Já existem algumas certezas na WWDC 2013


Destaques PPLWARE

67 Respostas

  1. miguel says:

    nem durmo hoje…isto vai ser bonito…se o iOS ja tá anos luz á frente do android, e se o OS X é tão, tão melhor que o windows, então hoje, nem vou ouvir falar mais de androids e windows e essa treta toda copiada. Vamos WWDC!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Sensato says:

      O sr deve estar a ser ironico quando diz ” iOS ja tá anos luz á frente do android” só pode. O ios é um sistema preso ao passado, sem inovação, fechado no seu mundo. Android é futurista, as vezes de mais. Android o unico defeito que tem é ser universal no que toca ao numero de dispositivos, defeito, sim porque alguns dispositivos de marca duvidosa e com performances horriveis, correm android, mas não dão aquele user experience desejado. Sendo isso argumento de mts “fanboys” como android não presta. Ios tem pontos positivos, sim alguns e negativos tb, assim como android. Agora ser fanatico por um unico sistema isso nao. Quanto ao OSX, diria que sendo um sistema baseado em unix diz tudo. Ganha pontos em relação ao linux num ponto, o interface, apenas o interface que funciona, algo que procuro no linux desde à anos. Enfim não posso ter tudo, mas não sendo fanatico por nenhum deles digo que todos juntos são poucos para que nós utilizadores possamos escolher aquilo que mais se adequa a nossa carteira e as nossas necessidades. Peace 😉

      • Peter says:

        Eu que tenho um ipod touch com mais de dois anos e um smartphone muito recente com a última versão android confirmo:
        o iOS está anos-luz à frente.

        • CA3iR0 says:

          Não, não está. Estão em patamares diferentes. As características que faltam num, normalmente estão no outro.
          Todos os sistemas operativos moveis são diferentes, e quem tem um XPTO normalmente defende-o. Há pessoas que preferem a simplicidade sem grandes floreios nem icones mais coloridos que um episódio d´”o meu pequeno pónei”, essas normalmente dão-se bem com o WindowsPhone. Depois há aquelas pessoas que precisam de andar constantemente ligadas ao email e que não precisam de muito mais do que enviar sms e chamadas sem se preocuparem com o estado da bateria, essas preferem os Blackberry. Depois há aquelas pessoas para quem ter o processador mais recente é tudo, ter mais RAM do que o computador do vizinho é lei, e ter aquela nova tecnologia que toda a gente já ouviu falar mas ainda ninguém tem é vida. Essas compram um Android high-end. E por fim há aquelas pessoas que se acham super-bué na moda e que por isso compram um iPhone para se mostrarem, porque no fundo podiam ter algo mais recente, mais simples, mais barato, ou com hardware muito mais recente (porque toda a gente sabe que a Apple lança os produtos 2 ou 3 gerações atrasados, para daí por uns meses lançar uma versão “S” da anterior) nos sistemas concorrentes. Tem a simplicidade (mas não tanta) dos WP7/8, a tecnologia (mas não tanta) dos android, e o design que toda a gente gosta. Dessa parte não se pode discutir que de facto os iPhones são aparelhos bem construidos. Mas o iOS está extremamente antiquado. Pouco “cresceu” e mudou desde a primeira versão (já o uso desde o iPhone2G e acompanhei-o desde sempre tal como aos outros sistemas operativos todos). Precisa de inovação. Talvez de um facelift também. É o que espero ver hoje. Atenção que eu não estou em rant mode com a Apple “apenas porque sim”, eu vejo todas as marcas de modo isento pois já as tive a todas e sei os prós e os contras de cada. A Apple precisa mesmo de uma lavagem de cara ao iOS.

          • Peter says:

            Também não disse o que disse por fanatismo. Disse-o porque utilizo lado a lado os sistemas. Para mim, naquilo que utilizo: browser, correio, podcasts, outras aplicações, o iOS leva vantagem em todas. E no meu caso comparamos hardware recente com outro com mais de dois anos.

            A facilidade de utilização e o prazer (isto para mim conta)que me dá utilizar os equipamentos são incomparáveis.
            É pouco técnica e muito subjetiva, mas é a minha opinião.

          • CA3iR0 says:

            Peter, o que eu quis dizer é que esse habito que muita gente tem de dizer que o iOS é melhor que o Android ou viceversa não tem qualquer validade, pois há androids desde os 50€ até aos 1000€, e para além disso os públicos alvo são diferentes, logo as características de cada também o são. O que para uns é o melhor, para outros pode ser o pior. O ideal na hora de nos decidirmos por um telemóvel é experimentar (de preferência por uns dias) todas as alternativas antes de nos decidirmos por uma, porque todas elas têm públicos alvo diferentes.

