Apple ajustou a oferta do iCloud e baixou os preços
Os serviços cloud são hoje ferramentas essenciais para o nosso dia-a-dia. Acessíveis em qualquer lado, estas drives virtuais permitem que guardemos qualquer ficheiro e que lhe acedamos em qualquer lugar e a qualquer momento.
Os preços praticados são por norma um fator importante na escolha e por isso a Apple ajustou agora a sua oferta do iCloud, ajustando também os preços.
Esta novidade chegou poucas horas depois do início da WWDC 2017 e nem foi formalmente anunciada pela Apple. A empresa limitou-se a alterar o seu plano de oferta de espaço de armazenamento.
A nova oferta da Apple eliminou a proposta de 1TB de espaço, tendo agora apenas disponível 50GB, 200GB e 2TB. Claro que existe sempre a oferta gratuita de 5GB de espaço a todos os utilizadores do iCloud.
Para além desta reformulação da oferta de armazenamento, a Apple ajustou também os preços. A mexida foi no pacote mais elevado, que deixa de custar 19,99 euros para custar 9,99 euros, que era o preço da oferta de 1TB de espaço.
Todas as contas que tinham o antigo plano de 1TB de espaço vão ser automaticamente atualizadas para o de 2TB, mantendo-se o preço a pagar.
Comparado com a concorrência, este plano de 2TB por 9,99 euros é muito atrativo. A Google e o Dropbox cobram esse mesmo valor por apenas 1TB de espaço e o preço OneDrive, que custa 7 euros por mês, é também mais elevado na relação preço/TB, mas inclui uma instalação do Office 365.
Um ano depois de ter ajustado o preço do seu plano de 2TB, a Apple volta a alterá-lo, passando a cobrar apenas metade do valor anterior. Este é um excelente negócio, uma vez que a Apple passou a permitir que uma conta de família do iCloud possa partilhar esse espaço.
Este artigo tem mais de um ano
Nada como concorrência para baixar preços e melhorar a qualidade dos serviços.
iCloud é baseado no Amazon Webservices e Azure (e a Google recentemente fechou 1 contrato com a Apple), por isso para já não estão muito preocupados porque algum desse $$ vai para eles.
Quando tiveres o Data Center deles a coisa pode mudar.
A Apple já tem vários data centers há algum tempo, que têm vindo a crescer. Esses contractos servem em grande medida para aumentar capacidade.
A Apple tem vários data centers deles, e tem uma reserva de IPs de classe A.
“Comparado com a concorrência, este plano de 2TB por 9,99 euros é muito atrativo” – Não, não é.
A assinatura mensal do Office 365 Home – “Casa” em Portugal – está custando 10 euros. Essa assinatura dá direito a 5 licenças, onde se pode instalar os aplicativos para cinco usuários. Cada usuário também terá 1 TB de espaço no OneDrive e 60 minutos de Skype por mês.
A assinatura anual sai ainda mais barato, 99 euros.
Calculando: 99 euros / 12 meses = 8,25 euros / 5 usuários = 1,65 euros
1,65 euros por mês para ter 1 TB no OneDrive. Sem contar os 60 minutos mensais de Skype e os aplicativos do Office que pode instalar tanto em PC quanto em Mac.
Não diz lá que é o mais atrativo, diz que é muito atrativo. Depois, o iCloud tem um serviço que o OneDrive não tem, serve de cópia automática as pastas Documentos e Secretaria no macOS e faz backups dos iDevices, além disso, serve de serviço cloud genérico, serve de autenticação, tem o serviço encontrar e junta outros serviços importantes. São coisas diferentes, é mais ao estilo do Drive da Google, porque o da MS engloba ter o Office.
