PplWare Mobile

Viagem ao passado

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Daniel Filipe


  1. M.Manuelito says:

    Boas recordações!!! Faz-me lembrar o meu primeiro portátil, um PowerBook 100 da Apple…ainda o tenho mas já não dá sinal de vida.
    Bom fim de semana

  2. Bónus says:

    Um excelente artigo para comemorar a saída de mais um membro da família dos felinos. 😉

  3. Simões says:

    Quando comecei a ler o artigo pensei que ia encontrar um Windows 3.1 ou outro mais antigo.
    Se não me engano, um dos que ainda instalei foi o 3.11 plus. Tendo em conta que tenho 24 anos, comecei bem cedo com o “format c:\”.
    Tenho pena de não ter conhecido o System 7.0 ou outro da Apple mais cedo, talvez agora fosse mais adepto da Apple.

  4. A friend says:

    Cheguei a mexer nesse SO nessa mesma altura e lembro-me de ficar entusiasmado, joguei uns joguitos que tinha…era bem miudo!

    Entretanto fui tendo PC’s.. mexia no MS-DOS e ficava sempre na mente em um dia ter um Apple 🙂

    Da História da Apple só lamento o afastamento do Steve Jobs, foi a fase mais critica da Apple que a quase levou à falência.
    Os progressos da marca foram lentos… só imagino se tal nunca tivesse acontecido se a Apple neste momento não estaria com um market share de longe maior… mas é de admirar a forte recuperação que teve, graças ao mesmo homem que foi afastado em tempos…

  5. Miguel says:

    Mas o 7 não sai só em Outubro?! Ahh desculpam tavam a falar do Service Pack para o Leopard… 😀
    Se fosse a M$ a cobrar isso por um OS que não muda quase nada caia o carmo e a trindade. Como é a Apple é cool…

  6. MrTEK says:

    no apples! 🙁

  7. Esse SO foi lançado no ano em que nasci =P

    Cumps

  8. Redhawk says:

    e eu a pensar que iam falar do meu 1º computador… ZX Spectrum 48K estou mesmo velho.

  9. cdq74cn says:

    Ehehehe velhos tempos ! Se querem ver o inicio da guerra fria entre Apple e Microsoft vejam o filme “Pirate of Silicon Valley” !
    Cumps

    • Pedro Lopes says:

      De facto é um filme muito esclarecedor, recomenda-se a todos os que ainda não viram, e tanto a MS como a maça fazem jus ao nome do filme 😉

      • A Friend says:

        é um filme muito esclarecedor, mas no fim quando acaba com o Bill Gates no Grande ecra, muita gente ficou com a ideia que a Microsoft comprou a Apple… mas aquilo é para simbolizar o “big brother” … aquele que está sempre de olho…e também simboliza a monopolização..

        A Apple quando atravessou a grave crise, uma forma de o Steve Jobs na altura que foi repescado para a Apple, conseguiu um acordo com a Microsoft que esta injectou milhões na Apple em troca de o MacOs 9 usar como standard o Microsoft Office, e ter o browser pre-definido o Internet Explorer..

        Melhor video para descrever não é possivel… mas é para acabar com o mito que muita gente acredita ao ver esse filme, que a Microsoft é dona da Apple..

        https://www.youtube.com/watch?v=WxOp5mBY9IY

        • Pedro Lopes says:

          Ainda não tinha visto este vídeo, não sabia que o IE também estava no acordo, mais uma vez mérito para o Steve Jobs que demonstrou a sua melhor capacidade, que é falar e convencer, seja qual for a circunstância.

        • Bónus says:

          Segundo li, a Microsoft injectou esse dinheiro na Apple, além dos motivos referidos, em troca de a Apple retirar as acções que corriam nos tribunais, sobre a Microsoft copiar o seu sistema operativo.

  10. José Piçarra says:

    Eu comecei com o CP/M, um antepassado do DOS, já lá vão perto de 25 anos, com uma máquina Unisys que me custou 900 contos. Muito mais cara que o carro que tinha na época. :))

  11. Nuno says:

    O MAC sempre foi muito apaneleirado

    • A friend says:

      Ah… então tens medo de usar Mac por causa disso?
      Não te sentes seguro com a tua masculinidade?…

    • OmeuNOME says:

      pois é, computadores com windows que só funcionam à martelada é mais macho!

      se o Mac é apaneleirado porque é que a microsoft está cada vez a copiar mais coisas da Apple?

