O que se passou na keynote da Apple?
No passado dia 1 de setembro a Apple realizou mais uma das suas habituais keynotes em São Francisco, especialmente dedicada à música. Mas, se não viu a keynote, deve estar a pensar o que mostraram por lá? Fique por dentro das muitas novidades neste post.
iOS 4.1
Foi anunciada a nova versão do sistema operativo dos dispositivos touch da Apple. As novidades são várias. Uma delas, e que chama à atenção dos utilizadores mais devotos ao uso de um iDevice para jogar, é a chegada do Game Center, já apresentado há alguns meses atrás. Numa breve explicação, o Game Center vai ser a plataforma base para os jogos multiplayer nos dispositivos tácteis da Apple.
Outra novidade que chamou à atenção dos utilizadores foi a implementação das fotografias HDR (High Dynamic Range), que consiste na captura de três fotos simultâneas com exposições diferentes, que depois combinadas aumentam a qualidade e detalhe da fotografia final. Para uma lista completa das novidades do iOS 4.1, pode consultar esta página.
Novos modelos de iPod Shuffle, Nano e Touch
Antes do evento já era praticamente garantido que a Apple iria apresentar novos modelos de iPods. E assim foi... As novidades começaram pelo iPod Shuffle que volta a ter botões, só que desta vez é mais pequeno e tem o Voice Over. Quanto ao iPod Nano, confirmam-se os rumores que circulavam na internet antes da keynote. O iPod Nano já não tem clickwheel passando a ser constituído por um ecrã multitouch. O iPod Touch está mais fino, e possui duas câmaras (frontal e traseira) suportando o FaceTime.
iTunes 10
Além do hardware, a Apple também actualizou o seu software, nomeadamente o iTunes, lançando a sua 10 versão. Além de algumas alterações na estética, a maior novidade desta versão é a introdução do Ping. O Ping é uma rede social dedicada à música, embutida no iTunes. O conceito é simples e conhecido: partilhar as opiniões e experiências musicais com outras pessoas.
Apple TV
Tal como tinha sido previsto, a Apple também actualizou a Apple TV. A palavra-chave para esta versão da Apple TV é streaming. Esta é a grande aposta da Apple para o seu dispositivo com destino à televisão. Através da internet é possível alugar filmes e séries em alta-definição, a preços mais baixos dos actuais, e ver instantaneamente
Também é possível fazer stream da conteúdos multimédia de um Mac, PC ou outro dispositivo com iOS. Para mais informações, visite esta página.
Este artigo tem mais de um ano
quero o novo iTouch so badly!
Não queres não.
iTouch é uma coisa.
iPod Touch é outra.
ilumina-me o que é um iTouch?
espera até por outubro 2011… uma pista… 11
n faço a minima :s
Novo iTunes está mt bom! 🙂
O Apple TV é que não vejo futuro, pelo menos com a Apple a querer 30% dos lucros. :/
E o nano a 150$ 8Gb, só para quem não tem mais que fazer ao €€.
“Apple a querer 30% dos lucros” ???
onde é que ouviste isso e nem percebo bem do que estás a falar!?
Ele deve estar a referir-se aos ganhos por download de episódio, está a circular que a Apple quer ganhar cerca de 30% com cada.
http://www.reuters.com/article/idUSTRE6807V620100902?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+reuters/technologyNews+%28News+/+US+/+Technology%29&utm_content=Google+Reader
A meu ver o preço por Gb é de 8,71€ o que daria um preço por Tb de 8710€. Mas sejamos francos quer comparar capacidades de bytes em que tecnologia?
Disco-Rígido?
SSD?
PEN?
Cumprimentos.
1TB = 1024GB
8.71€ = 1024MB(1GB)
Ou seja, 8919.04€ por cada Terabyte.
😉
Foi a pior keynote de sempre… nem se fala nos produtos simplesmente mal pensando e para culminar o principio do fim para o itunes.
Penso que no que toca a nova linha de ipods, a apple não soube interpretar os números pois acharam que como o ipod touch se tornou o numero um … (racionalmente teriam de actualizar a linha mas com modelos todos itouch para cada bolso mas com o mesmo design ) colocaram touch em todos eles.. absolutamente desnecessário para o final que se viu neste keynote. Quanto a apple tv sinceramente fora o airplay não sei o que mudou e se me falarem do tamanho… para o que esta nova faz e a antiga.. vai dar ao mesmo por mim era baixar o preço da antiga se era esse o problema.
