PplWare Mobile

The New iPad: Hands-On Primeiras impressões

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Pedro Costa says:

    Bom artigo, muito explicito sem dúvida. Mas não sei se vale a pena adquirir o novo ipad, a única alteração significativa é mesmo o retina display e talvez o disco. Investir tanto dinheiro por tão pouco não sei se vale a pena, só mesmo para quem ainda não tinha e está entusiasmado (eu não tenho), mas esta é apenas a minha opinião.

    Off-Topic: Bem-vindos a Viseu 😉

  2. henrique almeida says:

    Hum pelo que tenho visto não tem assim grandes novidades. Parece o mesmo do 1 para o 2. Eu tenho o 2 e é de lamentar apenas a camera que tem, de resto chega e sobra para o que faço.

  3. joão says:

    bom dia Vítor.
    Uma pergunta: na tua opinião as alterações no “novo” iPad justificam a designação de “novo” ou poderiam simplesmente ter apresentado o “ipad 2S”?
    Boa sorte para hoje em Viseu.

    • João says:

      A meu ver 2S seria a melhor designação. Não trás nada inovador, apenas melhorias (ecrã, câmeras, tecnologia LTE para quem precisa, processador gráfico superior). Penso que o iPad 2 ainda dá conta do recado até sair um realmente inovador, que corra um novo SO como o Lion optimizado para tablets por exemplo.

      • Pedro says:

        Tendo em conta que a tendencia é adaptar os SO móveis aos SO “normais” duvido que o Lion passe para o iOS. Logo evolução em termos de SO não me parece uma razão para dizermos que o iPad passa a ser 3 e não 2 (ex.).
        Na minha opinião óbvio.

        • João says:

          Nada obvio. O Lion está a adquirir vários conceitos que até então só existia nos tablets e caso não saiba, o que me parece ser a realidade, o multitoutch é sinal disso mesmo, e vou mais longe, o que me parece obvio é os portáteis da Apple tenderem a ter ecrãs touch também. O que ira acontecer é a uniformização do SO por parte da Apple, e qual o sistema operativo mais evoluído? Não me parece que seja o iOS, o obvio aqui sem duvida nenhuma é o Lion, e com a capacidade de processamento dos tablets a aumentar a olhos vistos torna-se ainda mais obvio.

          • Relvas says:

            Nunca vai haver ecrãs tacteis num portátil, porque simplesmente não funciona. Ecrãs na vertical dão grandes vistas para mostrar aos amigos, mas são tudo menos funcionais, o teu braço desiste ao fim de uns minutos. A propria apple disse que se fartou de fazer protótipos e não funciona.
            Isto é a menos que se consigam meter na horizontal 😉
            Até lá, temos os trackpads, que são magníficos. Simplesmente a milhas dos outros. Os gestos, o espaço do trackpad, o feedback é incrível. E custa a mexer noutro trackpad que não seja um do macbook. Ficas tão habituado que é como fizesse parte de ti.

          • Francisco Pinto says:

            João se vires esses conceitos são a migração de funções do ios para o os x e não ao contrario! a Tendência é na pratica o os x vir a desaparecer tal como o conhecemos tornando-se um ios com mais poder que o ios actual e já não estamos muito longe disso eu diria que mais duas(incluindo o mountain lion) e iremos ter um “os x” que não será mais do que um IOS com vitaminas!

          • rato-fo durento says:

            o amigo Pedro estava a dizer que aquela era apenas a sua opinião. Faltou-lhe a vírgula antes de “óbvio”. Mas o amigo João é um Vigilante…

          • João says:

            Tenho um Hp com écran táctil e funciona razoavelmente com o Windows 7. Espera para veres a funcionar no Windows 8.

  4. Joao says:

    como e que se pode destingir um do outro, por exemplo, se eu tiver um em mãos, como é que eu sei qual deles é, se o 2 ou se o Novo? Há alguma coisa que os distinga, mesmo no iOS ou no numero de serie? (sem ser a espessura, peso e ecrã)

    • Relvas says:

      O tamanho da câmara é diferente 😉
      As mudanças por fora são muito subtis. Nao sei porque mas quando o vi pareceu-me também um nada mais escuro.

      Mas o ecrã na minha opinião sozinho já vale o update, para quem diz que são poucas novidades, é porque ainda nao viram o ecrã ao vivo, eu sinceramente nao me importo nada de o design ser o mesmo.

    • aver says:

      Abres uma página web. O que tiver letras/imagens mais nítidas é o iPad 3.

  5. Nome (Obrigatório) says:

    Quando penso em apple penso em mudança, inovação, foguetes de artifício, revoluções e geeks em euforia por causa de funcionalidades nunca antes vistas. O que é que se passa com a apple?

    • sart says:

      Para quem vê isto como uma coisa “apenas um pouco mais rápida que o iPad 2” reparem no ecrã, o iPad já tem interfaces de utilizador muito fluidos, este chipset novo não torna as coisas mais rápidas, tá ali mesmo para conseguir “guiar” aquele ecrã. O ecrã tem praticamente a mesma resolução do ecrã de 27″ que a Apple tem nos iMac’s, e além disso continua a ser IPS. A tecnologia IPS tem uma qualidade de imagem que depois de olharem para o ecrã de um iPad (ou iMac), se olharem para o ecrã de quase qualquer outro tablet (a Samsung também usa bons ecrãs em alguns modelos) parece que o ecrã não passa de um vidro baço e sujo. E para entender a utilidade de tanta resolução só quem já teve um smartphone de primeira geração (Primeiros iPhones e Galaxys etc) e a geração mais recente, com DPIs quase duplicados em relação às primeiras gerações. A experiência de utilização é completamente diferente. Portanto dizer que um ecrã IPS com 3x mais píxeis que o ecrã médio de um portatil de 15″ em apenas 10″ não é inovação só quem não faz ideia da engenharia necessária para tal.

      • João says:

        Sim, é uma inovação notável. Mas quem compra um iPad só para ver filmes ou jogar? A meu ver um iPad serve para ocupar o espaço na área da portabilidade, assim sendo haveria coisas bem mais importantes para inovar que o ecrã.

      • João says:

        É pena é que a engenharia é da Samsung em TODO o iPad, desde o A5X ao pseudo retina.

