Firefox para windows a 64 bits
O firefox, é um dos browser mais populares actualmente mas é apenas distribuído para versões de 32 bits no site oficial da Mozilla. Tal facto não é sinónimo que não possa funcionar em ambientes de 64 bits no entanto, é executado em modo de compatibilidade com arquitecturas 32 bits.
Entretanto, o suporte para 64 bits para a próxima versão do Firefox (Firefox 4) já foi anunciando pela equipa de desenvolvimento.
Mas, assim como acontece com o Internet Explorer, existe actualmente uma versão de 64 bits do firefox!
Muitos utilizadores Windows desconhecem esta versão de 64 bits do Firefox, pelo quê se possuírem máquinas com arquitectura de 64 bits podem usufruir de um ligeiro rendimento a nível do browser firefox. Esta versão não é oficial da Mozilla pelo que a existência de algum bug deverá ser reportado ao grupo de desenvolvimento respectivo (aqui)
Esta versão apenas funciona com sistema a 64 bits não sendo retro compatível com as de 32 bits. O firefox continua a ser o meu browser de eleição e pelos testes realizados aconselho esta versão para quem possuir sistemas compatíveis.
Artigos relacionados
- Foxtab 1.3 – O Compiz no Firefox
- Firebug 1.5.4 – Esmiúce tudo o que vê na web
- FireFTP 1.07 – O Cliente FTP do Firefox
- Firefox – Coleccionar Extensões
- Download Scheduler – Downloads ao seu ritmo no Firefox
- SpeedyFox 1.4.1 – O seu Firefox demora a abrir?
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Vista/7
Download: Firefox-3.7a5pre.en-US.win64-x86_64 [8,57 MB]
Homepage: wiki.mozilla-x86-64
Este artigo tem mais de um ano
Mais um a juntar-se a corrida…e prejudicado pelos perguiçosos da Adobe, que andam aos anos para lançar um Flash Player compativel com 64-bits no Windows e Mac.
mas é que é mesmo. n sei qual a dificulade
Porque não fazes tu já que é assim tão fácil e vais trabalhar para a Adobe? É capaz de ser um bom emprego e uma boa carreira.
Não percebo como desperdiças tal oportunidade…
Muito se está a falar sobre o assunto, mas o que falta mesmo neste artigo é uma análise que demonstre as vantagens do browser ser 64bits!
….. e a vantagem é… cerca de 1-2% de mais velocidade na execução do browser(apenas em alguns processos).
uau vale mesmo a pena…………. lol
não é uma questão de performance, mas sim de nivelar as coisas. Se formos por aí, daqui a 20 anos ainda temos que nos preocupar com retrocompatibilidade com o 32bit
FINALMENTE!!!!!!
Hehe, gostei do nome “Minefield”.
Testei aqui no Win7 x64 e funcionou.
Falta dizer que a razão pela qual não existe uma versão oficial de 64 bits do Firefox é porque plugins de 32 bits, como o Adobe Flash, não funcionam nesta. É a mesma posição em que se encontra o IE de 64 bits.
O Safari (em OS X) corre em 64 bits, porque corre os plugins em processos separados exactamente para poder correr plugins de 32 bits.
E “Firefox” é um nome próprio, deve ser capitalizado.
Jornalismo como deve ser, se faz favor.
E será esse o problema?
Sim, é claro que é esse o problema. O Firefox sempre foi 64 bit clean. Muitas distros de Linux disponibilizam builds de 64 bits do Firefox há anos. Que pergunta é essa, sabe-se perfeitamente que a razão é só mesmo esta.
A problema que se põe é: qual seria o objectivo da Mozilla Foundation disponibilizar builds que não funcionam com o Flash? Só serviria para confundir as pessoas. Aliás, é exactamente como este post, só serve para confundir, dado que é óbvio que a investigação feita antes de o escrever foi mínima.
O speedup dado por correr uma aplicação deste tipo em 64 bits, neste caso, é mínimo. Correr uma build de 64 bits do Firefox traz benefícios mínimos em troca de não se poderem usar plugins como o Flash.
por acaso sempre li que podes pegar no código fonte e compilar à vontade para 64 bits, sendo que a razão para nunca ter sido lançado uma versão de 64 bits a existência de problemas de compatibilidade.
desinstalo primeiro a versão de 32 bits ou posso instalar por cima ?
obrigado .
Podes ficar com os dois.
