Firefox: Suporte no Windows XP e Vista até Setembro de 2017
O Windows XP foi, durante muitos anos, o mais usado e o mais conhecido sistema operativo da Microsoft. Com o fim do suporte, esperava-se que acabasse por ser abandonado, o que na verdade não aconteceu.
Várias empresas de software estão a abandonar esta versão e a Mozilla foi a mais recente a declarar essa intenção. A partir de meados de 2017, o Firefox deixará de ser suportado no Windows XP e no Windows Vista.
A decisão da Mozilla segue a mesma linha de muitas outras e pretende terminar o suporte do browser, desenvolvido pela empresa, que corre no Windows XP. A própria Microsoft já não suporta este sistema e deixou-o por isso exposto a problemas de segurança.
Até Setembro de 2017, o Firefox irá, gradualmente, perder funcionalidades até que deixará de ser totalmente suportado ficando assim vulnerável a eventuais problemas de segurança que apareçam.
Já em Maio do próximo ano, a Mozilla vai começar a diminuir o suporte, reduzindo o número de versões para o Windows XP e para o Windows Vista. Estas versões vão também perder funcionalidades que entretanto irão ser disponibilizadas em versões mais recentes.
Mas a Mozilla não pretende remover por completo o Firefox destes dois sistemas operativos. O Firefox continuará a funcionar no Windows XP e no Windows Vista. O que perderá é mesmo o suporte, em especial as actualizações de segurança, deixando-o vulnerável.
Não é estranha a movimentação da Mozilla e segue o que muitos outros já fizeram, numa tentativa de obrigar os utilizadores a actualizarem para os sistemas operativos mais recentes.
Não há ainda uma data definida, mas o mês de Setembro é o limite imposto pela Mozilla para o fim do suporte ao Firefox no Windows XP e Vista.
via: Mozilla
Este artigo tem mais de um ano
Sempre usei o Linux e nunca tive problemas.
O Windows é pesado e não protege muito bem o PC… XD.
Brincadeiras à parte. Quem ainda usa o XP?
O estado, terminais de multibanco, muitas loja, eu ainda tenho um com xp, para matar saudades 😀
Matar saudades? Ter o XP é pedir para ser hackeado lol… O risco que corres ao usar um XP, é bom é… Mas a segurança, não é nada boa 😉
Jogos antigos é para o que eu uso, nem está ligado á net é como coleção.
será ?
Sem o 1º service pack, é uma desgraça em segurança.
Mas todos devem ter o SP3 e um antivirus que suporte XP, a nível doméstico, é seguro. O problema mais grave poderá estar entre o teclado e a cadeira, como em qualquer OS.
Lá está, mas acho que ninguém o usa sem pelo menos o SP2 instalado. Assim como já não o fazia na altura, certo?
Ó pplware, vocês têm que mudar o sistema de comentários para o Disqus.
Melhor que isso, disqus não serve.
Vítor, deixa estar com está o sistema de comentário que está muito bem.
Abraço Vítor.
já agora gostaria se saber porque disqus não serve, quando está a se tornar norma na maioria dos sites
Porque o PPLWARE não quer estar dependente de políticas de terceiros… imagine que o Disqus de repente decide que não gostam do pplware por qualquer motivo (queixas, etc.) e bloqueia o acesso, ou começam a cobrar, ou fecham o serviço de um dia para o outro. Já para não falar na política de privacidade, que têm acesso aos dados dos utilizadores.
O PPLWARE só vai considerar uma mudança se for para uma solução que controlem a 100% a todos os níveis e que facilite em primeiro lugar os moderadores e depois os comentadores… por esta ordem.
Pelo menos penso serem estes os motivos do disqus não ter sido adoptado, e o tipo de solução que poderão considerar futuramente.
Acertaste praticamente em tudo. Além de não querermos um serviço que não controlamos a sua vigência não iríamos obviamente passar a terceiros uma base de dados de milhares de endereços de mail dos nossos leitores e muito menos os IPs que determinam a sua localização. Esses dados são valiosíssimos e são apenas nossos, para uso daquilo que o utilizador permite.