        • Relvas says:

          Errado, A engenharia é toda da Apple que os criou. A Samsung só está encarregada de os produzir, uma vez que não existe nenhuma outra empresa que tenha a capacidade de produzir tamanha quantidade. Ainda assim ainda a Sharp, e a Lg vão produzir também os novos ecrãs. Uma vez que a demanda é maior que o produzido

          • Leandro says:

            Relvas, respondeu certo! Muita genta fala sem realmente se informar, o ecrã foi “criado” pelos engeheiros da apple e sharp, mas derivado a uns problemas de quantidades de produção tiveram que passar a produção á samsung, mas no entanto a sharp e lg já estão a produzir para este novo ipad. O processador é a mesma historia, desenhado por uma empresa que apple comprou a uns anos “P.A. Semi” apenas a produção passa para a samsung.

            😉

          • João says:

            Está tudo dito.

          • Antonio says:

            Qual engenharia.
            É só disparates.
            Ainda acha que a apple inventa alguma coisa em hardware.
            E ainda dizem que têm conhecimento de causa.
            Lembrem-se de uma coisa.
            Tudo o que a apple tem é fabricado por terceiros ou seja comprado.
            Desarmen um ecran e vejam lá se não tem a marca samsung.
            Se a samsung fosse paga para construi-los, a apple poria la o seu nome. Porque não o faz?

        • aver says:

          A engenharia tem a concepção/desenvolvimento e o fabrico. O fabrico é da Samsung.

          Mesmo que a concepção/desenvolvimento tenham sido conjuntas, entre a Apple e a Samsung, nos elementos fabricados pela Samsung (há muitos elementos que não são), o “É pena” refere-se a quê ?

          O iPad ficou pior por ter componentes fabricadas pela Samsung ?

          • RE:aver says:

            A engenharia passa pela produção, sim, mas a engenharia da produção também foi planeada pela Apple e não pela Samsung, a única coisa que é da Samsung são os trabalhadores e as máquinas. Porque a Apple óbviamente que não ia criar uma fábrica enorme de raíz só para fazer um ecrâ de marca Apple.

            A Apple ensinou as fábricas da Samsung a fazer, e eles fizeram. Só isso.

        • Sergio says:

          Isto é simples. Peguem nas empresas texteis do vale do Ave (a sua maioria, não todas). Elas limitam-se a fabricar, mas o produto é concebido e embalado lá fora. Eles “simplesmente” produzem bem e barato. No caso da Samsung produz bem e é das poucas que tem capacidade de resposta para tais produções.
          No desenvolvimento de soluções de hardware é lógico que se utilizam os componentes produzidos por terceiros. Mas a mais valia está na solução, não nos componentes. Voltando à analogia dos texteis. A mais valia num vestido de alta costura não está nos tecidos. Podem argumentar que um costureiro mais famoso vende mais caro. É verdade. Mas porque será?

  6. aver says:

    O iPad 2 nāo conheço muito bem, só de experimentar os modelos em exposiçāo. Dava para perceber que o progresso em relação ao 1 tinha sido grande.

    Passei do 1 para o 3 e há de facto um salto gigantesco. “Os do costume” não perdiam nada em, pelo menos, mexer num iPad 3 que esteja em exposição antes de escrever a dizer mal. A nitidez do retina display e a velocidade sâo notáveis.

    Os meus 5 cts.: experimentem o browser iCabMobile. Se conhecem outro melhor digam.

    P.S. Quanto ao iPad 3 aquecer, não dei por nada.

    • Tiago Dias says:

      Não conhecia.. Vale a pena o dinheiro?

      Em termos de velocidade de carregamento e fluidez na navegação, equipara-se ao Safari?

      Não tem suporte a flash pois não? (uma vista rápida na App Store deu para ver várias funcionalidades interessantes, mas nao encontrei nada sobre flash)

  7. carlos fernandes says:

    So uma atenção a publicidade enganosa o novo ipad so e 4g nos estados unidos e canada na a europa naao e compativel com o nosso 4g devido a isto nunca pode ser dito wi-fi + 4g

    • João says:

      Bem reparado. Assim sendo a grande vantagem será mesmo o ecrã, e depende dos pontos de vista. Para mim é uma vantagem mas não suficiente para trocar o 2 pelo novo. Quando resolverem lançar um que corra um SO ao nível do Lion optimizado para tablets, ai sim acho que trocarei.

    • Miguel Almeida says:

      Não há nenhuma publicidade enganosa, tanto no site da Apple como no da fnac, worten, etc eles tem esse tipo de informação bem clara e para quem compra nas lojas físicas os responsáveis das mesmas também a estão a transmitir.

    • aver says:

      O modelo é igual em todo o mundo. Chama-se iPad WiFi+4G, não sei se é possível dar o nome num lado e um diferente no outro.

      Quanto à publicidade enganosa está bem explícito no Apple Store PT:

      “O modelo iPad com Wi-Fi + 4G pode aceder em todo mundo às rápidas redes GSM/UMTS, incluindo HSPA, HSPA+ e DC-HSDPA. Quando viaja internacionalmente, pode utilizar um cartão micro-SIM de uma operadora local. Pode também ligar às redes 4G LTE da AT&T nos EUA, e redes Bell, Rogers e Telus no Canadá.”

      Não diz lá que pode ligar às redes 4G LTE da Europa.

      Segue-se que 4G e 4G LTE não são sinónimos. Sem tradução: “Apple have been using the 4G term in various ways; AT&T users with speeds of 14,4Mbps or higher on the 3G network will see a 4G icon on their device. If an iPad is connected with a LTE network it will display ‘LTE’ on your display. The iPad that support 3G and 4G is named ‘Wi-Fi + 4G’.
      Mobile providers are still having problems in creating a 4G standard; in the United States they claim that they have 4G with a theoretical speed of 14,4Mpbs, while providers in Europe still claim that this is 3G.”
      http://www.yourdailymac.net/2012/03/european-companies-told-apple-to-stop-saying-that-the-new-ipad-can-be-used-on-4g/

  8. ApacheDraco says:

    Na minha humilde opinião, quem tem o iPad 2 não tem necessidade de mudar para este.

  9. Miguel Almeida says:

    Eu não tenho nem o 1 nem o 2, comprei o 3 e isto e realmente espectacular. O ecrã e mesmo fantástico…. Para quem tem o 2 penso que não vale apena trocar visto que não houve grandes mudanças, as suficientes para a Apple continuar lá em cima no que toca aos tablets.

