Ative o Dark Mode no macOS Mojave e proteja os seus olhos
Foi na última WWDC que a Apple mostrou ao mundo o que tem estado a preparar no que toca ao seu sistema operativo para o desktop. O macOS Mojave é mais do que uma simples melhoria da versão anterior e isso vê-se no que tem de novo para oferecer.
Uma dessas novidades está no Dark Mode, que apesar de já ter surgido em versões anteriores do macOS, foi agora elevado a outro estatuto, estando muito mais integrado em todo o sistema. Vamos então conhecer o Dark Mode e como o podem usar.
Todos os sistemas operativos têm procurado adaptar-se aos utilizadores e procuram protegê-los sempre que podem. Para isso preparam as suas interfaces para as situações de melhor luminosidade com os bem conhecidos Dark Mode.
Este modo permite escurecer a interface, diminuindo o brilho que é passado aos olhos dos utilizadores e sendo por isso mais agradável e menos cansativo de usar. Veja como no macOS Mojave esta interface está facilmente acessível.
Ativar o Dark Mode no macOS Mojave
Para ativarem o Dark Mode no macOS Mojave apenas precisam de alguns cliques, sendo por isso fácil de ativar. Devem abrir o menu do macOS e escolher a opção Preferências do Sistema.
Se preferirem podem aceder às Preferências do Sistema diretamente da lista de apps instaladas e escolhendo-a.
Dentro das Preferências do Sistema podem encontrar as muitas opções do macOS e a que procuram é Geral.
Todas as opções aqui apresentadas permitem configurar a interface do macOS e outras opções associadas à interface do sistema operativo da Apple.
A definição que procuram para ativar o Dark Mode está na Apresentação, devendo ser escolhida a opção Tons escuros.
De imediato toda a interface do macOS fica em tons escuros, não sendo apenas a barra de menus, mas também as próprias apps do sistema operativo e até algumas externas.
Com o tempo, e com a chegada do macOS Mojave em setembro, muitas mais apps vão adotar esta nova funcionalidade e adotar também uma interface em tons escuros.
Todos os utilizadores que estiverem já a testar o macOS Mojave, que atingiu agora a segunda versão beta pública, podem testar já esta novidade.
Ativar o Wallpaper Dinâmico
Claro que a Apple quis elevar esta sua adaptação do macOS a outro nível e por isso apresentou também na WWDC um wallpaper especial e que se adapta à hora do dia e, por consequência, ao brilho do ecrã. Falamos do Wallpaper Dinâmico.
Para usar este wallpaper devem chamar as Preferências do Sistema e escolher a opção Secretária e Proteção de Ecrã.
Aqui vão encontrar todas as imagens que têm disponíveis para colocar no fundo do ecrã, estando entre elas a chamada Mojave (Dynamic).
É esta que devem escolher para que tenham a imagem do ecrã a adaptar-se às horas do dia e à luminosidade que existe, estando assim adaptada às necessidades do utilizador.
O macOS Mojave está ainda a ser desenvolvido e a aprimorar todas as novidades que foram mostradas na WWDC deste ano e que os utilizadores querem usar.
Em setembro esta nova versão do macOS deverá chegar aos computadores da Apple e será novamente o momento de descobrir o que a Apple preparou para fazer evoluir o seu sistema operativo.
Este artigo tem mais de um ano
Amo o macOS
E eu amo o windows e pc!!!!! O Dark Mode já existe no windows aos meses e para a proxima grande atualização do windows o dark mode vai melhorar e abranger mais áreas. Hoje em dia só compra MAC quem não tem conhecimento do que é um PC. Eu com 800€ já fico com uma boa máquina. A malta da apple que adora mac tem que gastar 2500€ para ter uma coisa mais ao menos…. Coisa de riquinho…
Sim sim… Pois claro…
Experimenta usar um Mac durante uns meses depois vem cá outra vez
Sou desenvolvedor de software, somente nós sabemos o que é o melhor, garanto lhe q com um terço do preço de qualquer mac se consegue fazer tudo de melhor em qualquer que seja o programa num desktop com windows 10. Aqui as opinoes mais validas sao de quem é entendido e nao do pé descalço comum.
então sr desenvolvedor desenvolva-me um garageband gratuito mas com a mesma funcionalidade e já agora que está nessa aproveite e desenvolva também: photos, pages, numbers, keynote, timemachine, imovie… Essa de ‘somente nós sabemos o que é o melhor’ é para rir com certeza… Quem sabe o que é melhor são os utilizadores como no exemplo que acabei de dar. Nenhum programador me vai explicar quais são os melhores plugins audio units para instalar no mac.. Como já milhares de vezes deve ter ouvido: o Mac é um produto à parte tanto pelo design como na funcionalidade. O target não são os videojogos, mas as artes. Basta ter um Mac para saber do que estou a falar. E para terminar e como utilizador avançado e profissional do windows lhe dou um exemplo. Supondo que sou fotografo: é muito mais fácil usar o photos e ter os catálogos organizados numa biblioteca do que simplesmente atirar as photos para dentro de uma pasta qualquer.
