Pplware

MacBook Pro com problemas de bateria banidos de voar nas companhias áreas dos EUA

O registo da Apple no que toca às baterias não tem sido o mais positivo nos últimos meses. Depois de problemas com o iPhone, esta falha alargou-se também aos Mac e tem afetados os MacBook Pro. A empresa tem tratado de resolver as falhas, com programas de trocas gratuitos deste componente.

Este parece ser um problema importante e mais grave do que o inicialmente previsto. Agora, e segundo uma ordem da FAA, os MacBook Pro de 2015 estão banidos de voar nas companhias áreas dos EUA.


Foi em junho que a Apple reconheceu o problema das baterias dos MacBook Pro. Estas, segundo a empresa, tinham a possibilidade de aquecer e entrar em combustão de forma automática, representando assim um perigo grave para os utilizadores. Isto levou a que fosse criado um programa de troca de baterias gratuito, devendo os utilizadores aderir ao mesmo com urgência.

Saiba mais sobre o programa de troca de baterias dos MacBook Pro Retina e quais os modelos abrangidos:

MacBook Pro proibidos de entrar nos aviões nos EUA

Esse problema parece agora estar a tomar proporções maiores, com a FAA (Federal Aviation Administration) a tomar uma posição rígida. Esta autoridade, que rege o espaço aéreo norte-americano, declarou uma proibição para estes equipamentos. Deixam de poder ser transportados junto dos utilizadores e estão proibidos de estar nos porões dos aviões.

De acordo com uma declaração da FAA, as empresas de aviação norte-americanas devem colocar estes equipamentos em quarentena. Remetem também a sua decisão para uma norma implementada em 2016, que declara uma proibição similar aos equipamentos cujas baterias estejam na lista de equipamentos com problemas de bateria.

No caso da Apple e destes MacBook, o impedimento será para os modelos produzidos entre 2015 e 2017. São estes os que estão abrangidos pelo programa de recolha da Apple e que têm os problemas de bateria. A proibição aparenta ser total, não podendo os passageiros voarem com estes equipamentos junto de si ou sequer no porão. Apenas se fizerem prova da troca da bateria é que podem embarcar.

Baterias da Apple vão ser banidas noutros outros países

Sabe-se também que outras companhias áreas, com sede no Reino Unido, Itália e Canadá, implementaram medidas similares. Os MacBook Pro não estão autorizados a voar nos seus aviões e o pessoal de terra está a lembrar esta proibição aos passageiros. Pedem que estes equipamentos não sejam transportados.

Esta não é uma situação nova no mundo da aviação. Já quando a Samsung teve problemas graves com o Note7 estes estiveram banidos de serem transportados. Há também regras bem definidas para o transporte de power banks nas cabines dos aviões, por exemplo. Esta proibição pode em breve ser alargada a outros países, com a Europa a ser o próximo candidato mais óbvio para a sua implementação.

Exit mobile version