  10. eunas says:

    Podiam fazer um live feed

  11. Rena says:

    Então a única diferença do 2 é que “é mais nítido”? E mais grosso e pesado? Boa Mac, your doing it right!

    • aver says:

      Mais grosso 0,7mm mais pesado 50gr, porque precisa de uma bateria quase com o dobro da capacidade do iPad 2 porque o display tem quatro vezes mais pixels.

      Mais algum defeito ? Está difícil encontrá-los, eu sei 😉

    • Sergio says:

      já que gostas de specs, e mais memória, e melhor camara, e tem 4 gpu’s. Mas isso pouco importa, o que importa é a experiencia de utilização. Ainda não sei o que vocês queriam mais
      Estive a comparar os dois e o novo pareceu-me mais rápido, mais responsivo. O ecrã é fenomenal, mas pensei que ia ficar mais wow. Mas não deixa de ser fenomenal. Principalmente quando olhei para os outros, nomeadamente no prime. Até fiquei com dúvidas se estava a pegar no correto. Era uma diferença abismal

      • Relvas says:

        Sim de nada serve hardware bom senão há um sistema optimizado. É por isso que existem tablets quad-core, que têm piores resultados e gastam muito mias bateria que o iPad. Porque não existe optimização. É só para dizer que têm mais specs, o que é irrelevante se a experiência oferecida não é a melhor.

        Sim o ecrã só mesmo vendo ao vivo, é incrível. Nem consigo olhar para o iPad 2 da mesma forma, parece-me tudo pixelado.

    • Relvas says:

      Em primeiro não é mac, é Apple.
      Quando veres o ecrã ao vivo vês porque somente isso era o suficiente para o update. É uma coisa que só ver para querer. Mas existem mais novidades, é veres com atenção. Mais grosso? um milimetro? de forma a manter a mesma autonomia para o ecrã deste calibre? não me parece muita diferença.

      Há, e sim realmente continua a fazer bem, esta tablet deixa toda a concorrência de lado. Uma vez por ano. E com vendas de 3Milhoes num unico dia, não me parece que estejam a fazer muito mal 😉

  12. Pedro Azevedo says:

    Eu não tenho nenhum brinquedo destes, mas que queria, queria, mas já li qualquer coisa que não lê flash. Isso significa o quê? Não posso navegar por aqueles sites que por exemplo transmitem jogos de futebol, onde é quase tudo em flash, é isso? Se assim for já não me serve…pois queria comprar um “bicho” destes pratico e levezinho para estar na cama a ver o futebol enquanto a Maria brincava com o portátil.

    • Relvas says:

      É verdade não lê flash.. Mas existem muitos sites já adaptados, em HTML (o futuro da internet), e ou mesmo para iPad. Além disso existem ainda aplicações específica que te permitem seguir. Desde de o jogo em tempo, até resultados, ligas entre tudo mais. Até receberes notificações por push de golos, cartões amarelos, etc. E o bom é que muitos sites como record, la marca entre outros.

      Digo-te compensa não só pelo peso, como pelo facto de se aguentar um dia inteiro. Eu uso muito menos o portatil ou o desktop do que usava antes. Faço de maneira mais fácil, mais intuitiva, e mais agradável no iPad. Aliás passou à muito a ser o meu caderno na universidade 😉

    • haha says:

      Arranja um Asus Prime e seja feliz

    • BT says:

      Nao le flash nem nunca vai ler. Se usas muito flash, esquece a Aplle. Isso de os sites ja serem compativeis e mentira, a maioria dos sites so tem versao em flash, ou entao uma aplicação especifica para Ipad (raramente).

      • Diogo says:

        Muitos referem a incapacidade dos dispositivos móveis da Apple de ler flash como uma desvantagem abismal em relaçao ao SO Android. Mas a verdade é que quem usa um iDevice regularmente, poucas sao as vezes que encontramos um site que nao conseguimos ver decentemente. Para além disso, a ideia que eu tenho (nao tenho a certeza) é que a adobe vai deixar de desenvolver o software necessário para os android lerem conteudo flash nas próximas actualizaçoes do SO…portanto, a curto/médio prazo, essa diferença “abismal” de software vai desaparecer. Para além disso, muitos androids “leem” flash, mas a experiencia para o utilizador é algo inferior, se é que me entendem. A verdade é que o HTML5 parece-me uma excelente alternativa com diversas vantagens e se isso melhora a experiencia para o utilizador final, entao eu diria que vale a pena a mudança.

        • Bt says:

          Lol. Isso e mentira, a muitos sites com vídeos que não conseguimos ver. N vale a pena tentar defender o que não e defensível. Uma pessoa tem de escolher, ver as vantagens e desvantagens. Não, a Apple não suporta flash por causa de um discórdia entre steve jobs e a adobe. Mas e claro que tem outras vantagens que o android não tem.

  13. fernando martini says:

    maior nitidez e 4G que nao funciona no Brasil, prefiro ficar c\ o 2 que ja tenho e tem varios acessorios que ja comprei e nao atingi nem 10% dos 64GB de armazenamento c\ td que ja baixei, fica p\ o 4 e quem sabe uma possivel troca

    • João Reis says:

      concordo, ipad2 é incrivel, este é o ideal para quem não tem ainda um, se tivesse dinheiro a cair do ceu, trocava já claro, o ecrã é brutal.

  14. ARamos says:

    Boas, não me vou adiantar muito porque o que não falta na web são reviews, tanto textos como videos, acerca do no iPad.
    Adquiri o meu ontem (23 de Março) e a única coisa que tenho a dizer é: EXCELENTE AQUISIÇÃO!
    iPad, sem sombra de dúvida o melhor tablet do mercado!
    Flash player? Pfff, youtube!

  15. João says:

    Um enorme LOL para todos aqueles que ainda não lhe tocaram e já estão a dizer que é um flop. Um ecrã que arruma todas as tablets para o lado, processor mais rápido, mais memória, a mesma bateria (mesmo com todas as inovações), 4G que em Portugal ainda não é 4G mas será no futuro (ainda que se não estou em erro, já será mais rápido que 3G actualmente).

    Provavelmente quem comprou o 2 há pouco tempo, não compensa a alteração, mas quem tem o 1 ou não têm é um gadget de elite.

