PplWare Mobile

MacBook Pro será o próximo a perder a porta áudio

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Luis says:

    Pouca inovação. Devia perder o monitor e o teclado, ser apenas controlado por voz e projetar hologramas.

    E não, não estou a gozar.

    • David says:

      Claro, e escreves tão rápido num teclado digital que um fisico. A tecnologia está a consumir-te neurónios. Isto não é inovação. Inovação seria algo útil. Ter fones sem fios não é útil. Não serve para nada. As pessoas nunca se quiexam com os fones. Eles é que não conseguiram mais que isso porque falta o Jobs na liderança. Aposto que monitor sem fios para o fixo já faria sentido. Ligar o PC ao televisor sem fios por exemplo… isso sim é útil e inovador.

      • khidreal says:

        @David

        claro, fones wireless não faz sentido, mas um ecra de PC fixo sem fios já faz, ok…
        meu, quais são as vantagens de ter fones por fio? eu uso fones wireless à 3 anos, digo-te já para que serve: Mobilidade. colocas o PC a tocar ou o telemovel, pousas, e vais lavar a louça ou sentares-te na cadeira de baloiço e continuas a ouvir musica. essa é a vantagem principal. tens mais: podes estar despreocupado com as crianças que podem tropeçar no fio (já que o fio não existe). A unica vantagem de usar fones com fio é a latencia. com fio recebes o som mais rapido que por bluetooth, essa é a vantagem – e unica – dos fones tradicionais para com os wireless.

      • Douglas Ferreira says:

        Se ter fones sem fios não é útil, me diga então por quê todas as grandes fabricantes de fones têm modelos bluetooth?

        O fato de tirar a conexão para fones com fio não quer dizer que se acha mais ou menos útil fones com ou sem fio. É uma decisão por espaço.

        De ante mão, deixo claro que não concordo com a retirada do conector, a não ser que seja para incluir mais uma conexão USB, pois o MacBook Pro só tem duas, e tendo três, nos momentos que quiser usar fones com fio pode perfeitamente usar um adaptador.

      • Luis says:

        Mas quem falou em teclado digital? Nada de teclado. Ou então teclado holográfico, evidentemente é mais rápido porque não tem peças móveis nem pontos de impacto porque é projetado no ar.

        Evidentemente isto matava os lobbies dos periféricos e portanto apesar da tecnologia já existir vão abrandá-la o mais que puderem, mas isto sim era inovador.

        • Douglas Ferreira says:

          Se digitar por cinco minutos sem apoiar os punhos na mesa é praticamente impossível, imagina digitar num holograma, onde não se tem onde apoiar.

          Não há tecnologia atual capaz de dar o feedback tátil de um teclado físico.

          Basta usar qualquer teclado que se percebe que nas letras F e K tem um pequeno relevo que ajuda a posicionar as mãos sem olhar para o teclado. O mesmo acontece com a tecla 5 no teclado numérico.

          Se digitar num tablet vai perceber que a falta de retorno tátil deixa insegurança quanto à ativação ou não da tecla.

          O uso de teclado físico é tão imprescindível a um notebook que não se vê teclados projetados num painel touch substituindo o tradicional. Aliás, há um rumor de que a Apple substituirá sa teclas de função por uma tela led… Tenho certeza de que gerará reclamações.

    • Alpha says:

      Estao a ganhar “coragem”…

    • Pedro Araújo says:

      Laro que sim. Depois entras no teu carro voador e vais visitar a tua namorada que tem casa na Lua. Desculpa a ironia mas devias saber que essas tecnologias só começaram a dar esses passos à relativamente pouco tempo. Ainda precisam alguns anos para amadurecer.

  2. Ricardo Porto says:

    E eu que estava a guardar dinheiro para o mac afinal vou mase comprar o asus zenbook 3 ou o novo dell xps se chegar a PT (não vai chegar…)

    • khidreal says:

      se queres o equipamento, então compra-o. a porta jack 3.5 não faz diferença nenhuma neste mundo, hoje em dia cada vez mais os equipamentos se livram dos fios. compras o equipamento, investes uns 30-40€ nuns Headphones wireless e vais ver, até te esqueces que os computadores, smartphones, etc ainda têm o anticuado jack 3.5.

