Smartphones: 91% das vendas em 2012 foram Android ou iOS
O segmento dos dispositivos móveis está ao rubro. A liderança neste segmento é cada vez mais disputada pelo Android e iOS....mas este ano muito pode mudar com o Ubuntu Phone, Tizen...entre outros.
Os dados divulgados ontem pela empresa de consultoria International Data Corporation (IDC), revelaram que 91,1% dos smartphones vendidos no quarto trimestre de 2012 tinham como sistema operativo o Android e o iOS.
A empresa relevou também que ambas as marcas apresentaram um aumento de vendas de equipamentos na ordem dos 70%, o que equivale a um total de 207.6 milhões de unidades vendidas apenas no quarto trimestre de 2012. De referir que no período homologo de 2011 foram apenas vendidas 122 milhões de unidades.
Segundo os resultados da pesquisa feita pela IDC , no 4º trimestre de 2012, 91% das vendas de smartphones foram iOS ou Android.
As duas gigantes, Apple e Google, aumentaram significativamente as vendas dos seus equipamentos, tendo lançado para o mercado um total de 207,6 milhões de unidades em todo o mundo, ou seja, mais 70.2% comparativamente ao 4º trimestre de 2011, onde apenas disponibilizaram 122 milhões.
Os números relativos ao ano de 2012, indicam também a preferência por estes dois SO, uma vez que, combinados, iOS e Andorid registaram 87.6% das vendas, ou seja, 722,4 milhões de smartphones vendidos em todo o mundo. No ano de 2011, foram apenas apenas 68,1%, o que corresponde a cerca de 494,5 milhões de unidades vendidas.
Para além deste resultado principal, a pesquisa também delineou um TOP 5 para os sistemas operativos de smartphones:
- 1) Android
- 2) iOS
- 3) Blackberry
- 4) Windows Phone
- 5) Linux
A tabela acima mostra com clareza o domínio do iOS e Android, e essencialmente deste último, no 4º trimestre de 2012.
Aqui fica um gráfico interactivo disponibilizado pela própria IDC, que permite a comparação entre valores obtidos em 2011 e 2012.
Relativamente ao ano de 2012, os resultados também são bastante claros. O sistema operativo Android domina com segurança, mas o sistema operativo da Apple tem a segunda maior fatia, o que deve ser interpretado como ‘apenas uma marca a vender quase 20%’, e não vários marcas/modelos que adoptaram o Android como SO.
Nesta última tabela, o Symbian surge em 4º lugar, sendo que Linux já nem sequer consta na lista. (Talvez haja mudanças este ano)
Segundo Ryan Reith, coordenador de projectos com a Mobile Device Trackers da IDC:
"With the recent introductions of two new smartphone platforms we expect some ground to be made by the new entrants over the coming years. […] "There is no question the road ahead is uphill for both Microsoft and BlackBerry, but history shows us consumers are open to change. Platform diversity is something not only the consumers have asked for, but also the operators."
A tendência será, assim para que se mantenham na liderança dos smartphones a Google e a Apple, enquanto que os outros SO vão tentando conquistar o público aos poucos e poucos. [IDC]
Irão estes números manter-se? Pode o Windows Phone ou o Ubuntu Phone OS alterar esta tendência?
Este artigo tem mais de um ano
Acho que o Windows Phone tem potencial para roubar o lugar a blackberry…
Para mim o Windows Phone é muito bom. Ate a gama mais fraca do Windows funciona perfeitamente, o SO é bastante fluido, e tem uma coisa muito boa podesse reservar espaço para musicas e etc, se deixarem sempre para ai uns 500mb sem ser usados é garantido que nao encrava, e quanto as apps pode nao ter as mesmas apps que android mas existe sempre ou quase sempre alguma semelhante ou igual. Penso que o Windows Phone so nao esta a vingar pk as pessoas esta com receio de nao saber mexer. Acreditem que é bem simples mexer assim como o Windows 8 que é quase como uma replica do Windows Phone. Eu acredito que o Windows Phone vai conquistar as pessoas, nao tenham medo de usar, da primeira vez podem achar estranho mas ao fim de uma hora ja controlar td. Com Windows Phone todo se faz com um toque alem de que se pode usar a criatividade e mudar de posicionamento as tiles.
Concordo inteiramente consigo! 🙂 eu neste momento conheço mais pessoas com WP do que com iphones… O wp é mesmo um SO espectacular e simples!
Desculpe lá ao editor, mas eu nesses estudos vejo é que a apple está a em baixo. Os mercados bolsistas falam por mim.