Engraçado que no meu pc e telemovel, o onedrive faz backup das coisas automaticamente, incluindo de outras pastas que eu queira. Também serve de cloud genérico (quando meto la coisas, fico com elas disponiveis no pc de secretaria, portatil, telemovel e tablet). Para alem de ter o office em todos eles a funcionar muito bem. Autenticação é o email que é o que da acesso ao onedrive, logo vai dar ao mesmo e também junta serviços de localização, skype e outros. Pelo preço já oferece muito ^^
Mas no teu windows, grava-te o que colocas no ambiente de trabalho e quando abres o PC de casa tens o mesmo no ambiente de trabalho que tens no PC da empresa? Se abrires o Edge na empresa, chegas a cada e abres o Edge no teu tablet e tens as tabs que estavas a usar no Edge no PC do trabalho?
Porra, não pois não? Então, além de tudo o que tu fazes, o iCloud faz muito mais, pena ter o free só de 5GB, porque em termos de serviços é bastante completo, e mais, quando o OneDrive começou a fazer certas coisas, já o iCloud as fazia, como por exemplo o Find my iPhone, ferramenta que a Microsoft comprou a uma empresa de Braga 😉 que se inspirou no modelo da Apple. Mas ainda bem que a MS o fez. Nunca é demais oferecer bons serviços.
O Skype também existe no iOS, mas agora tenta usar o FaceTime no teu Windows 😀 não tens… e olha que é substancialmente melhor e agora até tens serviço de conversa em grupo com muito mais qualidade que tens no Skype, que deixa bastante a desejar a qualidade. Aaaa outra coisa, o faceTime é todo ele gratuito0, o Skype não 😉 Como vez, não oferece nada muito, bem pelo contrario, até porque a Apple oferece o sistema operativo e tu tens de pagar pelo Windows 😉 Assim como a Apple oferece as ferramentas de produtividade e a Microsoft cobra pelo Office 😉
Agora compara 2TB da Microsoft com os 2TB da Apple… aaa não podes esquecer todos os serviços que sincronizam com a cloud… que a Apple tem lá praticamente tudo. Mas o bom que tem da MS é que faz coisas boas para a Apple 😀
facetime é gratuito só para comunicações entre Apple, enquanto o Skype é multi-plataforma.
A vantagem é que quem usa Apple além do FaceTime tem também o Skype, quem não tem Apple só tem o Skype 😉 pontos de vista 😀
Vitor, consegues usar o FaceTime com dados e não pagar por isso?
Explica lá como o fazes pois é muito interessante partilhar essas coisas 🙂
Podes fazer chamadas WiFi se a tua operadora suportar, o dispositivo suporta 😉
Caro vitor M, parece que não conhece o mundo windows. sim é possivel que o onedrive sincronize o ambiente de trabalho bem como outras pastas entre diversos computadores, tem é de se alterar o caminho de tais pastas para as colucar no onedrive ou utilizar simplelinks. não é imediato, mas após configuração funciona muito bem.
Quanto ao hedge não sei, não uso, mas com o firefox é possível.
Quanto ao skype é gratuito chamadas skype skype tal como facetime facetime. a diferença é que no skype é possível fazer algumas chamadas gratuitas e a pagar para qualquer número. que eu saiba não é possivel fazer chamadas facetime telefone fixo ou android.