No final a desgraça completa o itunes 10 não me prelongando desgostei de tudo mesmo começando no proprio icon… até as “grandes” mudanças que se propunham…
Eu estou há dois anos à espera do iPod Touch 128GB e estava mesmo MESMO convencido que iria ser finalmente este ano (eu e ínumeros sites por essa internet fora), e afinal… Obrigadinho, Steve Jobs >:(
Posso mesmo dizer que foi com enorme tristeza e decepção que vi que a geração mais recente do Touch fixou-se nos 64GB novamente.
Mais um ano de espera… QUE SEJA EM 2011!
da forma como está o mercado de memória flash se calhar nem para o ano! A Apple é dos maiores consumidores mundiais de memória e há cada vez mais dispositivos que incluem flash… um iPod com 128GB iria dar muitos problemas de fornecimento.
E se calhar necessitaria duns milimetros a mais para poder acomodar a memória extra
Os milímetros a mais seriam o menos… O pior mesmo seria o preço. Penso que a Toshiba só há bem pouco tempo é que conseguiu enfiar 128GB num cartão de memória. Já não foi a tempo da renovação anual do iPod Touch, pelos vistos.
Mas ainda tenho esperanças de que para o ano o iPod Touch de 128GB seja finalmente uma realidade.
Pois! Posso estar errado mas se calhar o que referes seria antes 128Gb (bits e não bytes). De qualquer maneira sempre é o dobro do anterior, embora até estar a 100% a produção demore
“Através da internet é possível alugar filmes e séries em alta-definição,”
Na minha opinião não existe filmes hd na Internet visto que filme em blu-ray sim aqui é que é HD oucupa num disco no mínimo 20 gbs isso me filmes pequenos e tem bit-rate de 35Mbit/s que pode ir ate 50 Mbits isso só seria possível se tive-se mos Internet a 3 gigas
O normal de uma série em HD a 720p é 1 giga, um filme em HD a 720p é 2 a 3gigas, 1080p é de 3 a 5gigas… Filmes em HD não é o mesmo que um Blu-ray….
Por exemplo, fiz à tempos o download do Blu-ray do Avatar, tem 40 gigas. A versão HD 1080p tem 5-6 gigas.
A Apple TV interessa-me bastante. Mais que não seja pelo AirPlay.
O.o
Isso q falas n é HD, é rip de HD. Qq video q esteja a 30fps p mim n é HD, mas isso sou eu.
Então estamos de acordo, visto que:
Video: MPEG4 Video (H264) 1920×824 23.98fps [English (Video 1)]
Audio: DTS 48000Hz 6ch [English (Audio 1)]
Video: MPEG4 Video (H264) 1280×544 23.98fps [English (Video 1)]
Audio: DTS 48000Hz 6ch [English (Audio 1)]
Dois exemplos de 2 filmes que aqui tenho.
O que se vê muitas vezes (e que está padronizado) é o pseudo HD ou seja 23.98 FPS (NTSC Invertido) e 1920×1080
O HD “real” será 60FPS [PAL]
59[NTSC] 1920x1080P
*P -> Progressivo
*I -> Intrelaçado
O HD começa a partir dos 720p, a Apple e outras (como a Amazon) fornecem video (filmes e series) com essa resolução. Até o YouTube fornece clips de video a 1080p. Se não acreditas vai à Apple. Como é óbvio isso não existe em Portugal.
http://www.apple.com/appletv/
vocês não sabem no que estão falar, HD para mim é so blu-ray, o resto não é HD é uma amostra, la pelo formato ser 1080p não quer dizer tenha qualidade HD, pois o bit rate é muito importante, para não ser ter problemas de ruído digital, e o filme ter nitidez, coisa que falta ao HD televisivo em Portugal e ao youtube nem se fala e acho piada quando alguem chama HD aos video do youtube.
HD “televisivo” como falas é 480p. Isso é irrisório. O HD do youtube é 1080p reais. Não esquecer que são videos caseiros a maioria….
