Transmission 1.82 – Os torrents na ‘rede’
Por Bruno Melo para o Pplware Depois de muitos pedido e aproveitando o desafio do Pedro Pinto, aqui está o meu primeiro artigo para o pplware.
Desde que me tornei switch (passei do Windows para o OS X) testei vários clientes de torrents terminando a minha busca quando descobri o transmission. Para os amantes do SO de Cupertino que admiram um visual clean e funcional, este é o cliente que procuram. Pode não conter algumas das funcionalidades de outros programas do género, mas a maior parte dos utilizadores nem se apercebe. O transmission 1.82 foi anunciado recentemente e além dos mais de 60 bugs corrigidos, a performance foi melhorada e a aplicação traz agora suporte a magnet links.
Vamos então a uma análise em MAC desta pequena, grande aplicação. Desde que comecei a usá-lo já sofreu várias melhorias e foram introduzidas algumas opções bem interessantes, como por exemplo, a possibilidade de o poder controlar remotamente.
Mas vejamos o programa por “dentro”.
Janela Principal, com o habitual look clean que o mundo da maça nos habituou.
É possível ver todos os downloads que estamos a fazer, assim como as velocidades tando de Upload como de download. Esta indica ainda o número de clientes dos quais estamos a descarregar e de quantos clientes estamos a servir de fonte.
Nas opções gerais podemos seleccionar as mais básicas, como por exemplo o que queremos ver na janela principal. É de salientar que o programa sofre actualizações periódicas, por isso é recomendado que este verifique automaticamente novas actualizações.
Uma das opções que podem dar muito jeito é a opção de criar grupos de download, por exemplo, um grupo para software outro para filmes etc. E relacionar uma cor a cada um dos grupos.
Na aba de velocidades podemos configurar a velocidade máxima em que queremos fazer os downloads, assim como adicionar um modo de limite de velocidade que pode ser accionado na janela principal carregando no símbolo da tartaruga. Já consegui velocidades muito boas com o transmission, o máximo foram 3.2Mb/s com uma internet de 20Mb.
No separados de peers podemos configurar o numero máximo de peers por download, podendo também bloquear alguns menos “desejáveis”. É aconselhável aumentar o número de peers relativamente ao número que vem por defeito.
Na parte de rede podemos configurar o proxy caso estejamos ligados a um, e acima de tudo, verificar se a porta do router está aberta.
Finalmente, na ultimo separador podemos configurar o acesso remoto ao programa.
Transmission poderá não ser o cliente para Mac mais completo mas é certamente o cliente que a maioria dos users necessita, tem praticamente tudo o que um heavy user necessita no seu dia a dia.
O transmission está disponível para a maioria dos sistemas operativos incluindo: Mac OS X, Fedora, Ubuntu, OpenSUSE, Debian, Mandriva, etc.
Licença: GNU Public License v2
Sistemas Operativos: MacOS/Linux
Download: Ver Sistema operativo aqui
Homepage: Transmission
Este artigo tem mais de um ano
Andei uns tempos a usar o uTorrent para Mac, mas voltei ao Transmission.
Simples, rápido, leve… sem duvida o mais recomendavel. 😉
Como foste capaz? Já não és fiel ás tuas origens!! 🙁
Não, agora a sério, uso e recomendo o Transmission a todos os mac users. É simples mas muito eficaz!
eheh 😀 não te chateies!
Ambos são excelentes. Apenas prefiro este pela simplicidade. (Porque em termos de eficacia, etc… o utorrent e ele são muito identicos)
Verdade, mas não sei como nem porquê, sempre obtive melhor desempenho com o Transmission. Anyway, sendo o software free, experimentem e vejam qual é o melhor para vocês! Eu cá fico pelo meu bebé Transmission <3
É o que eu uso, e recomendo!
Muito simples, ao bom estilo Mac, rápido e funcional.
offtopic
há alguma maneira fácil e rápida de instalar sapo adsl com o modem sagem fast 800? é que no site da sapo tem os drivers mas mas quando se vai para sacar a página não aparece, simplesmente não existe.
Sem dúvida dos melhores Programas P2P (Peer to Peer).
Simplicidade e Desempenho, juntos neste magnifico programa.
Aconselho vivamente, o uso do mesmo, pelo menos em MAC OS.