    Há e vender 3 milhões em 3 dias, se calhar estão a fazer alguma coisa bem, não antis-apple?

  16. BFS says:

    Convém lembrar que o novo iPad pode ter tecnologia 4G mas não funciona com a tecnologia 4G que vigora em Portugal. O novo iPad funciona nas bandas 4G 700MHz e 2100MHz (que são as frequências usadas nos EUA). Em Portugal e noutros países da Europa as frequências 4G usadas são de 800MHz, 1800MHZ e 2600MHz.

    Pois é, quem quiser realmente 4G em Portugal (e Europa) terá de optar por telemóveis ou Tablets Android!

    • Rui says:

      Eu já me contentava que o 3G ou 3.5G funcionassem em condições cá em Portugal 😀

      Comvém lembrar que há muitas pessoas que compram a versão wifi e não a 4G ou 3G (como lhe queiram chamar)

  17. Comprei o novo iPad porque consegui vender o meu iPad 2. Vendi-o por 330€ acho que fiz bom negocio 🙂 e valeu a pena o upgrade o ecrã Retina é muito bom.

  18. eu mesmo says:

    chamar “revolucionário” ao novo ipad é não saber o que revolucionário significa

    sugeria uma leitura no dicionário

  19. citro says:

    Uns dizem que a diferença não é abismal para o ipad2, é claro que é. O ecrã é muito,mas muito melhor que o ipad2, nem se pode comparar tal facto. Além disso tem muita mais memória, o que vale a sua compra.É claro para quem o pode comprar.

    • BT says:

      LOL, tu tens um Ipad2 para poderes dizer isso?!
      Eu tenho e digo-te ja que nao vale a pena. O ecra e melhor, mas isso n quer dizer que possas tirar partido dele a 100%. Mas se ficas contente por ver o “ambiente de trabalho” mais nitido, entao e contigo. Mas a maioria dos conteúdos multimédia nao esta preparado para tais resoluções.
      Em relacao a memoria, so podes estar a falar da RAM. E isso n significa mais rapido, ambos tem a mesma velocidade. So foi precisso melhorar a RAM por causa do ecra, pois se nao fosse assim ficaria lento…

    • Eu mesmo says:

      se achas q o melhor ecra é suficiente para justificar 500 ou 600€ por 1 novo ipad força 🙂

      pelo q tenho lido quem tem um ipad2 n vê grande necessidade de fazer upgrade

    • LG says:

      Tenho o iPad 2 e comprei o novo iPad e sinceramente depois de olhar para a definição do novo já nem consigo olhar para o ecran dos outros tablets.

  20. BrunoG. says:

    Será que uma actualização de firmware (oficial ou não) não vai pôr esse 4G a trabalhar fora da América?

    Ou é fisicamente impossível?

    • ApacheDraco says:

      Acho que fisicamente é impossível, uma vez que o chip usado não tem suporte para as frequências usadas em Portugal.

      • aver says:

        É um problema de antena. A do iPad que existe não está preparada. Capta as frequências de 4G LTE de 700MHz e 2.100MHz, que existem nos EUA e no Canadá, mas não as de 800MHz, 1.800MHz e 2.600MHz, que há na Europa.

        Aqui há pouco tempo foi feito o leilão para a venda de faixas nessas três frequências. A Vodafone, não sei se mais alguém, comprou faixas nas três frequências … para descobrir que o iPad lançado pela Apple não usa nenhuma delas.

        A coisa é assim – o 4G LTE, que custou bom dinheiro às operadoras pelas licenças, está agora a sair do papel. Dava jeito ás operadoras haver um equipamento de prestígio e que vendesse, como o iPad, que usasse o 4G, para não ser só as pens 4G LTE caras, mesmo vendidas com desconto.

        A chata da Apple não fez o jeito às operadoras europeias, que ficaram pior que estragadas.

        Se era fácil – como um alto responsável da Optimus disse que era, fazer a alteração, criando uma versão do iPad que captasse o 4G LTE da Europa, também me parece que a Apple deveria ter feito a adaptação. Quanto mais não seja porque as operadoras estão a investir no 4G, o que significa suspender os investimentos no 3G e no 3G melhorado, se não mesmo desinvestir. Resumindo -as operadoras não ficaram contentes e os utilizadores também não.

        Agora, ver “os do costume” a atirar pedras à Apple e chorar lágrimas de crocodilo, dá para rir.

        A Apple até deu um bónus à área do Android, coisa que eu estranho, mas sinceramente não me parece que mesmo com esse bónus, haja tablets Android que façam cócegas ao iPad. Fala-se num tablet Android/Google de baixo preço que, à semelhança do Kindle Fire consiga vender alguma coisa de jeito. Só se for por aí.

        • Joao says:

          lol tanto disparate. Obvio que o ipad 3 nao vai funcionar em 4g na Europa nem em lugar nenhum do mundo a nao ser na America do Norte (EUA e Canada). Agora a publicidade enganosa é um escandalo. Vao ao site da apple Portugal e ao da Fnac e vejam onde está escrito que a versao 4g nao irá funcionar com o 4g europeu. Em lugar nenhum está isso escrito. Atirar pedras à Apple? lol, uma coisa é certa, quem ficou a dormir foi a Apple, já que só um perfeito anormal compra as versoes 4g fora dos EUA ou Canada, a menos que nao se importe de comprar gato por lebre e ficar com a (daqui a um mes ou dois) futura obsoleta rede 3g enquanto nos EUA pagam o mesmo (aliás menos) por um produto que funciona 10 vezes mais rapido fora de wifi. Resumindo, nunca a Apple dava este tiro no pé com Steve Jobs ao leme. Desperdiçar milhoes de vendas de ipads na Europa. Possivelmente vou trocar o meu ipad 1 pelo 3, versao wifi only obviamente.
          Quanto a criticar os tablets android, isso é uma burrice. Hoje em dia ja ha tablets android de alto nivel, smartphones entao nem se fala.
          Deixem se de guerrinhas de miudos do liceu. Criancas.