Ora bolas, claro que dá tudo, alterando os caminhos dá tudo, mas isso nem precisavas de vir dizer, olha que tens cada uma!!!! Olha que tu és fino, sim senhor!!!!! Mas diz lá então, o que não dá para fazer com o Windows alterando os caminhos, instalando software, criando máquinas virtuais, usando a shadow copy, a shadow explorer, recorrendo a um infindável mundo de software? Outra coisa, estás enganado de novo, quem tem o FaceTime consegue fazer chamadas com para a rede fixa via iPhone 😉 por isso, se um usa uma coisa, o outro usa outro sistema sem ter de carregar absolutamente nada e mais… deixa que te diga outra coisa, pior eu conheço muito bem o mundo Windows, muito muito bem tu não conheces o mundo Apple mas eu ajudo-te, com o FaceTime podes ter a mesma chamada a cair em qualquer dispositivo Apple, podes atender até no Apple Watch via AirPods mesmo que estejas longe do teu iPhone, desde que estejas na mesma rede WiFi ou que estejas junto de iDevice que por sua vez esse esteja na mesma rede que os outros dispositivos que podem atender a chamada. Ele faz o encaminhamento. Como vês, não conheces e não sabes as vantagens. mas há mais, até podes fazer chamadas por WiFi se a tua operadora suportar, porque o dispositivo Apple suporta 😉
A questão dos documentos é ultrapassável bastando para isso guardá-los lá…
Tens razão no “Secretária” (acho mais feliz o nome “Ambiente de Trabalho” da M$ mas são gostos)
O facto de termos o Office incluído pode ser visto de 2 formas:
– um bónus se o meu interesse for no espaço (e aí 1TB é caro comparativamente aos 2TB da Apple );
– uma forma barata de alugar 5 licenças (seja para ser usado em Windows ou macos) e ter como bonus 1 TB de espaço na nuvem.
Gosto mais do Ambiente de trabalho, mas por ser mais “curto” secretária, até dá mais jeito. O resto, não percebi o teu ponto de vista, contudo, como tenho um serviço Drive ilimitado e um iCloud de 200GB e um Office 365, por mim está tudo OK, porque no mundo Apple está lá o melhor que os players conseguem fazer. Isso é o que me interessa. 🙂
O facto de atender as chamadas facetime/normais na mesma rede wifi também é válido fora da rede wifi. Basta um dos dispositivos estar associado um ao outro e tass bem.
Mas tirando o tamanho do iCloud, todos os outros serviços já existem independentemente de pagar ou usar o gratuito. A questão do backup é mais por comodidade que se usa o Time Machine (eu nem tenho usado), pode-se fazer cópias manuais no OneDrive, assim como em qualquer outro.
Quanto às pastas Mesa e Documentos serem remotas, acho muito bom. Tive alguns problemas no início, pois esquecia-me disto e colocava arquivos grandes como filmes na Mesa, e o sistema ficava enviando o arquivo para o iCloud.
Tem um app do OneDrive na AppStore que faz sincronização de uma pasta específica: tudo que se salva nela é automaticamente copiado para o OneDrive.
À parte disso tudo, tu instalas aplicações. Não instalas “aplicativos”. Isso é para por na parede.
Presumo que seja brasileiro, logo o “aplicativos” Em PT-BR está correcto.
Sim. Aqui usamos aplicativos ou aplicações, e também chamamos software, programas, app, e até sistemas. Na essência significam a mesma coisa, mas os mais jovens praticamente só falam “app”.
O nosso português coloquial é menos rígido, e acredito incorpora novas palavras para coisas que já existam com mais frequência que português de Portugal.
Por outro lado, tem palavras e conjugações que, mesmo ainda existindo na língua formal, praticamente estão extintas, tanto na forma escrita quanto na informal.
É o caso do “vos” (2ª pessoa do plural) e suas conjugações; nós o substituímos por vocês e conjugamos na 3ª do plural. O “tu” ainda é usado em algumas regiões, mas conjugam os verbos errado.
De acordo, a palavra é válida em pt/br.
Se for o caso assumi mal, mas tanta gente diz “aplicativo” que é de por as mãos à cabeça do Camões. É como “embeber” e outras que tais.
A notícia aparece justo na hora em que fico a saber que a minha conta do meo cloud passou dos 25 GB para 5GB. Eu tenho assinatura do Office 365 por 7 euros e por isso tenho 1 TB no one drive. Mas apesar de. Tudo acho uma boa proposta da Apple.
“oferta gratuita de 5GB de espaço”
Em que ano estamos?
De facto não se percebe, colocam a melhor ou das melhores ofertas em termos de preço quantidade no pack de 2TB e o free continua uma vergonha. São pobres, coitados.
é idêntico a outros serviços bem conhecidos.
