com vários browsers no meu dia a dia me deixe mais susceptivel…
Quando não estou satisfeito com um produto simplesmente procuro alternativas…
Dá-me a impressão que certas pessoas preferem viver insatisfeitas com o que usam e sempre que têm oportunidade dão logo a criticar, mesmo que para isso tenham que recorrer a critérios invalidos ou fantasiosos.
Se não gostam deste ou daquele browser usem outro, não é que faltem alternativas!…
Desculpem qualquer inconveniencia
Fiquem bem…
CáVai provavelmente não há ainda a alternativa que leve as pessoas a mudar.
Penso que será isso, percebes.
Abraço.
depois de lançar os olhos pagina abaixo digo que desde que comecei a navegar, tabua rasa que era, falaram-me no mozzila para browser em vez do iexplorer, e sem saber pq experimentei e fiquei logo fã, tanto que desde esse velhinho firefox nunca mais liguei patavina ao iexplorer. tempos passaram e fui por mim descobrir um opera, e lutei por esse browser contra aquelas mentes de preconceito facil e ignorancia maior; nesse tempo usava os dois, o firefox e o opera. mais tarde li sobre o google chrome, ja quase nao usava o opera e fiquei estarrecido com a rapidez, a velocidade de execuçao, a facilidade de uso, mas insatisfeito acerca das suas limitações. é costume dizer q nao se pode ter tudo: mas eu digo, a quem quer ter tudo, nesse caso, o melhor mesmo é o firefox.
portanto tenho todos esses browsers. até msm o iexplorer,lol. ainda assim estou aki com o mozilla, lol. pq será..será…
A versão beta do Firefox 3.1 foi lançado pela Mozilla na terça-feria (14/10) e já esta disponível para download.Faça já o download do Firefox 3.1 beta aqui.http://atecubanos.org/download-firefox-31-beta/
ou melhor no baixaki
Bom dia pessoal.
Sei que já foi dito mais que uma vez mas não encontro nada que me esclareça a 100%. O Firefox e o Thunderbird podem ser utilizados nos pcs de uma empresa sem problemas de vir cá a inspeção de software pirata?
Obrigado
@Bernardo:
Sim, podes utilizar sem qualquer tipo de problema. São software livre (e aberto), sem custos de licenciamento associados. No caso específico desses produtos, podes saber mais aqui: http://www.mozilla-europe.org/pt/firefox/organic/
Um abraço