Mantenha o seu Mac OS afinado com o Onyx
Como qualquer computador, a manutenção é algo a ter em conta, tanto do ponto de vista da durabilidade do sistema como a sua eficiência e rapidez. E o Mac não é excepção, por isso apresento-vos o OnyX.
O OnyX permite-nos fazer vários tipos de verificação de disco à procura de eventuais erros a serem reparados. Outras das características bastante úteis do OnyX é que permite eliminar os caches do próprio sistema operativo como de quase todas as aplicações instaladas.
Além da manutenção do sistema, o OnyX ainda sabe mais uns truques bastante úteis. O OnyX permite-nos editar algumas funções do Finder que se encontram ocultas. As opções são bastantes, mas posso referir algumas, como por exemplo, podermos alterar o formato em que as nossas printscreens são guardadas, bem como o nome delas ao serem criadas e o local onde são guardadas.
Outra opção bastante útil, é podermos desabilitar a janela de alerta que aparece sempre que iniciámos uma nova aplicação que fazemos download da internet.
Além do Finder, o OnyX também altera algumas definições do Safari, iTunes, Spotlight, ...
Resumindo, o OnyX é um excelente programa, quase obrigatório para qualquer Mac, permitindo um nível de personalização e manutenção do vosso Mac muito boa!
Licenca: Freeware
Sistema Operativo: Mac OS X 10.6+
Download: OnyX [15,6 MB]
Homepage: OnyX
Este artigo tem mais de um ano
Excelente, já estou baixando.
Muito bom, já cá faltava =)
Parabéns Pplware! 😀 Dia de aniversário
EEEHHHH láááá temos remodelação no site, sim senhor 5 estrelas e MUITOS parabéns para toda a equipa, são os meus votos sinceros!!!
Há pessoas que dizem que é melhor não usar destes programas e deixar o mac os fazer a sua própria manutenção.
Confirmo. Eu próprio desaconselho a 100% e inclusive no proprio Forum do Pplware já ajudei a resolver casos em que programas como este é que danificaram ficheiros de sistema importantes a quem os utilizou e nem precisava mas por “manias” e velhos habitos do Windows.
Este software não resolve qualquer problema nem pôe a máquina mais rápida. Puro efeito placebo.
Se querem os Mac’s sempre “afinados” existem apenas regras básicas a seguir. Primeira é nunca deixar o disco encher para ter margem de gestão.. a segunda é manter tudo o mais organizado possível (não que seja obrigatório e faça “grande” diferença, mas ajuda).
Terceiro, podem sim usar este tipo de software mas para uso EXCLUSIVO a software que já tenham removido… não vos fará a máquina ficar mais rápida, mas simplesmente para libertar espaço que possa estar a ser usado desnecessáriamente, como preferências guardadas e pequenos “temp” files.
De resto o sistema faz tudo pelo user.. deixem o MacOSX resolver isso por vocês.. não vale a pena mexerem onde não sabem nem aconselhem tal coisa porque estas pequenas “dicas” ou “ajudas” acabam por dar pior resultado do que o que realmente se pretende.
Tenho a dizer que estás em parte enganado!
O Sistema não resolve tudo e este programa ajuda a resolver certos problemas que vão surgindo, nalguns casos tornando alguns processos mais rápidos.
É contudo um tipo de programa que é suposto só ser usado para resolver problemas que surjam e não duma forma regular. É desaconselhado usar e abusar da limpeza das “caches” do Sistema, é mais comum ficar mais lento do que o contrário. Convém a pessoa saber o que está a fazer.
Basta uma reparação de permissões quando as coisas não estão bem que normalmente se resolve.
Já trabalho com Mac’s aos anos e nunca, mas nunca mesmo 1 unico ficou lento com o passar dos anos…assim como nunca tive que recorrer a estes programas. Já os testei, por pura curiosidade e tentar perceber o que faziam… visto a fundo.. não fazem nada de mais. Não são um “CCleaner” no Windows que ajuda e muito.
O MacOSX tem uma arquitectura completamente diferente e os temp files nunca entram em conflitos com a máquina, isto porque são processos independentes, ao contrário do Windows que o Registry é um processo que embora tenha as suas “strings” separadas, é fácil elas entrem em conflito, daí aqueles erro comuns aparecerem no Windows passados uns tempos de instala e desinstala apps, drivers, etc…
Num conhecido blog de Mac, este programa foi apresentado também. (aparentemente por um user recente ao mundo Mac) … e vê igualmente os comentários e testemunhos dos Mac users com experiência mais longa.
http://www.cultofmac.com/keep-your-mac-mac-running-like-a-mean-machine-video-how-to/90553
Para acrescentar que um deles experimentou e teve problemas, tal como referi serem comum aparecer após o uso deste tipo de software…
Se querem algo para libertar espaço de forma segura, já que os ficheiros de sys vêm desactivado por pré-definição, usem “Clean My Mac”. Mesmo assim digo sempre.. com bastante cuidado, pensem apenas na parte de “libertar espaço desnecessário”… e não no “milagre da velocidade” porque isso é mito.
Mas este programa não é para libertar espaço! Se fazes essa interpretação então cais no mesmo erro que muita gente! O programa até apaga ficheiros, mas em quase todos os casos é para fazer a reconstrução dos mesmos.
Tal como eu disse o programa é suposto ser usado quando começam a surgir certos problemas. E os problemas dependem muito do uso que é dado ao computador. Tb é verdade que os problemas são cada vez menos frequentes, mas quando há é para isso que estes programas existem – embora não resolvam tudo!
Dou-te algumas das funcionalidades que ocasionalmente podem ser importantes.
Reconstrução do LaunchServices – quando os icons de ficheiros não batem certo com os respectivos programas, etc, esta é uma das primeiras sugestões!
Reconstrução do Spotlight Index – tb pode ser útil para quem escreva e apague ficheiros com grande frequência – é fácil de ver a performance do spotlight a diminuir ao longo do tempo!
Verificar preferências corrompidas! Isto é uma coisa muito rara, mas não deixa de ser uma função que dá jeito.
Apagar a cache das “Fonts” – quem tenha muitas “Fonts” e instale e desinstale com alguma frequência, pode ver alguns programas a demorarem mais tempo a arrancarem.
Função para apagar ficheiros que estão no Lixo – de vez em quando aparece um ou outro ficheiro que por alguma razão teima em não desaparecer do lixo!
As pessoas é que devem ter cuidado como utilizam estes programas!
Eu sou uma delas. Como o aFriend disse, a única utilidade que vejo nestas aplicações, é libertar espaço (muito pouco).
O Mac OS tem uma gestão de ficheiros que quase dispensa manutenção, principalmente em fragmentação, onde a própria Apple aconselha a nunca se usar nenhuma aplicação para esse efeito.
O próprio sistema tem a sua auto-manutenção.
Tenho o meu Mac há 3 anos, nunca usei nenhuma aplicação de limpeza ou manutenção, e continua como novo.
Já uso à uns 3 anos. Muito bom.
Entre este e o TinkerTool, qual escolher?
Admito que também não sou grande fã destes programas que mexem em definições “escondidas” e usei o TinkerTool apenas para mudar a barra do iTunes para default. Hehehe. Mesmo assim gostava de saber se este tem opções extra.
Parabéns Pplware e continuação do bom trabalho. 🙂