        • Eu mesmo says:

          a Apple anda demasiado arrogante e intransigente ultimamente ou é impressão minha? será demais pedir um equipamento especifico para os 500M de consumidores europeus já que estes estão a pagar basicamente uma antena LTE que para eles é inútil? ou é suposto a Europa mudar a sua infraestrutura 4G só para agradar à Apple? serei eu que sou demasiado anti-Apple? pergunta honesta

          n sei onde vi, mas acho que foi mesmo aqui no pplware que vi um SGS2 LTE que vai puder usar a frequencia europeia?

          • Eu mesmo says:

            o pior é que vendem o novo ipad como 4G na Europa, uma vergonha

          • aver says:

            Na verdade na Europa não há uma frequência há três.

            O que eu sei é que a Apple segue religiosamente o princípio da simplificação e da economia de escala.

            O iPad 3 sai-lhe mais caro que o 2 e vende-o a um preço ligeiramente menor que o iPad 2. Não sei a que preço ficaria uma antena que captasse todas as frequências possíveis do 4G LTE e se iria encarecer o produto.

            O iPad 4 provavelmente terá antena também para captar as frequências europeias. Nesta altura não sei o que os eventuais compradores perdem por o iPad não ter LTE europreu. Na prática, com excepção da Alemanha, o LTE só agora está a sair do papel.

          • Rui says:

            @Aver, correcçao no nº de frequencias. Foram a leilão 6 frequencias.
            A Vodafone comprou em 4 frequencias, por ex.
            http://www.telemoveis.com/noticias/resultados-do-leilao-4g-lte-portugal-conhecidos-23649.html

          • aver says:

            ??? Estou a ver mal ou também estavam à venda lotes na faixa dos 2100 MHz que ninguém comprou ? Os 2100 MHz o iPad captava, acho eu.

          • Rui says:

            @Aver, poiiiissss, nem tinha reparado nessa frequência. Pelos vistos cá em PT o iPad não tem o 4G porque as operadoras não compraram a licença 🙂
            Se assim for, a Apple está ilibada 😉

    • Relvas says:

      Não é fisicamente impossível 😉 depende das frequências, dai um update poder fazer a diferença!

      • Joao says:

        É fisicamente impossivel sim, so saindo novos ipads 3 com diferentes chips 4g.

      • Paulo C. says:

        Ó Relvas, estás tão ofuscado pelo ipad que já não escreves coisas com nexo.O João tem razão, só com um novo chip 4g é que se resolvia essa questão, não com um update. Se és tão fã da apple e defende/publicitas tanto a marca, ao menos informavas-te melhor…. 😉

  21. Serva says:

    Boa tarde ,

    Provavelmente os utilizadores da APPLE deveriam querer isto :

    http://www.gizmodo.com.br/conteudo/o-que-o-ipad-2-ganha-com-uma-saida-hdmi/

    E também provavelmente queriam ser uma porta para SD micro , e provavelmente gostavam de ter flash , e ter uma uma 4G que funcionasse na Europa , gostavam de poder partilhar ficheiros bluetooth sem restrições , gostavam de fazer chamadas de video para qualquer dispositivo e não dependerem de aplicações de terceiros para o fazer , etc , etc …..

    Chego a conclusão que para além de não inovarem não aprendem mesmo nada e continuam a obrigar os proprietários a fazerem Jailbreak ao aparelhometro , é que assim que devem tornar o aquário imune a pragas e outras maleitas , é por estas e por outras que a minha opção nunca será Apple enquanto a politica de Cuppertino não mudar e mostrarem mais respeito por quem lhes compra os seus produtos , uma das provas muito evidente é que qualquer produto Apple não tem direito a troca , penso que só isto já diz tudo acerca da prepotência destes Srs .

    Ok , este Ipad , o que trás de novo são Specs , mesmo assim muito aquém do que já está a ser feito pela concorrencia que já vai usar cpus quad cores e não vale a pena dizem-me como já vi vários a dizer para quê ter um quad core , para me gastar mais bateria ???? … pois é pela boca é que o peixe morre , eu estou desconfiado quando alguns se referem a azia ela é mais para o vosso lado do que para quem faz compras com base nas especificações .

    Depois existem tantas contradições , como esta , então para quê que serve o LTS (long term suport) , se mal sai um destes gadgets com mais performance quase sempre os mesmos vão a correr comprar , mesmo que se trate só de uma melhoria no CPU e no Display ??? …. então mas o Ipad 2 não tinha um display fantástico vindo da outra galáxia , leia-se made by Samsung , mas este não tem exactamente o mesmo formato , que até se torna difícil diferenciar o 2 do não sei o QUE CHAMAR ???.

    Desculpem mas a mim a sensação que me dá é que só estão a cumprir calendário , aconteceu om o 4S e agora com o Ipad , das duas uma ou esgotaram este conceito e vão lançar algo de bombástico ou então não se percebe bem qual o sentido destes 2 últimos lançamentos e penso que este ano as má noticias não vao ficar por aqui com o lançamento do Pack Lion Mountain , muitas maquinas muito recentes vão ficar fora deste service pack , que deverá ser pago .

    Não vos quero maçar mais . o post já vai longo .

    Cumprimentos

    Serva

    • Rui says:

      A saga anti Apple continua, parte 33 e 1/3 🙂

      “Não vos quero maçar mais . o post já vai longo .”

      Para não comentar o que está antes desta frase magnifica, deixo aqui um grande LIKE!

      Saudações

    • Alexandre says:

      Concordo por completo, Portugal é um país de seguidores, comem toda a publicidade que exista…

    • RaCcOn says:

      Lol,
      Não vou comentar o resto, pois isso já é comentado por todos os outros utilizadores nos outros teus posts contra a Apple.

      Não é só a Apple que não aceita trocas, Asus, Toshiba, Sony, Samsung, Dell etc etc etc também não aceitam trocas.
      Apenas as lojas facilitam a questão de troca, mas a marca não assume só em caso de defeito de fabrico.
      Como a marca não assume, a loja irá voltar a colocar o artigo a venda e o próximo cliente que vier comprará.
      No caso da Apple, como tudo é feito de forma a em caso de a embalagem ser aberta se notar e muito, para além do perigo da troca devido as replicas etc etc, não são efectuadas trocas.
      Só mesmo em caso de defeito de fabrico e após analise.

      😉

      Falar do que não se sabe é do caneco:)

  22. luis says:

    4 vezes mais pixeis e o processador apenas 2 vezes mais rápido quer dizer que jogos em fullscreen nativa vão ter metade dos fps.