      • Ruben says:

        epah tiraste.me mesmo as palavras da boca
        é mesmo… porque é que se é apanaleiraqdo a microsoft passou a vida inteira a copia-lo???

        e já se sabe que à martelada é sempre melhor pah!

  12. dajosova says:

    Retrospectivando…

    …Máquina de jogar a pilhas aos 5 anos…
    …Consola monocromática ( jogo de uma bola e duas barras ) aos 6…
    …aprendi a escrever à máquina aos 7…
    …joguei no Commodore Amiga do meu amigo com aos 9…
    …aos 11 no Spectrum do meu primo…
    …aos 12 num PC Amstrad monocromático de um amigo…
    …aos 13 numa consola chinesa com cartuchos de 10.000 variantes de um só jogo :p …
    …aos 13-14 Mario Bros numa Nintendo dum amigo…
    …aos 14 num PC sem disco duro ( Disquetes de 5″1/4 )…
    …aos 14-15 num IBM 286 c/ 20MB de disco dum amigo…
    …aos 16 tive o meu primeiro PC (Schneider 386, 33MHz, disco de 50MB, ecrã a cores, 3MB RAM c/ DOS e mais tarde Windows 3.1)
    …depois disso o bichinho continuou, cada vez mais sofisticado, e até hoje teima em não sair 😀

    P.S.: Ainda me lembro quando apanhei o primeiro vírus numa disquete com o jogo PacMan e zombei da minha mãe porque me perguntou se os vírus se apanhavam pelo ar. De facto, ela era uma visionária… 🙂

  13. Pedro says:

    @pplware

    acho que aki devia de estar o primeiro so grafico… isso sim foi o começo desta nova geração…

    mas o pplware é k sabe…

  14. A friend says:

    Só comentários na area Mac… sim sr… 😉
    Já começo a gostar de os ler….

    Até este miudo consegue descrever melhor que ninguém o que se vai lendo por aqui: https://www.youtube.com/watch?v=wXFCPUlGYEM

  15. viperbruno says:

    Que viagem ao passado tao mal planeada… 😛

  16. Luis Oliveira says:

    O primeiro SO (ou OS) que usei é capaz de ter sido o 2.11. Foi no final de 1990. Mas depressa o desinstalei por necessitar de espaço em disco, e de preferir usar o DOS. Por isso percebo que quem não queira mexer em computadores prefira o Mac. Lembro-me que o PC tinha 640kb de RAM, o processador era de 11MHz e o disco penso que tinha 20MB…
    E bem cedo também tentei descobrir o que fazia o format c: e fiz asneira… Assim se aprende… (não é a arrastar icones em janelinhas)…

    Cedo também comecei a não gostar de quem tinha Macs… Tinham mas não percebiam patavina daquilo. Era só para ter. É pela griff. E vê-se pelos posts daqui… até pegam por um acento que não foi posto de propóstio… mas nem isso perceberam… só querem ficar por cima dos outros. E o mais hilariante é quando eles começam “no meu mac posso fazer isto e aquilo e o pc não faz…”. Tiveram de pagar quilhões para que ele fizesse aquilo e eu com um pczito montado às peças separadas por mim faço o mesmo indo buscar freeware… de comapanhias terceiras… ah.. mas a Microsoft tem práticas anti-trust…

    Só não sepercebe porque não acusam a Apple (ou aipel, como os seus usuários dizem) de práticas anti-trust… se queres um apple não podes lá ter nada que não seja apple (quer o produto seja bom ou mau isso é anti-concorrência…)

    • A Friend says:

      Percebes tanto que com este comentário disseste tudo..

      quote:
      “Só não sepercebe porque não acusam a Apple (ou aipel, como os seus usuários dizem) de práticas anti-trust… se queres um apple não podes lá ter nada que não seja apple (quer o produto seja bom ou mau isso é anti-concorrência…)”

      Num Mac dá para instalar Windows, a propria Apple é que forncece a aplicação, os drivers, e continua a actualizar o bootcamp para que o Windows funcione na perfeição…

      Mas não… como dizes, é anti-trust…
      Odeias o que não tens.. isso é de uma inteligência enorme…