      • Alpha says:

        Nao se pode esquecer é de os carregar…

      • Rosso says:

        Onde se lê “investes” deve-se ler desperdiças.
        Se uns phones com fios de €30/40 tem uma qualidade questionável imagino uns com bluetooth.
        Falando de wireless e do iPhone 7 o que era realmente util como wireless charging fica para tras (não têm nada a ganhar com isso, alias so a perder porque tornaria o conector lighning praticamente secundario, a maioria da malta so o usa para carregar o telemovel)
        Imagino o pesadelo dos engenheiros da Apple a desenvolverem um sistema proprietário de indução. Devem estar a tentar patentear um campo EM. Ahaha!

        • Diogo says:

          porque queres um wireless charging no iPhone? tenho a felicidade de ter tanto um samsung e um iPhone(pessoal e de trabalho) e acredito o wireless charging pode ser extremamente irritante quando quero carregar o telemóvel porque vai morrer a qualquer segundo, mas por outro lado aquela porra não para de tocar e tu tens de atender todas as chamadas que fazes. sim wireless charging pode ser super util chegar a casa pousar aquilo e bam ficou a carregar, mas em termos práticos? é uma anedota, o equipamento fica ali parado, sim porque assim que o mexes ja não está a carregar….
          relativamente á pantente nao vamos falar com conhecimento de causa sendo que apple tambem já usa carregamento por indução (no apple watch) só optou por não o colocar nos telemoveis porque nao é assim tao util. prefiro um cabo de 2 metros a uma base wireless… principalmente quando tens de usar o equipamento todos os dias.

  3. Tiago Frutuoso says:

    Se outros fabricantes fizerem igual, vão perder clientes. Não compro equipamentos sem saída de áudio física e sei de muita gente que pensa igual.

  4. Jorge P. says:

    Se adicionarem uma lightning port o pessoal vai ter que andar a comprar os adaptadores para o jack, assim como vai acontecer com o iPhone7. Quem nunca usou a porta audio num portátil que atire a primeira pedra :/
    Entende-se que este seja o futuro, mas não sei se o espaço que a porta ocupa é relevante num portátil

  5. Apoca says:

    estes gajos não são nada de burros, quando é para ir buscar dinheiro sabem o fazer… e bem……..porque os mac’s começam a vir sem jack, para depois obrigarem a malta a comprar adaptadores para os phone(sim não estou a ver malta que gosta de ouvir música aderir a “nova moda”, principalmente para os que editam som)……E para os outros obrigam a comprar os phones proprios para o novo sistema, sem se aperceberem que a apple está por as mãos nos vossos bolsos..estes gajos são os piores…

    • sómaisum says:

      Os que editam som, se fazem isso como trabalho, não utilizam o UA da mac. Têm placas próprias para isso.
      Para gamers, a maior parte usa headsets por USB (e não usam Mac, mas imaginemos que se estende aos outros).
      Vais a ver, na realidade não é tão útil assim… Ethernet também tiraram, e ninguém reclamou, pois, a maior parte já usa Wi-Fi, e nem reclama (para mim, por exemplo, que embora tenhamos ac onde trabalho, acho que não chega a 300mbits :/, preferia a ethernet, tanto, que acabei por arranjar uma dock para não me chatear com o resto).

      Phones wireless vão começar a ser cada vez mais comuns, a preços competitivos, e quando todos deixarem de usar o jack, já vai ser a norma, e ninguém se vai chatear com o resto 😀

    • PGinTheHouse says:

      A apple não obriga ninguém a nada.
      Faz como eu … não gostas não compras e escolhes alternativas.

  6. Anyway says:

    O mercado onde eles ganham dinheiro (Dj’s para se mostrar na foto com Mac’s, alguns studios e assim) vai abalar em algumas coisinhas, eles que não se ponham finos que o pessoal começa a olhar para outras coisas.