          • João Fonseca says:

            iOS and Android LOL. Toda a gente sabe que o Windows Phone 8 está anos a frente desses S.O. do passado

          • Francisco Pinto says:

            Realmente tens razão o processador do iphone 5 é de 2 ou 3 gerações anteriores à dos modelos da concorrência do mesmo ano! Mas o engraçado é que o processador(A6) é baseado na mesma tecnologia/arquitectura que dá origem ao processador dos S4(tanto da versão com o snapdragon como o Exyno 5.. e que foi apresentado meio ano depois do iph5,a gpu..engraçado a do s4(a versão com o processador da samsung) usa uma gpu da mesma serei(powervr sgx543do iphone 5, powervr sgx544) mas claro a do iphone é de 2 a 3 gerações anteriores…. Dou-te razão em relação ao retina display que realmente já é de 2 ou 3 geração mas também na realidade só “agora é que a concorrência consegue fazer LCD com qualidade idêntica, o nº de dpi não define por si só a qualidade de um LCD. tens razão a Apple de 12 em 12 meses lança o um iphone tal e qual a Samsung lança a versão top de gama dos galaxy fora as 100 versões que lança ao longo do ano de galaxy’s

        • jrt says:

          tenho pena de ti que penses assim, mas estás no teu direito

      • Nunes says:

        Não lhe ligues! claramente só escreve para incitar respostas. Aliás creio que até tão fã do Android como tu

    • Inácio Couves says:

      Ainda não há tratamento para o fanatismo pois não? Por acaso é pena. Só espero que a Aplle não se transforme em mais uma religião pois tal daria certamente em Guerras Santas.

      • Miguel says:

        Lol a Apple já é uma religião pra muitos ha muito…o lema diz tudo “think different” . Nem vou discutir acerca do ios vs android, quem diz que o iOS nao esta anos luz a frente do android tem de andar com os olhos mesmo tapadinhos….

  2. marina says:

    mas isto já não se sabia há semanas?
    Vinha no programa das conferências e o próprio CEO já tinha feito referência que iam mostrar os dois sistemas!

  3. CA3iR0 says:

    Tendo em conta os “nomes” dos ultimos OSX e o tema maritimo do novo, como será que se vai chamar? Sea Lion? eheh

    • marina says:

      esse teria piada 🙂
      mas creio que é bastante mais simbólico do que isso. Até há poucos anos o estilo gráfico usado no OS X chamava-se “Aqua”. Dados os rumores de alteração do estilo no iOS e o contraste entre os cartazes, parece-me que a Apple quis brincar com a ideia subjacente

      • CA3iR0 says:

        Sim, lembro-me que os primeiros OSX nada tinham a ver com felinos, mas desde o Tiger que usam esses nomes. Como desta vez usaram uma onda maritima para o poster de apresentação, não me lembro de muitas coisas relacionadas com felinos e mar. Cat fish? Sea Lion? Ou será que a Apple vai acabar com as denominações felinas?

        • marina says:

          não me refiro aos nomes de código, que sempre foram de felinos desde a primeira versão oficial do OS X.
          Estou a falar do estilo do interface gráfico que se chamava “Aqua”, e que, agora reparei, continua a ser o nome do interface actual, apesar de ter perdido quase todos os elementos do interface original.

        • Bónus says:

          As versões do OS X sempre tiveram nomes de felinos:
          Cheetah, Puma, Jaguar, Panther, Tiger, etc…

          • CA3iR0 says:

            Tens razão, fui eu que fiz confusão e julguei que antes do Tiger tinha havido nomes de código “não felinos”. Tinha essa impressão.

    • Alex says:

      E o novo Windows… vai-se chamar… “Cópia de Mac” ou então “Cópia rasca de Mac”

    • tfae says:

      Parece que alguém acertou! 😀

  4. Rui says:

    Mac os está à frente do windows? Em que mercado? Portáteis? Computadores de secretária? Servidores? Só está à frente de máquinas da apple, e mesmo nessas grande parte já corre windows 🙂
    Diz lá o que é que o windows 8 copiou do mac os!
    Nos telemóveis, até a Samsung, que é mais conhecida por fazer tv, computadores, navios de grande porte, máquinas de construção civil, vende mais telemóveis que a apple, apesar de não ter nenhum de entre dezenas de modelos à venda em simultãneo que venda tanto como o iphone 5!
    Quanto ao ios, está para breve o dia em que o android vai vender mais que a apple, que é o único mercado que a apple domina, é a IDC quem o diz.
    O medíocre safari, que nã corre nenhum site com java ou flash, sabes onde copiou as abas? Não foi na microsoft, foi ao firefox da mozilla, o melhor browser do mercado. Corre sites como o portal das finanças, Segurança social, portais dos bancos e outros que correm java 🙂
    Por fim e voltando aos SO a minha dúvida sobre os melhores, poderá pender entre o windows 8 x64 ou uma qualquer versão de linux, mas nunca sobre o SO que menos vende no mundo!
    Cumprimentos.

  5. João says:

    Bom dia. A Apple quando apresenta o novo iOS deixa o logo disponível para download ou so passado algum tempo? Nunca vi não sei.

    Obrigado

    • Nunes says:

      Nos últimos anos o iOS final só tem saído passado cerca de 3 meses. Isto é um preview para os programadores

    • CA3iR0 says:

      Depende. Há coisas que começam a ser vendidas/actualizadas no momento em que são anunciadas, outras que daí a pouco tempo, outras que levam mais algum. E o mesmo se passa com os updates e afins.

  6. Tecla says:

    estou curioso do que vão apresentar no iOS para responder ao atraso que têm em relação ao Android.. será que vao conseguir inovar com coisas realmente novas , ou ficam por meras alterações visuais?

    a que horas (portuguesas) será a conferencia?

  7. JP (djlinux) says:

    Como é que um “7” e um “X” dão assim tantas certezas?

  8. Carlos André says:

    É curioso falam tanto da Apple e dos seus lucros estrondosos, mas ninguém fala aqui da grande fugida aos impostos através de contas offshore, uma empresa que tem tanto dinheiro como dizem e produtos mais caros do mercado, porque há necessidade de fugir ao fisco?
    Algo não bate certo.

    • marco says:

      Não estarás a confundir empresas? A Apple sem dúvida que evita pagar impostos usando as leis a seu favor, mas não tem contas offshore, nem foge ao fisco!
      A Google, essa sim, é que usa contas offshore e foge ao fisco em certos países! No Reino Unido, onde faz tanto negócio, assina tantos contractos com grandes empresas, e tem tanto pessoal, paga uma ninharia de impostos porque diz que quem faz esses contractos é a empresa na Irlanda, apesar de serem o pessoal do Reino Unido que tem todo o trabalho!

      • Carlos André says:

        Estou a falar no próprio pais, Estados Unidos.
        Faz uma pesquisa no google a noticia é recente, mês passado e está em vários sites.
        E depois anda comentar informado.

        • marco says:

          Se leres como deve ser essas notícias em lado algum é dito que a Apple tem contas offshore, em paraísos fiscais, tem isso sim uma filial na Irlanda responsável por receber parte dos lucros de vários territórios fora dos Estados Unidos!
          O que as notícias referiam era que os Estados Unidos queriam que todos os lucros fossem parar aos Estados Unidos para serem taxados, mesmo os que eram gerados fora! Mas os lucros que são gerados nos Estados Unidos pagam todos os impostos na integra, não havendo fugas! O próprio inquérito conclui que a Apple seguia as leis que regem as actividades de empresas multinacionais.
          O caso da Google e outras é muito mais preocupante, pela extensão de uso de paraísos fiscais e afectação de negócios a filiais que pouco ou nada fazem para que se realizem

        • Francisco Pinto says:

          Acho que deves ler melhor o vês nessa net toda! De uma forma simples, o que se passa é que a Apple tem a maior parte do dinheiro, que resulta da sua operação fora dos EUA. A Apple paga os seus impostos nos países em que opera e reúne tudo na irlanda onde os impostos são mais favoráveis para eles. Agora os americanos querem é que a Apple leve para lá os milhões que tem fora dos EUA, mas para isso cobram em taxas cerca de 35%! A Apple faz o que qualquer um faria deixa o dinheiro a onde está que neste caso é na Irlanda!

  9. Bónus says:

    Gostei de ver a imagem da onda como fundo do X. Parece-me que vem alguma alteração de fundo ao OS X.

    • Nunes says:

      Como alguém já fez aqui referência, pode ser uma associação com o nome que a Apple dá ao estilo do UI do OS X – “Aqua”. Se isso implico alterações no UI, é possível, mas acho que não serão muito significativas.