      A partir de hoje vou odiar a Ferrari…Aston Martin…e Lamborguini…Bugatti…etc.. já que não tenho, e olho para os famosos, vejo que é so estatuto então vou odiar as marcas todas…

      • Ruben says:

        lol tô a odiar a bugatti neste preciso momento… lol tens toda a razão estes putos andam paqui a flar mal da apple, so porque nao tem e porque nunca o usaram… senao enrolavam a lingua….

        andam a vida inteira enganados com a porra de SO que nao presta pa nada e depois inda dizem que o windows seven é um novo SO porque ta cheinho de merdinha transparente (que so originam erros) e que o “grande mac os x” MAC OS X SNOW LEOPARD é so um service pack por nao ter nenhuma interface nova….esta gente pensa que um SO é so feito de grafica…. burros… enfim… Força ai “A Friend” nao os deixes nos calarem!!! até os comemos !!! MAC até ao fim

    • Bónus says:

      Se quiseres saber o verdadeiro significado de um sistema OPERATIVO, lê o seguinte:
      http://www.macosxautomation.com/
      É extenso, mas ficas a saber que o OS X vai muito além de “arrastar icons em janelinhas”.

      Se não quiseres ter esse “trabalho”, continua ignorante sobre sistemas operativos, mas não digas barbaridades sobre aquilo que não conheces.

      • a friend says:

        Bonus a tarefa é cansativa…

        Este pessoal que não gosta da Apple assume isso mesmo.. não gosta, nem tem interesse em conhecer.. acham que não passamos de arrogantes quando eles é que entram com a posição de “haters” …

        Nós apresentamos argumentos validos porque é que gostamos da Apple e do MacOsX em especial, mas eles não interessa os factos… limitam-se a odiar e pronto.. se muitos conhecessem ou soubessem do que falam não diziam metade das babuzeiras que dizem.. infelizmente é assim.. optam pela ignorância.. não por gostarem do Windows, mas por não fazerem comentarios uteis, ter interesse em saber e trocar ideias, sobre sistemas, seja este Mac, Windows ou Linux…

        • Bónus says:

          Este também era um hater que escreveu “babuzeiras” durante anos na Computerworld, mas depois de passar 2 semanas com um Mac… 😉

          http://www.computerworld.com/s/article/9131558/Living_on_Air_A_Windows_guru_spends_two_weeks_with_a_Mac?taxonomyId=89&pageNumber=1&taxonomyName=Operating%20Systems

          • a friend says:

            lol.. pois..melhor exemplo não há..

            O Windows 7, toda aquela arrumação que está excelente e a deliciar os PC users, incluindo a mim…estabilidade, rapidez, etc..

            Um Mac user já conhece isso à quase 3 anos com o Leopard.. é isso que eles (MS lovers) não veem pq não conhecem o mundo Apple, limitam-se a falar mal…e nem sequer tentam aprender.. como é que se pode comparar algo se não conhecem?

            E já nem entro nas questões unix, porque não vale a pena…

            Eu uso diariamente MacOSX e Windows, já a mto tempo, e tenho mais experiencia de Windows do que Mac…e por conhecer ambos, posso fazer comparações e afirmar com toda a certeza que o MacOsX é de longe melhor…não é perfeito.. mas é melhor isso sem duvida que é…e qualquer entusiasta que saiba de programação, hardware, software, etc.. sabe disso.

            Só acho triste é falarem mal do que não conhecem…

      • kekes says:

        http://en.wikipedia.org/wiki/Windows_PowerShell

        Alem de ires a Google e pesquisares e teres milhares de aplicações do género para windows

    • kekes says:

      Nao gostar apenas porque sim é um argumento que nao considero muito valido mas concordo com quase tudo que acima foi dito. Eu nao possuio um Mac, uso Mac ocasionalmente, vejo trabalharem com muitos Mac, tenho Hackintosh para ir vendo as coisas como sao, mas… Bahh…

