O Shazam para macOS nunca desliga o microfone
O conceito que levou à criação do Shazam é diferente do que é normal vermos. A possibilidade de, com um simples toque, reconhecer a música que estamos a ouvir levou a que muitos conhecessem novos artistas e novas músicas.
Presente em muitas plataformas, já bem longe de apenas suportar os dispositivos móveis, tem na versão para Mac a mais recente oferta. Mas esta versão tem um problema. Mesmo depois de terminar uma gravação, o microfone não é desligado, continuando activo e a escutar o que se passa à sua volta.
Desde que foi lançada esta versão que surgiram vários comentários contra o facto de a aplicação estar sempre a ouvir o meio ambiente enquanto a aplicação estivesse aberta. Embora exista a possibilidade de desligar este comportamento, garantindo que o Shazam não escuta mais do que deve, do que se sabe agora este comportamento não é real.
O investigador de segurança Patrick Wardle anunciou esta semana que descobriu uma falha no Shazam e que este continua a ouvir mesmo depois de lhe ser dada indicação para não o fazer.
Mas mesmo esta sendo uma situação perigosa e que ninguém esperava que acontecesse, sabe-se também que acaba por ser uma situação inócua, uma vez que não está a ser recolhida qualquer informação, não existe qualquer processamento ou sequer o áudio é enviado para o Shazam. Apenas o microfone fica ligado a aguardar que o utilizador necessite dele.
A defesa do Shazam
Confrontado com esta situação, o Shazam já veio a público defender-se. A decisão de manter o microfone ligado serve apenas para o ter pronto a usar no instante que os utilizadores necessitarem, evitando este de ser acordado. É uma decisão que foi apenas tomada no MacOS e que não existe em qualquer outra versão.
Mas mesmo que a informação fosse parar às mãos de um atacante, não haveria muito a fazer com ela. O Shazam não recolhe o áudio na sua totalidade, fazendo uma amostragem aleatória, apenas para recolher o que necessita.
Esta é uma situação que não é normal no MacOS, mas que a Shazam irá resolver em breve numa nova actualização, onde vai desligar completamente o microfone sempre que o utilizador indicar que pretende que este deixe de ouvir.
Este artigo tem mais de um ano
Tenho cá para mim que nem no MacOS nem no meu Samsung S6. Sempre achei estranho que em apenas milésimos de segundos o Shazam detete a musica. Quase não carreguei no botão do Shazam e já ele me está a dizer que musica é.
Não faz mal. É só no Mac. A Apple aproveita assim para recolher mais alguma informaçãozita culpando o Shazam. Por acaso uso no windows Phone sendo um conceito de aplicação muito interessante. Não consigo perceber neste sistema o comportamento do microfone, mas que é muito rápido na deteçao, isso é.
Tinha que vir sempre o mesmo com teorias da conspiração.
Não percebeste a ironia. Alias, se me conheces, porque dizes “sempre o mesmo”, se ha coisa que não alimento são os trolls e as supostas teorias de conspiração.
Censo no windows phone não é necessário. O próprio Os já tem essa função.
Verdade, ainda hoje usei mas é só para quem tem a Cortana activada.
O iOS e o macOS também, via Siri
Sim, também já supunha que fizesse.