MAC iluminado a LEDs!
A Apple está a preparar o lançamento de uma inovadora técnica de iluminação [LED]. Claro que vai dizer o óbvio, estão é a chegar tarde, esta tecnologia tem barbas já, mas claro não interessa às grande empresas de iluminação lançar no mercado uma “lâmpada” que dura quase eternamente e que consome valores ridículos comparando com lâmpadas actuais.
Num portátil a iluminação do ecrã consome uma significativa fatia da energia acumulada nas baterias, logo além da economia, Steve Jobs ergue a bandeira da Ecologia. Ok Steve acredito.
Eu vejo, além destas vantagens todas que falei, a qualidade de imagem, a luz mais “inocula” mais presente mas ao mesmo tempo discreta.
Como alguém tem de se mexer fontes afirmam que os portáteis irão usar componentes das empresas AU Optronics (AUO), Chi Mei Optoelectronics (CMO), Coretronic e Kenmos Technology. A AUO e a CMO estão no processo de certificar com a Apple os painéis com 13,3 polegadas e 15,4 polegadas, com os as vendas a acontecer no segundo ou terceiro trimestre deste ano.
Como introdutores a Apple arrastará, mais ano menos ano, esta tecnologia para o mundo PC. Mais vale tarde que nunca!
Este artigo tem mais de um ano
“Como introdutores a Apple arrastará mais ano menos ano esta tecnologia para o mundo”
Esta frase está um pouco estranha…
Tu consegues melhor.
RB
Não se diz “inocula”, inocular é trata-se de vacinar!
Inóqua sim é não prejudicial.
Não compreendo quando dizes que a tecnologia de leds tem barbas, tal não é bem assim, os leds realmente não são novidade, mas a capacidade de os produzir realmente pequenos de maneira a que possam usados com pontos num monitor é realmente muitissimo recente.
Apenas agora estão a começar a surgir os primeiros monitores Samsung que irão confrontar os LCD, que utilizam tecnologia LED.
Obrigado Ricardo, faltou ali um par de virgulas.
Fonsequinha, eu quis dizer contagia, por isso usei inocula, acho que não fica mal, e tem um significado interessante. em relação à tecnologia não é bem assim, o LED tem muitos anos de vida, e muitos anos de vida na gaveta também.
Nos monitores é novo claro. Obrigado pela tua observação.
@Fonsequinha
Não é sobre a tecnologia ULED e sim a iluminação do ecrã que hoje é conseguida com um reator eletrônico(daí o consumo) e uma lâmpada que distribui a luz através de condutores óticos. Com leds o consumo será ínfimo.
Abraço
Iv@n
se da para poupar a bateria e com isso energia, é melhor para o ambiente, acho muito bem avançarem com esta tecnologia!
os ecrãs consomem sem dúvida muita energia!
LOL não haja a menor dúvida que o mundo informático está a cem anos luz do que é inovação no mundo da electrónica!!!! Em muitos componentes electrónicos as vulgares lampadas já foram trocadas pela chamada luz fria dos LEDs há muito tempo.
Enquanto que a informatica ainda se debate no que se ganhou em rendimento/autonomia dos processadores core duo para os core 2 duo e começam a divulgar como se fosse a revolução os quadcore, a electrónica já faz experiências com processadores que contem células humanas e que faz o processador mais rápido mais de 1 milhão de vezes que o mais rápido processador do momento no mercado!!!!!
Cumps.
Eu tinha ideia que a Apple estava a programar lançar a iluminação dos teclados com leds, o que apesar de mais caro, poupava energia..
Como é que podem fazer monitores com leds?
Abraços
Já cá devia estar … não só nos macs mas nos pcs normais.
@Ricardo Moreira de Carvalho
Não é propriamente o monitor que é feito com LEDs. Vai continuar a ter a mesma tela e a mesma forma mas, em vez de ser retroiluminado com uma lampada irá ser com LEDs. É tipo os displays dos telemóveis em que tem o display e tem uma luz (ou várias) a retroilumninar o display senão à noite tavamos feitos para ver o display do télélé!!! Por sua vez o computador, quando liga, liga o monitor e ao mesmo tempo a tal lampada que, na maior parte das vezes, encontra-se na base do monitor por detrás da tela, obviamente!!!
@Paulo Carvalho
Era essa a ideia que tinha, apesar do texto, talvez sem querer, passar outra mensagem.
Também é dito que estão a ser certificados painéis de 13.3 polegadas, quando os teclados dos Macbook não são retroiluminados..
Abraço
Não me parece que a ideia seja fazer os pixeis com leds mas sim a iluminação. E isto não é propriamente uma novidade (nos portáteis é) pois já existem painéis para ligar ao desktop que usam esta tecnologia, são é caros. Se falarmos em comparar com a tecnologia de displays actual os resultados são tão bons ou melhores que aquilo que se obtém agora com menos consumo (e calor).
Ok, já percebi..
Obrigado.
Cá pra mim isso é tudo dor de cotovelo por ser da Apple, ó Senhor Peopleware… É por não haver dinheiro para adquirir produtos do Sr. Jobbs? Só fica mal essa atitude, ainda por cima num blog tão visto a nível nacional… Já nos posts dos iPods é a mesma conversa…
Uma coisa que sempre me deixou perplexo, foi nunca terem desenvolvido a mesma tecnologia de iluminação dos monitores para os actuais televisores LCD.