    • sómaisum says:

      Mas esses gajos já utilizam interfaces USB e/ou firewire (mais velhos pronto), ou thunderbolt, se é que há… logo, a porta é irrelevante 🙂

    • me and me says:

      entendo o que dizes mas se calhar nem por isso.
      a saida de audo tem muito pouca qualidade, muito provavelmente usam placas de som usb com saidas digitais opticas ou spdif

      • Miguel says:

        Isso é que ainda não compreendo como ê que as empresas nao investem na saida de audio óptica???

        O meo pc com uma motherboard de 6 anos ja vinha com isso.

        Sera tao caro colocar uma porta optica num portátil??

    • Serato says:

      Sou DJ e Produtor, e á vários anos que equipamentos da Apple não entram nos meus estúdios.
      Foram bons á coisa de 10, 12 anos atrás… hoje em dia, não compensam. Não só por serem sobrevalorizados por trazerem hardware antigo, falta de espaço em disco, falta de RAM, mudanças constantes de adaptadores, mas como também não trazem nada de inovador.. Ecrã retina? Isso serve para quê quando se está a trabalhar com uma DAW?
      A sério.. a Apple a única coisa que inovou, foi sacar dinheiro dos hipsters, e dos estúpidos …

      • JV says:

        “mudanças constantes de adaptadores”. podes elaborar, por favor? para esta estou curioso.

      • Miguel says:

        Se és dj e produtor, deves saber que a melhor tecnologia para gravar em estúdio atualmente é o gigabit lan, com placa virtual Red net, ou seja não andas sempre a trocar de adaptadores, a memória RAM e hardware dos macs atuais são atualizados como os outros pcs e o Logic não há para Windows. Lá porque não precisas, não generalises.

    • Tiago says:

      Um dj que use mac, nunca passa diretamente musica do mac mas liga, isso sim, o mac às mesas de mistura através de USB. Ninguem passa musica diretamente o aux. ( Só se for aqueles djs azeiteiros da discothéque que só vende através de putos RP’s e afins. Qualquer um pode passar musica, agora ser DJ é uma coisa diferente )

  7. Pedro says:

    “Ao eliminar a porta áudio do iPhone 7 e iPhone 7 Plus a Apple mudou a industria e provavelmente a forma como de futuro vamos poder ouvir música. Provavelmente o resto dos fabricantes adoptará esta ideia e os auriculares vão ligar-se pela porta USB ou via wireless.
    Mas com o sucesso que esta mudança terá, é provável que a Apple a aplique a novos equipamentos.”

    WTF did I just read? A Apple mudou a indústria?! O sucesso que esta mudança terá?!

    Não é cedo demais para fazer estas afirmações? Por acaso ainda não fui inteirar-me mas tinha lido que a Apple não quis revelar o número de vendas do iPhone ou coisa do género. Se calhar (só se calhar) a coisa até correu mal.

    • Pedro says:

      E com esta mudança da história, qualquer dia as lojas vão começar a vender headphones USB-C, USB, Lightning, Bluetooth e Jack 3.5mm e em vez de uns phones compativeis com vários dispositivos vamos ter de andar carregados com uma série deles.

      Sinceramente não acho que tenha corrido mal, a Apple tem sempre aquele grupo de utilizadores que independentemente das suas decisões são fieis à marca e continuam a comprar o que ela lança e neste momento devem estar ansiosos por comprar este “major release”, algo que outras marcas certamente invejam.

    • sómaisum says:

      Isso é uma suposição tua, da mesma forma que dizerem que estão esgotados pode ser sinal de pouco stock; sinal que se venderam que nem ginga…

    • Ricardo says:

      Como se tivesse sido a apple a primeira a retirar o Jack e a mudar a indústria. Informem se.
      Qual é a desculpa agora, não há espaço num macbook para um jack? Chama se capitalismo, só cai quem quer.

      • O novo mackbook says:

        Já viste bem os mackbooks novos? Olhaste ao pormenor para as únicas duas entradas que o computador tem? Agora diz-me, qual é a entrada maior, o jack ou a lightning port? Olha que não é difícil pensar… Repara também no pormenor de que não existe mais espaço a roubar à volta da entrada do jack. Capitalismo? Não divagues…

    • Filipe Teixeira says:

      Aqui é só visionários, não te preocupes.

