Mac – Remover ficheiros compactados depois de descompactar
Ligados à Internet, produzimos muitos downloads que são enviados para o nosso disco e ficam ad eternum, muitas vezes sem sabermos que lá estão. Quando descarregamos ficheiros compactados no Mac OS X estes são depois descompactados e... o zip (ou outros formatos equivalentes) por lá fica nos downloads. Porque não removemos o ficheiro compactado?
A ideia é mostrar como o podemos fazer sem recorrer a nenhuma aplicação de terceiros, bastando para isso conhecermos um pouco mais do mundo Mac OS X que é vasto mas muito desconhecido.
Como é um sistema imensamente completo, permite que as suas ferramentas tenham funções que auxiliem o utilizador a parametrizar o comportamento do SO conforme o utilizador necessidade.
Existe uma série de aplicações que podem ajudar na limpeza e na organização do nosso Mac, alias já falámos em várias, lembram-se do Clean e do Desktoday?
Pos bem, hoje vamos "parametrizar" uma acção: vamos decidir e automatizar o local para onde vamos enviar os ficheiros compactados depois de os termos descompactado e vamos decidir para onde vai o conteúdo desses ficheiros, tudo através das preferências da ferramenta Descompactar que é nativa no Mac OS X.
Vamos abrir então o Utilitário de Compressão. Este encontra-se no seguinte caminho: System/Library/CoreServices. Use o Finder para o encontrar, esta pasta não está escondida, poderá encontrá-la facilmente. Agora corra a ferramenta Utilitário de Compressão. De seguida vá à Barra de Menus > Utilitário de Compressão > Preferências e encontrará a seguinte janela de opções.
Esta janela de preferências tem várias funções que dizem respeito tanto ao ficheiro compactado como ao conteúdo que deu origem ao arquivo ou ao resultado depois de descompactar um arquivo.
Poderá descompactar ou compactar e deixar o arquivo no disco, onde foi descarregado ou criado, pode mover o arquivo para o lixo, simplesmente desaparecer com ele, apagando definitivamente ou, por último, escolher uma pasta específica para o deixar.
Existem depois mais opções que poderá parametrizar para lhe facilitar a vida. Este é mais um exemplo do que as ferramentas nativas do Mac OS X permitem... desde que as conheçamos, claro! Bom proveito.
Este artigo tem mais de um ano
porreiro mas o k eu faço acho que também serve que é dentro da pasta dos downloads eu descompacto e coloco o arquivo compactado na reciclagem depois esvazio-a … penso que também apague o ficheiro de igual forma ou não?
Da próxima ensinem ao pessoal a desligar o computador… Não era preciso tanto entusiasmo para chegar ao post 19.000… Parabéns na mesma XD!!!!
Lamento informar-te mas este não foi o post 19.000…
E sim, desligar o PC pode ser um artigo muito interessante.
Não podemos assumir que todos sabem tudo e que não temos mais nada para ensinar.
Eu costumo desligar com
shutdown -d -f
. E tu? 🙂é preciso é ensinar as pessoas principalmente em portugal a ter um espírito mais positivo, a saber levar certas situações um pouco na brincadeira… Não replicar uma pedrada com 2 pedras e sim com um sorriso, mais uma vez deixo-vos um o meus sinceros cumprimentos e continuem com o vosso excelente trabalho. Parabéns sendo este ou não o 878451587547 post… 🙂
Boa dica!
Poupa uns “cliques” e uns esquecimentos de pastas que depois se ficam a amontoar no desktop! Especialmente quando se descarrega muitos ficheiros de legendas!
Abraços e continuação de um bom trabalho
eu não uso o nativo do mac os, uso o unarchiver, mas por acaso ja tinha essa opção activa, no nativo do mac os, não sabia, alias, pensava que não dava para descompactar rar?!
boa dica