Anteriormente usava uTorrent em Windows, agora mudei para MAC e no inicio instalei uTorrent, porque no Windows, tinha sem duvida um excelente serviço(não tinha queixas), mas agora no MAC, comparado com o transmission, fica muito para trás .
Bom post 😉
Transmission corre tambem em linux!
É um cliente muito mas muito leve, ao ponto que até o tenho a correr no meu router (sim, isso mesmo) ASUS 500gPremium.
Muito funcional! E não é banido pelos trackers mais conceituados, isso quer dizer alguma coisa.
Nada melhor que o uTorrent para Windows e para Mac. Embora versão para Mac seja beta ainda não tive qualquer problema! Recomendo. E entre a simplicidade e beleza deste e do uTorrent, prefiro o uTorrent.
ja utilizei em tempos e é sem duvida um excelente cliente de bittorrent, muito simples muito intuitivo e faz o q é suposto.
so o troquei pelo deluge pois este consegue passar o TS feito pelos ISP’s ao contrario do transmission.
cumps!
Não quero que isto pareça um comentário de puro ataque, mas em relação a este paragrafo:
“Já consegui velocidades muito boas com o transmission, o máximo foram 3.2Mb/s com uma internet de 20Mb.”
3,2Mb/s -> 25,6MB/s
Estaremos perante um erro ortografico, ou um brinde do ISP? 😛
Tens razão, erro meu :p não é Megabytes mas sim Megabits o que um b minúsculo faz lol
acho k o erro e mesmo teu…
3,2Mb/s não e o mesmo k 25,6MB/s…. 25,6MB/s e 8x o que o post original disse… ou seja … 3,2Mb/s e igual a 25,6MB/8s +/- …
Se não me engano e +/- isto… corrijam de estou errado…
1 Mb megabit = 0.125 MB megabytes logo 3,2 Mb -> 0,4 MB megabytes, arredondado claro 😉
também me enganei nas contas… lol mas já corrigirão a baixo…
Tava distraído a escrever 😛
3,2MB/s 25,6Mbit/s
tas é enganado como já foi referido a cima.
3,2 Mb -> 0,4 MB
Nunca utilizei o programa mas fiquei convencido, parece excelente!
Parabéns pelo artigo, está muito bom!
Bom artigo e espero que este seja o primeiro de muitos!
O Transmission realmente é muito bom, troquei-o pelo o utorrent e não me arrependi.
uso o utorent no mac, mas pelo que vejo aqui o transmission tem muito mais opções, secalhar vou passar a usar.
Esse cliente de torrents é o que vem com o ubuntu, muito bom por sinal : D
Não te vias arrepender, podes ter a certeza .
*vais
Boas pessoal !
Como é que acedo ao transmission a partir da net ? O acesso remoto neste caso … Não consigo fazer isso ! O que é que meto no browser ? Quando configuro no transmission, carrego no botão para ir para essa página e funciona … mas aí não me serve de nada ! Eu queria era de outro pc ! Conseguem ajudar.me?
Cumps
Boas Filipe posso fazer um tutorial e depois digo ao pedro pinto se pode postar no pplware.
Ok Obrigado ! 🙂
Já consegui fazer por uma rede local, tirei “localhost” e meti o IP … mas mais do que isso não ! Não consigo tar na universidade e aceder … :/
boas, esta ultima versão está bastante interessante, mas continuo a preferir para linux o deluge.
ATTENTION ALL TRANSMISSION USERS!!!
The latest version of Transmission (1.8.2) does NOT report upload and download stats correctly. Because of this, it will not be added to the accepted client list. If you are waiting to use it, you will want to downgrade your client to an approved version or switch to a different approved client. Remember to always disable auto-updates in your client. Posting in forums or asking when we will add the new Transmission could lead to a warning on your account. We will say this again, Transmission 1.8.2 does not report stats correctly to any tracker, and it will not be accepted here.
Eu utilizou o Vuze (será que só eu, ele não foi mencionado por ninguem), por causa que tem embutido um campo de busca que já procura pelos .torrent em vários serviços, mas não gosto do desempenho dele. Qual seria a alternativa? Ficar Googando sempre que quiser um torrent e usar o Transmission?
Sim é mais ou menos isto. Mas depois de googlares algumas vezes vais descobrir sites que tem praticamente tudo o que queres, e depois basta pesquisares nestes sites.
Qual é mais vulnerável a ataques Transmission ou o vuze?