  8. Pgouveia says:

    Quando a Apple removeu as disquetes com lançamento o iMac, foi o fim do mundo. Quando a Apple (e outras marcas) removeram os leitores de cd’s dos portáteis houve muita gente que opinou que seria uma decisão errada. E o iTunes que revolucionou a forma de ouvir musica. A verdade é que as mudanças assustam mas trazem benefícios e a tecnologia avança e as outras marcas acompanham as alterações. E também é bem verdade que a Apple é mestre nestes empurrões. O espaço dentro de um telefone é uma arquitetura de miniatura, diminuir ou retirar para ter mais funcionalidade ou bateria. Faz todo o sentido menos um cabo, quantos menos cabos e fios melhor a tecnologia tende a ser Wireless. Todas as outras marcar seguirão o mesmo caminho mas com soluções mais simples, espero.O erro que é contraditório é a Apple fornece uns auscultadores com cabo que ocupa a porta de carregamento e os AirPods são simplesmente ridículos.

  9. Penza says:

    tenho auscultadores bluetooth que uso por curiosidade. Da um certo conforto nao ter fios etc mas em certos lugares tenho uma certa interferencia que detesto. Enfim… direi normal. O problema mesmo chama-se bateria. Mesmo que dure 8 horas por vezes fico sem bateria. Se nao me esqueci do earbud normal estou ok se nao… fico sem musica. Em termos de qualidade de som.. bom nada a ver com fios e depois sem fios. Cada uma tem as suas vantagens e desvantagem. Por mim continuo a preferir com fios. Mas quem manda no que uso nao e o mercado, sou eu que mando. Mesmo que compre um MacBook sem jack poderei ver videos ou filmes na mesma sem fios mas nao e o que quero

  10. Ricardo Raimundo says:

    Pelo amor da santa..
    Já tive um Sony e um LG (pré smartphone) com fichas de auscultadores proprietárias e que pesadelo que aquilo era!
    Mudas de telemóvel, tens que comprar uns fones à medida. Avarias os que tens, não podes comprar os que queres..
    Por um lado concordo com passar-se a digital, mas façam-no com o USB-C que é o novo standard.

    • Sem censo says:

      Novo standard de que? Quem usa lumia realmente n percebe mto de tecnologia

      • Miguel says:

        Acontecia-me o mesmo nos Motorolas… O Motorola V3i que tinha o iTunes e usava headphones com entrada mini USB ou então um adaptador jack 3.5 para mini USB.

        Problemas:
        Só podia ouvir música ou carregar o telemóvel;
        Se me esquecia do adaptador não havia música para ninguém;
        Se os headphones se avariassem era difícil achar substituto…

      • Ricardo Raimundo says:

        Já aqui haviam Microsoft haters, Apple haters e Android/Google haters.

        Agora também há Raimundo haters?

        Agradeço encarecidamente a posição de destaque só possível pelo vosso empenho.
        Também vos amo!

      • Ricardo Raimundo says:

        ..e sim. O USB-C é (vai ser) o novo standard.

      • me and me says:

        nao leves a mal… mas ele tem razao.

        se cada um começa a fazer ligações proprietárias esta tudo tramado.. as vezes ate com o jack de audio é complicado usar auscultadores com mic que sejam “transparentes” para todos os fabricantes.

        se o usb-c é o melhor standard? nao sei se sera… mas deveria de haver um.

        offtopic:
        os carregadores de portateis tambem deviam de ter um standard.

    • khidreal says:

      eu concordo com o USB-C, é mais rapido e resistente, mas no mundo de Hoje, não é preciso sequer uma porta de audio, tens bluetooth, livras-te do cabo e num espaço de 10-15 metros tens total mobilidade. tudo o que é Wireless utiliza bluetooth, não tens de andar com adaptadores adicionais atrás de ti.

      • Ricardo Raimundo says:

        Bluetooth tem essa vantagem sim.
        Mas a qualidade de som não é tão boa.
        Talvez quando houverem auscultadores por Wi-Fi..