Acho muito bem feita, esta é uma apresa arrogante na sua posição no mercado, tentando impor algo inatingível para pessoas mais “pobres”.
E quando ao sistema operativo móvel iOS mais inovador de sempre como a apple costuma anunciar à pouco a dizer. Faltam inovações, e as poucas que existem são quase por imposição dos utilizadores. Enfim…
Espero que a apple continue em queda livre. Nada como ver fan boys a defender algo que está cada vez mais fraco 😀
Não sabes o que dizes…
Mais uma vez repito…sou um utilizador do WP, Android e o iOS, destes todos acho o WP e o iOS os mais estáveis…
Ora, infelizmente o Android tem uma desvantagem…e bem grande…o SO fica desactualizado muito rápidamente, porque o telemóvel deixa de receber actualizações de ROM’s oficiais pelo fabricante do equipamento…
O iOS já se passa diferente, recebe ainda novos updates…ora, o iPhone 3GS saiu em 2009…e ainda recebe updates…e quando sai sai para todo mundo!
No caso da Samsung Galaxy S saiu em 2010…o ultimo update feito em Portugal, ficou pelo 2.3.6….e vai ficar por ali…estupidamente vais ter que andar com Rom’s atras a instalar…senão corres o risco de ficar com um telemóvel obsoleto a nivel de software…!
Mais nada a reportar…
Cumps
Há ROMs não oficiais que são melhores do que updates oficiais…
Concordo 99% contigo.
O outro 1% fica para lamento do pessoal que não tem capacidade de instalar outras Rom’s, esses é que ficam a perder.
Um grande obrigado aos developers que se preocupam com os “desatualizados”.
Shake ,
Eu até evito vir já aos tópicos que envolvam IOS , porque depois não me consigo conter e lá começa a discussão , quem não sabe o que dizes és tu , nunca compares o 3GS ao primeiro SG1 , porque este equipamento como está demonstrado pela comunidade que desenvolve ROMs (coisa que no IOS só jailbreak e de vez em quando) suporta o mais recente SO da Google , é assim , aceitas o Jailbreak e não aceitas que se instale ROMs ?????? ….. afinal qual é a tua consistência na tua argumentação , absolutamente nenhuma , mais não mandes areia para os olhos das pessoas e não sejas mais um dos veiculos de marketing da Apple a dizer que o 3 GS recebeu actualizações do IOS 6 , é que isso nem é serio , entramos aqui num campo que até repugna por tão tendencioso , depois as velocidades ridículas do CPU quer do 3GS quer do 4 não chegam nem aos calcanhares do Samsung , tem pelo menos essa honestidade intelectual para admitires .
Segundo o Android na Europa continua a subir , o IOS a descer há 2 anos , a vendas da Apple só se têm aguentado porque a empresa tem aberto novos mercados e alargou a comercialização nos USA as 3 principais operadoras coisa que não acontecia a 3 anos que era só comercializado pela AT&t , por último o Android é arrasador 57% de todo o mercado e começou depois do IOS , as noticias todas apontam cada vez mais para que o Android salte para outras áreas (como exemplo as maquinas fotográficas e mini pcs dos quais eu tenho um) hoje soubemos que a HP vai usar Android nos seus dispositivos , será que alguém com 3 dedos de testa acredita nas tretas que estás para aí a debitar , quem precisa de se informar és tu e para que saibas o W8 nos PCs de secretária vais ver mesmo muito poucos , tablets também não me acredito , smartphones pode ser que sim , mas os dados não são animadores , portanto fica lá em paz com o teu mundo enão conspurques os outros com os teus pensamentos altos .
Cumprimentos
Carlos Carvalho
Não diria melhor.
Android vai dominar sempre o mercado, pois os productos da Apple são para nichos de mercado… Enquanto Android tens do telemovel mais caro ao mais barato, logo é normal terem uma cota bem mais alta… Só gostava que publicassem qual a cota de mercado da Apple na gama alta de telemoveis….
Sou utilizador de iOS e estou bastante satisfeito, mas concordo plenamente que este sistema apesar de receber actualizaçoes todos os anos com novas caracteristicas, precisa de levar um pequeno “boost” pois axho que está a ficar um pouco para trás em termos de “user interface” mas sem dúvida que continua a ser mais estável que o android, com muito mais aplicaçoes na App Store.