JP te humilhou geral kkkk
macOS é o único unix-like que deu certo…..
Nem morto!!!! a unica vez que usei Mac na minha vida foi em 2004 e nessa altura o Mac era muito limitado e ainda hoje é. Sei que tinha essas limitações em termos de ficheiros que o windows lia e o Mac não!!! Na altura existia o Windows Xp que foi maravilhoso e além de tudo é universal e é por isso que se utiliza em todas as àreas, até serviços publicos, hospitais, bancos e servidores… Cria ver o Mac a fazer isso nesses locais que referi
sempre tem um à dizer, “ja existia no pc, já existia no android… bla bla bla” fiquem felizes por terem, não por serem os primeiros.
Hey, primeiro o dark mode nasceu no linux ok?ora ora
e daí?
Rica eu sempre fui e nós ricos compramos o que quiser, kkkkk
Morra de inveja
é porque nao sabes o que é ter um portatil/desktop como deve de ser
“é porque nao sabes o que é ter um portatil/desktop como deve de ser” ahahahah isso é para rir,não???? Vai aos sites de informatica e ao site pcdiga que lá tens pc´s todo o terreno e que não custam o triplo da apple. Aconselho-te a veres bem os preços. Eu com um portatil potente, trabalho, enquanto um video rendiriza posso estár a editar outro, jogo, vou a net e se for preciso ainda uso 3 monitores para coisas distintas….
sugiro que voltes a reler o meu comentário, talvez não devas de ter percebido que estava contra Macs 😉
Peço desculpa PTdoNorte. Depois de ter enviado é que me apercebi do meu erro, mas fiquei baralhado nos comentarios
muito porreiro!
Uau…. Tão 2014…
Seria possivel o windows 10 copiar isto? Mac sempre na frente
Não precisa de copiar. Já está presente.
https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/windows-10-dark-mode-ativa-lo/
Mac sempre á frente? epáh, andas muito tapado, o Windows já tem esta funcionalidade á muito tempo.
Andam há 3 anos a tentar e ainda está uma bela treta.
O Explorador de Ficheiros é um dos exemplos do que ficou esquecido no dark mode do Windows.
não importa quem teve primeiro, seja feliz por que tem, só isso.
Enfim…. continuem lá a usar o desfragmentador e a terem de desligar os vossos computadores com alguma regularidade, enquanto que nós utilizadores de sistemas MAC, pobres de nós e preguiçosos que somos, passamos anos sem desligar uma única vez os macs e… notar degradação de rendimento? Num sistema Unix? Em que planeta? Só se for no planeta Janelas! ou saber da existência do quê? Desfragmentador?…. Isso pertence ao quê? À constelação dos desarrumados? eheheh.
Mas isso é uma questão de programação senhor doutor halnaweb
Caro João, tudo é uma questão de programação.
Mas mudar para algo melhor, obriga a Microsoft a mudar integralmente o seu S.O.
A inexistência de drives lógicas, filesystem e seu Kernel é uma operação tão radical que tenho sérias dúvidas que algum dia isso viesse a acontecer.
Á mais de 20 anos que trabalho como administrador de sistemas, tanto em sistemas Windows como sistemas Unix da IBM e Linux na área de servidores web, e, sinceramente para quem tem de apagar fogos, tipo ás 4 da manhã (pareço um bombeiro) penso que se os sistemas Windows tivessem a versatilidade e segurança que encontro em Unix e Linux, até beijava o chão da sede da Microsoft.
Daí as pessoas gostarem do Mac, é um Unix muito amadurecido, bem moldado.
Acredito verdadeiramente que a mudança é estranha, para quem use o Windows a vida toda e de repente trabalhar com mac, acredito que estranha-se bastante. Mas depois de conhecer… hmmm… Tudo muito simples, fácil e sem confusões.
É tudo mais simples. Não há cá A drive c,d,e,f… e o resto das letras, é o computador é a pen, é o disco externo, e por aí adiante. Tudo desenhado (bem programado) para facilitar ao máximo o utilizador para que não haja necessidade de tirar cursos básico de gestão de pastas e ficheiros como acontece normalmente com o Windows, se bem que estes cursos são sempre úteis.
