Quantcast
PplWare Mobile

Novidade: Pplware iOS 3.0 – O Pplware no teu iPhone/iPad

                                    
                                

Autor: Edgar Clérigo


  1. #MakeLoveNotWar says:

    Aqui ainda não está para atualizar. ios 7.0.6

  2. MM says:

    E há novidades acerca do update para Windows/Windows Phone?

    • luis rocha says:

      Boa pergunta.
      Se calhar, não sabem criar app para Windows Phone, tendo milhões utilizadores do a dia….. É triste

      • Vítor M. says:

        Caro. Vou deixar uma informação para combater a tua tristeza.

        Temos a App para Windows Phone, está em processo de actualização, contudo, a Microsoft, empresa que se disponibilizou para fazer a nossa App, ainda não teve oportunidade de lançar a versão actualizada. Muito honrados ficamos com o trabalho e preferência da Microsoft, até porque a nossa App para WP é das mais bonitas e funcionais.

        Não fiques triste, estamos empenhados a dar o melhor aos nossos leitores 😉 boas notícias em breve.

        Aquele abraço.

        • Luisbad says:

          É necessário ser a própria M$ a fazer a aplicação, visto “não haver” programadores que queiram trabalhar para essa plataforma.
          É triste.

          • Vítor M. says:

            Nada disso. Não faltam bons developers WP, conheço alguns TOP mesmo. Mas, quando há uns anos apareceu o Windows Phone, a MS Portugal propôs-nos serem eles a “fabricar” a nossa app para Windows Phone e Windows 8, ao qual nós aceitamos com bom grado.

            São pessoas muito profissionais e a app ficou fabulosa. Contudo precisa agora de um update que está em marcha. De triste nada tem meu caro 🙂

      • Ruben says:

        Só te digo que não conheço pessoalmente NINGUÉM com windows phone… Nunca me irei dedicar a desenvolver

        • João Ferreira says:

          Bem…. face a tal resposta, imagino que numero de pessoas com que interage no dia-a-dia deve de ser mesmo muito reduzido!!!
          Mas também com uma resposta como essa, não imagino que algum dia desenvolva o que quer que seja, a não ser comentários deste calibre (sem sentido nem conteudo)

    • João Brito says:

      Também estou intrigado em relação ao update da app para Windows Phone, pois na actual nem consigo realizar comentários

    • Vítor M. says:

      MM em breve, está já pedida a actualização da App.

      • MM says:

        Obrigado!
        A App está muito boa, tal como já foi referido em cima, é pena é que não dê para meter comentários, só por isso é que não a uso – actualmente sei das novidades do Pplware através de feed numa app de feeds.
        Mas quando saír a nova versão irei instalá-la de certeza.

    • João Brito says:

      E já agora, não sei se estão a pensar incluir nesta nova versão para Windows Phone, mas se colocassem Toast Notifications era excelente, pois está em falta na app para Windows Phone

  3. João Pereira says:

    finalmente!!!!

  4. Marisa Pinto says:

    Está espetacular! Já estou a comentar a partir dela 🙂

  5. Nameless says:

    está muito “uau” 😀 finalmente com uma interface mais clean e fresh! 🙂

  6. Luf says:

    Já atualizei. Mas não consigo ler as mensagens maiores por completo nem responderá mensagens. Estarei a fazer alguma coisa mal? E já agora também não se consegue ler o que estamos a escrever o que é muito desagradável. iPad Air aqui.

    • Tens razão algumas mensagens não estão a aparecer na totalidade, irei lançar um update para resolver esse problema. Obrigado pelo feedback

      • rmcrys says:

        Edgar, seria optimo activar um algoritmo de compressao das fotos em todas asplataformas, para quemusar 3G não ficar sem o plano de dados esgotado…

        • rmcrys, a app só está a ir buscar as fotos em dois momentos, quando carrega a noticia pela primeira vez no feed de noticias e quando abres o detalhe de uma noticia. Daí para a frente toda essa informação é guarda para acesso offline e não só. Tanto que consegues abrir um noticia mesmo offline e aparecem-te as imagens todas, desde que ele já te tenha ido buscar as mesmas 1 vez. Obrigado pelo feedback !

  7. Sérgio J says:

    Ainda na segunda tinha estado na App Store a ver 🙂

  8. Pedro Almeida says:

    Gostei da nova user interface. A única coisa que não gostei é a nova forma de ver a secção de Humor.Quando à sexta lançam novas imagens e anedotas, a maneira de ver essas fotos obriga a abrir o safari a cada foto que vemos.De resto tudo bem,parabéns.