Experimenta obter um episódio de uma série em 1080p ou um filme em 1080p (Há bastantes gratuitos ou a pagantes na internet) e compara com o bluray.
Não sabes o que tas falar,esses filmes que dizes de 1080p que sacas da net nem nada haver com HD em 1080p em blu-ray. a e mais uma coisa.
este comentário não esta muito certo
HD “televisivo” como falas é 480p, como tas habituado sacar filmes da net e não compras dvds originais com qualidade e depois pensas que qualidade neste caso dos dvds e da televisão da Europa é de 480p mas estas enganado a resolução certa é de 720x576i tanto para dvds na Europa como dvds, por isso não te deixes enganar por esses canais ditos HD que ha na meo Na zon e no youtube pois a única coisa que eles querem publicidade dizendo que tem uma tecnologia mas não a tem é só uma amostra.
vé este link abaixo que mostra o tamanho real do de um filme num disco blu-ray num disco é só que o blu-ray é só uma fonte de armazenamento
http://dl.dropbox.com/u/2143569/CapturaEcrabluray.png
Não me fiz entender bem. Estou de acordo com o que dizes em relação à TV. Foi essa a ideia que quis passar. Ao que parece, passei-a mal.
Ok, não falemos então de HD. A Apple TV vai permitir alugar videos e séries em 720p e (n faço ideia, mas provavelmente) 1080p.
E por fazer download de filmes, n quer dizer que n tenha versões em Blu-ray dos mesmos… N vale a pena continuar e chatearmo-nos. Volto a dizer, que venha a Apple TV.
Só para esclarecer um pouco aqui as dúvidas..
720p e 1080p ou 1080i, seja internet, streamming, HDTV, ou Blu-ray… não invalida que seja HD.
Todos eles são considerados HD, apenas diferem na resolução e bit-rate.
Um Blu-Ray tem um bit-rate mais elevado daí ter um espaço bem superior, e os da internet um menos elevado para poder ter uma tranmissão e largura de banda fluida.
Mas nenhum… invalida ser HD, até porque em alguns casos essas diferenças são quase impercéptíveis.
Pensem nisso como um MP3… pode ter 128k (qualidade de CD) ou 320k qualidade de estúdio… mas nenhum dos dois invalida o outro de ser MP3 😉
Mas assim também vão dizer que musica é em FLAC e nao em MP3… 😛
Mas nenhum… invalida ser HD, até porque em alguns casos essas diferenças são quase imperceptíveis.
experimenta ver num grande ecrã e vás ver as diferenças.
mas sem aqueles filtros que põem nas tvs.
não vale a pena o pessoal gosta comer gato por lebre
para quem queira ver HD do futuro veja aqui
http://en.wikipedia.org/wiki/Ultra_High_Definition_Television
não liguem só a resolução mas também vejam o bit-rate
OK, então agora percebi! Afinal criaste para ti uma definição de HD! É que o resto do mundo segue outra definição, só precisas de ver na Wikipedia
http://en.wikipedia.org/wiki/High-definition_video
Eu já tive a oportunidade de ver HD disponibilizado pelo iTunes é de muito boa qualidade… experimenta! Há alguns episódios que são gratuitos! Só tens que criar uma conta dos EUA.
P mim isso n é HD, eu percebo o conceito de HD, mas a meu entender qq video q tenha 720p/1080i&p de resolução n é obrigatoriamente HD. Q me interessa ter 720p o vídeo se tiver um bit-rate de 700kb —> qualidade de %o$ta mas como tem resolução a 720p já é HD LoL
Compreendo quem designe isso por HD e no contexto do rip é aceitavel ate p a diferenciação mas n me digas q é “O” HD… q isso p mim é no mínimo 5.1/30Mbps/60fps
Já viram os trailers em HD do site da apple?
Não tem o bitrate de um blueray mas acho que ninguém se pode queixar da qualidade.
A não ser aqueles geeks com poderes de super herois que notam as diferenças de um mp3 de 192kbps para um de 160kps..
Eu também gosto das coisas com qualidade mas dizer que só o bluray é hd é completamente estúpido.