      Continuando, actualmente apple está na moda é a verdade, eu sou utilizador Windows satifeito, voces preocupam-se com as actualizaçoes da apple que faz ao boot camp, mas poruqe será? Afinal conseguem tudo que fazem no windows como argumentam? Essa e a questao que fica no ar, pois eu nao tenho necessidade de migrar para outro SO que nao Windows para ter acesso a uma ferramenta. A Apple fornece as dirves para Windows, WOW, a maior parte delas sao de outros fabricantes que tambem tem os seus produtos em maquinas Windows, alem disso pior que a apple em materias anti Trust é impossivel, falam do bootcamp, mas se a Microsoft processa-se o ppl que tem Mac por instalar Windows nos seus Macs como faz a Apple? Pois nao nao referem isso, a cena do Safari nunca mais me vai sair da cabeça pois ter visto gente a dizer que foi obrigada a instalar o seu update, sendo que usam o firefox, mas se a MS faz isso é anti concorrencia, nao é o unico problema mas acho que foi a gota de agua para dizer que tiveram milhoes de downloads, portanto Trust por parte da apple nao nutro, ainda numa companhia totalmente anti-Trust 😉 Falam em Haters mas em posts onde diz Microsoft cada comentario tem uma resposta a apoiar o critico da microsoft ou a por a baixo quem fala bem da Microsoft, o problema é que agora esta tem se saido até bastante bem e nao há por onde pegar…

      Neste post temos42 comentarios dos quais 19 comentarios sao de 2 pessoas, falam em Haters eu falo em Fans quase maniaco depresivos, aceitem as critias nao caiam em cima…

      Agora a MS vai lançar o novo serviço Mesh que ainda está em beta, com suporte para Mac, e tal pode ser que nessa altura consigam correr no SO virtual, programas sem recorrem ao BootCamp que a apple actualiza toda contente.

      O W7 bem a caminho e pode bem partir tudo entao a apple vem com um update pago, o W7 paga-se mais mas ao menos é um SO completo que nao se necessita de recorrer ao bootcamp para se ter uma total experiencia, secalhar depois vao falar que as drives sao incompativeis… puderam nao usa “mono-hardware” como a apple, o que é coisa que me agrada quer em windows quer em linux, é essa capacidade.

      Antes de falarem em Haters, olhem para voces e classifiquem-se, eu posso ser hater, sou de muita coisa, de batatas cozidas, cenoura, maças, mas como poruqe fazem bem, mas recuso-me comer maça cozida so porque os outros dizem que é melhor, pudera, levou açucar e muita gente esquece-se que o que esta por dentro já nao é o mesmo que estava.

      Nesta situaçao muitos falam maravilhas da apple, so que quando se sabe, estao a falar da maquina por fora e nao deixam mostrar o interior, o bootcamp…

      Hoje a carga foi o bootcamp, porque foi mencionado como dadiva da Apple.

      PS: Nao vou detestar os ferraris e afins porque nao posso ter um, mas nao vou comprar um a correr se puder, só porque os outros têm e dizem que é fixe e é perciso para estar na moda, “Think diferent, don’t buy iphones they are all the same 😀 “

      • A friend says:

        Nao vou adiantar mais a conversa pq com vcs nao da para chegar a lado algum…e os comentarios em todos os artigos já nao passam do mesmo…vou optar por faze-lo noutros foruns com possuidores de mac que percebam do que se fala…ou como voces dizem… Vou dar uma de importante…

        Apenas posso dizer, se comprasse um ferrari, nao era por estatuto, é pq sei o que está debaixo do capot…

      • Bónus says:

        “eu sou utilizador Windows satifeito”
        Olha que bom!
        Tu és um utilizador Windows satisfeito, e nós somos utilizadores Mac satisfeitos! 🙂
        Está tudo bem! Qual é afinal o teu problema?

  17. ruca says:

    Pois a minha primeira máquina foi creio a da foto: Um Mac 4/40.

    4 Megas de Ram e 40 Megas de disco.

    • A Friend says:

      Tiveste mais sorte que eu.. eheh

      A minha não foi um Mac por acaso, foi um Olivetti PC1.. devo a esse computador o meu conhecimento de DOS…

      Para responder a alguns lá de cima, muitos Mac users mudaram de PC para Mac, porque se fartaram e procuraram algo melhor…ou seja, têm moral para falar e julgar o Windows..

      Agora vocês que nunca tiveram, embirraram com a marca, e acham que é uma questão de estatuto… só assumem o papel de haters…

      Voces continuam com esse odio ridiculo, enquanto eles vão jantando juntos… facturar uns milhões…

      http://smarfy.com/wp-content/uploads/2007/06/daddy-and-bill-play-with-me.jpg

    • Paulo Pereira says:

      O computador na imagem é um Macintosh SE de 1987 (com uma só disquete pois também sairam os de duas disquetes)
      http://www.old-computers.com/museum/computer.asp?st=1&c=161

      Estes SE até foram máquinas com muita saída.