Os produtos apple são para nichos de mercado? Se 18,8% do mercado dos smartphones é considerado um nicho de mercado… upa upa
O que ele quis dizer é que se situa apenas na gama alta. Não é generalista. Além disso ele disse que mesmo assim já tem a cota que tem, imagina se houvesse um estudo que considerasse os smartphones de gama media alta/ alta
Deixa-te de tretas a Apple esta sempre na frente o android é mais uma copia como foi o windows nos pcs, a nokia andou na frente hoje caíu outras tantas marcas andaram na frente e cairam o caso da Kodak é recente, cada um compra aquilo que gosta nao critiques so nao tens um pc Apple porque nao podes repara so quem trabalha com graficos e fotos que marcas têem repara nos designs dos pcs nada chega a Apple quem lançou as tablettes quem os copiou samsung e as outras todas, nao fales por opinião é feio, cada um é livre de comprar o que quiser.
“Apple esta sempre na frente”
Fanboy alert! Para ti,
A Apple é uma empresa fabricante de eletrônicos, computadores, produtora de software e, como o próprio nome diz, maçãs. A Apple deixou há muito tempo de ser uma fabricante de computadores, ela é um sentimento, um modo de vida.
A Apple não tem somente consumidores, mas sim seguidores. Foi eleita uma das marcas mais influentes do mundo depois da pinta da Angélica. Um verdadeiro ícone. Tornou-se um exemplo de como fazer suco da concorrência.
Steve Toque de Midas Jobs (ex-militar que lutou na guerra do Vietnã ao lado de Forrest Gump), que ajudou a criar o primeiro computador pessoal, volta a brilhar com seu iMac depois de um período de ostracismo e disfunções gástricas.
“Não acho que a tevê e o PC possam ser uma coisa só, dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço. Steve Jobs, executivo-chefe da Apple e ótimo dançarino”
O primeiro logo era assim. O chefe dos designers era gay. Foi comido, demitido e o logo mudou.
Tiago ,
Like
Carlos Carvalho
O Windows foi uma cópia? Chiça só comes maçãs são vermelhas ou verdes?
Lucros em 2012:
“Together, Apple and Samsung accounted for 103 percent of mobile phone profits in 2012, a number made possible because of losses incurred by rivals Motorola, Sony and Nokia.”
A Apple ficou com 69% dos lucros e a Samsung com 34%.
http://appleinsider.com/articles/13/02/06/apple-samsung-capture-103-of-handset-profits-as-rivals-lose-money
Lucros do 4º Trimestre de 2012:
Apple took home 72% of the profits with only 21.7% of unit sales (up from 15.4% in Q3).
Samsung’s 29% of the profits came from 28.9% of unit sales (down from 32.3% in Q3).
43 cents of every dollar spent in the world on a cellphone in Q4 ended up in Apple’s coffers.
Samsung got 36 cents. Nokia got 7 cents. All the rest got less than 5.
For 2013, Walkley predicts that Apple and Samsung will split 103% of the profits, 69/34.
http://tech.fortune.cnn.com/2013/02/06/apple-samsung-profit-share/
A samsung está a desenvolver os OS proprio juntamento com a Inter que se chama Tizen OS, isto porque a Google, dona do Android comprou recentemente a Motorola, significando isto que a curto prazo o sistema Android será a aposta da Motorola, deixando a Samsung para tras neste sistema…..
Benchmark ,
A lavagem ao cerebro é tal que tu não percebes mesmo ….. certo , esses lucros que falas foste tu e outros como tu que alimentaram o animal , a conclusão que temos de chegar é que afinal os produtos Apple são vendidos muito acima do seu custo com margens irreias de manter nos próximos tempos , sabes quem é que fizeste agora lembrar , um Sr muito simpático que conheci há uns anos no Vale do Havre , para quem não saiba era uma região Portuguesa aonde existia a maior concentração de fábricas têxteis do Pais , mas havia mais 2 características únicas daquela região , a primeira era a região que maior nr de empresas tinha os salários dos seus trabalhadores em atraso e outra , devo dixer bizarra , a região do Mundo com a maior concentração de Ferraris , bom e este bom homem dizia o meu patrão tem os salaŕios em atraso a 4 meses , mas ele tem dinheiro tem uma casa que só visto e tem um Ferrari .
Não te quero comparar a esse bom homem mas pensa só um bocadinho antes de escreveres parvoeiras .
Cumprimentos
Carlos Carvalho
Limitei-me a acrescentar mais alguns factos ao post, sem comentários.
O post era sobre a quantidade de telemóveis vendidos, essencialmente em termos de quotas de mercado.
