Pplware

iPhone pode estar afetado pela vulnerabilidade dos processadores

Atualização: A Apple já veio a público reconhecer esta situação e revelou em que moldes a vulnerabilidade afeta os seus produtos.

A vulnerabilidade descoberta nos processadores da Intel tem mostrado que as falhas, mesmo as mais simples, podem ter um impacto negativo no mundo da tecnologia.

Inicialmente apontada apenas aos processadores da marca americana, surgiu depois informação que este problema está também presente nos processadores ARM. Esta descoberta levou a que também os processadores do iPhone e outros dispositivos da Apple passassem a estar provavelmente vulneráveis.


Ainda não existe uma certeza cabal de que os processadores dos iPhones mais antigos estejam expostos às vulnerabilidades Meltdown e Spectre. Esta desconfiança, que se está a generalizar, partiu de uma informação de segurança lançada pela ARM, onde a marca identifica os seus processadores com problemas, entre eles os Cortex-A8, Cortex-A9 e Cortex-A15.

É sabido que a Apple desenha os seus próprios processadores, mas estes têm por base a arquitetura ARM. Vários processadores da família A têm presente na sua conceção e construção elementos dos processadores Cortex-A8, Cortex-A9 e Cortex-A15 e, como tal, são suspeitos de terem problemas.

Os chips A4 incluem um processador Cortex-A8 e estão a uso nos iPad (1ª geração), no iPhone 4, no iPod Touch (4ª geração) e na Apple TV (2ª geração).

Os chips A5 e A5X incluem processadores dual-core Cortex-A9. O A5 é usado no iPad 2, iPad mini (1ª geração), iPhone 4S, Apple TV (3ª geração) e no iPod Touch (5ª geração). O A5X é usado no iPad (3ª geração).

O A6 tem presente alguns elementos do Cortex-A15 e é usado no iPhone 5 e no iPhone 5C.

A lista não é por isso extensa e engloba apenas equipamentos já com alguns anos, deixando de fora as versões mais recentes dos equipamentos. Esta lista é a seguinte:

Ainda não existindo muita informação sobre o alcance desta vulnerabilidade, não se consegue confirmar se afeta mesmo os equipamentos da Apple. Caso isto aconteça, a marca irá lançar uma atualização para o iOS, corrigindo a falha, como já fez noutras ocasiões e até para o macOS, para resolver esta falha.

Atualização

Numa publicação feita no seu site, a Apple já reconheceu este problema e indicou que todos os dispositivos iOS e computadores Mac estão vulneráveis.

Todos os sistemas Mac e dispositivos iOS são afetados, mas não há explorações conhecidas que afetem os clientes neste momento. Uma vez que explorar muitos desses problemas exige que uma aplicação mal-intencionada seja carregado no seu dispositivo Mac ou iOS, recomendamos descarregar o software apenas de fontes confiáveis, como a App Store.

A empresa revelou também que já lançou atualizações para corrigir este problema em todas as suas plataformas. Foram disponibilizadas atualizações para o iOS 11.2, macOS 10.13.2 e tvOS 11.2 para corrigir a vulnerabilidade Meltdown. Nos próximos dias será lançada uma atualização do Safari para corrigir o problema do Spectre.

A Apple já lançou mitigações no iOS 11.2, macOS 10.13.2 e tvOS 11.2 para ajudar a defender contra o Meltdown. O Apple Watch não é afetado pelo Meltdown. Nos próximos dias, planeamos liberar mitigações no Safari para ajudar a defender contra o Specter. Continuamos a desenvolver e testar novas mitigações para estas questões que lançaremos nas próximas atualizações do iOS, macOS, tvOS e watchOS..

Quanto às anunciadas perdas de performance, a Apple comunicou que estas não foram detetadas nos seus equipamentos após a instalação destas atualizações.

Exit mobile version