Não sou “geek” e noto, bastante, então quando são necessárias frequências mais altas ui ui…
Eu acho-vos uma piada, “isso para mim não é HD, só com bitrate X, audio Y e framerate Z é que é HD”. Que palhaçada…
Que me digam que gostam de ver mais assim e que na vossa gigantesca TV conseguem notar diferenças, perfeitamente aceitável e compreensível.
Mas sabem o que significa a palavra HD não sabem? Um vídeo qualquer com uma BOA qualidade de imagem, uma resolução igual ou superior a 720p, já faz com que seja um filme em HD. A “alta-definição” está lá, quer queiram quer não, logo é um filme em HD.
E o framerate até podia ser 1, a definição de imagem continuaria lá e se fosse boa com grande resolução, é HD.
Quer vocês queiram quer não, um “filme HD” é um filme com uma resolução maior que o habitual e com boa qualidade de imagem (e som). Foi assim que ficou estipulado pela industria e pela Internet, quem são vocês para dizer o contrário? LOL.
E deixem-se de tretas porque a não ser que tenham uma TV/Projector de metros com suporte a 1080p e uma visão 20/20, não distinguem um Blu-Ray de um rip BEM FEITO. E escusam de dizer que distinguem, porque eu não acredito.
E porquê que não acredito? Muito simples, arranjo-vos um frame de um rip BEM FEITO e da versão Blu-Ray, sobreponho ambos em layers no Photoshop e desafio-vos a dizerem-me onde estão as diferenças. Se as notarem, é só com um bom zoom, mas isso não conta.
É a mesma coisa que eu na minha TV com suporte a 1080p só vejo em 720p, porque a distância a que estou sentado não se nota diferença. Mas se encostar a cara à TV, ya, noto um detalhe maior, mas que importa isso se sentadinho no sofa não vejo diferença? Vocês é igual com a diferença entre um rip (e quero frisar o BEM FEITO) e um Blu-Ray.
Mas pronto, eu fico na minha e vocês na vossa, porque malta como vocês, existem aos pontapés, é malta que só olha para os números, quanto maior for o número, melhor é. Mas não são objectivos nas criticas que fazem.
Fico-me por aqui.
As grandes diferenças só se notam em frames parados, pequenos “artefactos” e mesmo assim são difíceis de ver sem zoom.
Agora numa imagem a correr, fluida.. com 30 ou 60fps.. esqueçam isso.. não vêm as diferenças nem de longe.
E tenho uma tv de boas dimensões para afirmar isso mesmo que estou a dizer.
Claro é que.. há rips e rips… mas já vi rips bem feitos que com 4GB ou 8GB dificilmente conseguiriam encontrar a diferença entre ele e um blu-ray puro.
Importante é que eles sejam bem feitos e que a “source” de blu-ray tenha igualmente boa imagem, já que há muitos blu-ray de estúdio que é adicionado “filtros” na imagem, especialmente os mais antigos, reconstruidos.
Agora quem tiver um blu-ray e fizer um rip bem feito, dificilmente encontrará diferenças ao visualiza-lo de forma natural na TV.
Mas sobrescrevo e foi o que disse acima.. HD é HD.. pela resolução e não pelo bit-rate. 720p é HD, 1080p FULL HD… e já há os “Ultra HD” mas isso é outra conversa… a 2160p … mas é só para servir de exemplo que o que mede o HD é a resolução e não o bitrate.
Dou o braço a torcer qt ao facto de rips de 720/1080p poderem ser considerados HD, pois face aos rips normais a qualidade é bem superior.
Se por um lado concordo que a diferença entre 720p vs 1080p é um pouco irrisória fase as condicionantes cá em casa, a verdade é q já sakei mkv’s em grosso (40Gb) e nota-se a diferença. (mas tb so na tv da sala) A qualidade compensa o tamanho para download? Nem pensar. Mas q noto diferença noto.
Mais escandaloso é ainda ver um vídeo a 30fps e outro a 60fps eu claramente noto diferença na fluidez do mesmo, e estou a falar de vídeos ripados. Se há quem não note, isso já n me diz respeito.
Ass: Sr. Objectivo 😉
Que as pessoas pretendam boa qualidade de imagem (que realmente vai para além dos pixeis) e reclamem por isso acho muito bem.