      • Bónus says:

        Sim, pode ser isso, embora o que tem acontecido a cada versão nova que sai, é a interface ir afastando-se cada vez mais da interface aqua.

  10. CA3iR0 says:

    Eu cá não sei com certezas absolutas, mas secalhar vem aí um novo iLife. O ultimo já tem uns anitos. Outra coisa quase certa de ser anunciada é a iTV e o iPhone5S.

    Eu suspeito que o iOS7 fica disponível já a partir de hoje, tal como o OSX, e que o iPhone5S e a iTV começam a ser vendidos no inicio do Outono. Penso que também deverão anunciar o iPad mini retina (ou seja, finalmente vão começar a vender o que deveriam ter anunciado há um ano atrás caso fossem menos interesseiros como têm sido desde a morte do Jobs), e há uma hipótese de anunciarem o iWatch.

    • Nunes says:

      A Apple não anuncia iPhones com meses de antecedência, por isso não é de todo expectável o que pensas! Novas versões do iOS só têm aparecido depois de sair o novo iPhone, e nos últimos tempos a Apple tem usado o WWDC para um preview e não o lançamento. Para além disso quase todos os rumores apontam que ainda não está pronto!
      O OS X foi sempre primeiro distribuído aos programadores para testarem durante uns meses, e como tal ainda não aconteceu, não é de esperar que haja qualquer lançamento!
      Um novo iLife tb não creio que seja o local indicado para apresentar, de certeza que preferem lançar com o novo OS X, para ter mais alguma coisa nova na altura!
      O iWatch e o iTV, quem sabe!! Mas não me parece muito provável o iwatch

    • Francisco Pinto says:

      Pelo que o Tim disse na apresentação dos resultados financeiros em Março não espero novo hardware(relevante) na wwdc. Vai ser totalmente dedicada à apresentação do ios 7 e do mac os X. Quanto muito vão apresentar um mac pro que já não é actualizado à de um mais de um ano. Possivelmente novos ruter’s, update aos macbook’s, imac, mac mini(ñ necessariamente apresentado na kaynote).

  11. Sergio J says:

    O IOS tem mais funcionalidades que o Android: NAO
    O IOS é esteticamente mais bonito que o Android: SIM

    então porque é que estão tão preocupados com a cosmética? É importante tirar-lhe alguns elementos skeuomorficos e alguma renovação estética. Mas isso não é o mais importante.

    Fiz o comparativo com o Android, mas podia-o fazer com o WP8. Apesar de em nenhumas das minhas questões a diferença ser assim tão acentuada.

    Eu quero é funcionalidades, porque de estética estamos bem servidos. Mas também continuo a dizer que as funcionalidades do dia a dia quem as da é as Apps e não o SO

    • Nunes says:

      Concordo! A Apple necessita de adicionar algumas funcionalidades e melhorar a integração com alguns serviços e dispositivos! Não necessita de seguir o rumo do Android que atira com funcionalidades sem pensar muito bem como é que depois as pessoas vão aproveitar, mas o iOS não pode ficar tão dependente das pessoas recorrerem a aplicações para algumas funções!

  12. Pedro says:

    Gostava bastante de ver anunciado hoje um novo iPad, o 5. Acham que essa hipótese é plausível? Ou será que a Apple vai fazer-nos esperar mais uns meses, até ao Outono, para ver as novas linhas e os melhoramentos neste equipamento?

  13. Francisco Pinto says:

    Para quem tiver um mac,ou idevice vai poder assistir live.
    http://www.apple.com/apple-events/

  14. Jorge says:

    Eu so gostava que me dissessem o que inventou a microsft, nada tudo copias, a google idem, porque sera que os grandes fotografos arquitectos magazines trabalham todos com apple, respondam por favor.

    • Nunes says:

      O que dizes é um verdadeiro exagero! muita gente sente-se mais confortável noutro sistemas que não da Apple. O iOS e o OS X são bons, mas outros tb são e tb inovam, as pessoas que escolham o que se adapte melhor à sua forma de viver e trabalhar

      • CA3iR0 says:

        Nem mais. Não existe nada “melhor do mundo”. O “melhor do mundo” é aquele com que nos damos melhor.
        Exemplos: Nikon VS Canon, Nokia VS Sony Ericsson (nos anos 90/00), PC VS Mac, OSX VS Windows VS Linux, Android VS iOS VS WP8 VS BB VS…
        Percebem a ideia? Todos os aparelhos são bons, TODOS têm funcionalidades e características que os outros não têm, mas daí a haver gente fanática que só vê o seu aparelho à frente e diz a toda a gente que só o dela é que é bom… Santa paciência!

