O Chrome também tem um gerador de passwords seguras
Para além de ser o browser mais usado na Internet, o Chrome é também uma fonte de novidades e de novas tecnologias, criadas para dar o melhor aos utilizadores. Muitas vezes são pequenos pormenores que fazem toda a diferença e que o tornam a escolha óbvia.
No seu caminho de tornar a Internet mais segura, a Google dotou o Chrome de uma novidade importante. Este browser consegue já gerar passwords seguras e tratar da sua memorização.
Quem usa o Chrome de forma mais profunda sabe que este pode funcionar como um verdadeiro gestor de passwords. Com o Smart Lock todas as passwords são gravadas e sincronizadas entre dispositivos, podendo ser usadas a qualquer momento, de forma automática.
A grande novidade que agora surgiu, e que só está disponível nas versões mais recentes do Chrome, e a possibilidade de gerarmos palavras-passe sempre que necessitarmos. Vamos ver como podem ativar e usar esta funcionalidade.
Como ativar a geração de passwords no Chrome
Por agora, a possibilidade de gerar passwords seguras está ainda reservada no Chrome. Devem ativá-la na zona de experiências, para que a possam usar. Faça isso colocando na barra de endereço chrome://flags e pesquisando por Password generation.
De seguida devem passar a seleção de Default para Enable. O último passo, e que o Chrome vai pedir, é que reiniciem o browser.
Para executarem este passo só necessitam de carregar no botão Relaunch Now que irá surgir.
Como usar a geração de passwords no Chrome
Depois de o Chrome reiniciar passam então a poder gerar as passwords seguras. Sempre que acederem a um formulário que peça para indicarem uma palavra passe, vão ter no menu de contexto, acessível com o botão direito do rato, a opção Gerar palavra passe.
De imediato será mostrada uma nova caixa, desta vez contendo uma palavra passe segura, gerada pelo Chrome.
Esta palavra passe, do que foi testado, tem 15 caracteres, limitando-se a número e letras, em maiúsculas e minúsculas.
Ao aceitarem, carregando na password, a caixa do serviço será preenchida. Caso exista caixa de confirmação esta será também preenchida automaticamente pelo Chrome.
Quando submeterem o formulário de registo, o Chrome irá também de forma automática guarda a palavra passe e o nome de utilizador, para posterior utilização.
Desta forma o utilizador não necessita de memorizar os dados de acesso. Se necessitar pode sempre exportar esses dados.
Esta é mais uma funcionalidade que a Google colocou no Chrome e que vai aumentar a segurança dos utilizadores, o mesmo tempo que
Leia também
Este artigo tem mais de um ano
E se tentamos aceder ao mesmo site por outro browser, ou outro PC, estamos f*didos, a não ser que exportemos as passwords do chrome, e as guardarmos algures, no pc ou na cloud….
Desde que, dito outro PC ou dispositivo esteja a correr o Chrome, basta sincronizar o perfil/conta gmail, que tudo sincroniza. Incluindo as passwords.
Com android funciona muito bem. E entre PC’s igualmente.
Agora… outro browser, é complicado.
Mais vale usar um serviço tipo este: https://ss64.com/pass/
Interessante, obrigado!
mais importante para segurança seria ativar a flag do TLS 1.3
chrome:flags
#tls13-variant
selecionar (enable draft 23)
Excelente.Muito obrigado pela dica. 🙂
“Filipe V”,no Google Chrome Canary,essa opção de activar a flag do TLS 1.3 já se encontra na versão “enable draft 28”.
Já agora,no browser Opera,só nas versões Beta e de Developer é que ela está presente.Na versão actual,a estável,versão 53.0.2907.68,não se encontra disponível.
Dou este artigo como exemplo de como é excelente e muito importante este novo protocolo de encriptação e segurança,o TLS 1.3(https://kinsta.com/blog/tls-1-3/#).Um obrigado ao Filipe por me ajudar nisto pois afinal eu desconhecia de todo.Muito obrigado. 🙂
Obrigado pela dica, não sabia que isso já estava presente no Chrome… 😉