Agora acho que é desconcertante quererem reinventar um termo/standard com base naquilo que consideram aceitável. 23.976 é o nº mínimo fps, etc, etc
O standard está definido pela indústria e o termo é aplicável para aquilo que vem referido neste artigo. E se querem ver a qualidade da imagem experimentem, é bastante alta… se calhar não terá a qualidade que querem mas isso não invalida a sua designação!
E mesmo com todas as vossas exigências numéricas isso não significa que tenham boa qualidade de imagem e som no final, tudo depende sempre da fonte e da qualidade do seu trabalho e equipamento, não é verdade!? é tal e qual como com fotografias
Só outro exemplo; há muitos filmes antigos em BlueRay… acham que a qualidade de imagem será assim tão superior a um filme recente bem codificado!?
O iTunes 10 ate esta melhorzito, mais rapido a sincronizar e tudo mas cont a falhar por a não existência de hiperlinks 🙁
btw, funciona bem c dispositivos c JB… N estou a dizer que alguem o tenha mas so a titulo de curiosidade ^^
O Nano parece-me ser um equipamento interessante, contudo o iTouch segundo vi grava video a 720p e tem uma maquina fotográfica de 0.7Mpx ?!
No iTunes só não gosto NADA MESMO do novo logotipo e no caso do Mac, os botões minimizar..etc.. na vertical ficam horriveis.
Não sei onde é que a equipa de design estava com a cabeça, e vindo da Apple é inadmissível.
De resto achei o iTunes bem mais leve e até no Windows já voa. Melhoraram bastante esse aspecto mas aquele logotipo.. thumbs down…
Eu gosto do novo logo
O que se passou na Keynote da Apple: Lançaram novos produtos ainda mais caros que os anteriores. Fim.
=D
olha ves como o nariz te cresceu…
lol
o ipod shuffle está mais barato! pimba…
fim. 😉
Mas não baixaram o preço dos anteriores S:
Os anteriores não é a apple que tem que baixar.. agora são as lojas que os têm em stock ainda é que baixam de certeza.
É tal e qual os computadores. Cada vez que sai um macbook ou imac novo o stock actual tem descidas drasticas e é só velos a “voar” pelas lojas fora por clientes à caça dessas baixas.
A Apple TV tb está mais barata
Ouvi dizer que ainda não tinham visto um vídeo do Samsung Galaxy Tab.
Tem um ecrã de 7″, um bocado mais pequeno que o iPad, que tem 9,7″.
Está giro.
https://www.youtube.com/watch?v=FaBi13FnJo8&feature=player_embedded
Sensação que me dá ao ver esse Galaxy Tab é de que “quando for grande, quero ser um iPad” 😀
Aparte disso.. dessa clonagem de menus, acho-o engraçado, mas quando soube o preço que ronda os 700 a 800 euros (França e Alemanha) e cá nem sei… fiquei logo desiludido.
Pensei que fosse brinquedo para menos… BEM Menos…. por esse preço mais vale o iPad em todos os aspectos. Qualidade, dimensões e aplicações de luxo.
Circulam uns rumores que nos EUA vai ter 3G + 4G WiMAX e que o preço vai ser subsidiado pelas operadoras.
O ecrã de 7″ tem interesse, porque o do iPad, de 9,7″, tira-lhe portabilidade. Acredito perfeitamente que haja que prefira o de 7″.
O problema da dimensão do ecrã em tablets Android, é o da “exportação”, para o ecrã do tablet, de app que já existem para smartphone. O mesmo problema existe entre o iPhone e o iPad para certas aplicações que, embora possam correr no iPad, ficam com a imagem “pixelizada” quando se amplia no ecrã do iPad.
Agora uma coisa é certa – se começarem a aparecer tablets Android com diferentes dimensões de ecrã, vai ser mais um quebra-cabeças, a juntar aos que já existem.
É a grande desvantágem o Android. Quantos mais terminais aparecerem, piorá a situação de suporte para cada vez mais resoluções…
Se com os Smartphones já é a cantiga que é.. juntar agora tablets à mistura… a vida de um developer não vai ser fácil.
iPad ainda tem alguns apps com upscale.. mas cada vez mais tem apps feitas especialmente para ele e a qualidade é simplesmente fenomenal. Tenho visto cada uma de ficar boqueaberto.