Mas o que assegura o sucesso de um negócio a prazo são
– as vendas: quantidade x preço
– os lucros: (quantidade x preço) x margem
(e receber o dinheiro das vendas)
Essa azia toda ainda dá cabo de ti.
WP é top e para mim o melhor..
E por ex no jogo Air soccer fever que jogo no nexus é quase sempre contra utilizadores WP, não devem ser poucos..
Afinal foi no ano de 2012 ou no 4º trimestre de 2012? Quer parecer-me que a diferença é grande
É o fim da maçã!
Android rulez
Acho que te escapou qualquer coisa. No 4° trimestre de 2012:
– a quota de mercado da Apple passou de 15,4% no trimestre anterior para 21,7%
-por cada €1000 de telemóveis vendidos – €430 foram parar aos bolsos da Apple, €360 aos da Samsung, €7 aos da Nokia e os restantes ficaram com €5
– por cada €100 de lucros da venda de telemóveis – €720 foram parar aos bolsos da Apple, €290 aos da Samsung. A maior parte dos restantes teve prejuízos.
O Android é a Samsung, os outros não ganham para comer. Se a Samsung se decide virar para um SO próprio, para não dar à Google o que ganha com o Google Play – adeus Android.
Queria dizer por cada 1000 de vendas (e não 100)
70€ para a Nokia, 7% de 1000 são 70.. dah
De facto em cada €1000 telemóveis vendidos sobram €70 para a Nokia (e €50 para os restantes em vez de €5).
Em 2012, por cada €1000 de vendas dos respectivos telemóveis, a Apple teve um lucro de €410, a Samsung um lucro de €210 e a Nokia um prejuízo de €40. Pode-se dizer que a Nokia andou a pagar para lhes comprarem os telemóveis.
amigo.. só digo isto:
Android vai dar barraco! vai, confirmo!
Mas IOS tmb vai dar barraco!
Prevejo uma lota entre Blackberry e WP! com apple em 3º lugar! Isto dentro de 5anos! anote este comentario na sua agenda(16/
E a Nokia que não acorde para a vida… Todos os dias podia estar a ganhar milhões e milhões tipo a Samsung! Mas é arrogante e não quer meter Android nos seus equipamentos, não sei se em 2015 temos Nokia no mercado.
Em 2012 já despediu nnn de pessoal e 2013 deve ser o principio do fim!
Tens razão, ignorando o pormenor que a LG, a HTC, a Sony e a Motorola que até já foi à vida perdem dinheiro com o Android, o que a Nokia precisa é deitar o trabalho que fez até agora fora e começar tudo de novo num mercado que é dominado pela Samsung!
a este comentário apetece responder “mete o Android no …” e experimenta WP e depois comenta..
x2
+1
Não posso concordar contigo.
Em 1º lugar a Nokia e a Microsoft tem um acordo e se a Google fosse para os Androids não só estaria a trair a Microsoft mas também porque a Microsoft ficava tão zangada que mudava de empresa. E se fosse a Microsoft, aliás já existe rumores do Surface Phone que não devem passar de rumores já que a Microsoft não deverá fazer isso pois se já está tão mal só ficava pior com o desenvolvimento do MeeGo ou a volta do Symbian porque quanto menos SO no mercado melhor.
Em 2º lugar desde que a Google comprou a Motorola e começaram os rumores do Motorola X (ou como se chama) a Samsung começou a desenvolver em parceria com a Intel o Tizen OS. Ou seja a Google está mandar para o lixo as empresas de que puseram o Android onde está hoje.
Acho muito bem o WP estar a ganhar cota de mercado e espero que o Android vaia parar ao onde o WP já esteve. Mas pensando bem a culpa também foi da Microsoft criar o WP muito tarde.
E a Nokia está onde está hoje por causa do WP e do Symbian.
Eu acho que não adianta estarem a dizer que a Apple vai cair porque eles estao sempre a inovar, as tablets apareceram em que marca? Apple. Ja se sabe que empresas destas vão sempre vingar, ja para não falar que os produtos deles são bem trabalhados. E quem fala que não tem inovação porque usa android ? Acham que tem alguma inovação? E td a mesma treta. O unico que marca pela diferença e simplicidade é o Windows Phone. Experimentem e depois falem. O unico que mostrou algo diferente foi o Windows Phone de resto é mais do mesmo, o SO da Linux, e firefox vão ser mais do mesmo, o Linux ja vi videos não parece ter grande diferença e tem coisas a copiar o Windows 8. Vejam aqueles que se esforçam por algo diferente e não quem faz sempre o mesmo e copia.
