Tim Cook ainda não concorda com a possível fusão do macOS e do iOS
Há já algum tempo que se fala da possibilidade da Apple fundir os seus sistemas operativos e criar uma versão única e com uma experiência de utilização transversal. Se muitos acham esta uma ideia acertada, a verdade é que o CEO da Apple ainda não está convencido.
Segundo os rumores que têm vindo a público e que tomam cada vez mais força, a Apple poderá em breve preparar-se para fundir os seus sistemas operativos, garantindo a possibilidade das apps destes correrem entre as plataformas.
Esta ideia parece lógica para muitos, reforçando o ecossistema da Apple e simplificando a criação de novas apps, algo que todos entendem como positivo. A verdade é que o CEO da Apple, Tim Cook, não concorda com esta ideia e garante que ainda muito terá de ser pensado antes desse passo ser tomado.
A razão de Tim Cook para discordar da fusão do iOS e do macOS
As palavras de Tim Cook surgiram numa entrevista que deu ao jornal Sydney Morning Herald e, quando questionado sobre esta possibilidade foi bastante direto. A ideia não é ainda fundir estes dois sistemas e apontou as razões.
Nós não acreditamos na ideia de fundir ambos os sistemas. Tanto o Mac como o iPad são incríveis. Uma das razões pelas quais ambos são incríveis é porque os desenvolvemos para servirem o melhor possível para as suas funções. E se começarmos a juntar os dois ... começamos a fazer misturas e a comprometer algumas coisas.
A opinião dos utilizadores e as apps que usam
Mas Tim Cook continuou a apresentar as suas razões. Segundo a sua opinião, os utilizadores destes dois sistemas operativos na verdade não querem esta fusão, mantendo cada sistema separado.
Talvez a empresa fosse mais eficiente no final do dia. Mas não é disso que se trata. Sabemos que temos de dar às pessoas as coisas que elas podem usar para as ajudar a mudar o mundo, a expressar a sua paixão ou a expressar a sua criatividade. Por isso, a fusão que algumas pessoas tanto falam, eu não acho que é isso que os utilizadores querem.
O que se poderá passar no futuro imediato
A ideia que tem vindo a público, e até com algumas provas reais, é que a Apple irá mesmo avançar com a fusão ou, no mínimo, com a possibilidade de serem usadas apps dos sistemas entre si. Este modelo tem sido usado pela Microsoft, com sucesso, na Universal Windows Platform.
Na verdade, esta possibilidade iria tornar mais simples aos programadores criarem as suas apps universais e que correriam em qualquer um dos sistemas, garantindo uma experiência de utilização universal. Ainda é cedo, mas caso a Apple avance por este caminho, em breve novas provas vão ser conhecidas.
Leia também
Este artigo tem mais de um ano
Sou ipad pro user e nao concordo com o Tim. Queria ver macos ou pelo menos um ios com um finder, torrents, e programas a serio a correr. Poderia ser um macOS optimizado para tablets ou pcs adaptando-se mas sem duvida que a fusao e o caminho a seguir. Se nao o fizerem perderão mais um cliente para o surface
Seria fantástico unir os dois ecossistemas e ter possibilidade de usar o melhor de dois mundos.
Mas iria matar a venda de ipads tornando-os obsoletos. Aguardemos o que o Tim reserva para o futuro.
lol, Então porquê??
Não funde os sistemas mas funda a App Store com a Mac App Store.
Criando apps verdadeiramente universais.
Ainda não é desta que iremos ter Macbooks com ecrã touch…
Sim, tem cá um interesse…
Deve ser por não ter interesse que se vendem bem os laptops touch…
Sem métricas fiáveis, não há maneira de saber. Primeiro teríamos de saber quantas pessoas compraram certo laptop por ter especificamente touch.
Segundo, teria de se justificar como é que se vendem tão bem se, na realidade, o mercado dos laptops tem reduzido a olhos vistos.
A julgar pela opinião do TC, diria que nunca vais ter enquanto ele for o CEO 🙂
Acho que será mais, não o vais ter até que esteja implementado.
Também ninguém pediu.
Quer dizer aqueles que não vão comprar e não, pedem, aqueles que realmente compram, a história é diferente…
O problema mais complicado é que o MacOS é aberto a qualquer instalação mas o IOS está fechado à loja.
Se fecharem o MacOS isso complica muito a vida aos developers. Penso que esse seja o maior problema
O macOS para todos os efeitos também está fechado. O developer tem sempre de ser verificado e assim não dá para instalar pirataria às mil maravilhas. Por isso, é praticamente a mesma coisa.
Mentira. Dá para instalar qualquer aplicação no MacOS. E pirataria é ilegal.
Ó campeão, vai ser arrogante para outro lado.
Como eu disse, para todos os efeitos. Apps não certificadas são quase certamente pirataria.
O developer não tem sempre de ser verificado,podes desativar isso, e mesmo assim quando ela não instala, está nas prefecencias do sistem em segurança à espera que vás lá clicar a dizer que queres mesmo abrir a aplicação. Percebido campeão.
assim matava-se o mercado dos portáteis… E sim iMac touch dava jeito.
Apps universais, ótimo, sistema operativo universal, nope. Seria terrível misturar os dois dessa forma. Um Mac e um iPad foram desenhados para funcionar de formas bem distintas e com propósitos diferentes…
Não era essa idea que a Microsoft tinha com o Windows 10 Mobile? E o que deu? Na tentatitiva de unir o ecossistema, teve grandes problemas com maior número de Bugs no Windows 10 Mobile. So espero que a APLE não cometa o mesmo erro e passe a mesma vergonha que Microsoft.
A unificação do Windows não foi só por causa do mobile. Foi também para Xbox, hololens, IoT, tablets, e tudo o que leve Windows.
Windows 10 Mobile e Windows 10 são dois sistemas operativos diferentes. Nunca foram o mesmo. Só apareceram as Universal Windows Applications que corriam nos dois, que parece ser aquilo que a Apple vai fazer.
Revela muita sensatez. A Microsoft criou o UWP (Universal Windows Applications) praticamente anda “forcar” essa ideia nos programadores com a cenoura de funciona no Raspberry PI, Xbox, Windows 10, e no Surface. E a realidade e que traz mais problemas do que resultados. E’ pena que a MSFT continue a forcar algo global quando o mercado dos desktops e o dos mais estaveis e maduros.
Acho bem que apps iOS corram no macOS, mas uma fusão dos sistemas operativos não me parece boa ideia… cada um na sua!