Reveladas as regras da Apple para reparar iPhones em garantia
Não são raras as situações em que os utilizadores dos smartphones são obrigados a ter de levar os seus equipamentos para reparar, por os terem deixado cair ou porque aconteceu outra qualquer avaria.
Um documento agora revelado mostrou as regras que a Apple definiu para decidir que iPhones devem ou não ser reparados, mediante os problemas que apresentem.
O guia que agora surgiu na Internet e que foi apresentado pelo site Business Insider, mostra as regras que os funcionários da Apple devem seguir para decidir quais os iPhones que são reparados ao abrigo da garantia, os que não têm direito a esta reparação ou os que são trocados diretamente sem qualquer reparação.
Este guia de 22 páginas, datado de 3 de março de 2017, chama-se “Visual/Mechanical Inspection Guide” (VMI) e detalha as regras a aplicar aos iPhones 6, 6 Plus, 6S, 6S Plus, 7 e 7 Plus. São regras normais, na sua maioria, e que a totalidade das marcas usam, mas existem, no entanto, algumas particularidades interessantes e que podem ser pouco lógicas.
A primeira delas está nos píxeis mortos no ecrã. Apenas os que forem declarados pelo cliente devem ser reparados. Caso o funcionário da Apple detete algum, este não o deve indicar.
Depois existe a política de reparar todos os ecrãs partidos, desde que seja uma quebra muito fina e pequena, causada por uma tensão. Mas apenas poderá ser feito caso não existam danos na moldura na zona da quebra. Se existirem, então a reparação deverá ser paga pelo cliente.
Outras avarias, tal como problemas na câmara por contacto com laser, abrasão extrema ou furos, quebras múltiplas no ecrã e conectores avariados, são elegíveis para reparação, mas sempre fora de garantia.
Completamente fora de garantia e sem direito a reparação, mesmo que paga pelo cliente, estão os problemas nos iPhones que apresentarem alterações. Se for notado que os equipamentos foram alterados, que faltam partes do iPhone ou que as baterias ou outros componentes foram substituídos, estes equipamentos não podem ser reparados pela Apple.
Há ainda referências a um estado de "avaria catastrófica", em que a reparação será negada de forma imediata, quer ao abrigo ou fora das regras da garantia.
Vários contactos com funcionários da Apple revelaram que este manual é uma parte importante da sua formação e uma ferramenta usada no dia-a-dia, e que existem muitos mais, um para cada tipo de equipamento da Apple.
Este artigo tem mais de um ano
“A primeira delas está nos píxeis mortos no ecrã. Apenas os que forem declarados pelo cliente devem ser reparados. Caso o funcionário da Apple detete algum, este não o deve indicar.”
Não sei se hei-de rir ou chorar….. Palhaçada!!!!
O que não falta por aí são empresas desonestas e a Apple não é diferente é só mais uma
Pelo preço que se paga pelo equipamento, a Apple já fica com uma almofada generosa, que permitiria cobrir, mas está provado que nós clientes, cordeirinhos, aceitamos tudo.
Afinal é Apple, não é?
Mentirosos os dois!
Não diz isso em lado nenhum!
Está no artigo
Não vá algum cliente reclamar que lhe repararam uma coisa que não deveriam ter reparado…
+1
mesmo. hahaha
Então mas quando há pixeis mortos eles não subsituem o painel todo?! Ou andam a trocar pixel e pixel?!
(nota: não percebo nada de reparações, é uma pergunta inocente)
Tens a resposta da própria Apple: “A primeira delas está nos píxeis mortos no ecrã. Apenas os que forem declarados pelo cliente devem ser reparados. Caso o funcionário da Apple detete algum, este não o deve indicar.”, ora se eles substituissem o painel todo não davam esta instrução aos seus funcionários.
Aprende a ler inglês, não é NADA disso que está lá escrito.
Não sendo um iPhone, eu tinha 1 pixel morto do ecrã do Mac e eles substituíram a “top lid” inteira-
Abrasão extrema e não abrasão estrema
e o link para download, alguem tem?