        • khidreal says:

          eu não acho. eu dantes tinha uns phones da Sony que me custaram 20€. comprei os Headphones bluetooth, à 3 anos por 40€, fiquei supreendido com a qualidade do som, até comecei a ouvir sons nas musicas que com os meus Sony não conseguia!

          • Ricardo Raimundo says:

            Não é uma questão de opinião. As limitações do Bluetooth não permitem a mesma qualidade de áudio que uma ligação por fios.

  11. Marcos says:

    Ainda estou para perceber a real vantagem desta mudança? A Samsung também quer fazer o mesmo. Se for para evoluir que usem um conector universal tipo usb-c ou se for para ganhar milímetros usem Jack 2.5”. não quero andar com adaptadores atrás de mim.

    • khidreal says:

      que adaptadores? os fones sem fios usam bluetooth LOL. os telemoveis já suportam bluetooth à quase 1 década, e smartphones de certeza que têm bluetooth… os computadores grande maioria de à 5 anos pra cá tbm já têm bluetooth. O meu Acer foi fabricado em 2012, é um PC de 500€ e já vem equipado com Bluetooth… não tens de andar com adaptadores, o adaptador já está dentro do equipamento LOL

  12. carlos says:

    Vão dizer que o espaço nos MAC também é premium… como disseram do iphone7(aí sim acredito que o pouco espaço seja até um motivo válido, agora num portatil não ter 2cm no interior para a porta de audio, loool)…

    querem é vender mais uns adaptadores, que esses sim não são nada uteis nem agradáveis de carregar…

    • Jorge Rodrigues says:

      Vou na mesma linha de pensamento que tu, no entanto questiono-me não há saidas audio com mais qualidade do que os vulgares jacks de 3.5 mm??

      • AlexAlex says:

        O tipo de conector pouco importa para a qualidade do áudio. O pode fazer para ter melhor qualidade é utilizar um DAC externo (que custa dinheiro) conectado a porta USB (ou SPDIF), o qual seria reconhecido como uma placa de som pelo sistema.

  13. RF says:

    Estes tipos da Apple estão todos minados da cabecinha, que eles tirem as entradas jack dos equipamentos deles isso a mim pouco ou nada me diz, uma vez que não sou utilizador Apple, o que me preocupa é o facto de quer queiramos quer não a Apple é uma impulsionadora de tendenciais, e o preocupante é se as outras fabricantes fazem o mesmo, pois eu dou muito valor a entrada jack, se um equipamento seja ele computador ou telemovel que nao tenha a dita entrada para mim já é um não ao comprar.

    • khidreal says:

      @RF

      e queres o Jack para que? há 3 anos que uso headphones sem fio, via bluetooth. estava relutante em comprá-los na altura, vai fazer 3 anos em dezembro, ainda não me arrependi de comprá-los. vou prá cozinha, sala, se deixar o PC na mesa exterior ando no meio do jardim a ouvir musica.

      eu só vejo vantagens no Wireless, a unica desvantagem que observo é a “latencia”, bluetooth demora mais tempo que os headphones por fio a tocar as musicas, mas tipo, preferes ter mobilidade, poder ir à cozinha ou assim sem levar o telemovel ou preferes andar sempre com o equipamento grudado no corpo para continuar a ouvir as musicas?

  14. pph says:

    ” mas abrirá as portas a áudio de maior qualidade.”

    Não digam asneiras. Se querem encher o artigo com mais algumas frases, ao menos que as fundamentem.

  15. Tony2 says:

    Já enviei esta mensagem ao Tim Cook:
    “Os ecrãs estão sobrevalorizados e já existem desde antes dos anos 50. O que pensam fazer em relação a isso?
    Vá, força nisso e Coragem! “

  16. André says:

    Desculpem mas acho que no título ficava bem um ponto de interrogação…
    Andam a perguntar aos consumidores se usam ou não. Não é certo que vão tirar a porta de áudio.