Aleluia!!!…….Antes tarde do que nunca!
Vantagens?
Tem tantos addons como a versão de 32bits?
Eu em linux tenho firefox a 64bits a muito tempo e também Flash a 64bits
Não usem os plugins como desculpa, a responsabilidade de inovar os browsers não é de quem cria plugins, a razão pela qual já consigo correr os plugins nativamente em linux é porque os responsáveis pelas distribuições GNU/Linux fizeram por isso.
Em Windows o mercado não existe ainda, não é a Adobe que vai ter trabalho para depois estar a pedir à Google, Apple, Opera, Mozilla para lançarem browsers 64bits oficialmente.
O Windows tem o IE 64-bit ao seculo e o Mac o Safari também…
A Adobe é que é incompetente. Felizmente no Mac não sou prejudicado pela a Adobe porque o Safari consegue correr plugins de 32-bit mesmo no Browser, agora no Windows não tenho a mesma sorte.
Uma das razões de agora o Firefox apostar nos 64-bit talvez seja por se justificar com a entrada do HTML5 não seja um trabalho em vão, como é no IE que são raras as pessoas que o usam (na versão 64-bit)
A Microsoft sempre encorajou o uso da versão 32bits fortemente, no entanto. O interesse na versão 64bits do Internet Explorer sempre foi pouco, logo não se pode dizer que exista um mercado de browsers 64bits no Windows. Ainda por cima o IE não suporta a NPAPI.
Quanto aos Macs, penso que o Safari só se tornou 64bits já no Snow Leopard, mas não tenho certeza, não uso macs portanto posso estar enganado. Mas sendo assim, ainda leva algum atraso sobre o que aconteceu com o Linux. Com a agravante de no linux todos os browsers estarem disponíveis em versões 64bits, não é só um.
De qualquer maneira, as versões 64bits de Flash para windows e mac já estão planeadas.
Já estão planeadas há anos… é que não é 1 nem 2… já há anos que oiço isso…
Depois ainda ficam amuados quando o mundo cai todo em cima deles (Adobe) …
A Adobe quando tiver o 64-bits pronto e MADURO, já o IE tem barbas e o HTML vai na versão 10… 😀
Olá Pplware!
Deixei-me relembrar os utilizados que a Mozilla não pode se responsabilizar pelos problemas que esta compilação não oficial traga, tal como o artigo indicou (ainda bem!).
O problema de compilações não oficiais que são publicitadas em blogs e na Internet é que não são cobertos pelo support.mozilla.com e, portanto, peço para que quaisquer problemas que tennham com o browser (nomeadamente com plugins, visto que estes são escassos em x64) não sejam reportados para o site de suporte.
Ricmacas,
Membro da comunidade SUMO.
http://mozillalinks.org/wp/2010/05/firefox-64-bit-builds-coming-for-windows-linux-and-mac-os-x/
A Mozilla já tem versões (experimentais) 64-bit do Firefox: ftp://ftp.mozilla.org/pub/firefox/nightly/latest-mozilla-central/
ate nisto linux supera(: se se usa 64 bits, todas as aplicaçoes correm em 64 bits! n ha ca modos de compatibilidade and shit!
No linux por acaso ha modos de compatibilidade 😉
Por isso é que existe a versão do Linux 32 e 64 bit.
Nesse aspecto meus caros amigos, mac leva vantagem porque esse sim é hibrido de 32 e 64 num unico sistema sem versões especiais :d
Mas precisamente, a grande força do Mac é a compatibilidade que obtém ao colocar tudo no mesmo saco.
Os sistemas operativos linux são superiores no sentido em que são os que fazem um melhor trabalho para garantir que todo o sistema, desde kernel até às aplicações mais banais, pode correr nativamente em 64bits, penso que era esta a mensagem que o Guilherme queria passar.
Claro que isto não é surpreendente nem extraordinário, basta considerar a natureza do software aberto para perceber pq é q isto acontece.
“é executado em modo de contabilidade com arquitecturas 32 bits.”
Modo de contabilidade ?! ninguém reparou no erro? eheh 🙂
Acho que o pessoal não anda a procura de erros. Mas esse é a típica correcção do Word, que me corrigiu isso para contabilidade.
Obrigado, já esta corrigido.!
PPinto
Alguem consegue visualizer conteúdos flash usando esta versão?Ja tentei as versões pre-release da adobe mas nada funciona.