Mozilla Firefox 3.6.2 – Actualização de segurança
A Fundação Mozilla lançou mais uma versão do Firefox. Depois da versão final do Firefox 3.6, lança agora a versão 3.6.2 que vem corrigir uma falha grave detectada há umas semanas. Esta falha, descoberta pelo russo Evgeny Legerov, permite a execução de código de forma remota.
Esta actualização estava inicialmente programada para sair no dia 30 deste mês, no entanto e devido à gravidade de bug, está já nos servidores para ser descarregada e actualizar a versão 3.6 lançada no inicio deste ano.
Segundo a notas de lançamento, esta versão do Firefox corrige graves problemas de segurança, que potencialmente, permitia a execução de código de forma remota (ver bug 552216). Corrige também vários problemas de instabilidade. A Mozilla deixa aqui todos os problemas detectados, a sua acção e descrição.
Licença: MPL, Tri-licença MPL/GPL/LGPL Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download [win]: Firefox 3.6-2 Final pt-pt | pt-br | eng-us [7.97MB] Download [mac]: Firefox 3.6.2 Final pt-pt | pt-br | eng-us [18.61MB] Download [linux]: Firefox 3.6.2 pt-pt | pt-br | eng-us [9.67MB] Homepage: Firefox Namoroka
Este artigo tem mais de um ano
Sim, actualizado há cerca de 30min! 😉 Ainda nem tinhas feito o post Vítor M.
Posso referir também que em termos de velocidade de abertura de alguns sites revi também que está bastante melhor, tal como estabilidade do mesmo… como referido em cima!
Bom post Vítor M.
cumprimentos
Por acaso nem é verdade 😀
Tenho o post pronto desde as 9.30 da manhã, mas onde eu estava não tinha na máquina o Windows 7 e não quis apresentar o screen do Windows XP.
Em termos de de estabilidade e velocidade, ainda não posso dizer o mesmo. Quero primeiro “viciar” o perfil activo do Firefox para analisar depois o seu comportamento ao carregar o browser.
Não acredito no entanto em “melhorias significativas” tendo em conta que as correcções estão ligadas a erros que apareciam em interacção com outros serviços, como por exemplo com o Hotmail da Microsoft.
Mas, cada caso é um caso e vamos ver até onde esta versão se aguenta… ou se será mais uma saco de remendos.
Para quando a versão 64bits? 🙂
nao quero nem de graça mais o firefox. ja mudei para o opera e o google chrome
Já se sabe que dois browsers é sempre melhor que um só…
NOT!
Sinceramente não entendo como é que alguém pode trabalhar com dois browsers diferentes. Bookmarks diferentes, histórico diferente, configurações diferentes, funções diferentes, sessões diferentes…
Nenhuma ideia.
Quanto a bookmarks diferentes tens o Xmarks, sincroniza-te os favoritos do IE, do Firefox e já há em versão beta para o Chrome, para o Opera não sei porque não uso.
è extremamente útil para teres os browsers de mais que um pc sempre com os favoritos em ordem, no meu caso Desktop com 2 SOs e portátil. Googla aí que tou com pouco tempo para por aqui links.
O Xmarks é é grátis e ainda tens a vantagem de aceder aos teus favoritos em qualquer lado em qualquer computador, crias uma conta, sincronizas os favoritos, depois é só fazeres login.
Se quiseres uma óptima solução mas paga tens o LinkColector, esse exporta os favoritos de qualquer browser no formato que escolheres.
Como vês nem é assim tão complicado…
que é que o opera e o chrome têm juntos que o firefox não faz? Não me venhas com uma do firefox ser pesade, porque só é pesado se for fruto de uma má gestão. ponto.
Pois… mas os “mamanços” de cpu e ram devem continuar na mesma exorbitantes! :@
Vamos ver para quando a correcçao deste grande problema!
Mas olha que esse será sempre o grande problema do Firefox. Dificilmente o conseguirá ultrapassar e é esse entrave e essa falta de respostas que está a empurrar os utilizadores para o Chrome.
Mas… o Chrome irá sofrer do mesmo mal… quer-me parecer que esta história de abarcar o mundo das extensões é um buraco sem fim.
Se formos a somar a memoria dos processos todos do chrome vai dar quase ao mesmo que o firefox.
Espero que o firefox passe a usar vários processos na versão 4 pois torna-se mais estável já que no chrome nunca me aconteceu um ‘Not Responding’ e no FF é quase todos os dias.
@MOr
Um “Not Responding” no Chrome não digo, mas um: http://i40.tinypic.com/24llqth.jpg
sim..