É o que enriquece estes produtos.
Por acaso acho que o tamanho e peso é bastante bom e pratico para quem quer levar isso em qualquer saco ou mochila, embora tenha achado ridiculo o video promocional pondo as pessoas a tirar do bolso do casaco e a usar no supermercado e restaurante! É quase como se fosse um telemovel para eles! Pode ser mais pratico que o iPad para andar por aí mas certamente não é pratico até esse ponto.
Espero que realmente a Apple faça um iPad com um tamanho destes! Estes dois tamanhos cobrem usos ligeiramente diferentes com diferentes apelos para as pessoas. O tamanho realmente importa muito! Eu pelo menos acho que com 7 o uso lúdico é mais aprazível… faz-me confusão ver a segurarem o iPad com aquele tamanho (9.7) nos jogos.
Uma nota, 7 não é só um bocado mais pequeno que 9,7. Se vires bem é metade do tamanho do iPad! Pelo seu tamanho o iPad permite um uso mais produtivo… 7 polegadas já começa a ser pequeno para essa vertente.
Nem tinha reparado. Em área total (altura x largura) o Galaxy Tab até é um pouco menos de metade do iPad. Em área útil do ecrã não sei.
Então, incluindo as faixas pretas do ecrã, altura x largura x espessura (em mm), e peso de cada um:
iPad 242,8 x 189,7 x 13,4 mm, 680 a 730 gr
Galaxy 190,1 x 120,5 x 12,0 mm, 380 gr
Já estão anunciados tablet Android de 10″. O problema de se criar diferentes tamanhos de ecrã é depois adaptar as app à resolução de cada um. Pelo que tenho reparado pelo iPhone/iPad isso não é muito linear e ainda há muitas app para iPhone compatíveis com o iPad onde isso ainda não foi feito.
http://www.redmondpie.com/ipad-vs-galaxy-tab-comparison/
Voltando aos produtos Apple, começo a achar que a abertura de de uma Apple Store em Portugal virá clarificar algumas coisas.
Vejam lá os preços de venda da Vodafone em Portugal do iPhone 4G + preço do desbloqueio:
iPhone 4 de 16 GB: €599 + €164,98 = €763,98
iPhone 4 de 32 GB: €699 + €194,98 = €833,98
https://loja.vodafone.pt/homephone/condicoes-de-desbloqueio
Agora vejam os preços na Apple Store em Espanha do iPhone 4 já desbloqueado
iPhone 4 de 16 GB: €599
ipHone 4 de 32 GB: €699, são iguais aos da Vodafone bloqueado.
http://store.apple.com/es/browse/home/shop_iphone/family/iphone?mco=MTg5NjYzNTA
Agora digam-me lá se o preço do desbloqueio dos nossos operadores não é apenas uma maneira de “ferrar a unha”. (Do suposto iPhone da FNAC “desbloqueado” a € 1.299 nem é bom falar).
Enganei-me a tomar os apontamentos. A Vodafone (e a Optimus) em Portugal vende o iPhone 4 bloqueado mais caro do que a Apple Store em Espanha desbloqueado.
Vende o iPhone 4 GB por €649,90 (e não €599) o que com o desbloqueio dá €814,98 (mais €215,98 do que o Apple Store Espanha)
Vende o iPhone 4 GB por €769,90 (e não €699), o que com o desbloqueio dá €9644,98 (mais €265,98 do que o Apple Store Espanha)
Minhas respostas face ao visual do iTunes 10
*Logo -> Muito desproporcional em relação ao anterior, cores sem nexo em relação as cores principais onde se vai integrar (MAC) e mesmo o próprio Windows.
*Painel principal, demasiado sem cor, insípido.
Até aqui se observam algumas boas ideias (e outras muito más):
http://gizmodo.com/5309449/77-itunes-icons-apple-would-never-dream-of-using
Alguém que tenha um destes novos iPods, conseguiu sincronizar com algum programa do Ubuntu (Rhythmbox, por exemplo) sem problemas?
Como raramente uso Windows de há uns meses para cá, gostava de saber.