      O meu ainda é mais antigo: Macintosh Plus de 1986 e sem disco duro (só comprei dois anos depois)
      Bela máquina, ainda antes do sistema 7.
      E ainda funciona e tem uns jogos viciantes que nunca se esquecem! Sim era do tempo em que nos PC os sons era só bep, bep e decoravam atalhos de teclado para acederem aos menus. E escrever um texto num editor não gráfico e imprime para ver como fica?
      Mas a malta dos MAC preferia levar o rato a passear e despejar o lixo e já usava o Word da Microsoft!!

      Nota: também odeio todos os donos de Lamborghini pois não tenho um. Afinal um Fiat ou um Renault não são carros também?

  18. A friend says:

    @kekes

    Ja agora, que dizes ter lido tdos os comentarios.. Segue as conversas e ve a partir de onde entra os fanatismos…voces nao podem ver nada da apple que ficam afectados…

    Tem se tentado manter uma area mac razoavel mas ha smp uns qtos que nao pescam e decidem contribuir para o mau ambiente do pplware… Ha comentarios que nem sequer em nada contribuem para alguem aprender algo…

    E como ja disse varias vezes…
    Mais vale ser “lover” de algo do que hater daquilo que se desconhece…
    Quem prefere windows, que contribua nessa area…smp fazem algo de mais util

    • kekes says:

      Vais a uma area Windows e ves do mesmo só que com uma diferença são menos mas falando em termos de porporções utilizadores/criticos na area Windows e muitas vezes superior. Não te faças de vitima, se achas alguns cometarios ignorantes ignora-os pois maior igonorante é aquele que se opôem a um ignorante, tu das paleio a tudo.

      Se achas que existe pessoal que nao pesca nada não lhes comentes nao tens essa obrigação, nem toda a informação que surge no mundo é util, eu nos meus escaços anos de vida já percebi isso, e acho que tambem deves compreender isso. Se eu forsse a responder com a mesma letras que fazem aqui nos posts Windows tava desgraçado, qunado vejo titulos totalmente inrrealistas e provocadores a torto a direito, não tou a refereir-me a este caso mas existem muitos por ai.

      Se queres combater o mal, temos de começar nós mesmos, e não devemos olhar para as coisa levianamente, devemos pensar em tudo, quando se vai comprar uma coisa deve-se ler o rotulo, e nao só o titulos, deve-se ler a entrelinhas e compreender porquê as coisas são assim e noutras são assado, voces utilizadores apple Lovers não pensam assim, só vêem as letras grandes, e falam como se lessem tudo. Meu caros o mundo não é assim, é totalmente ao oposto do que pensam e quem mais se faz de vitima é o pior. Para pressuadir clientes usam tecnicas de marketing brutais, que não cabe na cabeça de alguem , so que depois os outros é que são maus porque são mais abertos…

      Com tudo isto eu perfiro ser hater de tudo porque como se diz o amor é cego e nao se interpreta tudo na perfeição que se devia, e penso que esse é o problema de muitos, eu sou hater da MS, de Linux, do Socrates, da Manela, de todos os outros, mas existe sempre um que eu nao detesto tanto, é assim que eu vivo, e tu não me conheces mas a uns anos já fui Hater implacavel da MS porque não estava a gostar do que via, até que nos ultimos tempos me tem supreendido pela positiva e nao gosto de ver mentiras ditas sobre ela, sem me expressar devidamente, assim como se visse doutra coisa qualquer.

      Espero que não me trates por ignorante que eu tampoco te tratei por isso e devido a isso respondo-te devidamente, mas “Viver não custa, custa é saber”, e eu sou hater da taticas da apple, dos seus principios e dos seus ideais, e crio que podes ver isso com o que eu vou escrevendo por estes lados, pois eu não sou hater porque sim, eu sou porque tenho os meus proprios ideais.

      PS: o que está por baixo do capô pode ser muito bonito mas não podes andar a cima de 120, um Fiat Uno serve na perfeição, mas espera mas manda “pinta”… e afinal a Ferrari é da Fiat, com isto quero dizer que só mud a embalagem mas o que está por dentro mitas vezes é mais do mesmo, um motor e qual é o valor de um motor limitado ao inferior?