Este é o tipo de informaçoes que só nós funcionarios apple temos acesso.. e mais uma vez alguem deixou cair cá para fora para nao variar…
ola max, consegues me dizer qual a politica sobre a mebrana da camera frontal? é substituicao da mesma ou do telefone em si?
a camara frontal nao tem menbrana.. talvez estejas a referir a traseira, sim é substituiçao do equipamento todo, mas mt possivelmente fora de garantia se estiver danificada. Mas o mais facil é ires a um centro autorizado que tiram te todas as duvidas só vendo o equipamento fisicamente.
ola! estou a falar do o-ring que segura a camara frontal, que faz aquele efeito de lua. alias, esta descrito no documento apresentado no artigo. “foam disalignment” . Assim sendo é substituicao do equipamento completo? obrigado
Tanto quanto eu sei, em tempos sim, era substituição completa da unidade de este dano influenciar no correcto funcionamento do equipamento, se não é só ajustado.
E deveria ser assim tão secreto quanto queres passar?
Depois deste leak já não te sentes tão especial.
Porque se há coisa que um técnico de hardware se sente é especial… lol
Eu nao sou especial, sou um ser humano normal como tu lol.
Simplesmente os clientes vão começar a interpretar mal esse documento PDF e assumir que certas coisas possam passar em garantia quando não têm razão ou outras situações semelhantes.
Boas.
Podes esclarecer-me uma coisa. No Iphone 7 ao tirar fotos ou filmar com a câmera traseira se apontares para uma fonte luminosa, sol, candeeiro etc, aparece um efeito que deve ser reflexo no vidro da câmera. A apple está a fazer alguma coisa em relação a isso? Obrigado
Keep cool Maxie!
This is human nature, to sell…
Olá max, eu tenho um iPhone 6s partido tal como está na foto , mas sem danos a volta porque ele caiu de “chapa” e partiu, há possibilidade da garantia me trocar o visor? Eu ja queria mandar para garantia porque sempre tive quebras de rede e a impressão digital nao funciona muito bem , mas entretanto quebrei o visor , e pensei que já não tivesse garantia, obrigado desde já pela ajuda
Com o display partido, estando a volta impecavel ou não, nao ha possibilidade de passar em garantia, a nao ser que seja um risco unico sem marcas de impacto o chamado (single crack).
Se a volta estiver ok podes é ter a possibilidade de ir a um reparador oficial substituir o display a custo claro e manter a garantia do equipamento.
O display não está partido. Tem somente uma ou duas mossas pequenas de lado! Os problemas de áudio nada têm a ver com isso, mas sim com o sistema interno. As mossas são muito pequenas e não têm qualquer impacto nisso.. daí a minha questão. A Apple é assim tão rigorosa com tão pouco? LOL
Esquece Max3 pensei que me tinhas respondido a mim…
Tinhas dito que ele estava partido como na foto, assumi que estivesse com o ecra partido.
Mas de qualquer das maneiras “nao interessa” se as mossas estão relacionadas com o teu problema. Interessa sim é o estado que o equipamento esta, pois se estiver com moças junto do display já nao é viavel proceder a uma reparaçao do equipamento pois o ecra pode partir ao abrir o equipamento. Dai a apple e outras marcas ter os seus criterios relativo ao estado dos equipamentos.
ex: o teu carro esta com problemas de motor, mas se o chassi esta todo partido ou ate a parte do chassi que segura o motor esta partido, como é que o mecanico consegue reparar-te o carro em garantia? nunca na vida claro.
Mas mais uma vez como é obvio só tendo o equipamento na mão para o analisar claro.
E qual valor cobrado para trocar o ecrã de um iPhone 7 Plus ?