        • Vítor M. says:

          Não é verdade o que dizes, isso é ser “simpático” para ficares bem na foto. Existem muitos bons e muitos maus e muita gente tem dispositivos que são maus mas o que fazem é dizer “é mais ou menos”, o que não verdade quer dizer que o dispositivo está longe de responder às necessidades dessa pessoa. Ora aí está a grande questão: os melhores dispositivos são os que respondem às nossas necessitas, se não forem a todas, que sejam às mais importantes e abrangentes para ser apelidado de bom.

          Caso contrario são pessoas simpáticas, acomodadas e sem usufruto real das tecnologias que se podem e devem moldar ao utilizador. Sejam dispositivos Android, Windows Phone, Ios, Blackberry ou Symbian.

          • CA3iR0 says:

            Não se trata de ser apenas “simpático”, mas sim de ter uma visão isenta e imparcial sobre o mundo tecnológico, como sabes que eu tenho.
            Nenhum sistema operativo móvel é perfeito. Todos têm os seus pontos positivos e os seus pontos negativos. Portanto isso de se dizer que o melhor sistema operativo é o X não tem qualquer validade, pois em 99% das vezes isso é dito por “bias”, ou seja, por gente que defende aquilo que tem/usa/gosta. Portanto eu continuo a defender a minha ideia: todos os SO são bons. Todos têm características que os outros não têm. Portanto o melhor SO é aquele que cada um melhor se dê ao utilizá-lo no dia a dia. Uns preferem o hardware actualizado e a abertura/personalização do Android, outros preferem a bateria e o teclado dos BB, outros preferem a eficiência e a “imagem limpa” do WP.
            Eu, pessoalmente prefiro o iOS. Acho-o extremamente envolvente com o utilizador e social. Mas não ponho nenhum outro SO de lado, nem defendo o iOS como se fosse da minha família ou alguma religião/clube.

  15. luis says:

    Concorrência é bom para inovar e baixar preços por isso quero que esta guerra Apple vs Windows e Android esteja sempre quente . Já não podemos dizer o mesmo da gasolina em Portugal porque a Galp faz o que quer .

  16. Bruno Jesus says:

    não compreendo porque é que o pessoal anda aí a criar flamewars… o melhor sistema é aquele que melhor se adequa às nossas necessidades, eu pessoalmente gosto de Linux e OS X no PC e de Android como SO móvel e não ando a criticar quem gosta do Windows 8 e do iOS

  17. CA3iR0 says:

    (vou repetir um post que se adequa aqui também)

    Nem mais. Não existe nada “melhor do mundo”. O “melhor do mundo” é aquele com que nos damos melhor.
    Exemplos: Nikon VS Canon, Nokia VS Sony Ericsson (nos anos 90/00), PC VS Mac, OSX VS Windows VS Linux, Android VS iOS VS WP8 VS BB VS…
    Percebem a ideia? Todos os aparelhos são bons, TODOS têm funcionalidades e características que os outros não têm, mas daí a haver gente fanática que só vê o seu aparelho à frente e diz a toda a gente que só o dela é que é bom… Santa paciência!

    • Nunes says:

      todos os aparelhos?
      nem tanto ao mar, nem tanto à Terra, pois aparelhos maus é fácil de encontrar! Não quererás antes dizer Sistemas operativos? E um grupo selecto de sistemas, pois tb há sistemas mausinhos – nos dias de hoje ninguém quereria usar o Windows 3 ou o MacOS 6, mesmo tendo na sua altura sido relativamente bons

      • CA3iR0 says:

        Não comparemos alhos com bogalhos. No inicio dos anos 90 o Windows 3.11 era “a maior maravilha do mundo”. Claro que conforme a tecnologia foi avançando, foram saindo novas versões. Mas não foi bem isso que eu quis dizer. O que eu quis dizer é que todos os SO desta geração são bons, mas nenhum é o “melhor”, porque o melhor para a pessoa X pode ser o Y, e para outra pode ser o Z. Cada pessoa, cada gosto! Dizer que o melhor é o X é apenas puro fanatismo.

        • Nunes says:

          Assim está melhor!
          Mas eu não diria que são todos os sistemas, pois há tanta variedade que uma generalização tende sempre a estar errada!
          Os exemplos que eu dei, pretendiam exemplificar isso… há sistemas que simplesmente não têm o que é necessário para satisfazer um utilizador comum nos dias de hoje

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.