  17. censo says:

    Eu acho é que devemos dar um sério passo para evitar a contaminação do ar pela via das radiofrequências porque não tenham dúvidas, isto vai dar mau resultado, com tanta opção por wireless, bluetooh, airdrop ou coisa que lhe valha. O que tem de ser por fio que seja. O utilizador tem de ser protegido.

  18. MACnista says:

    um dia destes ainda temos sorte que os computadores, telemóveis e outros aparelhos tenham ecrã, os novos mac agora já nem trazem leitor de CD’s isto realmente…, olha já agora não incluam o teclado também!!!

    • Sem censo says:

      Sim porque os novos asus, dell ou hp tem drive de cds…trabalha e compra um pc de jeito

      • MACnista says:

        AAAMM!! coitaaaaaaado tás mesmo mal,… por acaso até trabalho numa editora mais de 20 anos e trabalho em casa e aqui com um Mac, só para que conste. Agora lá porque A, B e C deixam de ter algumas “peças” os outros não têm se seguir a “borregagem”!!!

  19. DB says:

    Está começando a perder peças

  20. Alpha says:

    Então e desta vez é para poupar espaço para que o Mac tenha a espessura de uma folha de papel, como o novo iPhone 7 (lol), ou para ganhar espaço para a bateria passar a durar mais um dia como no iphone 7 (lol), ou o Mac também vai ser resistente a salpicos (lol)?

  21. khidreal says:

    hoje em dia só se compra headphones com fio se quisermos. o preço de Wireless Headphones não é assim tão alto, oferecem boa qualidade e sobretudo mobilidade!
    faz 3 anos que uso headphones sem fios. coloco o meu PC ligado aos headphones por Bluetooth, vou prá cozinha ou prá sala e continuo a ouvir musica, já que os meus headphones suportam distancias de 15 metros. o que é que uma pessoa pode querer mais do que isso?

    Hoje em dia já se compram headphones wireless por uns 25€ e trazem uma qualidade mediana, e quem não quiser Headphones pelo seu tamanho tbm já existem Fones wireless. Só compra com fio quem quer estar preso ao equipamento! claro, wireless tbm estás, mas tens liberdade durante 10, 15, 20 metros, com fio? vais arranjar uns fones com 20m de fio? vais enrolá-lo à cintura e brincar de Indiana Jones?

  22. David says:

    Isto é o que se chama uma empresa SUPER CAPITALISTA. Retirar a porta audio forçar os consumidores adquirir um modelo de fones como uma descoberta única de tecnologia é uma opção mediucre.

    Andar com dois fones sem fios é estupido. Podemos perde-los, gastam bateria… Só aguardamos pela versão chinesa da “coisa”.

  23. Pérolas says:

    “Areia para os olhos” dos utilizadores para camuflarem a falta de inovação… Já agora inventem o seguinte: vamos todos deixar de usar computadores… 🙂

  24. Bob says:

    Eu estou mortinho para ter acesso a este material.
    Irei comprar logo de certeza.
    Tenho um MacBook Air e um MacBook Pro do trabalho.

    Quem não gosta, não é obrigado a mudar nem a gastar dinheiro.

  25. Serato says:

    Inovar, ou provavelmente a dar tiros nos pés?
    Eu fico pela segunda opção…

  26. lmx says:

    hhhehe,
    Parece que a Apple se prepara para levar uma partufada aqui na Europa!

    Pensam que a America…”é no mundo inteiro”, e depois a comunidade Europeia trata deles 😀

  27. Pedro says:

    Acho bem que passem tudo a sem fios, assim é mais fácil ouvir a conversa alheia…

  28. Miguel says:

    Sinceramente acho que o pessoal anda a fazer um grande drama com o Jack 3,5. Nos dispositivos que tenho atualmente, o Jack 3,5 é a única porta analógica, onde há perdas de qualidade. Há uma resistência natural à mudança. Qualquer profissional de som não usa porta Jack 3,5 para trabalhar, quanto muito usa Jack 6,35, e para lazer, ou ouvir música, o Bluetooth 4.0 já trabalha muito bem, pode ser que com esta evolução, a latência diminua mais no futuro, para mim é a única lacuna.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.