CacheViewer Fx5 – Veja a cache do seu Firefox
As caches dos browsers permitem que aceleremos a navegação na Internet ao evitar que tenhamos de voltar a receber os objectos que compõem as páginas e que tenhamos já guardadas.
Servem também para que possamos aceder a esses objectos e os possamos guardar sem termos de os estar a descarregar novamente. Por norma o acesso a essa cache é complicado e difícil. Os próprios browsers tem páginas para lhes acedermos, mas por norma são muito limitadas e pouco funcionais. Para o Firefox temos agora a extensão CacheViewer Fx5 que vos vi facilitar em muito a vossa utilização e o aceso à cache.
O CacheViewer Fx5 permite que deixem de usar a página de acesso à cache do Firefox, passando a ter uma interface bem mais interessante e útil. A página que o Firefox fornece é muito limitada e pouco funcional, não permitindo que se realizem um conjunto de funções que seria esperado que estivessem disponíveis.
O acesso ao CacheViewer Fx5 é feito pela sequência de teclas Ctrl + Shift + c e dá acesso a uma nova janela onde podem ver o conteúdo da cache que está no vosso disco. Existe ainda a possibilidade de lhe acederem via menu Ferramentas, na opção CacheViewer Fx5. Se preferirem podem alterar a forma como a cache é apresentada, passando esta a ser mostrada num separador.
A apresentação do conteúdo da vossa cache é feita de forma muito estruturada. No topo à esquerda têm uma pré-visualização do conteúdo seleccionaram e do lado direito têm a apresentação dos dados associados a esse conteúdo. Podem aí ver a data em que este foi obtido, o tamanho desse objecto, a data de expiração do mesmo e muita outra informação útil.
Em baixo têm apresentada, na forma de uma lista, o conteúdo da vossa cache. Podem navegar em todos esses ficheiros e ordená-los da forma que pretenderem. Os campos que aí são apresentados são o URL correspondente, o tamanho, o tipo, a localização e a data da última busca.
Se pretenderem podem clicar com o botão do lado direito do vosso rato e será mostrado um menu onde têm disponível a opção de gravar esse ficheiro para posterior utilização e salvaguarda. Podem ainda escolher abrir esse ficheiro num novo separador ou apagá-lo.
Usem o CacheViewer Fx5 para acederem de forma mais completa e bem mais funcional à cache do vosso Firefox. É uma excelente alternativa à página de acesso à cache que o Firefox disponibiliza. Esta extensão é muito útil para guardarem ficheiros usados nas páginas web.
O CacheViewer Fx5 foi desenvolvido a partir da extensão CacheViewer, que foi entretanto descontinuada pelo seu programador. É suportada pelas versões 4 e 5 do Firefox.
Download: CacheViewer Fx5 0.7c
Homepage: CacheViewer Fx5
Este artigo tem mais de um ano
Não recomendo, pelo menos aqui travou o Firefox e tive que entrar em modo seguro para remover a extensão.
Testado em Mac e em Windows 7, com a versão 4 e 5 do Firefox sem qualquer problema.
Que versão do FFox e de SO usaste?
Firefox 5 e Windows 7 Ultimate x64, assim que instalei a extensão reiniciei o navegador, e ao tentar acessar a extensão a luz de acesso do HD não parava de piscar e o Firefox então tornou-se um processo “Não está mais respondendo”. Fiz a limpeza do cache com o CCleaner depois que matei o processo para tentar resolver e ainda sim o Firefox abria mas ficava travado.
não é mais facil fazer about:cache ?
Uso essa extensão a anos. Muito util p/ salvar videos pois após a ver no brownser pode acessar o cache e salvar em qualquer lugar hehe! Para imagens também é muito util.
Ontem,Domingo,já descarreguei a versão Beta 1 do novo Firefox 6.Pelos vistos,já está no site da Filehippo mas ainda não no da Mozilla.Saiu ontem a versão 6 deste browser.O Aurora já vai na sétima versão e o Nightly na oitava.Tentei também ver se esta extensão(CacheViewer Fx5 )funcionava,mas no novo Firefox(6º),diz-me que não.Agora,só queria meter um dedo de conversa:então se a Mozilla tem três canais para testar o seu navegador(Firefox),a Google dois(o Beta e o Canary),o Opera tem o Opera Next,e se até browsers como o SlimBrowser,o Maxthon,o RockMelt e o SeaMonkey normalmente fazem actualizações/upgrades muito regulares nos seus navegadores porque raio é que os engenheiros da Apple não conseguem fazer uma actualização do Safari??A última versão deste navegador é a 5.0.5 e data de 15 de Abril!!Ou seja,fará 3 meses esta Sexta-feira que o Safari não é actualizado!!E,mesmo sendo um bom browser(que o é),não sei como é que na casa-mãe(Apple),se descura não fazer uma actualização,pelo menos a cada 2 meses!!Pelo que já ouvi falar já há quem não o tenha(Safari),como navegador preferido no seu Macbook.mas sim o Camino,que,pelo que dizem,é 100 vezes superior ao Safari.Eu sou cliente Windows e até gosto da Apple,mas acho que a Apple não quer entrar de maneira nenhuma na guerra dos navegadores.Parece-me que não é o seu território,embora o WebKit seja e continuará ser um grande motor para impulsionar o Safari.Mas melhor que o WebKit serão sempre os motores Trident(do Internet Explorer 9)o Gecko(da Mozilla)e o Presto(do Opera).Esta é a minha opinião.Uma boa noite a todos.
Atenção que Ctrl + Shift + c também é a chamada da consola do Firebug…