  23. haha says:

    Essas primeiras impressoes se resumiu repetir o que em todo lugar já foi dito. Poderiam ter feito um review.

    “Pode tocar nas suas fotografias, livros e até mesmo tocar piano”
    Isso é novidade?

  24. Bruno Silva says:

    A saída deste modelo parece-me uma boa deixa para tentar comprar o iPad 2 assim que baixe de preço, a ver se apanho uma promoção de escoamento de stock.

  25. Ell says:

    Para alem do display de retina a mais valia é o 4G só que este não funciona na Europa era bolas!!!!!

  26. E says:

    Vou comprara 10 para os funcionários que os fabricam .

  27. Diogo says:

    o ecrã tem 2x mais pixels e não 4x como foi dito!

    • Relvas says:

      não camarada. Tem mesmo 4x pixeis do que o ipad 2 😉 aprenda a contar.

    • aver says:

      Achas ?

      Resolução do novo iPad: 2028 x 1536 = 3.145.728 pixels
      Resolução do iPad 2: 1024 x 768 = 786.432 pixels

      3.145.728 / 786.432 = 4, ou seja, o ecrã tem 4x mais pixels.

      Já agora, experimentem movimentar a lente para comparar a resolução na leitura de um texto: http://www.apple.com/ipad/features/

      Ou experimentem diminuir a resolução do ecrã do vosso computador para metade para verem a diferença.

      Uma coisa é dizer que quem tem um iPad 2 está bem servido e que fará bem em não gastar o dinheiro num iPad 3. Tenho um iPhone 3Gs que vai a caminho dos 3 anos e provavelmente irá esperar pelos 4 antes da troca. Quem compra um produto da Apple fica bem servido durante vários anos. Outra coisa é dizer que um novo equipamento, como o iPad 3, não é sensivelmente melhor que o anterior.

  28. Jinro says:

    Preciso de saber se a versao wifi 16g contem GPS?

  29. NoFait says:

    E ainda há gente que fala em crise… Um aparelho made in china, com preço “inflacionado” e toda a gente corre a comprar! 🙂

    A Apple efectivamente faz um bom trabalho, mas não é na inovação.. É no marketing e no facto de ter criado uma moda que toda a gente quer embarcar nela sem olhar a custos!

    Acho engraçado que a Lamborghini é o “state of the art” nos automóveis e ninguém corre a comprar uns quantos.. Deviam fazer o mesmo seguindo a linha de raciocinio da cena da Apple.

    Quanto ao iPad 3, mais do mesmo… Acho que já tudo foi dito. Acho desnecessária a aquisição deste equipamento por quem já tenha o iPad 2.. É quase o mesmo que comprar a PS3 slim depois de ter a fat… Poucos beneficios para se pagar mais uma vez um equipamento excessivamente caro.

    Boas compras! 🙂

    • Relvas says:

      Excessivamente caro? mas vamos lá.. O resto das tablets nao tem todas o mesmo preço? e atenção quando digo o resto falo de tablets com specs indenticas, e não das pseudo-tablets lerdas. Ninguem com o iPad 2 é obrigado a comprar.

      Quanto aos carros. Embora gosta bastante da lamborghini, se a apple fosse marca de carros, seria equivalente à Mercedes-benz. São as duas marcas que mais inovam.

  30. Alexandre says:

    Boas Tardes,

    No meu ver, eu acho que quem gasta entre 599€ a 799€, por este mesmo equipamento, deveria ter tudo a que tem direito, desde o 4G (Que a apple devia ter tido em consideração pelos clientes do “velho continente”) até a introdução do flash nesses mesmos dispositivos, eu sei que me vão dizer que o HTML 5 é o futuro, e tem toda a razão, mas até haver uma adopção total do html 5, ainda vai um longo caminho.

    Eu gostaria de comprar um iPad para a minha mãe para substituir o portátil/netbook mas se ela quiser ver algum site que inclua flash, torna-se pouco prático, porque muitos dos sites ainda necessitam de flash para desempenhar certas operações.

    • Rui says:

      Viva,
      Os preços começam nos 479€ e não em 599€, e podes comprar o iPad 2 por 399€.
      Quanto ao facto de não ter 4G, ainda agora estão a lançar o 4G em Portugal e o 3G não tem a cobertura a 100% achas assim tão importante o 4G? Bem, eu tenho o iPad 2 mas na versão wifi e para o que quero, é 5 estrelas.
      Quanto ao drama do flash, tens a opção de comprar um tablet com Android e de certesa que a tua mãe vai ficar bem servida. Agora tens de ter uma coisa em conta… esquece aqueles tablets de 100 e 200€… se queres algo fluido e em condições compra um com spec’s de jeito.
      Saudações

      • Alexandre says:

        Respeito o teu ponto de vista mas quanto ao 3G/4G essa é a tua opinião mas não será de pessoas que necessitam dele para navegar e trabalhar fora de uma zona coberta via wi-fi, que querem ter aquilo pelo que pagaram.
        Quando falo em adquirir um tablet e comparo com o Novo iPad, é porque obviamente não vou comprar algo de 100€ a 200€ com sistema Android, senão não metia em consideração um iPad novo.

  31. jack says:

    3 já cá cantam estou farto de brincar, vai ser o fim de semana todo

  32. Tiago C. says:

    nao sei se falaram ou nao, mas gostaba de saber se sempre aquece ou nao. Tive com um outro dia na FNAC….e….acreditem, no canto inferior comparativamente ao iPAD 2…aquece e nao é pouco (tive com os dois em simultaneo na mao) – As apps que estavam no ipad 3 ….eram as “basicas”…nao tinha nenhuma instalada a nao ser as que veem de fabrica. Sou um apple fan,…..mas senti-me desconfortavel com ele na mao, honestly….

  33. Vítor M. says:

    Li quase todos os comentários e sabem que mais?

    Este novo iPad é melhor que o dois, basta o fabuloso ecrã, acreditem, tem um ecrã… brutal.

    Depois é mais poderoso e isso vai ser um factor que se notará daqui a uns meses, aquando do aparecimento de apps talhadas para este iPad.

    Aquecimento? Não inventem, eu tenho o iPad 1 e esse sim… aquece muito em longos periodos de utilização em ambiente com temperaturas quentes…. o novo… esqueçam, nem é assunto, pois embora não seja gelido como o iPad 2, o que aquece não é de grande relevância.

