Maria 1.0.3 – Guardar sites sem complicações no Mac
Quantas vezes precisava de visitar um site mas não tinha acesso à internet? A solução passa por guardar o site previamente. No Mac, existe uma aplicação que faz isso, sem complicações, guardando todas as páginas de um certo domínio. Por isso, se precisa de guardar um site, ponha a Maria a trabalhar!
Não, não estamos a falar de uma senhora que fica no nosso computador a arquivar todas as páginas de um site. A aplicação Maria funciona de uma forma muito simples: o utilizador insere o endereço do site que quer guardar e a aplicação descarrega todas as páginas do site, incluindo sub-directórios.
Quando o download termina, é criada uma pasta com todas a pastas e páginas do site, prontas a serem abertas.
Esta aplicação, escrita em Cocoa, funciona a 64-bits, é bastante leve e simples de utilizar, e claro, o melhor de tudo, é gratuita. Por isso, se necessita de guardar um web-site, a Maria é a solução para si.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6+
Download: Maria 1.0.3 [381 KB]
Homepage: Strawbits - Maria
Este artigo tem mais de um ano
aplicação bastante util! Obrigado.
Desde já peço que alguém me diga uma aplicação com as mesmas funções para windows, se não for muito trabalho! 🙂
Para windows: http://www.httrack.com/
Obrigado pela ajuda! Vai ser muito útil!
alternativas para pc? há?
obrg
P
Para Windows deves querer dizer.
O post do “oporto” dá uma alternativa.
Para “roubar” sites, é um espectáculo… Acho bem a divulgação deste tipo de aplicações… é bem pplware… 😉
Estou a ser irónico…
Boas! Acho que antes de comentar, era bom que visse e experimentasse a aplicação. O seu comentário é espelho de uma total ignorância. Esta aplicação não “rouba” nada. Apenas guarda as páginas em HTML, tal como são guardadas pelo Firefox, Safari ou o Chrome. Por isso, não rouba nada…
Antes de comentar, era bom que experimentasse a aplicação. Pense, antes de postar!
Daniel Filipe
5 minutos depois de comentar o rapaz disse que estava a ser irónico. E ele colocou “roubar” entre aspas. Para quê as ofensas?
Não gosto daquelas ironias… Podem ser mal interpretadas.
LOL até o titulo da página “Guardar Sites Sem Complicações no Mac” é incriminatório… Censura este também… 😉
Não percebo qual o problema do título sinceramente…
…eu não gosto de peixe cozido…
Olá Daniel,
Agradeço a tua resposta, um pouco desagradável para um redactor da pplware, mas ok… É o que temos hoje em dia…
Sem testar a aplicação e vendo o que está descrito no site da Maria e no vosso screenshot, posso chegar a conclusão que a aplicação faz o download dos directórios e sub-directórios.. Isto é… Vai fazer o download das imagens, videos, scripts e html para uma pasta no nosso computador… Facilitando assim a posterior consulta e “roubo” de trabalho…
Agradeço que se informe correctamente quando diz: “Apenas guarda as páginas em HTML, tal como são guardadas pelo Firefox, Safari ou o Chrome. Por isso, não rouba nada…”… Ora o FF e companhia só guarda mesmo a pagina, já essa aplicação não.. E ainda lhe deixo mais uma questão…
Como é que sacando só o HTML poderíamos ter acesso ás imagens e scripts? Se não sabe as imagens são normalmente “chamadas” de uma pasta para o browser… Logo essa aplicação e a sua resposta ao meu comentário, faz-me pensar duas vezes…
Agradeço que não censure o meu comentário…
Obrigado e até um dia!
Esqueci-me de dizer mais uma coisa… Acho repugnante a pplware promover a piratia…
Não seja ignorante… Não é pirataria nenhuma, pois ninguém está a roubar nada a ninguém, o que você vai guardar no seu computador é o output de uma página web. Esse mesmo output pode ser visto no “ver código fonte” ou no “guardar como”.
Pensa que alguém irá copiar o seu website e por o mesmo online com pequenas alterações??? Existem limitações para isso… e se usa algum tipo de linguagem server-side?? de que lhe serve copiar um site?