      • Bónus says:

        Se o Windows te serve perfeitamente, um Fiat Uno também, isso é muito bom! Devias estar satisfeitíssimo!

        Não concordas com as políticas da Apple? Não compres! É muito simples!

        Mas não consegues respeitar as opções dos outros?

        Qual é o teu problema, afinal?

      • A Friend says:

        Temos formas de pensar diferentes. Há muita coisa que eu odeio, mas não perco tempo em odiar essa coisa.. é simples.. também não gosto de socrates e companhia, mas se viver a vida a odia-los… deixo de viver a minha com as coisas que gosto.

        Microsoft, não desgosto e reconheço que melhorou bastante…mas fartei-me dos altos e baixos da empresa e optei por um produto que me satisfaz pela experiencia e não pelas letras grandes de markting..até porque markting é a minha area, e se acreditasse em tudo isso seria mais um tolo… eu avalio as coisas pela experiencia que tenho com elas e não por aquilo que me contam…

        Se preferir um ferrari, mesmo que não possa passar dos 120.. é pelo prazer de o conduzir, pelo trabalhar do carro, pela estetica do carro e pela qualidade que tem.. um fiat já tive e passava todos os meses na oficina… felizmente conheci marcas como VW e já não acontece o mesmo.. marcas nem sempre são rotulos de ser-se cool ou não ser.. muitas fazem juz ao nome que têm.. por isso é que marcam a diferença.. o Alpha Romeo GT é um carro lindo, desenhado pelo Pininfarina (que desenhou mtos ferrari´s) e se vendeu menos foi pelos problemas que dava.. Se fores a ver do ponto de vista superficial, as pessoas só compram um carro pela beleza… mas como disse inicialmente, eu não penso assim… compro o que me agrada a vista, e o que me dá menos problemas…

        Penso que com esta analogia não posso descrever melhor…és feliz no Windows, ainda bem.. deste uma segunda oportunidade à Microsoft…tudo bem, são opções…importante é que gostes e satisfaça as tuas necessidades no mundo informático. Eu continuo a usar Windows, mas em relacção a trabalho só confio no MacOs.. nunca me deixou “agarrado” nas situações mais criticas como o Windows deixou.. é simples.. não é uma questão de modas.. mas sim de más e boas experiencias.

  19. jmtdstoc says:

    Estas discussões sobre qual é o melhor (Windows ou Mac OS) não levam a resultado nenhum…
    Há quem prefira Apple e há quem prefira Microsoft… são gostos… aceitem-nos com naturalidade. Nem o Windows nem o Mac OS causam malefícios à Humanidade, portanto é indiferente usar um ou outro para o resto de nós.

    Há quem prefira BMW e há quem prefira Honda (volto ao mesmo) e acham que alguém se preocupa com esse facto? Ambos os produtos fazem a mesma coisa… a forma como o fazem é que pode ser ligeiramente diferente o que agradará a clientes distintos mas isso é bom porque assim ficamos todos satisfeitos!

    Um sistema operativo é bom ou mau dependendo das necessidades de cada utilizador e é este que tem de apreciar os benefícios, para si, de determindado sistema. Não podemos generalizar.

    O meu primeiro com um Mac foi com um SE de um amigo meu. Na altura, época do Windows 3.1, fiquei impressionado com as capacidades gráficas do Mac mas nunca o trocaria por um PC, dado que um PC da altura tinha outras vantagens mais importantes para mim.
    E até 2008 NUNCA ponderei a compra de um Macintosh porque vinham sempre com pouca memória. E como eu preciso de ter sempre várias aplicações abertas e muitas vezes máquinas virtuais, preciso da maior quantidade de memória possível.
    Quando em 2009 a Apple anuncia os primeiros iMac já com 4GB de RAM a apreciação mudou de figura. Sempre gostei do Mac OS X e agora com 4GB de RAM a plataforma mostrava-se muito aliciante. Vendi o meu Intel QuadCore Q9300 com 8GB de RAM e comprei um iMac Core2Duo. À primeira vista passei de “cavalo” para “burro” mas na realidade, dado o aumento de produtividade e facilidade/gozo de uso esta foi a melhor aquisição informática que já fiz até hoje… e o meu único arrependimento é de não o ter feito mais cedo.
    Mas a minha história é isso mesmo, a minha história. Outras pessoas nem sequer se habituam ao Mac OS por ser tão intuitivo e simples de usar… gostam da complexidade do Windows e rejeitam tudo que seja diferente. Mas o diferente é BOM, a concorrência é BOA!!!