Sim realmente nesse aspecto já estava na altura de oferecerem um pouco mais de 5gb.
A apple a oferecer???? Nao me parece, se ha’ coisa que a Apple e’ boa e’ a fazer os seus utilizadores pagarem forte e feio pelos seus produtos.
A Porsche também oferecia uns óculos de sol na compra de um determinado modelo de carro, não deixa de se pagar forte e feio, mas também não deixa de ser uma oferta.
E o DropBox em que a oferta gratuita é de 2 GB ???
baixou preços? isto deve ser um bug…
Ha muito tempo que a apple esta a baixar os preços depende sempre do ponto de vista
HubiC 10T 5 euros mês
esta muito baixo realmente que quase não tenho dinheiro para pagar
Wow. Apple mais barata que Google é de estranhar. Não será por muito tempo.
Mesmo assim nada bate a Amazon que cobra €70 anuais por espaço ilimitado.
‘Ilimitado’
Joaquim… Há sim!! Backblaze, 50 USD, espaço ilimitado.
Não conhecia. Obrigado. Só há uma coisa que é melhor na Amazon. Não vai fechar tão cedo.
Apple sempre foi barata em tudo mas 5 gb gratuitos podiam melhorar isso
Melhor servico ao melhor preco. A proposito ja encomendei o ipad pro 10.5 256gb..é fenomenal!! Melhor gadget do mercado
E porque nao foi o ipad 2017 nao sera melhor
“Comparado com a concorrência, este plano de 2TB por 9,99 euros é muito atrativo. A Google e o Dropbox cobram esse mesmo valor por apenas 1TB de espaço e o OneDrive é ainda mais caro, 7 euros, mas inclui uma instalação do Office 365.”
Por muitas voltas que dê ao texto não consigo perceber… Como é que o OneDrive é mais caro? Enquanto a Google e o Dropbox cobram 9,99€ por 1TB, o OneDrive cobra 7€ e ainda inclui o Office.
Boas André, já adaptamos. Obg
PP
São 5 instalações do Office, independentemente da plataforma ser Windows ou macos
https://www.microsoft.com/en-us/store/b/office365
Neste mesmo link tem lá uma frase muito interessante que passo a transcrever:
“1TB OneDrive cloud storage per user
60 minutes per month Skype calls per user[1]”
Quer isto dizer que os 1TB passam para 5TB, basta ter-se 5 contas diferentes.
Se numa família de 4 (pai, mãe e dois filhos que é usual em Portugal) eram 4TB 7€ por mês e ainda haveria a possibilidade de criar uma outra conta e associá-la passando a ter mais 1TB.
Dá que pensar 🙂
Da que pensar se a malta não souber que o iCloud não é primariamenge um serviço como o obedece. Eu diria que são ofertas distintas.
Atenção que as 5 instalações que falas é no plano de 10€ por mês.
Eu sei como funciona, eu também tenho o Office 365 Casa. O texto original é que não me parecia muito correto mas entretanto já foi adaptado.
O Mediafire oferece 50 GB grátis….
No fundo são utilidades diferentes
O mediafire, e todos os outros que se tem falado, são serviços diferentes do iCloud.
Quando a marca já não vende só pelo nome, desce ao planeta terra e começa a praticar preços normais …
Isso é que é uma revolta que para aí vai. Se sabes tanto, porque perdes tempo a vir comentar aqui? …
Olá Vitor m., tanta agressividade para quê?
O processo que relato de alteração dos caminhos é algo feito via interface no explorador do windows, não é nada de transcendente e não necessito de nenhum software adicional. Devia ser mais simples, sim, mas dizer que não é possível é outra história.
Afirma que não conheço o mundo apple sem me conhecer…
Conheço tudo o que refere, até porque tenho um Iphone, porque para o meu perfil é neste momento o que mais me convinha, mas claramente não é a 8ª maravilha do mundo e sei reconhecer as vantagens e desvantagens dos diversos sistemas e equipamentos.