  9. Nelson says:

    Parece, mais ainda não está boa, não dá para responder aos comentários, e eu estou a responder a isto às escuras que o teclado está por cima…

  10. Nelson says:

    Também não há hierarquia nos comentários, a caixa começa a escrever em minúsculas, as imagens ficam mal dimensionadas lista de artigos s, etc

  11. Nuno Gonçalves says:

    Tenho de experimentar poix sou iOS Developer ;).

  12. João Velez says:

    E para Android?

  13. Diogo Esteves says:

    já está instalada… têm é de actualizar os screens da AppStore … Aquilo está muito iOS 4… 😀

  14. Estão todos a receber push notifications ? 🙂

  15. Ricardo H. says:

    Muito boa app. Apenas , e se me é permitido o reparo, quando se está a ler os comentarios, torna-se confuso perceber a ordem dos mesmos. devia de ter algum tipo de identação.

  16. César Martins says:

    Uma app mesmo para ipad é que era! Algum plano para isso ou vai continuar para iPhone?
    Quanto à app para WP, falada acima, confirmo que é muito boa! Uso e recomendo!

    • César, o plano é termos duas versões iPhone e iPad, a versão de iPad já esteve pronta umas 2 vezes, mas nunca está com aquele efeito “UAU”. Assim que corrigir os maiores problemas detectados aqui nos comentários, meto este design na versão iPad para seguir para store. Será o nosso próximo passo ! Obrigado pelo Feedback !

      • César Martins says:

        Boas notícias então 😀
        A versão existente parece-me interessante, mas (ainda) prefiro ver no safari ou no telemóvel
        Continuação de bom trabalho

  17. eduardo says:

    só falta uma versão para iPad. Muitos parabéns a toda a equipa!

  18. M. Dias says:

    Boas, antes de mais queria felicitar-vos pela App.
    Relativamente a App, e isto é mais uma mariquice, nas noticias quando estamos na 1º se puxo para baixo não está a fazer o bounce-back, coisa que faz no separador mais em todas as secções.

  19. refe56 says:

    é impressão minha ou os posts no Twitter só dão “acesso” á imagem e não ao conteúdo da notícia??

  20. João Dias says:

    Alguns comentários de UI:

    1- As Human Interface Guidelines da Apple especificam que o número de botões na barra superior deve ser o mínimo possível (dois no máximo). Parece-me que no ecrã de detalhe de uma notícia há um número grande deles. Não sei como eles deixaram passar isso, mas deve ser porque é uma actualização de uma app já existente. Sugeria arranjarem um método de botão flutuante numa zona onde seja fácil aceder com o dedo – em baixo, à direita, por exemplo. São acções respeitantes ao conteúdo da notícia.

    2- O layout em cartões deve ter alguma profundidade em relação ao eixo do z. Ou seja, um problemas do que toda gente chamada “Flat” design é que se perde a noção de profundidade e de relevância na hierarquia de elementos. Portanto, adicionando uma pequena sombra nos cartões ou colocando o fundo com uma contraste um nadinha maior conseguimos eliminar um ponto de tensão no utilizador.

    3- Acho que deviam trabalhar um pouco mais a forma como colocam a informação nos cartões e no destaque de uma notícia. Percebo que estejam a usar WebViews para ir buscar o conteúdo, mas poderiam dar um jeito ao aspecto visual das notícias. Algumas coisas que podem mudar:
    i – Dar maior destaque à imagem da notícia, colocando-a no topo.
    ii – Maior cuidado com a tipografia: tamanhos, espaçamento e altura entre linhas

    4- No ecrã de autores, devem aproveitar melhor o espaço negativo (em branco) para fazer a distinção entre cada autor e o seu avatar.

    5- Acima de tudo, cumpram as guidelines da Apple, mas não se limitem à interacção tradicional de uma aplicação. É nos pormenores que está a diferença. Nas animações, nas transições, no cuidado com o conteúdo e na forma como este é apresentado para o utilizador. Apps como o Yahoo News ou o Flipboard não são referência apenas por coincidência.

    De Usabilidade:
    – Eu percebo que coloquem o botão de refresh no lado direito (nada contra). Contudo, acho que podem (e devem) implementar o padrão de pull to refresh para actualizar as notícias. Este já foi implementado nativamente no iOS 6, os utilizadores estão mais que habituados, portanto toca a implementar isso.
    – Na abertura da aplicação pela primeira vez o utilizador deve ser logo apresentado com uma série de notícias. É chato abrir a app e ver um placeholder vazio a dizer “Neste ecrã vai conseguir ver todas as notícias do site pplware”.
    – Já agora, se é óbvio que o utilizador irá ver notícias ali, talvez um placeholder com uma ilustração seja mais vantajoso que um placeholder de texto.