    • jmtdstoc says:

      Queria dizer:

      “O meu primeiro CONTACTO com um Mac foi com um SE de um amigo meu”

    • Bónus says:

      Muitas vezes as pessoas avaliam erradamente as capacidades dum computador só pela velocidade do processador e tamanho da RAM.
      Eu fiquei rendido, quando vi um G4 (Tiger) de um amigo meu com um processador de 2Ghz e 1Gb de RAM, ser mais rápido que o meu Pentium 4 (XP) com 2,8 Ghz de velocidade do processador e 2Gb de RAM.
      Desde aí que os Macs não me saíram da cabeça, mas na altura eram muito caros. Fui utilizador Windows por mais uns anos, mas cada vez gostava mais de Mac.
      Até ao dia que comprei o meu iMac e passada uma semana tive o mesmo pensamento que tu: “Porque é que não comprei mais cedo?…”

  20. Rui Roseno says:

    Epa continuo sem perceber o porquê destas constantes picardias entre utilizadores de Mac e PC.
    vamos lá a ver uma coisa, ambos os sistemas são bons para os devidos targets. Um programados obviamente que não precisa dum mac e um designer como eu obviamente que não precisa de um pc.

    Já trabalhei vários anos nas diferentes plataformas e sou de acordo que para o utilizador “normal” um mac não lhe serve de muito pois é mais caro e tem mais mariquices que um utilizador normal de word e exel não vai dar uso. Para não falar que se quiser usar o mac em pleno não pode recorrer ao pacote office porque é uma tristeza de lentidão (pela parte da Microsoft). Agora para utilizadores dedicados ao trabalho gráfico, web, música, cinema etc onde tem de ter uma plataforma 365 dias ao ano estável e que não se podem dar ao luxo de formatar o computador uma vez por mês (como acontecia quando tinha pc) é obvio que não podem recorrer a uma plataforma diferente do mac até porque não há nem nunca houve um sistema tão intuitivo, fácil e espantosamente estável como este.

    Espero que as pessoas que falam quer de mac ou de pc sem conhecerem 10% do sistema operativo que pensem um bocado naquilo que tou a dizer e que se acabe com esta estupidez de andarem sempre a criticar uns aos outros.

    Eu odeio o vista, porque acho que não é nada intuitivo, é uma cópia chinesa do OSX (e foram processados por isso) não tem metade da estabilidade do xp e não ando aí a dizer mal ao mundo embora me apeteça. Cada sistema serve um utilizador e pronto.

    Eu não vou voltar a sair do mundo mac porque é a plataforma sobre a qual sou obrigado a trabalhar todos os dias enquanto designer. Enquanto não surgir um steve jobs2 que invente algo melhor é nisto que vou ter de ficar, embora a carcaça dos macs seja mais ou menos bonita o que conta é o hardware e o seu software em uníssono.

    espero ter contribuido para alguma coisa com isto…

  21. dajosova says:

    Isso, gastem a v/ energia desmesuradamente nessa novela “MS vs Apple” e esqueçam-se de passar mais tempo com qualidade e depois venham queixar-se que estão velhos e tal… ehehe

    A mim já não me apanham mais 😉

    • Bónus says:

      Tens toda a razão! 😉

    • A friend says:

      Sim, toda a razão…

      Até porque a conclusão que chego é que todos nós temos necessidades e experiências diferentes..

      Porque é que eu vou tar a incutir a Apple a quem não mostra interesse em a conhecer?…

      Prefiro focar-me mais nos comentários de quem realmente desconhece ou quer aprender mais sobre a mesma…

      Seja Mac, Windows ou Linux…
      Acima de tudo quero aprender e partilhar conhecimentos.

  22. MAC-nista says:

    Espectáculo este MAC (Classic ou SE) um dos primeiros que comecei a trabalhar e caros como o raio na altura, aí uns 400/500 cts. Ainda ontem estive a “brincar” jogar com o meu SE, que por vezes teima em não arrancar, jogos a preto e branco, claro… LOL

  23. Filipe says:

    Muitas e boas recordações!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.