Além do mais, como falaste e bem, se amanhã o Disqus determinar unilateralmente que o serviço passa a ser pago, obrigará muitos sites a ponderar perder os comentários ou pagar (independentemente do valor estipulado).
Mas e se continuasse gratuita? Pois, todos nós sabemos que não há almoços gratuitos… então como é sustentado o serviço, já pensaram nisso?
No que toca à moderação, esse ponto até é o menos porque o Disqus traz muitas opções a esse nível, mas também aí não teríamos o controlo se a política de utilização fosse alterada.
Assim, estamos a testar há alguns meses um sistema interessante, moderno que traz permissões de edição com histórico, traz pontuação… entre outros aspectos que permite um controlo mais optimizado.
XP não digo, mas ainda há muita máquina a correr o Vista.
Para quê dar suporte, quando a Microsoft já não dá suporte a uma versão do seu sistema operativo!!!
O quê que uma coisa tem a ver com a outra? Não é por a Microsoft deixar de dar suporte que as pessoas vão deixar de usar.
E felizmente a Mozilla era das poucas a suportar o XP. Agora devem abandonar por já não se justificar. Pena para o Vista, mas a userbase é ainda mais residual.
Existe suporte ao Windows XP até 9 de Abril de 2019. É a versão “Windows Embedded”, que é basicamente o Windows XP… basta mudar uma chave no registo para receber as actualizações que são compatíveis.
Quem é que precisa? Por exemplo quem usa programas industriais e profissionais para os quais as empresas não forneceram quais queres actualizações para sistemas operativos mais recentes, por exemplo.
A maioria das pessoas já fez a actualização, mas algumas não podem mesmo actualizar porque precisam mesmo de certas aplicações, que muitas vezes nem sequer são compatíveis com processadores mais recentes, precisam de determinados tipos de ligações e coisas do género em que adaptadores e emuladores não servem. E muitos até têm sistemas mais modernos, mas tem de manter os antigos.
É fácil dizer: para quê dar suporte? Quando estes sistemas são usados para trabalho e se ainda hoje são usados é porque são robustos. Lembremos que sites como o das finanças depende quase só do Firefox para funcionar. Certo é que o Estado não devia estar dependente disto, mas quem sofre são os utentes.
Só por razões de facturação das tecnológicas se justificam tantas actualização para novos sistemas, não pela mais-valia que trazem. O Windows 10 é bem disso exemplo, não acrescenta nada e é uma porta aberta à cobrança de sistemas operativos.
XP the best…
Errado. A Mozilla vai deixar de desenvolver novas versões para o XP e Vista a partir da versão 52. Mas essa última versão vai passar a ESR, ou seja, vai ter suporte alargado até 2018.
Não te quero contrariar, mas a Mozilla não diz isso
“For planning purposes, enterprises using Firefox should consider September 2017 as the support end date for Windows XP and Vista.”
“We’ve decided to move Windows XP to the Firefox 52 ESR branch, so that Firefox 51 will be the last mainline version to support the platform.
We still don’t have an official EOL date for XP support, but moving the platform to the ESR branch means that we will *not* need to worry about new feature support for XP which is becoming increasingly difficult.”
https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=1303827
… a partir daí vai começar a perder cota de mercado!
O fim de uma era. O XP que marcou uma revolução nos OS’s domésticos, que gradualmente, do Win95, 98, Millennium, eram cada vez mais instáveis, com o formato de ficheiros NTFS, veio trazer muita estabilidade. Aos poucos o último browser deixará de funcionar correctamente no XP.
E Windows NT e 2000, não existiram? O XP é um 2000 melhorado.
Tens toda a razão, existiram, mas referi a nível doméstico, os NT e 2000 utilizavam NTFS mas não era muito disponibilizado em PC’s para qualquer um, quem quisesse, tinha de comprar à parte.
O Workbench também marcou uma era…
Os Amiga. 😉
Tenho pena de nunca ter tido nenhum.
Eu uso ainda o windows xp mas num servidor, mas dentro dele tenho uma máquina virtual com o 7 🙂