O meu caiu e tem o ecrã todo trincado
O meu iphone 6 encontra-se em garantia no entanto tenho problemas de áudio nas chamadas que é extremamente baixo e quase impossível de ouvir o que a pessoa do lado de lá diz. Já o altifalante também não apresenta o som a 100%. O telemóvel está em bom estado com um ou duas moças ligeiras mas muito pouco graves, sendo que de forma geral está estimado. @Max3 podes dizer qual a probabilidade de o mesmo poder ser aceite na garantia. E se costumam arranjar ou substituir por um equipamento novo.
Se essas “moças ligeiras” nao forem junto do display a probabilidade de ser aceite é boa sim.
Atençao que iphones com faturas em contribuintes empresariais apenas têm 1 ano de garantia.
Possivelmente o iphone irá ser reparado mas sem problemas, visto ser um iphone 6, muitos dos que vêm caso fosse
substituído sao recondicionados por isso por vezes ate é bom ser reparado com componentes totalmente novos.
As mossas são ligeiras sim. O meu telefone não dá para ouvir rigorosamente nada. E atenção que este iphone já é um substituto de um outro que pus na garantia ha 3 anos. Na altura o meu iphone 6 desligou e deixou de funcionar do nada. E deram-me um iphone 6 novo (se bem que dizes que é recondicionado?) que era o que foi agora para a garantia outra vez, visto que estava com problemas ao nível de audio… Não costumam substituir por iphones novos? A Apple não costuma dar prioridade à qualidade e satisfação do cliente substituindo por um equipamento novo ao invés de o arranjar?
Atenção, pela minha experiencia seja a Apple ou outra marca qualquer, se ha possibilidade de reparação sem grandes riscos de se danificar em garantia todos fazem.
Agora tens de compreender que a Apple ou outra marca qualquer nao vai ter stock de equipamento com 4 ou 5 anos…
Dai eles terem equipamento recondicionados mas lembra-te que eles ao serem substtuidos ficam novamente com a garantia renovada por isso sem problemas durante esse periodo.
Mas se esse foi substituido a 3 anos atras entao esse muito possivelmente já nao terá garantia e terá de ser reparado em fora de garantia.
Sobre a qualidade e satisfação a Apple já a uns largos anos que repara os seus equipamento caso seja possivel, depende da avaria ou da peça avariada, sendo iphone ou macbook ou imac whatever
Tenho um amigo meu que lhe substituiram por um modelo acima. Na altura ele pos o 5s dele para garantia e substituiram pelo iphone 6. Daí questionar… Mas aqui o meu será aceite pela garantia porque ainda não fez 2 anos. Há 3 anos foi o iphone anterior que avariou e me substituiram por este de agora em dezembro 2016 que também está com problemas e enviei para garantia. Espero sair satisfeito…
Uso Apple a mais de 20 anos e nunca tive o azar de usar a garantia.
Está na hora de usar, porque o corrector ortográfico está a falhar…
“há” do verbo “haver” leva um “h” e acento.
Não é um erro ortográfico, é um erro gramatical.
Isso dava pano para mangas, mas vamos só ficar por:
ortografia é um membro da gramática, logo é simultâneamente os dois. “Orto” significa correcto, e “grafia” significa “escrita”. Sendo que o “a mais” tem uma composição de frase correcta, apenas errou ao escrever “a” em vez de “há”, é mais correcto dizer que é um erro ortográfico que gramatical. A título de curiosidade, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, ortografia significa o conjunto de regras estabelecidas pela gramática normativa que ensina a grafia correta das palavras, o uso de sinais gráficos que destacam vogais tônicas, abertas ou fechadas, processos fonológicos como a crase, os sinais de pontuação esclarecedores de funções sintáticas da língua e motivados por tais funções etc.
Não, não é.
Explicação boa demais para…o ar!
Este é o típico Sociopata que sabe tudo e tudo é como ele diz, tal como se pode constatar na resposta abaixo 😀
É um erro ortográfico e por conseguinte gramatical. Não percebes nada de língua portuguesa e perdeste uma óptima oportunidade de ficares calado.
O teu também deve estar a falhar pois ele devia ter usado – à – e não – há – lol
Lamento informar, mas estás errado.
