Firebug 1.5 – Esmiúce tudo o que vê na web
Plugins para o Firefox existem aos milhares. Uns mais úteis, outros nem tanto. 10 989 foi a contagem que o site da Mozilla me devolveu.
Praticamente não existe nada que não esteja sobre a forma de um plugin. E é esta maravilha que diferencia o Firefox dos demais browsers. Mas sim, eu sei que os outros também suportam e alguns mesmo de uma forma mais interessante.
Mas o plugin que volto a falar hoje é um dos que mais utilizo e como ferramenta de trabalho. Chama-se Firebug, essa peça de apoio muito útil a quem desenvolve websites . Potencialidades? Enormes. Utilidade? Imensa.
Desde ver como uma página é construída até ter acesso ao javascript que corre na mesma página, tudo é possível. Querem ver como é o CSS que faz aquela coisa esquisita na pagina? Simples, usem o Firebug.
Querem alterar o código html ou o CSS? Isso é ainda mais simples: basta alterar directamente no Firebug para que a magia aconteça diante dos vossos olhos. Bem mais simples que editar o ficheiro, procurar a linha e alterar.
As principais características do Firebug são as seguintes:
- Ver e alterar o HTML
- Ver e alterar o CSS
- Monitorizar o tempo que uma página leva a ser transferida
- Depurar o código Javascript
Reforço o que disse no início: é uma ferramenta que todos os que desenvolvem páginas web deviam testar e utilizar pois permite ter um controlo muito grande sobre html, css e javascript. Permite também efectuar e testar alterações em tempo real.
E agora a parte melhor, querem usar o Firebug no Opera, no Safari, no IE ou no Chrome? Simples: leiam isto e ficam a saber como o fazer.
Podem ver aqui as alterações implementadas nesta versão final.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7 Download: Firebug 1.5 Final [1.03MB] Homepage: Firebug
Este artigo tem mais de um ano
Uma ferramenta essencial…
Off Topic
Dedicado ao PPLWARE
http://en.tackfilm.se/?id=1264102384880RA74
vale a pena esperar pelo loading
hehe
Muito bom! Não estava NADA à espera disso! 😀
Brutal!!!
Utilizo o do Opera.
Ferramentas > Avançadas > Ferramentas de Desenvolvimento
Este também é interessante, mas cada vez mais, deixo de utilizar o Firefox. Ou utilizo Chrome ou Opera, as vezes, IE, como trabalho com Flash, não tenho problemas em posicionamento e redimensionamento entre browsers, é mesmo para scripts em PHP por detrás, para verificar as codificações e proteções contra possíveis ataques.
Abraços.
Instalei o Firefox 3.6. Até agora tudo bem. Tinha lido que iam lançar uma versão Beta, mas é uma versão final.
A licença não é freeware mas sim BSD Licence. Os direitos que esta licensa dá ao utilizador é completamente diferente que se fosse freeware.
… e o sistema operativo não é Windows: Mas sim Windows, Mac OS X e Linux.
Uso e recomendo!
dasspavida.com
Podiam era fazer um tutorial deste plugin…
uso todos os dias e não é pouco!
recomendo, muito bom! bom post.
cumprimentos,
http://www.submundos.com