Mas concordo consigo, é tudo uma questão de programação. Agora exclua por favor o senhor doutor e trate-me por Hal. Até já.
O halnaweb disse tudo! 😉
Quem usa SSD não precisa de desfragmentar o disco!!!!
Verdade, com SSD já não é necessário.
Contudo devido ainda ao preço dos discos ssd, a maioria dos utilizadores optam por colocar 2 discos nos seus computadores.
Disco pequeno em SSD (para sistema operativo e afins) e um segundo disco de grande capacidade Sata para a parte dos dados, e aí… voltamos ao mesmo.
No caso do Mac, em 2013 (penso que esteja correcto o ano) saíram os IMAC’s com a tecnologia Fusion Drive que usa um disco ssd e SATA. Mas neste último voltamos ao mesmo, não há desfragmentação, no Windows tem de haver.
E, tanto que assim é, que no Windows 10 o sistema encarrega-se de fazer isso de forma silenciosa (background) para maior conforto do utilizador, e acho bem que assim seja.
Quero ver comprar um SSD de 1 Tb, geral só compra de no máx. 240 Gb
Todas as grandes novidades do macOS Mojave (o nome parece-me sempre Árabe), resumem-se a “Dark Mode”.
Esta é a pior atualização de sempre.
…mas e quando é que as pessoas vão perceber que o Mac traz software que no windows tens de pagar? É só fazer contas.
Windows 10 -> pago
Office -> pago
Software Fotografia -> pago
Software edição video -> pago
Software edição musical DAW com as mesmas características do garageband -> pago
Bom software para backup -> pago
Software de topo no Mac para design vectorial -> $59 (Affinity Designer)
Corel Draw, Adobe Illustrator -> vejam no google
Melhor software de edição audio que existe -> Logic Pro (MAC) 229€
Pro Tools PC ->€499
A loja de apps no mac tem software muito bom a uma fração do preço que custa para windows.
Como bons portugueses que são só fazem as contas que interessam para a seguir desvalorizar tudo o resto. A velha história de comprar o carro sem perceber os custos da manutenção…
Para começar o windows 10 é gratuito e é gratuito. Eu tenho o office gratuito, porque andei numa universidade, existem programas OpenSource que se podem utilizar gratuitamente. Agora diz-me lá… Tu com o Mac consegues rodar tudo ao mesmo tempo?? Além do mais vês alguém a utilizar Mac nos bancos, escolas, hospitais, servidores, e ATM?
🙂 queres entrar por aí? Tens a certeza?
O Windows 10 não é gratuíto, o upgrade foi até uma determinada data. Novas licenças são pagas.
O Office sempre foi pago e será pago, independentemente de o teres gratuíto não implica que ele o seja legalmente pois para os estudantes há o Office estudantes.
Open Source… bom em relação a esta matéria, não vindo tu da geração Unix e mais tarde Linux é melhor instruires-te primeiro antes de falares com alguém que vive disto profissionalmente. Começa aqui para perceberes a filosofia do Open-Source e software livre:
https://www.gnu.org/philosophy/free-software-for-freedom.html
Agora… vamos à minha área, tendo eu quase 50 anos e trabalhando sempre em informática desde os 20… decerto tenho algo para te ajudar e apoiar no teu conhecimento já que eu somente abordo factos porque politicamente contra factos não há argumentos, pelo simples motivo de serem factos.
Sistema Multi-tarefa começou com Sistemas Unix em 1969 vê tu bem… Windows apareceu em 1985 e não era multi-tarefa nem sei bem em que ano isso veio a acontecer. Mas podes procurar na net se quiseres, pode ser que a Wikipédia te dê alguma informação sobre isto.
Sei que foi muitos anos mais tarde. Sendo o Mac um sistema Unix tens aqui a resposta. Aliás, o próprio Bill Gates foi funcionário da Apple antes da Microsoft sequer existir. Mas continuando….
O sistema de janelas é patente da Apple, A Microsoft apareceu com o Microsoft Windows muito mais tarde, não me recordo já se foi na época em que eu trabalhava com do MS DOS 5.0 ou 6.0, ajudem-me aqui com as datas.
Bancos…. Até à pouco tempo os terminais ATM corriam Windows NT (era realmente muito estável), no entanto os servidores centrais de grande processamento e área de negócio usavam somente sistemas Unix ou outros similares tipo AS400 usado pela IBM nos grandes bancos centrais, forças armadas, nasa, casinos, etc.