É caso para dizer.. UAU..
eheh
Desde a versão 4 não me lembro de ter crashs no chrome 😀
Não dá quase sempre o mesmo, dá muito mais que o Firefox. Dos browsers actuais, o Firefox 3.6 é o que gaste menos RAM em sessões com mais de 5 ou 6 tabs. Mesmo menos que o Opera, é ver. O chrome é provavelmente o que gasta mais.
Já suspeitava… ás vezes até me assusto com a quantidade de processos do chrome que nem me apetece estar a somar a ram de cada um…
Para quando a correcção do problema do Firefox com proxies com autenticação? O Internet Explorer, que tão vilipendiado tem sido nos últimos anos, pede as credenciais da proxy por uma vez e nunca mais chateia. O Firefox, o Opera e o Chrome estão permanentemente a chatear, como se as proxies com autenticação tivessem sido inventadas ontem… Devo fazer justiça também ao Safari, que se comporta tão bem como o Internet Explorer, neste aspecto.
Deve ser uma nova feature já que antigamente dava para gravar a password e depois era só fazer enter quando pedia a password no inicio de cada sessão.
Mas não é suposto uma funcionalidade nova piorar o comportamento do software… Além do mais, a «solução» de pedir as credenciais no início de cada sessão também não me parece desejável. O IE e o Safari guardam as credenciais e só as pedem de novo se a senha tiver sido alterada. Este é o comportamento que me parece ideal.
já experimentaste isto?:
https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/15023
Sei que é off topic, mas, e já que falamos em segurança, saiu hoje a versão 10 dos produtos Avira… tanto o Avira AntiVir Premium como a Avira Premium Security Suite, assim como a versão free AntiVir Personal.
Caramba!
A Fundação Mozilla lançou o FF 3.6.2 para Linux/Mac/Win e a Opera ainda não lançou o Opera 10.50 para Linux!
AFF!
A propósito, em casa:
Meu browser primário: Opera
Meu browser secundário: Chrome
Meu browser terciário: Epiphany
No trabalho:
A propósito, em casa:
Meu browser primário: Opera
Meu browser secundário: Firefox*
Meu browser terciário: Chrome
*Motivo: trabalhamos com aplicações internas com vários certificados que algumas não são compatíveis com o Opera/Chrome. Muito chato isso.
Ultimamente o Firefox tem ficado muito sem ser usado no meu pc, tenho usado até mesmo mais o IE8 do que ele. O Opera 10.51 está bem melhor do que qualquer outro browser no mercado em termos de velocidade e segurança. Segue abaixo a lista dos browsers que eu mais utilizo.
Browser Nº1 – Opera 10.51
Browser Nº2 – Google Chrome 4.1.249.1036
Browser Nº3 – Internet Explorer 8
Browser Nº4 – Mozilla Firefox 3.6.2
Browser Nº5 – Safari 4.0.5
Como é isso possível? Usar tantos browsers diferentes frequentemente?
Imagino que hábitos de navegação assombrosos serão esses…
lol
Usar 5 browsers não quer dizer que passo o dia usando-os. 😉
so queria saber se os personas nesta versao nao sao compativeis com os temas é que nao tem dado no meu
O Firefox 3.6 nunca via ser compatível com personas+temas personalizados. Ou tens uma persona com o tema de origem, ou tens um tema personalizado, mas não os dois.
por acaso dá para teres um tema e um persona ao mesmo tempo na versões <3.6
aparentemente (e infelizmente) o suporte a temas+personas foi abandonado, sendo agora considerado um persona um tema único. Não pesquisei, mas ate gostava de achar modo de voltar de voltar a juntar os meus personas com o template Noia (curto dos icons :P)
Aqui o Opera 10 tem dado ratada ao chrome e firefox… de longe. Não quero outra coisa!
Fico-me pelo o chrome, é o mais leve sem contar com o IE ‘-‘
Deves estar a gozar fortemente! O Chrome o mais leve?!! Onde andas a ver isso?
Ora vê lá outra vez. Se quiseres ajuda, olha aqui:
http://www.tomshardware.com/reviews/firefox-chrome-opera,2558-4.html
não sou IE fan (pelo contrário), mas observo que chrome no meu velho desktop é de longe mais lento que todos os outros em termos de carregamento de pagina. Mas como referi só em pcs muito lentos é que verifico isso, é a desvantagem do modelo de vários processos vs 1 processo, como firefox, IE, etc., em PCs assim.
Por acaso até já tinha notado os bugs, mas ao actualizar perdi o add-on “eQuake alert! 🙁 Bem, vou esperar a ver se fazem o upgrade!
Uso esta versão do firefox no Windows Vista, no entanto queria instalá-lo no meu EeePc (o sistema operativo é linux), mas não consigo… Alguém me pode dizer o que fazer? Suponho que sejam necessários alguns códigos para escrever no terminal, mas não sei quais.