    Para quem arriscou e comprou… usem e abusem 😉

    • Tiago C. says:

      entao vitor, vou acreditar em ti e mandar vir um da apple store 🙂 eheheh (gravaçao atras parace-me fixe) 🙂 coisa k ca nao fazem (sem ser em lojas da especialidade k …..pode deixar uma porcaria a coisa se nao correr bem)

      cumps a tds…..(dentro em breve num iPAD: ) 3

    • João says:

      Notará? Será mesmo? Notas a diferença de velocidade do iPhone 4 para o 4s? Lógico que não iras notar grande diferença porque a Apple não está a dormir, concerteza que não iria tornar um aparelho com um ano inútil. Há quem tenha iPhones 3GS e ainda esteja muito satisfeito. Não vás por ai pelas aplicações. Vai pelo que é mais evidente que é o ecrã. Mas também te digo, seria melhor inovação colocar uma entrada USB ou quem sabe microSD, profissionalmente daria mais jeito. Também sou fã da Apple, mas como tal a minha função é criticar construtivamente e não estar de acordo com tudo cegamente.

  34. aalrc says:

    Oxalá venham mais versoes para baixar o preço dos modelos anteriores!

  35. GURU says:

    Todas as vendar da APPLE trazem sempre novidades e exclusividade de tal forma que o que mais se fala hoje em dia e na $G . é um grande apelativo para a compra.Foi pena que os iluminados da APPLE se esquecerem que este “novo ipad” não é compatível com esta tecnologia em portugal e no resto da Europa e só vemos noticias sobre o ecran que é realmente muito superior ao anterior,mas temos que ver qual a sua utilização na hora da compra.a exclusividade tem um preço

  36. Zink says:

    Boa tarde a todos. Dos comentários que li para trás deixem-me dizer o seguinte:

    -A apple lançou um novo iPad; e depois é sinal de inovação (retina display, 4x mais pixeis, enfim, … ainda bem que está a melhorar, se fosse para piorar o aparelho era bem mais grave)… a Nokia, quando era Nokia, não fazia o mesmo com os telemóveis de mês a mês!??

    – muita gente diz que não vale a pena comprar; pois eu acho que que quem tem um iPad 2 e acha que está bem servido, pois que o use por muitos e bons anos pois o aparelho é bom e recomenda-se, para quem queira trocar por causa de resolução do ecrã e da velocidade de ligação pois que o faça pois se é isso que precisa!!, para quem não tem ainda e pretende comprar, mais vale comprar um novo iPad.

    – comparam carros topo de gama a carros menos avançados, pois a essas pessoas gostaria de dizer o seguinte: eu já fui um anti-apple à alguns anos atrás e refutava as afirmações dos defensores dos produtos apple com os mesmos argumentos que hoje em dia se levantam… (custo do produto, incompatibilidades, etc) pois meus caros amigos, depois de 15 anos a experimentar Windows em vários PC’s, depois de crashes infinitos, limpezas a discos, formatações intermináveis, anti-virus, anti-spam, cavalos de troia, inercias de processadores, e com o passar do tempo passar de um computador de alta cilindrada comprado na altura, para um arrastão passado uns meses, com tanta porcaria que a Microsoft mete dentro do disco em actualizações de segurança e “junk” que só serve para pôr o processador e o disco a parecer uma carroça puxada a cavalos… e após comprar um iMac… nunca mais fui o mesmo!! Comprei-o à dois anos e está igual ao computador que comprei naquele dia… não se “arrasta”!!!!! Ponto final (e já lá meti muita porcaria experimentei muita coisa…..!!!

    – e para terminar, e especificamente para o iPad, as limitações de Flash, e afins que tanto falam desde que ele apareceu… é pá!! quem se sente limitado com tudo isso há tantas alternativas!! Façam jailbreak ao aparelho, não há coisa mais fácil,,,,, até a minha avó consegue fazer (são só 5 minutos a seguir instruções!!!), e ainda conseguem personalizar o aparelho ao máximo, modifica-lo todo completamente (gostam dos menus do Android, dá para mudar)!! querem apps de graça!? (“Installous”em-nas na boa e sem dificuldade!!)

    Poça!!! até parece que o Android não tem limitações nem se arrasta!!?!?! e é o melhor sistema operativo de sempre!!! tenho um telemóvel Android e não se arrasta!! e farta-se de bloquear nos menus!

    Nenhum sistema é perfeito!! Agora, se me oferecessem um computador neste momento posso-vos garantir que era um com o sistema operativo da maçã… estou farto de chatisses

  37. Bem, Já não pegava num ipad2 há algum tempo, e depois de uma semana com o novo Ipad, o iPad2 parece-me totalmente pixelizado.

    É daquelas coisas.. Antes de haver televisáo HD não se percebia a sua utilidade, e agora a ver sem HD, nota-se falta de algo.

    Eu diria que brevemente os oturos fabricantes vão adoptar este tipo de ecrãs.

    Quanto ao aquecimento, a jogar em 3D, não aquece mais do que o meu xperia play nos mesmos tratos.

  38. João R says:

    Acabei de comprar exactamente a versão q queria, wi-fi only com 64gb. Venho do iPad 1. A versao 4g nao me interessa porque nao quero ser enganado pela Apple, que vende chips 4g onde eles nao funcionam. As diferenças são notáveis. Mas o que é realmente impressionante é este ecrã. Isto não existe. Definição que duvido que seja atingida noutros aparelhos nos tempos mais próximos.

  39. Luis Cardoso says:

    Comprei o novo iPad e posso vos dizer que é simplesmente soberbo , é muitíssimo melhor que o 2 , então o ecrã ė único , é só o melhor ecrã que já vi atė hoje e olhem que já vi muitos .

    • João says:

      Lá porque compraste um e estas todo contente não precisas exagerar. Sim tem um ecrã melhor que o 2, mas dai a ser muitíssimo melhor. Em que te baseias para dizer isso? No ecrã? Sim, também tinha o 2 e comprei o 3 e acho que é a grande diferença. De resto deixa quente diga que ainda não notei diferenças de performance significativas e proporcionais ao teu comentário de quem acabou de comprar o seu primeiro iPad.