    • João Pereira says:

      :clap:

    • Nelson says:

      Muito bom 😉

      És pro? A Apple não quer saber se segue ou não os HIG para aprovação, é só isso, guidelines, para que as app’s sejam o mais consistentes possíveis, para não estraga a beleza dos seus dispositivos 😉

      • João Dias says:

        Sim, sou Interface Designer de profissão 🙂

        No caso da Apple, há casos em que a Apple rejeita aplicações por não estarem de acordo com as HIG. Há muitas aplicações que simplesmente se limitam a colocar uma webview para ver conteúdos online e a Apple rejeita isso.

        Está lá:

        “Reconsider Web-Based Designs
        If you’re coming from the web, you need to make sure that you give people an iOS app experience, not a web experience. Remember, people can visit your website on their iOS-based devices using Safari on iOS.”

    • João, vou responder ao que disseste

      1- Quando se abre uma notícia, considerou-se mais importante o que ? Comentar, Ver Comentários, Favoritos , logo estas opções ficam em destaque … Se realmente ficava mais bonito só dois botões em cima ? Sim poderia ficar, com um interface mais “clean”, mas haveria sempre um menu gigante depois ! (foi testado em versões anteriores), se vires a app, esse screen tem um conjunto grande de opções tambem devido a partilha da noticia. O botão flutuante poderia ser uma solução, no meu ver, ia estragar um pouco a estética e terias sempre que estar a fazer scroll no ecrã porque ia estar sempre esse botão por cima do texto da noticia, que se fores a ver é o mais importante neste ecrã !

      2- Boa dica ! Vou testar para ver como fica!

      3- Só estamos a utilizar web views nos detalhes da noticia. Tudo o resto é nativo. Relativamente ao aspecto visual da noticia, a ideia é sempre, não fugir muito ao que acontece no site, por isso é que ficou este design assim, bastante semelhante a versão web.

      4- Neste ecrã nao há avatares, simplesmente há uma imagem default para todos os autores. Na próxima versão deverá levar uma imagem diferente e cada item irá levar mais informação

      Questões de Usabilidade:
      – Relativamente ao pull to refresh, sinceramente gosto bem mais do que o botão em cima. Foi escolhido meter-se o botão antes, porque tive ‘n’ queixas de utilizadores invisuais que tinham problemas a atualizar o feed de noticias, porque a tabela passava-se com o numero de toques e gestos que são ativados quando o modo de acessibilidade é ligado.

      – Isso só acontece na primeira vez que o utilizador instala a aplicação e não há noticias guardadas. Está assim, porque tem que haver uma notificação para o utilizador quando aquele ecrã não tem noticias. Nem todas as ligações são iguais, nem todos tem 4G, logo uns utilizadores tem logo a informação, e no caso de outros pode demorar um pouco a chegar. Além do que pode acontecer algum erro do lado do servidor.

      Muito obrigado pelo feedback !!

  21. PEARL JAM says:

    Boas!!! sou utilizador da app e queria desde já dizer obrigado pelo excelente trabalho, é possível a app para Blackberry ??? Obrigado

  22. Tiago Carvalho says:

    parabéns! está fantástica 🙂

  23. Ricardo Rodrigues says:

    excelente actualização para iphone. parabéns pelo trabalho

  24. Cenas says:

    Tenho pena que a app nao funcione e de erro nunca funcionou bem nao ha de ser agora pelos vistos mais vale usar o Safari como estou a usar agora do que uma app que simplesmente esta a ocupar espaço no iphone e a mostrar um P horrível que so me faz lembrar o FCP.
    Mas ao menos tentarmos obrigado pela atenção

  25. Sara says:

    excelente app! parabéns 🙂

  26. Edroid says:

    O pessoal do pplware só pode ser apple fanboy, com tantos users androids e temos que levar com uma app antiga e toda bugada

    • Carlos Nascimento says:

      Já deu para ver que o pessoal do pplware tem preferência por Apple, são opções e só cá vem quem quer. (eu já cá venho há anos… Ainda no tempo em que não se falava só de smartphones, Tablets e afins… Era informática mesmo

  27. Barbosa Pereira says:

    Foi aqui que soube e fui a Apple actualizar, está melhor. É chato, ainda não é desta que podemos ampliar o texto e até ver na horizontal, pelo menos quando actualizamos já não crasha. Pode ser para o próximo up. Bons augúrios.

  28. Ricardo Ferreira says:

    Boas pessoal,

    Ver as imagens da rubrica “E porque hoje é sexta” é desagradável. No android dava para ver de forma contínua, no iOS antes dava para ver uma a uma mas dentro da app, agora abre o safari.
    Não podem corrigir este problema?

    Abraço

  29. Filipe Paixão says:

    não consigo ler os comentários todos a partir de um determinado tamanho é normal? E da me erro ao tentar comentar pela aplicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.