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RGPD: Apple está sob investigação devido a possíveis incumprimentos


Fonte: Reuters

Redator

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  1. Fixo says:

    “Apple investigada por incumprimentos na solicitação feita por um cliente”

    Mas afinal o que solicitava o cliente?

    • Fixo says:

      Pelos vistos a coisa é assim:
      – Uma pessoa pode pedir à Apple quais os dados que guarda sobre si, por categorias, ou todos
      – A resposta é dada em sete dias.
      Ou a Apple não deu a resposta nesse prazo ou havia dados que o cliente considerou que a Apple não devia guardar, nos termos do RGPD.

      São três os casos da Apple que a entidade irlandesa investiga. Ao todo são 20 investigações – Facebook 8, WhatsApp 2, Instagram 1, Twitter 3, da Google 1 e do Linkedin (Microsoft) 1, e uma empresa de anúncios 1.
      https://9to5mac.com/2019/07/03/privacy-investigation-in-ireland/

  2. Redin says:

    Para quem não sabe, as entidades que regulam o RGPD em seus países de origem também podem ser multadas por não criarem mecanismos de actuação quando exista uma queixa e esta não fora atendida.
    Está nos regulamentos.

  3. Paulo L says:

    Acho muito bem que se investigue, para bem de todos.
    Mas isto é uma caça às bruxas e ao lucro fácil da Europa, uma espécie de multa de excesso de velocidade numa descida com velocidade max a 30 e ser multado por ir a 31km/h

    Se está a investigar as grandes empresas, porque divulga?
    Conduzam a investigação e quando terminarem acusem e divulguem. Estas cenas do estamos a investigar é para chegar a acordo sem acusação.

    As empresas, mesmo que inocentes, preferem pagar porque sabem que o prejuízo na imagem por estarem a ser investigados é superior ao valor a pagar por acordo.
    Se não, mesmo que o juiz considere que não houve prática de conduta imprópria, os danos já foram feitos e os consumidores vão sempre desconfiar segurança dos dados.

    • Carlos Silva says:

      Para consciencializar o consumidor e as pequenas e médias empresas, uma vez que as grandes por norma já estão a colocar o RGPD en prática.

  4. Alberto Joaquim says:

    Falo por experiência, dei suporte Help Desk para Apple durante 3 anos. A Apple leva a privacidade mesmo muito a sério, e todas as nossas interações com os clientes são gravadas. Se houver falha no que toca a GDPR, é quanto basta para ser aberta uma investigação e despedimento por justa causa.
    Mesmo para quem está a dar suporte, existem uma serie de procedimentos até podermos ter acesso limitado a informação do cliente.
    E a informação que temos acesso é apenas a audiente para suporte técnico.

    Posso também dizer que sabendo como a Apple trabalha a nível interno, e como a informação dos clientes é guardada e respeitada, é umas das razões para ser utilizador dos sues equipamentos e Eco Sistema.

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