Até hoje esses tvs nunca me fascinaram precisamente pelo tipo de imagem baça que apresentam. E aquela sensação de “riscado” que apresentam quando se passa um dedo pelo ecran. Se é assim, então o que dizer de um objecto mais duro. Para já não há nada como a qualidade presente nos CRT.
Quando fabricarem tvs de LCD com a mesma qualidade destes monitores dos portáteis, então sim, acho que já vale a pena trocar o meu velhinho CRT.
@Ricardo Moreira de Carvalho
Mas aguarde um pouco mais que a tecnologia ULED vem mesmo aí, Ricardo!
Serão leds mesmo substituindo os pontos que formam as imagens, hoje nos cinescópios temos uma tela de fósforos que se iluminam qdo bombardeados por elétrons, no plasma são como minúsculas lampadas fluorescentes, no lcd são cristais que torcem qdo estimulados e deixam passar mais luz ou menos luz(superficialmente falando para se ter idéia dos tipos). Teremos um ecrã independente do aparelho(tv) pois não haverá deflexão magnética dos pontos. Podemos ter um ecrã na sala, outro no quarto e apenas conectaremos o aparelho de tv ao. E mais ainda teremos uma espessura milímétrica(até na de um cartão bancário para os portáteis) nesses ecrãs. E mais importante que é o baixo consumo do Light Emitter Diode.
Abraço
Iv@n
A Apple não vai fazer dessa tecnologia um Standart porque ela já existe á uns bons meses no mercado, nos computadores portáteis já não sei, mas já existem HDTVs, monitores de computador e outros aparelhos com essa tecnologia, até podes dar uma saltinho á MediaMarkt que acho que eles tinham lá uma ou duas HDTV com essa tecnologia, mas agora o preço assusta! Mas a imagem é muito boa, não tem uma luminosidade tão agressiva nem muito fraca, é estavel e não dá cabo dos olhos!
CUMPS
@Vítor M.
“Como alguém tem de se mexer fontes afirmam…”
Acho que também falta virgula aqui 😛
@Redin
Temos de fazer uma separação entre televisores dométicos e televisores usados para pc’s. O grande e grave problema de, quando uma pessoa vai a uma loja da especialidade e vê uma parede coberta de plasmas ou LCD’s a dar um canal de tv e olhamos para aquilo e dizemos que a imagem é uma bela porcaria, a culpa não é nem dos plasmas nem dos LCD’s. A culpa é, em primeiro lugar dos canais de televisão que continuam em não apostar em renovar os aparelhos de emissão para aparelhos de alta definição e também porque, a banda de frequencias distribuida pelas empresas de cabo é muito reduzida o que também faz com que a qualidade do canal saia prejudicada. Só assim se pode explicar o porquê de um plasma/LCD dar uma excelente imagem quando está a reproduzir um DVD e o mesmo plasma/LCD dar uma imagem de caca quando transmite um canal de tv. Em relação à diferença de imagem entre TFT e CRT nos PC’s então aí a qualidade é muito identica ou até mesmo melhor no TFT em alguns aspectos. Os PCs já estam preparados para imagens mais nitidas nos TFT por causa dos joguinhos e, como é obvio, não fica a perder nos CRT’s.
Hoje no bolhão as virgulas estavam pela hora da morte 😉
Nem sei o que posso aqui responder 🙁
Bem, felizmente não é falta de dinheiro para comprar os produtos da Apple, a vida embora não seja só rosas, tem-me dado alguma vantagem, pois trabalho não tem faltado graças a Deus. Agora se entendes no meu discurso algum despeito em relação à Apple compreendeste mal, pois tenho tido uma posição critica, honesta e sincera, quanto ao mercado Apple.
A título de exemplo vou só fazer este apontamento temporal: recentemente tive de desenvolver umas actualizações num suporte administrativo todo ele Apple.
Tinha desde o OSX 9.0 até ao Tiger, bem nem sei mesmo o que teria uma máquina, a mais antiga que estava desligada, acredito que deveria ter uma versão muito desactualizada do sistema operativo da Apple. Bom mas o que eu queria fazer notar é que mesmo com algumas muitas diferenças lá me safei, quem percebe de um sistema camaleão como o Windows, e conhece alguma coisa de Linux não se perde no MAC.
Depois de inserido na filosofia de comandos e acções, nunca mais nos perdemos, o sistema é de uma lógica muito coerente. Embora eu o ache, mesmo o Tiger, já ultrapassados pelo próprio Windows. É muito mais simples trabalhar com um PC.
Esta é a minha opinião, deixando desde já o meu respeito, e voltando a não entender o comentário do LOLADA.
@ Vítor M.,
É sempre uma questão de opinião pessoal e opiniões não se discutem. São sistemas diferentes, para mercados diferentes.
Abraços,
Ricardo
Venham eles e já agora as lâmpadas para iluminação baseadas na mesma tecnologia, a ver se a minha conta de electricidade baixa um bocado 🙁
olá amigos,
Na verdade queria uma pequena ajuda de vcs!!!!!!!
presciso de fazer um trabalho sobre importação de lâmpadas led(para o Brasil), mais eu não sei por onde começar.
Queria saber se vcs poderiam me ajudar como é feito esse processo de importação de lâmpadas, e qual o país q mais exporta essa lâmpada por eu quero msm é importar e se tiver algum site que eu possa ta pesquisando melhor esse tema, aceito sujestões.
se vcs poderem me ajuda ficarei agradecido vlw.
ATT.
Alisson