No CERN, Google, sei lá eu mais, é normalmente sistemas Linux com desktop’s Mac, Também deve haver máquinas com Windows concerteza mas com peso inferior.
Tudo o que é mais sensível corre unicamente em sistemas Unix. As “Farms” da banca, seguros e multinacionais costumam usar sistemas híbridos portanto todos desempenham as suas funções graças ás características de cada um. Dou-te motivos para usar Windows Server na gestão de utilizadores e políticas de segurança, mas para sistemas sensíveis, opto por sistemas mais fechados e aí a Microsoft não dá cartas.
Nos balcões dos bancos e seguros normalmente tens sistemas com windows mas com aplicações que funcional ligadas como terminais a máquinas Unix e Linux ou sistemas SAP ou outras que normalmente estão igualmente integradas nestes sistemas.
Tendo eu ao longo dos anos trabalhado na área da banca, seguros, multinacionais diversas e outras que não me interessa falar aqui, asseguro-te que é assim que mundo tem funcionado.
Para concluír, pois o meu tempo terminou por hoje, aconselho-te o seguinte.
Abraça os diversos sistemas operativos, não te prendas apenas ao Windows, explora o Linux, tens muitas distribuições. Tenta ter uma visão mais abrangente, alargas horizontes e ganhas conhecimento de causa face a outros que apenas se mantém num sistema e vêem uns vídeos ou textos sobre outros sistemas, mas nunca os experimentaram ou estudaram.
Algumas distribuições Linux até são parecidas com windows no interface gráfico para facilitar a transição.
Mac é mais caro, mas não o deves descartar. Depois ao longo da tua vida profissional irás concluír o que será melhor.
Windows, Mac ou Linux. A escolha é tua, graças à liberdade que te foi oferecida nos dias de hoje.
Fica bem,
Hal
Gratuito é qd pirateado ou se tivesses feito upgrade do 7. Office na universidade… Pois claro que há alternativas. Tu usas? Ou se usas o Excel do libreoffice já tiveste tempo para ver que é lento que dá dó mesmo na máquina topo onde faço os renders da empresa e que tem uma gtx1070. Vê. Se bem que nunca usaste um Mac pois nunca farias um comentário tão descabido. Um exemplo para ti. Sabes o que é o driver asio que se usa no windows para reduzir a latência ou seja queres tocar corneta e ouvir o som em tempo real pois… No mac não é preciso sabes porquê? Porque o sistema operativo é feito para funcionar naquele hardware e está optimizado para isso mesmo. Experimenta correr o Mac num ssd e depois falamos nessa de não abrir tudo ao mesmo tempo.
“JP” Mais uma vês vou dizer que é uma questão de programação e de optimização…. Eu tenho um SSD + HD e não sinto problemas com o windows 10. Agora sei que a Microsoft já teve sistemas operativos melhores. O windows XP, o Windows 7. A partir dai foi sempre desilusão… Mas os utilizadores do windows já estão acostumados a isso e sei que a proxima grande atualização que vem para o windows 10 vem melhor optimizada. Mas depende de maquina para maquina. Eu por exemplo trabalho num pc com SSD + HD e já editei video, fiz render´s, trabalho e jogo ao mesmo tempo. Se quiseres saber tenho um MSI com 16GB e uma grafica 950GTX e este pc não me deixa ficar mal. è o que te digo, depende de maquina para maquina e também da propria programação e optimização. Exemplo. Imagina a jogar um jogo bem optimizado e ai até jogas no maximo ou ultra a 60FPS e com uma grafica de entrada gamer. Agora experimenta jogar o mesmo jogo mal optimizado, vais ter dificuldade em rodar no ultra a 60FPS, só se comprares uma grafica muito superior ao jogo e mesmo assim fica ela por ela.
Essa de que tudo corre em windows inclusive hospitais serve para quê? É por correr em windows que mt vezes vês a mensagem restart your computer… Não vejo vantagem nenhuma em ter um sistema que corre em clínicas e em atms na secretaria da minha casa mas vai se lá entender os utilizadores.. Eu costumo mais trabalhar em projetos 3d e gráficos do que preencher dados clínicos ou bancários…
E um programa em Windows também faz isso!!!, Quanto ao windows ser genuino, quem fez upgrade do windows 7 para o 10 e tem conta Microsoft o windows será sempre genuino, até podes comprar um pc novo sem o windows que é só fazer boot por pen e no fim é só activar o windows, oela opção que existe que é troca de hardware e automaticamente atraves da conta Microsoft o windows fica activado e genuino com uma licença digital ligada à minha conta. Por tanto Jp fala quando souberes o que falas