  40. PCosta says:

    Marketing…marketing…marketing….linhas e linhas de texto de uns a defenderem o novo ipad a apple, etc…e depois outros a dizerem que não presta…ganhem juizo!!!! Olhem para Portugal e vejam o que este “des”governantes andam a fazer ao Pais!!!! Sera possivel que em vez de andarem a ver qual qe que tem a pilinha maior e mais grossa deviam de andar a ver quem e que anda a desviar, corromper e governar-se a si ???? NÃO ACHAM????

  41. Luis F. says:

    Só se dizem besteiras aqui, tanto a favor da Apple como contra.

  42. RF says:

    Comprei na passada 6ª Feira um iPad 3 ou novo iPad como a Apple lhe chamou.. e até agora pouco tenho a apontar! Ao contrário do que alguns dizem, o meu não aquece ao fim de 30min.. O Ecrã é simplesmente expetacular, tem uma qualidade de imagem muito boa! Não posso comparar com o iPad 1 ou 2 pois nunca mexi num.. sem ser nos de demonstração! A meu ver quem tenha o iPad 2 e sendo o ecrã a grande melhoria acho que não vale a pensa comprarem o 3!Não gosto da câmera.. tem um efeito gelatina quando se abana o iPad e a qualidade da mesma deixa muito a desejar a comparar com a de 5mpix do meu Samsung Wave com 2 anos! De resto é simples e intuitivo de se usar. Acho ridícula a diferença de preço do ipad Wi-fi para 4G.. ainda por cima quando o 4G só é compatível com a frequência dos EUA. Comprei a versão wi-fi e até já testei utilizando o 3G do Wave com o ipad, ou seja fazendo do tlm um router wireless, e funciona muito bem! Para quem utiliza o iPad a toda a hora min segundo.. ai tudo bem comprensa comprarem com “4G”.. De resto até agora acho um bom tablet, mas caro!

  43. Serva says:

    A Nokya , lançava telemóveis de mês a mês mas de modelos e segmentos diferentes , não percebo aonde existe a analogia com os produtos Apple que só têm 1 tablet e 1 Iphone que lançam todos os anos .

    Como já disseram e eu também seria bem melhor que a Apple disponibilizasse uma porta microsd e saídas HDMI , quanto a questão do flash e do jailbreak , digam-me uma aplicação que corra sem problemas mesmo no Idevice com jailbreak , a melhor que eu conheço sarjem uns quadrados pretos e tens de carregar em cada um desses quadrados para veres o flash .

    Cumprimentos

    Serva

  44. Rui says:

    “Apple que só têm 1 tablet e 1 Iphone que lançam todos os anos” – Também tem 1 iPod touch, e mantem as actualizações para iPad 1, 2 e 3, iPhone 3GS, 4 e 4S, e iPod 3 e 4ª geração. Tomara teres tantos dispositivos em Android actualizados pela Google como tens na Apple com o iOS! E dispositivos com Android são milhares!

    Porta microsd? tens versões de 16, 32 e 64Gb, não chega?

    Saida HDMI – podes comprar o adaptador e funciona.

    Flash – para muita gente nem faz falta. É o mesmo drama de sempre.

    Gostava de de ver a criticar Android metade daquilo que criticas Apple. Já era um progresso. Android deve ser realmente o santo graal para ti 😛

    Saudações

    • João says:

      Caro Rui! O leitor de Cartões não serve só para ampliar a memoria como bem deve saber, mas também para transferir dados, uma porta USB por exemplo dava-me muiro jeito a mim e a muita gente. Outra questão, se para si 64Gb chegam, olhe que eu tenho o iPad 2 3G de 64Gb e tenho de gerir o espaço, tudo depende para o que utiliza o iPad. Falo isto como fão da Apple e de modo construtivo para que de futuro possa ter aparelhos que melhor me irão servir. Quanto a si apresentou as suas razões pessoais para as quais está inteiramente servido. Como disse, cada um é como cada qual, não generalize as necessidades.

      • Rui says:

        Olá João, sim eu estou ciente que um leitor de cartões não serve apenas para armazenar dados, mas para transferir dados existem N alternativas. Para fotos e videos existe a possibilidade de usar o adaptador de cartões SD/USB que se vende no ebay por 2€. Para partilha de documentos, etc, por norma uso dropbox, iCloud, que me permite ter a sincronização de dados entre vários equipamentos.

        De qualquer forma, existe também esta opção para quem faz o jailbreak do iPad:
        http://www.howtoarena.com/how-to-easily-connect-usb-and-sd-card-to-ipad-1-and-ipad-2/

        Pessoalmente convivo bem sem algumas coisas no iPad e convivo menos bem com outros no Android. É a livre escolha de mercado. 🙂

        Aqui neste caso, resposta ao @Serva, já é crónico, tudo o que tem em Android é bom e a maioria das coisas da Apple são más 😀

  45. Manito says:

    Já ca canta o meu the new Ipad. Devo dizer que o ecran é mesmo o que ja se tinha ouvido falar, é delicioso :-), o cpu e gpu muito rapidos, so aqueçe um pouco mais quando se usa na maxima claridade e tambem em jogos mais puxados, o que é natural. A bateria espero que atinga os 11h com a claridade a uns 40%. Veio com 2 defeitos: 1 – um grao de pó que ate pensei tratar se de 1 pixel escuro, mas depois de uns testes é mesmo pó e o 2 – um pouco de light bleeding num dos cantos, nada de muito anormal, tambem notei numa area superior do ecran, em quarto escuro com a claridade maxima e uma imagem de cor preta, um certo tom quente, que variava ligeiramente com a inclinaçao que ia dando….
    A primeira coisa que pensei foi ir trocar, mas vou ver se consigo viver uns dias com aquilo, em pesquisas vi que muitas pessoas a quem aconteçe estas coisas, geralmente depois andam num vaivem de trocas de ipads, mas sempre vao encontrando alguma coisa miniscula…não queria ir por ai LOL
    Resumindo o aparelho é fora de serie, sem querer ofender outros admiradores de outras marcas e OS, tem um grande potencial, de certeza que sera um sucesso.

  46. ahahaha says:

    O problema do 4G LTE n funcionar em portugal devido às frequencias, é devido ao hardware ou ao software?

    Agradecia uma resposta pois estou a pensar comprar um IPad e se for devido ao software tudo pode ser resolvido por uma actualização mas se for de hardware, ja não é bem assim …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.