Bastante útil para quem quer estudar como um site foi feito, ou certa tecnologia foi usada, o que não nos transporta de forma alguma para o plágio!
Além disso pirataria é outra coisa! Seria pirataria se estivesse a promover o download do objecto em si, e aqui só estão a dar uma ferramenta para atingir um fim e que mesmo assim, quem quiser copiar um site para o seu computador não está a cometer qualquer acto de pirataria!
Lá está… falar sem saber… tão típico português!
Roubo, provavelmente não leste o meu comentário em cima… Só te aconselho uma coisa: pensa antes de comentar…
O teu comentário só mostra a tua ignorância. Ridículo!
Daniel Filipe
wget -E -H -m -k -K -p http://sapo.pt/ & isso não é mais bonito?
Isso também dá no terminal do MacOsX.. mas acho que a App apresentada pelo Daniel é bem mais practica… para quê decorar comandos se temos Apps que os fazem com elegancia inserindo apenas o endereço numa simples app?! 😀
Bom, caro amigo com nick Roubo, começaste mal. Aliás começaste com uma provocação.
O comentário ainda mostra que desconheces a essência deste tipo de ferramentas, ainda mais grave é mostrar tanto desconhecimento… nos dias que correm.
Queres que explique detalhadamente e com desenhos?
Vitor M, explica-me sff 🙂
LOL, é um roubo tremendo não haja duvida
Há já muitos anos usei este
http://www.tenmax.com/teleport/pro/home.htm
Mas há vários e provavelmente melhores.
para Windows em resposta ao Stênio
Já agora deixo umas dicas:
Para guardar uma página web com o Safari:
Menu “Ficheiro->Guardar como…”
Para enviar uma página web por email através do Safari:
cmd + i
ou
Menu “Ficheiro->Enviar e-mail com o conteúdo desta página”
Boas dicas 😉
Nao existe isto para o Leopard??
Só para Snow Leopard?
O mais engraçado é o nome “Maria”. Bastante criatividade para o nome do programinha. Só o nome faz rir.
Tinha de ser… (dscpem) wget? existe em mac? ahh sim, existe…
calma… calma… calma Maria!
wget -E -H -m -k -K -p http://sapo.pt/ & 😉
Daniel, antes de mais peço que deixes de censurar e aproves o meu outro comentário, onde me dei as razoes para as minhas afirmações…
Antes de mais, há sempre aquele medo da censura quando se “mete as mãos pelos pés”!!! Não é o Daniel que modera, é a própria aplicação que o faz…. o nosso Lápis Azul está no Fórum, não aqui. Respira 😉
No comentário em questão, revoltou-me terem aprovado comentários em que o Daniel queria responder… Todos os outros que não sofreram respostas, ou que foram respondidos mais tarde, ficaram minutos a espera de aprovação…
O Daniel diz: “Para já, quem aprova os comentário não sou eu. Eu apenas escrevo os artigos, quem aprova os comentário é outra pessoa.” e tu dizes: “Não é o Daniel que modera, é a própria aplicação que o faz….” houve aqui uma discordância…
Tudo bem que os comentário precisam de aprovação antes de virem online, mas não divulgar uns e divulgar outros que convinham mais já se chama “censura”…
Ainda outra… Como é que um editor da pplware que se declara no twitter “http://twitter.com/dragondfs” “Programador amador, mas mesmo muito amador…” e mete-se a fazer censura e a divulgar este tipo de aplicações sem saber realmente as potencialidades do software…
Para já, quem aprova os comentário não sou eu. Eu apenas escrevo os artigos, quem aprova os comentário é outra pessoa. Segundo, o que é que a aplicação faz que não se possa fazer no Firefox? A aplicação apenas poupa tempo e trabalho em relação a um processo idêntico no Firefox, por exemplo. Terceiro, não sei o que está escrito no meu Twitter tem a haver com esta aplicação.
Volto a repetir, pense antes de comentar…
Que eu saiba o FF, não vai fazer o download de todas as páginas, imagens e scripts alocados no servidor… Se vai, peço desculpa e ainda que me mostre como…
“A aplicação apenas poupa tempo e trabalho em relação a um processo idêntico no Firefox.”
