Última hora: Usa o Sunrise? Mude a password do iCloud
O Sunrise é uma app gratuita desenvolvida para os utilizadores que tiram partido das potencialidades do Calendário do Google. Sobre esta app, por muitos considerada uma obra prima, recai os olhares atentos dos developers da própria Apple, sobre o que poderá ser a próxima geração de calendários no mundo iOS. O Sunrise tem actualmente cerca de 250 mil utilizadores.
No entanto, num alerta emitido pela própria equipa do Sunrise é solicitado que os utilizador mudar urgentemente a password do iCloud, pois foi detectada uma falha na base de dados que suporte o serviço.
A informação sobre a brecha de segurança foi enviada via e-mail para os utilizadores do Sunsrise e está também publicada no blog do Sunrise.
Nesse informação pode ler-se que a falha de segurança foi detectada no serviço de base de dados (MongoHQ e nesse sentido é aconselhável que se proceda à alteração da password de iCloud aqui (a quem tenha configurado o calendário do iCloud).
If you connected an iCloud calendar to Sunrise, even though we don’t store any credentials, the security breach may have put some of your calendar data at risk. As a precautionary measure, we recommend that you change your iCloud password and reconnect it to Sunrise: simply click here and then click on “Reset your password” to do it.
Relativamente aos dados do Google, Facebook, Twitter, LinkedIn, Foursquare e Producteev, segundo a equipa do Sunrise, estão salvaguardados. Por precaução, quem aceder neste momento ao Sunrise terá de proceder a nova autenticação ou criar um novo utilizador.
via blog.sunrise.im
Este artigo tem mais de um ano
não é por nada, mas isto cheira a esquema!
A password do iCloud está apenas guardada na Apple, e apresentar um texto em que se dá um link para mudar a password dum serviço doutra empresa parece um método de “fishing”
Hum…não me parece, ainda mais oficialmente de uma APP. Além disso,o link fornecido é exacamente o da Apple…Não há esquemas de phising por aqui 🙂
Isto passou a ser o Correio da Manhã com títulos sensasionalistas?
Acho que o tom alarmante do artigo é exagerado comparado com a comunicação dos developers do Sunrise, em que RECOMENDAM mudar a palavra-passe do iCloud (e não solicitam que a mudem com urgência) porque apesar de não eles NÃO guardarem dados de acesso à conta iCloud, a falha de segurança PODE colocar alguns dados de CALENDÁRIO em risco.
A imagem condiz com o artigo.
João, quem te avisa teu amigo é 😉 desta forma ficaste informado e avisado, sentes-te mal servido por ter sido avisado? Eu acho que não, acho que está muito bem serviço com o nosso post que traduz bem o que os responsáveis da app sunrise quiserem transmitir.
Obrigado pelo aviso, mas eu discordo:
No meu ponto de vista, não fiquei informado e avisado,
Eu já sabia desta notícia, porque recebi o email, mesmo já não usando a aplicação. Também li noutros locais. Mas venho sempre ao Pplware saber o que dizem sobre o assunto.
Contudo, há aqui duas coisas que não estão bem, Vítor.
A primeira é o uso exacerbado de cores e de títulos que só causam tensão no utilizador. A outra é o facto de a notícia conter pouca explicação factual sobre a falha e mais sobre o que a equipa falou.
“oh meu deus! Eu instalei essa aplicação! Que raio aconteceu com a aplicação? Alerta em título grande! Deve ter acontecido algo péssimo!”
E, após uma leitura rápida, percebemos que o que está em risco é a possibilidade de dados de eventos terem sido colocados em risco e não o acesso ao iCloud, porque, tal como foi indicado pela empresa, eles não alojam as credenciais de acesso.
Eu sei que não é vossa responsabilidade explicar o que realmente aconteceu, mas penso que um ou dois parágrafos onde se explicaria o que realmente estaria em risco não ficariam mal. É uma sugestão, claro.
Ou seja, eu já dei a minha opinião no tópico que o Pedro Simões escreveu sobre a Western Digital ainda há poucos minutos, mas acho que poderiam evitar este tipo de títulos.
Criam tensão desnecessária nos utilizadores e, embora eu perceba a jogada “marketeira” do sensacionalismo, está mais que provado que, a longo prazo, esse tipo de títulos pode retirar credibilidade a quem produz as notícias.
E aqui sim, quem vos avisa, vosso amigo é 🙂
Mas porque vieram então a terreiro, pois recebi um mail deles, sugerir que façam isso? Se é como tu dizes escusavam de dar essa sugestão ASAP….
Acho curioso vocês lerem tanto o CM, depois ficam com as ideias todas distorcidas. Deveriam ler mais imprensa nacional de qualidade, ficam com as mentes e as ideias deturpadas e dizem estas coisas sem nexo.
Eu não leio o Correio da Manhã porque não acredito no jornalismo feito por essa entidade. Não acredito nos valores e na moral que esse jornal me tenta impingir.
Acredito que o pplware mostra muita notícia interessante sobre tecnologia e é, provavelmente, a minha primeira fonte de consulta.
Só que, ultimamente tenho sentido bastante incómodo ao ler continuamente notícias que indicam coisas que realmente não são assim.
Ou são análises um pouco tendenciosas, ou é falta de moderação nas guerras de fanáticos que por vezes aqui andam ou, em último caso, alguma desinformação na entrega das notícias.
Eu antes sabia que bastava vir aqui para saber o que se passava. Agora, excepto os bons tutoriais (quanto a isso estão de parabéns), tenho que ter sempre um ou outro separador aberto para fazer uma revisão factual.