Eh a ruihna.
Nao adianta remar contra a mareh… ela te engole
Acho que estás a confundir primeiro tablet com primeiro tablet decente. Os primeiros tablets se bem me lembro eram da HP e corriam uma versão especial do Windows XP, lá por volta de 2002.
Mas se calhar só sabes que esses tablets existiram porque apareceu o iPad
A Apple inventou os tablets? Essa é boa. Quem inventou os tablets, meu amigo, foi a HP que corria uma versão do Windows XP mas penso que só funcionavam com uma caneta especial. O que a Apple fez foi apenas misturar um tablet HP torna-lo 16:9 e “redesenha-lo” para ser mexido com as mãos.
Ja agora não sou fan de nada. Tanto tenho um ios como, um android ou Windows Phone, desde que ache bom, sou apoiam. E o que hoje é bom amanha ja não é. E quanto as tablets ate poderiam ter existido antes mas agora e que apareceu algo realmente interessante e com qualidade. O mesmo se pode dizer em relaçao aos smartphones, ja existe a anos telemoveis com Windows mas so agora é que estao a tirar proveito das qualidades que um telemovel trás com um SO, na minha opiniao pessoal foi a Apple que fez com que estes aparelhos fizessem sentido. E Aproveito para lhe falar que por essa ordem de ideias a Playstation portátil tb não é uma novidade, tenho um sega semelhante a psp a cerca de 15 anos. Mas voce so a meia dúzia de dias secalhar e que teve conhecimento de uma consola portátil. A informática é como a moda, volta sempre tudo ao passado mas é re-inventado.
Apenas gostava de dizer o seguinte:
Tenho um Galaxy S3 e um iPad 4. Já experimentei todos os OS que estão referidos neste artigo.
Não me preocupo com guerras de OS. Compro aquilo que melhor vai satisfazer as minhas necessidades naquele determinado dispositivo.
Não me parece de todo saudável desejar-se “o fim” de uma empresa (qualquer ela que seja) ou de um determinado OS. O utilizador final só tem a ganhar com a variedade.
Abraço!
O problema é que há pessoas que não conseguem ou não querem compreender isso, querem é deitar abaixo, na maior parte das vezes sem qualquer tipo de argumento válido. Como já referi aqui noutros artigos mudei de android para iOS e estou muito satisfeito com a mudança, no entanto acho que se o android desaparece-se do mercado seria um retrocesso enorme e todos sairíamos a perder.
Todos sairiam a perder porque? Vou apenas deixar a minha opinião:
Se o Android desaparece-se do mercado:
A Google perdia.
A Samsung Perdia.
A LG perdia.
A htc perdia mas também ganhava.
A Apple ganhava.
A Nokia ganhava.
A Microsoft ganhava.
O Windows Phone ganhava.
O iOS ganhava.
A Motorola perdia.
A Huawei perdia mas também ganhava.
A BlackBerry ganhava.
A ZTE perdia.
A Sony perdia.
A Sony Ericsson perdia.
Resumindo ganhava-se tanto como se perdia.
Quem devia ganhar mais devia ser a Nokia, Microsoft, a BlackBerry e a Apple.
Quer perdia mais era a Google e a Samsung.
Perdiam os utilizadores.
A não ser que também sejas accionista de alguma dessas empresas…
Penso que se desaparecesse o android apenas se perdia o sistema operativo, as empresas iriam adoptar outro sistema operativo, e ai penso que grande maioria ia para o Windows pk para IOS é impossivel so produtos Apple e a politica da Apple não permite que ostras empresas usem o se SO.
Por isso quem perde são os consumidores em varios sentidos ate porque a concorrência estimula a criatividade.
O ponto que eu quero frisar é mesmo esse, por falta de concorrência quem perde são os utilizadores. Apesar de preferir iOS, se apenas existisse Apple no mercado como seria? onde estaria a inovação puxada pela concorrência? Mas há por ai pessoas que acham que deveria existir apenas o SO da google porque todos os outros ou não prestam ou são clautrofobicos, ou tem o código fechado, ect…
Não deixa de ser paradoxal que defensores de uma coisa que supostamente seria do mais democrático que existe, tendo em conta a filosofia do open source, serem os 1.ºs com uma visão tão estreita. Deixem as pessoas escolherem aquilo que gostam, não sejam fundamentalistas.
Concordo plenamente convosco. Foi isso que tentei dizer.