Tudo o que está em pastas “publicas” nos servidores é acessivel pelos browsers, como por estas aplicações…
Ou seja, ele só “rouba” o que é permitido…
Penso que isto resume basicamente o que esta aplicação faz. Foste demasiado precipitado no comentário 😉
Ela não é do estilo, poes o endereço do GMAIL.COM e rouba os emails de toda a gente, e base de dados.. se é isso que pensaste… lol
Toda a minha “guerra” veio da indignação, da pplware divulgar o MEIO, que permite a certas pessoas que aproveitam o trabalho feito por webdesigners/webdeveloperper em que perdeu horas e horas e que os outros em poucos minutos constroem um site “adaptado”…
Mas o problema é que esta aplicação não rouba nada a ninguém. Essa é a má interpretação.
Ela acede só aos ficheiros “acessiveis” (passo a redundancia) e guarda. Nada mais. Ela não “rouba” o que não deve. Não é ilegal guardar páginas, até porque isso é feito diariamente. Ilegal é pegar nessas paginas e modificar, mas isso já caba na consciencia de quem usa as apps e nao a App em si. Uma faca também mata… mas não implica que seja vendida 😉
Conheces este site:
http://www.archive.org/web/web.php
Pois bem, ele guarda todas as paginas do mundo e arquiva em tags temporais. Podes saber como era o Google ou um site teu à 5 anos atras…e no entanto, não é ilegal. Nem roubo.
Bom link esse “a Friend” 😉 gracias…
“Ilegal é pegar nessas paginas e modificar, mas isso já cabe na consciência de quem usa as apps e não a App em si.”
Era aqui que eu queria chegar, não acho bem que a pplware divulgue este tipo de apps que vão dar azo a virem roubar o trabalho de outras pessoas…
Até que acho que certas apps deviam ser mantidas na escuridão LOL not-really 😛
Mais fulo fiquei quando os editores dizem que esta app não “rouba” ou não “facilita o roubo”… bah
Mas a App não rouba 😉
Nem acho mal o pplware divulgar estas ferramentas, pelo contrário, são bem úteis. Senão vamos todos nos “chatear” com a RTP, SIC, etc.. quando passam a anunciar Facas que cortam tudo… não vá um ladrão/assassino achar que tem a vida facilitada… por essa perpectiva.. pensa nisso 😉
Ou então as rádios.. não podem passar musica porque podemos gravar… 😀
Ou seja.. A aplicação é mesmo muito boa e ainda bem que foi divulgada, dá-me jeito aceder a sites em modo offline. Até mesmo para designers usarem para aprender a estrutura de certos sites.
Mas agora vê por esta perspectiva…
És um músico, como és um musico 5*, as tuas musicas começam a passar na radio…
Um outro musico, arranja um software manhoso, que saca a tua musica em que ele “adapta” e vende ainda mais que tu…
Ele acaba por ficar mais reconhecido do que tu que tiveste praticamente o trabalho todo…
Tá bem que a app não rouba, mas é um MEIO de roubo…
Há uma coisa chamada “direitos de autor” 😉
O que fazemos com propriedade intelectual dos outros já é diferente. Mas lá está, nada te impede de gravar a musica… não podes criticar a SONY, Samsung, etc.. de vender gravadores de CD… DVD… nem tão pouco o pplware de divulgar esta App…
Podes é criticar quem a usar de forma errada.. mas não é isso que faz a App ser ilegal, senão era como aquele site que te dei à pouco. Era considerado ilegal porque ele copia diariamente os sites de todo o mundo e arquiva-os 😉
hahahahaha boa kimico! loooooooooool
Já cá faltava! 🙂
Espero que tenham tirado alguma coisa daqui…
$END OF TOPIC
Faltou referir o nível de profundidade a que esta aplicação guarda os dados. É importante. É configurável, ou será que não tem limite de profundidade?
Pergunto isto, pois a interface é tão simples que não vejo lá estas opções. Será que estão na barra de menus..?