É por estas e por outras que os meus professores de português devem de estar a estar hora a dar voltas no túmulo…
Nem mais!
Aprendi a distinguir ambos no ano letivo de 1973/74: se for possível substituir por havia, então trata-se do verbo haver, com h e acento. Senão é o a com acento..
Uso uma máquina em inglês e não vivo em Portugal. Isto é um site de tecnologia ou de gramática/ortografia? Have a good week.
alguem consegue fornecer o link para download ? ou se alguem tiver o documento enviar me por favor? obrigado
Botão direito do rato, “save image as…”
link do documento completo 🙂
Tens o link no final do artigo (http://uk.businessinsider.com/leaked-apple-document-how-geniuses-decide-replace-repair-iphones-warranty-2017-9)
Não te vai resolver grande coisa pois são imagens mas uma delas referencia um artigo interno, o “OP691: Coverage eligibility for products covered by AppleCare+”.
No final do mesmo artigo do Business Insider é dito que a Apple não respondeu ao contacto deles…
Será um caso de quem cala consente?
preciso do link do documento completo, as 22 paginas! 🙂
Contacta o Suporte da Apple, eles podem enviar-te por email os termos que os utilizadores acordam com a marca no acto da aquisição do equipamento. Nesse documento estarão patentes todas as condições de garantia. Eles até poderão ter isso disponível para download no website de suporte.
Antes de mais peço desculpa, eu sei que o que vou perguntar não a ver com este post, mas preciso mto da ajuda de todos, é o seguinte: Alguém sabe dizer-me se existe algum software para iPhone 6 do género para alerta de chamadas ou mensagens perdidas como a notificação LED ou sonora tanto faz, em que fica o LED a piscar (e não só quando o telem. está a receber a chamada) até eu ir ver a notificação. Mto obrigado a todos!!!
O que tu queres chama-se blackberry.
O meu Z3 faz isso mas vou ficar com um iPhone 6 e queria que ele fizesse o que disse atrás.
Ou Note3. O meu faz isso a menos que eu desactive essa função! Nem sabia que era algo tão “raro”.
Provavelmente estará escondido nas definições.
Xperia Z2 com cores diferentes, que me permite identificar se recebi chamada, email, sms ou notificações do messenger
Há, mas definições, acessibilidade.
sim já vi alguns videos, mas mantém a luz acesa até eu ir vir o que se passa? pois…!!
Vai ser uma inovação do novo iPhone.
… sim?? era bom, mas para quando? não se sabe!!
Agora que tem esta informação, agora pensem duas vezes antes de começarem a reclamar/berrar com o funcionario do centro. Por vos dizer que como tem o ecra partido nun cantinho nao tem garantia.
Nao batam no ceguinho por favor.
Se tiver vindo partido, tem.
Apple é a empresa no mundo mais desonesta e que vende os piores produtos qualidade/preço em todo o mundo. Aviso as pessoas para que nunca comprem um iPhone nem nenhum produto da Apple.
Obrigado pelo aviso!
Enviado do meu iPad
Ainda bem que li o teu post Joao. Nunca irei comprar um equipamento dessa empresa.
Enviado do meu Iphone
Pelo que percebi eles reparam ecrãn partido ao abrigo da garantia desde que não haja sintomas de queda, certo? O meu caiu ao chão e está partido ligeiramente no visor , para mandar para garantia o que digo?
Atualmente a apple , ja faz intervenções em equipamentos com alterações nao autorizadas, dentro e fora de garantia
Este vmi , falta as policy updates… ;
Se esta em Garantia e caso o componente adulterado nao permita a reparação o cliente tem que pagar a troca do componente e nao perde a garantia original.
Se , por exemplo o equipamento tem o display partido e nao é original, a apple faz a reparação.
Não tenho a certeza se de facto volta a estar em garantia no caso que o @Alexandre João referiu no entanto é de salientar que no caso de a bateria já tiver sido mudada de forma não oficial a única reparação possível é o Exchange (Troca completa da unidade por um novo nas mesma especificações com renovada garantia. )